30 março 2008

Aperitivo para o Tri

Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Kazmierczak 87'), Lucho, Lisandro, E. Farias (Adriano 67') e Lisandro

Os pastéis de Belém funcionaram como o aperitivo ideal para a abertura do champanhe, programada para o próximo sábado, para que o FCPorto possa comemorar a conquista do segundo Tricampeonato da sua brilhante história.

O FCPorto conseguiu uma vitória, já quando muita gente tomava por certo um empate e o consequente adiamento da festa do título, num campo onde os seus mais directos adversários não venceram, com muito trabalho, muita união e muito querer, aliás quero crer que apenas os jogadores portistas ainda acreditavam que, naquela altura, a vitória poderia pender para o nosso lado.

A equipa portista apresentou-se com a equipa esperada, mostrando que não existe tempo para poupanças enquanto o título não chegar, mas encontrou um Belenenses tácticamente disposto a complicar o caminho da vitória que a equipa tanto procurou.

Aliás, a primeira oportunidade de golo, digna desse nome, pendeu mesmo para o lado da equipa lisboeta, um remate de Zé Pedro, após uma boa jogada de combinação com Silas, tendo Helton respondido com um grande defesa para canto.

Ao longo do passar de tempo, o jogo iria se tornar muito equilibrado, sempre com marcações muito cerradas do Belenenses, sempre a pressionar muito, com o FCPorto a ter algumas dificuldades para tentar organizar jogadas de ataque, além disso, a equipa portista demorou a adaptar-se às condições climatéricas, o vento forte que se sentia estava a atrapalhar as jogadas de ataque .

No entanto, o domínio portista começou a intensificar-se, começaram a surgir mais oportunidades de golo na baliza adversária, através de, primeiro, Raúl Meireles, com um cruzamento disfarçado de remate, a fazer embater a bola na trave e depois, o regressado, Bosingwa num remate colocado que iria proporcionar uma boa defesa a Julio Cesár.

Mas, e numa das poucas descidas ao ataque da equipa de Belém, aos 41 minutos, Weldon apareceu isolado à frente de Helton e viria a inaugurar o marcador da partida, levando a sua equipa a vencer para o intervalo, um resultado nada justo para o jogo que estava a ser, até então muito equilibrado.

Na 2º parte, a equipa portista entrou disposta a mudar, rapidamente, o rumo dos acontecimentos, empurrando a equipa belenense para a sua defesa, por isso foi, sem surpresa, que, depois de um passe excelente de Lucho, Lisandro Lopez
tira um adversário da frente e num remate colocado viria a fazer o golo de empate. Cada vez mais o argentino se prepara, sem contestação e sem penaltys marcados, para conquistar o título de melhor marcador do campeonato.

A partir daí, e durante algum tempo, o FCPorto teve um domínio avassalador, não deixando que o Belenenses saísse em condições para o ataque, sentido-se que o segundo golo poderia acontecer o mais brevemente possível.

Mas, à medida que o jogo iria se encaminhando para o fim, o equilíbrio no meio campo voltaria, mérito da equipa da casa, Jesualdo Ferreira começava a mexer na equipa, Adriano entraria para o lugar de Farías, cada vez mais a perder o fulgor de outrora, e Kaz viria a render Raúl Meireles.

Na parte final, Quaresma viria a soltar-se mais na partida e numa iniciativa individual perderia uma boa oportunidade para marcar o golo da vitória, o empate era, cada vez mais, o resultado mais certo.

Mas, se esta equipa, além de ser muito forte e muito unida, tem uma grande característica é de acreditar até ao fim, e aos 93 minutos Hugo Alcantara viria a rasteirar Quaresma tendo Lucilio Baptista, num gesto corajoso e quase inédito nesta época, apontado para a marca de pontapé de grande penalidade. Lucho Gonzalez, com a sua tranquilidade habitual, não viria a falhar, marcando o golo, que viria a ser o golo da vitória portista.

O tempo não viria dar para mais, nem para uma reacção por parte do Belenenses, nem da procura do golo da tranquilidade do FCPorto e o jogo iria terminar com a equipa portista a festejar euforicamente esta vitória, agradecendo ao numeroso público portista que foi à capital apoiar a sua equipa.

Os preparativos para a festa da consagração dos novos Tricampeões nacionais já começaram a serem preparados, Jesualdo Ferreira apelou para um Estádio do Dragão completamente cheio para que todos juntos todos festejemos mais um título, título esse que, embora sem muitas dificuldades, terá sempre um sabor muito doce e valerá por muitos. Eu lá estarei pronto para festejar. Este ano, temos o dia de S. João em Abril.

18 comentários:

  1. Mais uma vez, depois de sofrermos um golo contra a corrente do jogo demos a volta ao resultado.
    Grande personalidade.
    Quaresma gigante. O génio à solta, inspirado e a jogar para a equipa.

    No galinheiro, os meninos mimados, depois de chutarem a bola contra o braço de um adversario (bola no braço e nao braço na bola - portanto nao ha falta nenhuma), fazem um penalti desnecessario.
    A gritaria do costume. Nao se pode ter uma arbitragem isenta no galinheiro.

    Estou admiradissimo com a coragem dos arbitros, nesta jornada. Mas é curioso ver o que acontece quando as arbitragens sao isentas.

    So é pena Elmano nao ter tido a coragem para expulsar os jogadores que lhe insultaram a mäe: Rui Costa, Nulo Gomes e Cao Raivoso.

    Na Renascença, os incompetentes do regime, dizem que aquele lance perfeitamente casual é penalti.
    Quantos penaltis nao sancionados sofreu o Porto, nas ultimas épocas? Duas ou tres dezenas!
    Nunca tiveram o tempo de antena que pseudo-penaltis inexistentes, supostamente a favor dos galinaceos, tiveram.

    Tivessem todas as arbitragens sido como a da primeira parte na gaiola e veriamos o recreativo da 2a circular no seu lugar natural, a sexta posiçao.

    Os meninos mimados teem muito menos nivel do que querem fazer crer. Mas nos ja sabemos disso.

    Acaminho do Tri!
    Oxala as galinhas nao vao à Champions. O jogo contra no Dragao sera decisivo. Temos de os vencer para enterrar as suas esperanças.
    Depois é ir jogar com os juniores a Guimaraes.

    ResponderEliminar
  2. Uffff... que este foi difícil. Não por o Belenenses ter jogado alguma coisa mas por terem enfiado 10 gajos atrás da linha da bola e quando assim é não há grande espaço para manobrar seja o que for.
    O Porto, desde a eliminação da LC, que levantou o pé do acelerador.
    Já perdemos muita da espectacularidade mostrada até essa altura mas a raça e sangue frio para arrancar vitórias continua intacta.
    Neste jogo será um pouco difícil nomear o melhor jogador do Porto visto que não fizemos uma partida excitante e a equipa pareceu um pouco "deixa andar", o que acho perfeitamente normal visto o campeonato estar arrumado.
    Agora devemos esperar pelo Estrela da Amadora e começar a pensar no tetra.

    ResponderEliminar
  3. FCP num campo muito dificil a merecer o resultado, grande Vitória onde na 2ªparte só o FCP tentou ganhar o jogo.

    E o TRI CAMPEÃO está ai á porta, a festa continua, e razões de queixa tem o FCP, pois se na Época em que o FCP foi roubado escandalosamente pelos Lampiões não tivesse ficado em 2ºlugar (ainda que com culpas próprias e 3 treinadores), este ano não seria o TRI, mas sim o HEXA-CAMPEÃO, mas a mafia vermelha que os jornais e justiça (MJM) escondem, nem sequer falam disso.

    Coroado deve estar com uma tremenda azia, pois nem sabe ajuizar os lances de Penaltie, Quaresma toca a bola para a frente e o defesa do Belem entra a varrer tudo na frente, só não acertou foi na bola...

    http://zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. 25 mns iniciais muito fracos,depois quando estavamos a jogar bem sofremos um golo.
    Na 2� parte jogamos um pouco melhor, apesar do individualismo do Quaresma (que viria a ser decisivo nos 5 mns finais), coadjuvado pelas exibi�es nulas de Farias e Raul meireles.
    Felizmente o calabote conseguiu ver um penaltie a nosso favor(milagre!) e que foi marcado pelo melhor jogador em campo-Lucho (juntamente com o Lisandro).
    E O Tri � vista!!
    ...
    No galinheiro da luz ,viu-se a press�o dos habituees no lance do penaltie duvidoso contra os da casa: petit a encostar a cara no arbitro,outros aos berros e a empurrarem o arbitro..enfim!
    No final o chalado a fazer queixinhas e a dizer: " querem empurrar-nos para baixo"
    A� EST� A VERDADEIRA PRESS�O SOBRE OS ARBITROS!
    Para culminar uma noite agradavel,temos de ouvir os comentarios facciosos do exjogador,comentador!!?? e socio dos vermelhos(Helder da linha do estoril) que s� faltou berrar em directo que tinha sido penaltie aquando do lance da bola ( casual) no bra�o do jogador adversario na sua grande area!
    Paga um tipo este servi�o para ouvir anormais a comentar!!
    O que vale � que j� estamos habituados e tiramos o som � TV!
    Cump.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Provedor:

    Nao me admira que tenha autorizado mais uma escandalosa discriminaçao contra as gentes do FCPorto.
    Num Domingo em que Porto e Sporting jogam em simultaneo, o Porto, 10 classificado, contra uma das melhores equipas do campeonato e o Sporting 5o classificado contra uma das piores equipas do campeonato, qual foi o jogo que a RTP Internacional transmitiu?

    O Naval-Sporting, pois claro.
    Serviço publico? Ou sera miséria para portugues ver?

    Como é que os meninos, a quem os pais nao educam, que levam telemoveis para dentro da sala de aula e berram histéricamente ou däo murros nas mesas como os macacos e säo educados pela televisäo e pelo You Tube, iräo ter o sentido de prioridade e justiça?
    Como? Se nem o Sr. Provedor o tem?

    De facto se ha uma coisa que eu gostaria de ver na blogosfera portista seriam post acerca desta e muitas outras vergonhas (como comentadores de cachecol vermelho ao pescoço e aos gritos em directo) que a merda da nossa comunicaçäo social "apronta" e, ja agora, sobre o mais corrupto campeonato de sempre, o de 2004-2005.

    Viva o Porto.
    Contra tudo e contra todos estaremos, nos 4 cantos do mundo a festejar mais um TRI CAMPEONATO.

    Sera que o arbitro a tentativa de agressao de que foi alvo no galinheiro. Se näo viu, havera lugar a sumarissimo?
    E os nomes que lhe chamaram ouviu-os todos, ou so alguns? Se os ouviu porque nao expulsou os de vermelho?

    Lembro-me quando o Postiga foi expulso por gritar, aquando de uma disputa de bola que saiu pela linha lateral, "é nossa fod....!".
    E era mesmo nossa. Esteve 3 minutos em campo.

    ResponderEliminar
  6. Excelente, difícil e merecidissima vitória com um dos mais difíceis adversários desta liga e que permite que a festa seja já feita perante os seus adeptos no próximo jogo. Não sabendo bem como estão marcados os jogos da próxima jornada, cheira-me que os lampiões vão fazer com que a festa seja antecipada, o que nos valerá será talvez o Guimarães :-).

    Novamente a dupla argentina a dar tango, aliás, como o tem feito por este campeonato fora, espero sinceramente que tudo seja feito para manter estes dois jogadores, que saia o Quaresma, o Bosingwa ou seja quem for, mas o Lucho e o Licha têm de ficar.

    Quanto ao SLB (Senhor Lucílio Baptista) desta e vez e como já tenho lido por verdadeiro milagre, fez o que tinha a fazer e marcou a grande penalidade indiscutível que aconteceu mesmo no fim. Milagre mesmo.

    Mas já sabemos como as coisas funcionam no Portugal do Pequeninos, não interessa se era, se não era, não interessa o que se passou durante todo o campeonato, o que vai interessar é dizer que o FCPorto é campeão com um penalti, para eles duvidoso. E por falar nessas duvidas, ao ouvir o Rui Santos a dizer que não era penalti porque o jogador do belém jogou a bola, quando esta nem se mexe do sítio, onde se vê perfeitamente que este não atinge a bola e só rasteira Quaresma, ficamos com a ideia de como tudo funciona e de como vai saber bem este tri.

    Para a semana vai, quase de certeza (e se não for para a semana será na outra) , ser festeja em Portugal o 2º tri da história do FCPorto, o Tri da fruta, já que o que não vão faltar é muitos melões. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Soren, aguardo no meu mail um texto sobre esse assunto para ser postado no blog. Sei que tens mais que capacidade para tal e neste momento, com a minha total falta de disponibilidade, qq ajuda é bem-vinda.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. As pessoas que se manifestaram ontem são os tais que o Jesualdo Ferreira disse terem " falta de honestidade intelectual" . Se repararem bem no lance vêm o Alcantara com o outro pé , neste caso o pé direito, a dar no pé esquerdo do Quaresma. Eu penso que até foi isso que o desequilibrou primeiro e só depois veio a rasteira.

    Hoje a Liga abre um processo disciplinar ao nosso clube e ao nosso presidente, mas penso que até abre na altura ideal, para a semana estaremos todos juntos a festejar mais um titulo e a dizer em viva voz que nós somos os melhores, e não precisamos de favores de ninguém para o provarmos dentro do campo.

    ResponderEliminar
  9. Num fim de semana em que tudo o que era jornal, ou bloco de informação desportiva ou não desportiva trazia como prato principal o aniversário do Rui Costa ( por muito que goste do Rui COsta não me lembro de alguem ser notícia só porque fez anos; é triste e já agora se algum director de jornal vir este comentário, eu faço anos a 20 de Agosto) ... Viva a républica das bananas !!

    Virando-me agora para o jogo do TRIcampeão, foi de facto mais um jogo de uma bravura e entrega dos jogadores magnifica ... A primeira parte foi equilibrada, jogo equilibrado com oportunidades de parte a parte com o Belem a ser mais feliz e a levar um resultado injusto para o descanso ..
    A segundo parte do enorme POrto foi fantástica, o Porto com enorme pressão encostou o BElem as cordas e criou várias oportunidades de golo, sendo a mais flagrante desperdiçada pelo TEcla FArias .. E quando já poucos acreditavam a equipa qcreditou sempre, com uma vibrante massa adepta por trás a empurrar a equipa o CALABOTE teve uma coragem digna quase de senilidade e marcou uma grande penalidade MUITO EM ASSINALADA !! O HUGO NÃO JUGOU A BOLA mas mesmo que nela tocasse teria que ser assinalada grande penalidade porque depois derruba u Quaresma e imposssibilita-o de jogar a bola !!! Quanto a esses fracos ressabiados COROADO, RUI SANTOS, e muitos mais, eu compreendo que deve ser dificil ver u Porto de baixo !!!

    Só uma nota para valorizar o MESTRE JESUALDO que faz uma coisa que não via há muito tempo no PORTO !! LUTAR ATÉ AO FIM .. Já assim tida sido no Besiktas, foi no MAR e agora em BELEM .. GRANDE CARACTER ..
    Mais uma nota para o grande jogador muitas vezes esquecido PAULO ASSUNÇÃO , incansavel , muito util , a fazer o jogo "sujo" , a unir a equipa , de facto fantástico jogador ; renovem por favor !!!

    RUMO AO TETRA !!!
    SABADO todos ao DRAGAO para o já garantido desde Dezembro TRI!!

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da equipa e a 2ª parte foi uma demonstração de força, querer e classe de que Lucho, mais uma vez, deu mostras como o melhor jogador da Liga e Lisandro o jogador mais decisivo da Liga.
    Quaresma rematou a faena com uma pona final impressionante, ele e Lucho a jogarem atrás do ponta-de-lança numa variação das tendências atacantes do FC Porto e já com Adriano ao centro do ataque para baralhar as contas aos centrais.
    O que denota grande visão de Jesualdo, mais uma vez, mas acima de tudo a resposta da equipa com um avolumar de ocasiões no final que fariam do empate um resultado acidental mas que alguns explorariam pelo prisma da "descompressão" com o título à vista.
    É que, ao contrário do que se veiculou na generalidade, a 1ª parte também foi boa, grandes movimentações na frente, mais até do que atrás.
    O que pecou foi, mais uma vez, a insustentável leveza de Farias e um Raul Meireles pouco objectivo.
    Mas mesmo a jogar com menos um muitas vezes (era Postiga, agora é Farias), o FC Porto cilindra os adversários, massacra com posse de bola e tenta tudo para chegar ao golo.
    Vai-se discutir - mas adianta pouco - o justo penálti assinalado a Quaresma. Até talvez obscurecendo o facto de Lucílio Baptista o ter assinalado, ele que tem um histórico de decisões desfavoráveis ao FC Porto que é aterrador.
    Depois de sete penáltis flagrantes negados aos dragões só na Liga, apenas com um contabilizado em Coimbra graças ao árbitro-auxiliar Luís Marcelino em situações idênticas a outras em que por falta de coragem não se marcaram penáltis, é irónico e mesmo ignominioso que se discuta se Quaresma sofreu falta ou não, sem que, uma vez mais, fiquem obscurecidos pelos fantasmagóricos e gongóricos comentaristas do regime os tantos penáltis por marcar só esta época.
    Isto numa altura em que, aos 2 assinalados para o FC Porto, o Benfica tenha 5 e o Sporting 8.
    Decerto que uma manha qualquer descortinará os penáltis indevidos marcados para o FC Porto esquecendo os que ficaram por marcar a seu favor.
    Enfim, o costume.
    Tal como nos vamos habituando aos títulos. Sábado lá estarei. De novo. O hábito faz o monge.

    ResponderEliminar
  11. Vi várias repetições do lance do Penaltie -gosto de ser justo- e chamaram-me a atenção para o facto que eu depois corroborei -vendo o lance de mais do que um ângulo- que o Hugo Alcântara não toca na bola e derruba ou ajuda a derrubar o Quaresma...Foram dois jogadores Belenenses ao lance e ambos tocaram no Quaresma...Quem toca a bola em último lugar é o próprio Quaresma...O Jorge Coroado não surpreende com as suas análises é um mentiroso descarado ou é um mentecapto completo, para além de boçal...O Rola "da Silva" é um agente do Benfica, não conta, tem uma visão distorcida da realidade, como o "AstérixChaladix" demonstrou ontem ao fazer o choradinho habitual, queria Penaltie na área do Paços e já não o queria na sua área...Percebe-se a ideia, bola rematada a meio metro e que toca o braço para eles é Penaltie, rasteira do Nelson ao Pacense já não é, são estes tipos de honestos que nos regem durante tanto tempo...Portanto, aceito a Penalidade de Belém, embora deva confessar que me surpreendeu por ter sido marcada por quem foi e por ter sido assinalada mesmo no final da partida!...Chama-se a isto marcar mesmo nos últimos segundos do último minuto do prolongamento...O Lucílio deve estar com a consciência muito pesada ou então, tem lá em casa "muito cristal" para declarar às Finanças!...E vai disfarçando pelo caminho...

    ResponderEliminar
  12. Fui ao Restelo naquela que foi a estreia do meu afilhado num estádio de futebol. só a vitória me interessava até por isso.

    Excelente a atitude do público portista que nunca se cansou de apoiar a equipa - 85% da lotação era Dragão a provar que Lisboa também é cidade de portistas.

    Da equipa do FC porto já se sabe que é grande e luta até ao fim como também já se sabe que os Coroados eo os Manhas deste país não vêem um palmo à frente do nariz quando está em discussão o TRI-Campeão. O que não se sabia é que o S(r)LB faria o milagre de assinalar uma grande penalidade mais do que justa ao FCP.

    Do Restelo a Cascais foi sempre a apitar e cachecóis fora do carro. Lisboa viu e ouviu "Somos Campeões". Mais palavras para quê? Anormal seria o contrário.


    PS. no site do Belenenses, o Coroado, rei das azias, escreve que não é do Belenenses quem quer mas sim quem pode... É a isenção no seu máximo esplendor e ainda lhe pagam para dizer mal do FCP. Que melhor tacho poderá querer um anti-portista? Só se forem os 4000 euros que este e outros receberam para analisar os jogos mal gravados do processo apito dourado...


    E agora com licença que eu vou hastear a bandeira bem alto. A preparação da festa está em marcha!


    Abraços!


    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o Ricardo Sousa acerca do Rui Costa ( que não tem culpa e até nos deu os parabéns ).
    Para o ano vamos aturar a imprensa estérica à volta dele e a tentar mais uma vez levar os lampiões ao colo criando desde já a chamada " vaga de fundo ".
    Vinha agora a ouvir a TSF e era só lampiões e entrevista ao Costa.
    Já viram também as capas dos pasquins hoje??? De " génio ".
    Mas a caravana passa e continuamos a ganhar.

    ResponderEliminar
  14. Soren, também não é preciso exagerar. Que eu saiba o jogo que passa na RTP internacional é o mesmo que passa na TVI em sinal aberto, pelo menos sempre me lembro de ser assim e tem uma certa lógica visto que a RTP internacional é também transmitida em sinal aberto em vários satélites. E na minha opinião a RTP até tem dos jornalistas e comentadores desportivos mais isentos que conheço, como Carlos Daniel, Hélder Conduto, Luís Freitas Lobo (não confundir com peças de Telejornal ou reportagens como aquela que houve sobre o nosso presidente, provavelmente feitas por gente cuja única ligação ao desporto é serem lampiões e se servem da televisão de todos nós para denegrir o FCP).
    Agora se falares da TVI o caso muda de figura, mas esses não me parece que tenham ou algum dia venham a ter provedor do telespectador.

    ResponderEliminar
  15. Subscrevo o que o G4rf13ld escreveu. Conheço muita gente da RTP que é portista mas sobretudo sabe ser profissional ao contrário de outros.

    ResponderEliminar
  16. Garfield,

    Quando falo de comentadores aos gritos de cachecol vermelho, falo principalmente da Sporttv, SIC e TVI.
    Nao tanto da RTP.

    O que é facto é que a disparidade em relaçao às transmissoes sao da responsabilidade de todos, RTP incluida. Nao sao nenhuns santinhos.
    Nao sei se te lembras, mas eu nao tenho memoria curta:
    As meias finais da taça UEFA em 2003 deram em algum canal?????

    A RTP, é co-responsavel pela vergonhosa protecçao que é feita aos clubes lisboetas.
    Muitas vezes, tirando o Jornal da Tarde que tem muitas vezes a assinatura da RTP Porto, a sequencia e ordem das noticias desportivas é igualzinha às da TVI e da SIC. Porto no fim e sempre com 1/5 da duraçao.

    Näo é preciso exagerar?

    Abraços.

    P.S. Mas com todo o gosto, assim que tiver tempo, que é coisa que escasseia neste momento, enviarei um post ao Zirtaev sobre esta historia das televisoes, com numeros claros incluidos, para poderem ver que a culpa é de todos, RTP incluida.

    ResponderEliminar
  17. > Dúvida colocada no site das Finanças:
    >
    > Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS.
    > Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu

    > dependente?
    >
    > Resposta das Finanças:
    >
    > Claro que não.
    > Só pode colocar dependentes na Declaração de IRS quem ganhou alguma coisa em
    > 2007.
    >
    > No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente.

    ResponderEliminar