10 maio 2007

Artistas para Paços

«Opções
Durante a maior parte da temporada, Jesualdo Ferreira não teve opção. Quando podia contar com Quaresma, não podia contar com Anderson; quando podia contar com Anderson, não podia contar com Quaresma. Quando não era Tixier a
partir os queixos a Quaresma, era Katsouranis a partir o perónio a Anderson e quando não era uma coisa nem outra, era Quaresma a cumprir castigo ou Anderson a recuperar de uma paragem longa. Foram quase sete meses de desencontros que mantiveram afastados dois dos maiores talentos do campeonato português e deixaram o FC Porto coxo. Agora que Anderson está finalmente recuperado, tal como a sua exibição frente ao Nacional demonstra para lá de qualquer dúvida razoável, e Quaresma está finalmente disponível, depois de cumprir um jogo de castigo, há quem coloque em causa a compatibilidade de ambos, garantindo que o primeiro faz sombra ao segundo e vice-versa. Como se não houvesse espaço para tanto talento na mesma equipa. Um evidente disparate. Tão evidente que basta recuar até à última ocasião em que jogaram juntos para perceber que não só são compatíveis, como podem ser letais, se não forem travados. Na recepção ao Benfica, a 28 de Outubro, Anderson e Quaresma estiveram em campo, juntos, durante 30 minutos até Katsouranis arrumar com o brasileiro dos relvados durante seis meses. Nessa meia-hora, o FC Porto produziu uma das melhores exibições da temporada. De tal forma que, quando Anderson deixou o relvado, os portistas venciam por 2-0 e dominavam o jogo. Anderson e Quaresma são compatíveis? Tão compatíveis como café com leite ou pão com manteiga.»
Jorge Maia in O Jogo

«A última tentativa
Vítor Pereira continua desesperadamente a tentar tornar o campeonato um pouco mais interessante, agora que está tudo a ficar decidido e a escapar ao seu controlo. Na semana passada, o solícito presidente da Comissão de Arbitragem nomeou o pouco menos que desconhecido Cosme Machado para a recepção do FC Porto ao Nacional e o facto é que o árbitro de Braga correspondeu amplamente às expectativas que foram depositadas nele, nomeadamente ao anular um golo limpo a Lisandro López logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Pelas contas do presidente da CA, deve ter sido apenas o 15º erro de arbitragem com influência no resultado esta temporada. Nada que lhe tire o sono. Esta semana, para a decisiva deslocação dos campeões nacionais a Paços de Ferreira, Vítor Pereira resolveu escolher Paulo Paraty. Paulo Paraty é internacional e é do Porto, o que elimina à partida duas das críticas que têm sido feitas às escolhas do presidente do CA para os jogos dos portistas quando comparadas com as dos rivais de Lisboa. Mas levanta outras questões. Acontece que Paulo Paraty foi visto na última temporada a jantar no restaurante "O Sapo", em Penafiel, na companhia do ex-árbitro Devesa Neto pouco tempo depois de este ter estado no mesmo local com o então responsável pelo futebol benfiquista, José Veiga. De resto, os desencontros entre o FC Porto e Paulo Paraty já vêm de longe, e incluem a expulsão de Deco num jogo com o Boavista por ter jogado a bola descalço ou um processo instaurado pela Liga a José Mourinho na sequência de uma queixa apresentada por Paulo Paraty. E porquê? Porque, vejam lá a coincidência, no final de um Paços de Ferreira-FC Porto, José Mourinho falou em "batota", referindo-se à forma como os jogadores pacenses teriam tentado perder tempo com a complacência do árbitro. No entanto, é este douto e insuspeito juiz que o presidente da CA considera avisado nomear para um jogo com a intensidade e carácter decisivo do Paços de Ferreira-FC Porto. Claramente, mesmo sem ter começado a época de incêndios, há quem não resista a brincar com fósforos e gasolina.»
Jorge Maia in O Jogo

23 comentários:

  1. Mesmo assim ou se calhar precisamente por isso, vamos ganhar, porque há em todos nós a clara percepção de que estão a fazer tudo o que lhes é possível para nos desanimar e desunir, nomeando estes "charutos marados pintados de preto" só para nos enervar...Nunca tive dúvidas relativamente ao Vítor Pereira, com aquele rosto afilado, de quem passou mal na infância e agora não quer mais largar a "mama" que lhe colocaram inadvertidamente nas mãos...Nunca tive dúvidas especialmente a partir de um célebre jogo no Estádio do Restelo em que ele derrotou o Belenenses, sancionando um golo que não existiu e que deu a vitória ao Benfica! O juiz de linha devidamente enquadrado, não marcou golo, mas ele fora da área, de posição frontal à baliza, achou que sim, era golo! Espectacular!...E na marcação de um canto!...Depois claro, vieram as Internacionalizações, os louvores da Imprensa, a subida gradual e segura no "SISTEMA" até atingir o topo que lhe está já ainda destinado e que é a presidência de uma Comissão de Arbitragem completamente Independente...Já sabem o que significa isso de Independente, é como a TVI ou a Sportv, dão sempre uma de independente, mas inclinando-se invariavelmente para o lado mais forte! E depois outro aspecto de não menor importância: o sempre e incondicional apoio do "Jorginho Coroado" - coroado não sei com quê que o gajo é feio como os tomates de Rio Maior - e que é o "Mafioso" mais "Mafioso" que eu já alguma vez vi!...É um autêntico Víctor Corleone dos árbitros e neste caso o Vítor Pereira, é o Al Pacino da história, o tal que é o filho eleito e sucessor natural - por ser bem educado ter andado na Universidade e mesmo assim cheio de ratice - a ratice própria de quem é filho natural do Grande Mafioso e Padrinho!

    ResponderEliminar
  2. E já não digo, Investigar MJM, Investigar...Porque acho que ela já não Investiga nada, a não ser qual a forma mais esborratada que exista, para poder estragar toneladas de rimel,naqueles contornos oculares do tipo mais foleiro que houve nos idos anos 60!...

    ResponderEliminar
  3. Parece uma daquelas personagens femininas que surgem pintadas nas sepulturas faraónicas do Antigo Egipto...É uma múmia!...

    ResponderEliminar
  4. Excelentes comentários do Jorge Maia, a colocar o dedo na ferida, tudo isto tem sido uma sem vergonhice pegada, no final da época era interessante passar isto a pente fino e fazer uma estatística da gatunagem encomendada que nos calhou nos jogos mais decisivos, decisões do Conselho de justiça, etc.
    Por isso, não podemos ceder, temos de pontuar em Paços, contra tudo e todos, com cabeça, concentração, rigor e espirito " À PORTO "

    ResponderEliminar
  5. no final da época era interessante passar isto a pente fino e fazer uma estatística da gatunagem encomendada que nos calhou nos jogos mais decisivos

    Tens razão Jorge e aqui deveria entrar o centro de comunicação do clube ou algo parecido, se é que existe. Deveria ser feito isso seja qual fosse o resultado no campeonato. Aliás isso já deveria ter sido feito, a ver se já não vem tarde. E desconfio que se o FCPorto der mais este passo em frente para o Bi, ainda teremos de aturar o SrLB contra o Aves.

    Como diz o Meireles, investigue MJM, investigue.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. O grande sacrificado com o reaparecimento da dupla Anderson/Quaresma poderá ser Lucho, obrigado a pisar terrenos mais recuados, e a ceder boa parte da responsabilidade da construção de jogo a Anderson.
    Outro dos movimentos habituais de Lucho - para além das responsabilidades de nº 10 - é a de fazer a diagonal para a linha direita (chega a jogar como extremo direito na selecção). Talvez seja possível coordenar esse movimento com a posição de Lisandro, que terá de "fugir" para a área quando Lucho vai à linha. Desta forma, a distinção entre um 4-3-3 e um 4-4-2 torna-se muito ténue (pode até ser um 4-4-2 que passa a 4-3-3 com posse de bola, ou quando o ataque é feito pela direita, sendo o 4-3-3 quando é Quaresma a atacar na esquerda).
    Esta opção seria viável graças ao regresso de Assunção (que dá uma enorme segurança defensiva), ainda por cima complementada com o regresso de Pepe e, talvez, B. Alves.
    Pepe, recorde-se, além de ser um central de eleição, é mais uma pedra que pode iniciar jogadas de ataque - quer saindo a jogar com bola, quer através de passes longos.

    ResponderEliminar
  7. "no final da época era interessante passar isto a pente fino e fazer uma estatística da gatunagem encomendada que nos calhou nos jogos mais decisivos"

    esta ideia vai de encontro ao que já aqui expressei, devemos criar um local que sirva como base de dados e reúna todos os assaltos de que fomos vítimas este ano.

    Depois se o clube quiser aproveitar esse trabalho, por mim tudo bem.

    Em relação ao próximo Domingo.
    Estou confiante na vitória, tanto que apostei num 3-0. Não o apostei por achar que vai ser fácil mas porque acredito numa entrada demolidora da nossa equipa que finalmente vai poder apresentar os melhores jogadores.

    Teremos pela frente uma equipa difícil e que não irá de certeza dar-nos auto golos no 1º minuto da partida. Além do mais será uma equipa extremamente motivada, se o benfica foi capaz de dar um prémio extra aos jogadores do Boavista estou certo que o não o terá deixado de o fazer ao Paços (tal como o Sporting).

    Aliás, esta minha suspeita foi confirmada por um elemento do Paços que afirmou, numa conversa particular, que a equipa estará extremamente motivada e não apenas pelo hipotético lugar na Uefa ...


    Mas estou certo que a nossa equipa dará a volta a essas contrariedades e ao Paraty.

    Finalmente vamos poder rever Quaresma e Anderson novamente juntos e eu recordo-me bem do que ambos fizeram na 1º meia hora do jogo com o benfica.



    Nunca mais é Domingo !!!

    ResponderEliminar
  8. Não sei se é para rir ou para chorar, é incrível ao ridiculo a que se chega:

    Ainda o caso Quaresma em Leiria

    "Sem serviços relevantes prestados ao futebol

    Entre as atenuantes apresentadas pelo FC Porto com vista à redução de pena de dois jogos figuravam os serviços relevantes prestados ao futebol nacional, julgando os portistas que poderia ser favorável a Quaresma o facto de ser o actual campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, bem como campeão do Mundo de clubes em 2004 e capitão da selecção de esperanças que se qualificou e participou no Euro'2006. A verdade é que o Conselho de Justiça da FPF revelou desconhecer tais factos, conforme inscrito no acórdão. "Não basta afirmar tais serviços [...] e isto não foi demonstrado e não é de conhecimento oficioso". Os portistas alegaram também com o bom comportamento anterior, algo que o CJ desvalorizou com base na idade de Quaresma."


    Sobre isto o melhor que li foi no blog Lugar Cativo:
    "Mas o mais interessante nisto tudo é que partindo deste pressuposto praticamente ninguém prestou serviços de relevo ao futebol nacional já que os únicos que conquistaram títulos que dignificaram o futebol nacional foram os atletas do FC Porto, mas tal não é do conhecimento oficioso.

    Na realidade estes senhores têm toda a razão, tirando o FC Porto o futebol português não é relevante; ora como sabemos que o FC Porto para estes senhores é tratado como não sendo uma entidade portuguesa, tudo bate certo! E nós por cá limitamo-nos a rir destes imbecis!"


    Enfim...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. AS manobras do sr Vitor Pereira, OS ROUBOS dos calabotes Lucílio e Paraty foram temas q já abordei no meu blog, mas hj quero só pensar nos 2 génios (ANDERSON E QUARESMA) q finalmente jogarão juntos, aliás no meu último post no meu blog, já idealizei a equipa para jesualdo utilizar domingo:)

    ResponderEliminar
  10. Só 3 palavras: BIBO PUORTO CARAGO =D

    Grande Anderson e Grande Quaresma ;-D

    ResponderEliminar
  11. Também li isso no JOGO e fiquei como tu Zirta, "um tudo nada" surpreendido com a lata dos elementos do CJ...Um tudo nada, porque a falta de vergonha assumiu contornos tais que tudo tem de ser encarado como possível de ser feito e afirmado por essa "tremenda e suja cambada", tremenda por poderosa, numerosa e barulhenta...Realmente dizer que desconhecem as conquistas já conseguidas pelo Quaresma é mesmo de gente ligada ao Futebol - a este pobre Futebol - e ainda por cima com responsabilidades...Depois a questão conjunta da possibilidade de ser passível de se poder considerar "criminosa" a cotovelada de Quaresma a Tixier é ainda mais caricata, tendo até em linha de conta que o jogador atingido, partira o maxilar de Quaresma no jogo da 1.ª volta e condenou-o a vários jogos como simples espectador...Vale mesmo tudo para castigar o nosso Clube pela coragem que tem de desafiar esta gentinha...Partir um maxilar ou uma perna é perfeitamente normal para eles, agora acertar com o cotovelo na tromba - desculpem no rosto - de um anti-Portista isso é crime terrível!...Volta Bin Laden, por mim estás perdoado!...Para se perceber bem os contornos que tudo isto atingiu, é ver uma peça musical que releva os cinquenta anos da RTP...Conjuntamente são exibidas imagens de momentos considerados importantes para o nosso País e transmitidos pela Televisão Portuguesa...No aspecto desportivo aparece o inenarravel Eusébio - que nos surge em todo o lado (qual fantasma) até na MultiÓpticas - em 1966 e claro os seleccionados CRonaldo, Simão, Pauleta e penso que até o Petit...Mas vendo bem o que é que eles conquistaram? Atendendo ao raciocínio anterior do CJ nada de importante, porque o Eusébio conquistou alguma coisa sim mas no Benfica e pelos vistos isso não conta, agora na Selecção nada: 3.º lugar no Mundial de Inglaterra e penso que um Europeu de Torneios Militares...Os restantes, um 2.º lugar no Europeu disputado em Portugal e um 4.º lugar no último Mundial sem sequer terem direito a medalha...Melhor já tem a Vanessa Fernandes e só não entrou nessas imagens porque essa posição última destacada, foi conseguida já depois das gravações!...Do Futebol Clube do Porto nem uma só referência visual, NADA! -A RTP pensa como o CJ...A TVI como a RTP...A SIC como a TVI...E por aí fora! O presidente da República - condoído - até recebeu o Eusébio e homenageou-o depois de este ter sido operado às artérias coronárias, afectadas segundo o próprio, por "excessos alimentares" tidos ao longo destes anos...Se calhar nas jantaradas com elementos ligados ao CJ...Isto sou eu a pensar alto...Até o Cavaco está mais gordinho desde que foi para Presidente, uma coisa não se alterou: o corte à Francesa que se mantém - embora mais gris - impecável...Deve dar cá uma trabalheira diária e montes de laca naquela carola , não!?...Portanto cuidado com a boca PR...Mas enfim é o País ridículo que temos, não é por acaso que está em último em todas as classificativas Europeias importantes em que participa, excepto precisamente, naquelas em que está presente o nosso grandioso Clube e a Vanessa Fernandes claro!...E talvez o Tiago Monteiro 3.º classificado numa prova em que só a terminaram TRÊS concorrentes claro!...

    ResponderEliminar
  12. Olhem só a LATOSA dos Lagartos:
    «Prejuízo pode chegar a milhão e meio -
    Sporting pondera processar a Câmara de Lisboa

    Só no espaço de seis meses é que, previsivelmente, o Sporting deverá voltar a ver o assunto do loteamento dos terrenos do antigo estádio resolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, depois de novo adiamento saído da reunião ordinária de ontem.»

    ResponderEliminar
  13. Temos que começar a pensar num montante a exigir à Câmara Municipal do Porto!....

    ResponderEliminar
  14. penso que vale a pena ler o artigo do Freitas Lobo "Os seis médios do FC Porto tácticas e ritmos"

    http://www.planetadofutebol.com/index2.php

    ResponderEliminar
  15. anda a circular a notícia que o tixier pode vir para o Porto.

    ResponderEliminar
  16. vem no jogo.

    ele tem estado no banco no Lens. ainda só fez 4 jogos a titular.

    ResponderEliminar
  17. Subscrevo o artigo do Jorge Maia acerca de Anderson e Quaresma. Só mudava um detalhe: não são dois dos maiores talentos do futebol português, são os dois maiores talentos. É óbvio que têm de jogar ambos desde o início. Com eles sempre operacionais, a liga já estava decidida e o Chelsea tinha ido possivelmente à vida mais cedo da Champions. Já agora, 25 milhões de euros pelo Anderson?? Pouco, muito pouco...

    ResponderEliminar
  18. Será Tixier apenas mais um dos muitos laterais-esquerdos que têm entrado e saído do Dragão? Se não se afirmou no Lens...
    Aquela posição parece estar amaldiçoada desde que o Nuno Valente saiu.

    ResponderEliminar
  19. em Itália também se fala no interesse do Porto no defesa Marco Zoro do Messina

    ResponderEliminar
  20. Conclusão: O FC Porto é muito grande!

    Contra tudo e contra todos os títulos têm muito mais paladar!

    Vamos ser campeões jogando contra o Paços de Ferreira, O Paulo Paraty, os lagartos que compram mobiliário,... porque temos os melhores jogadores, a melhor equipa e os melhores adeptos.

    Contra a classe não há resistência!

    O resto é folclore!

    Os cães ladram e a caravana passa à velocidade de cruzeiro porque temos uma festa para realizar.

    ResponderEliminar
  21. Que o Quaresma se encha de brios e faça uma jogatana das antigas,para dar uma bofetada de luva AZUL e BRANCA a todos os antiportistas deste país governado por pomposos ridiculos é o que eu mais desejo!Já agora que os restantes jogadores ajudem o cigano!

    ResponderEliminar
  22. Quaresma para a prisão..pois é, então não é que um caso como o dele pode dar origem a caso de justiça...até me ri, e hoje nem li os jornais, já começo a ficar farto disto tudo.

    O que interessa é mesmo ir lá para dentro no Domingo e comê-los a todos.

    ResponderEliminar
  23. «Conselhos
    JORGE MAIA
    O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol considera que Ricardo Quaresma não prestou "relevantes serviços ao futebol português". De acordo com o acórdão do CJ sobre a expulsão do jogador em Leiria, aquele órgão considera que "não basta afirmar tais serviços, importa enumerar os títulos conquistados e exemplificar em que medida contribuíram para o prestígio do futebol nacional. E isso não foi demonstrado e não é de conhecimento oficioso". Ora, aí está, como em poucas palavras o próprio CJ prova, para além de qualquer dúvida razoável, que se trata de um órgão flácido e autista, tal como, de resto, já se suspeitava. Ricardo Quaresma participou activamente no apuramento de Portugal para a fase final do Europeu de sub-21, na qual também participou e que, por sinal, se disputou em Portugal. O problema é que se disputou durante o Verão, época de férias judiciais, facto que poderá explicar o total desconhecimento oficioso dos doutos juízes do CJ sobre o assunto. Mas Quaresma também jogou a final da Taça Intercontinental frente ao Once Caldas, final que o FC Porto venceu e na qual o extremo marcou uma das grandes penalidades decisivas. Também esse título internacional terá passado oficiosamente despercebido aos senhores juízes do CJ. Talvez porque a final se disputou em Dezembro, época de férias natalícias... Entretanto, Quaresma representa a Selecção Nacional, ao serviço da qual já marcou alguns golos decisivos na fase de apuramento para o próximo Europeu; representou o FC Porto em duas edições da Liga dos Campeões; foi campeão nacional pelos portistas e venceu a Taça de Portugal pelo FC Porto e pelo Sporting. Ora, na melhor das hipóteses, nada disto é do conhecimento do CJ e na pior, nada disto é considerado relevante, mas ambas as hipóteses são igualmente assustadoras. Porque, ou os juízes estão sempre de férias, ou não querem saber dos assuntos sobre os quais julgam. Deus nos livre de sermos julgados por juízes assim.»

    ResponderEliminar