25 março 2008

Devaneios primaveris

Eu acho que devo andar a ler e a ouvir mal. Se calhar é de andar a dormir pouco já ando a ter alucinações.

Eu ouvi mesmo o Paulo Bento antes da final da taça da liga dizer que o Sporting estava a ter um bom ano e que os jogadores deveriam estar orgulhosos pela situação em que estão...? Eu ouvi bem quando o Paulo Bento afirmou e passo a citar "quem me dera que o Sporting estivesse nesta situação todos os anos...". Que situação? Em 5º lugar a 20 pontos do 1º?

É impressão minha ou a liga do Sporting este ano foi conseguir ganhar um jogo ao Porto...? Dá-me a impressão que para os sportinguistas ganhar a uma equipa como ao Porto foi como ganhar a liga uma vez que até alguns dizem. "-nós não somos muito inferiores ao Porto, até os ganhamos duas vezes este ano...não temos é regularidade no campeonato..."

Mas então agora a competição principal em Portugal para se ver qual é a melhor equipa é o quê? A taça da liga????? Ou a taça de Portugal??? Ou então se calhar é a taça uefa...

Descobri com o Sporting que afinal uma época boa não é ganhar o campeonato...É chegar a finais, seja da taça de Portugal, taça da liga ou da taça amizade e ganhar clássicos. Isso sim é ser a melhor equipa.

Jogar 30 jogos todos contra todos nas mesmas condições? Naaaa ,isso não quer dizer nada... É só o mais regular. O melhor mesmo é aquele que na taça da liga consegue ganhar nos penaltis ao Fatima ou ao Rio Ave e que chega a muitas finais...mesmo que não as ganhe ou mesmo que sejam da taça da liga... Isso não interessa, importante é estar em finais.

Li também Luisão esse grande defesa central do Benfica dizer algo que eu acho genial... "O Porto vai em 1º e já não o conseguimos apanhar mas não somos inferiores ao Porto".

Aplauso para o Luisão!!!! clap clap clap.

Brilhante!! Tese de doutoramento já.

Eu confesso, não me sinto preparado para perceber a profundidade desta afirmação... Então decidi dividi-la por partes:
1º O Porto vai em 1º--- Isso significa o quê? Ter mais pontos que todas as outras equipas do campeonato? E isso significa o quê? Ser melhor dizem vocês...Errado!!! E o que significa então??? Ser o mais regular segundo o Luisão... E isso numa competição que já se sabe que se disputa em 30 jornadas e que ganha quem tiver mais pontos no final não significa ser melhor arrisco eu...? NÃO!!Porra(perdoem-me mas estou mesmo enervado)... eu já não entendo nada, acho que devia voltar a fazer o ciclo…

Mas se calhar a 2ª parte já vou entender melhor...vamos lá ver:

2-"Sobram poucos jogos já não podemos apanhar o Porto..." -E eu pergunto mas se o Benfica é melhor porque é o Benfica que tem que apanhar o Porto e não o contrário? Porquê?? Luisão responde:
"-O Porto teve uma regularidade que nós não tivemos, principalmente em casa"
Maldita regularidade...Malditos jogos em casa... Detesto estas injustiças no futebol...Não gosto nada quando uma equipa ganha um campeonato de forma tremendamente injusta só porque é mais regular numa prova que é de 30 jornadas e ainda para mais tem a lata de ganhar os jogos em casa...
A isto eu chamo sorte... Eu queria era ver o Porto se em vez de ganhar os jogos em casa os perdesse! Ou em vez de ser regular se ganhasse apenas um jogo de mês a mês!! Ganhar um campeonato assim sim é de grande equipa. Agora ganhar um campeonato a ser regular e a ganhar mais jogos em casa que os outros aí até eu...

Por isso é que o futebol português não vai a lado nenhum. Enquanto continuar a haver equipas que ganham campeonatos pelo simples facto de em 30 jornadas fazerem mais pontos que os outros 14 rivais, enquanto isso acontecer meus amigos não haverá verdade desportiva e as melhores equipas não serão campeãs.

Aproveito desde já este espaço que me concedem para lançar um apelo a Hermínio Loureiro presidente da liga de clubes. Se ele quer mesmo o bem do futebol português que esqueça a taça da liga e mude mas é este campeonato injusto.

Para a próxima época proponho que o Porto não possa ganhar jogos em casa. Ganhar em casa não vale. E já agora para que o Sporting possa disputar a liga ,acabem com essa coisa chata de 30 jornadas... Façam sei la, coisas tipo fixes. Uma competição a eliminar mas em que o Porto só joga fora e há uma final four (melhor five ou six para o caso do Guimarães, Vitoria de Setúbal ou outros ficaram à frente do Sporting) em que se o Sporting conseguir ganhar uma vez ao Porto nem que seja com um golo em fora de jogo o Sporting ganha uma taça... E se o Benfica conseguir ganhar 3 jogos seguidos em casa ganha outra.

Acho que este modelo atrairia mais público e iria regenerar o futebol português.

Já agora se não for pedir muito e já que é Páscoa...É possível arranjar maneira de só dar sumaríssimos a jogadores do Porto mesmo em lances que o árbitro diga que viu...? Imaginemos: um jogador do Benfica dá cotoveladas todos os jogos, mas se o árbitro vir não o punimos nem discutimos nada porque o árbitro diz que viu o lance... Mas se um jogador do Porto agredir alguém mesmo que o árbitro apite falta e lhe dê cartão ou simplesmente analise o lance e não marque falta seria permitido à comissão disciplinar suspender o jogador do Porto à mesma. Isto sim senhor Herminio Loureiro, isto sim é trabalhar para que haja mais emoção nesta liga que nem com 20 carlsberg pra cabeça e 10 cheerleaders desnudadas tem interesse.

.
Para me despedir e só para confirmar que eu não estou a ficar maluco...

O Luisão rematou mesmo toda esta nova teoria da relatividade com a seguinte afirmação?:
"-Não digo que o Porto tenha sido mais forte... até Dezembro tinham apenas mais 4 pontos que nós..."

Pára tudo!!!

Apenas 4 pontos mais?? Nós portistas devíamos ter vergonha na cara... sempre a armarmo-nos como se a nossa equipa fosse a melhor do campeonato... quando na verdade em Dezembro estava a "apenas" 4 pontos do Benfica... Só porque em Março estamos a 16 pontos do Benfica já temos a mania que somos os maiores... Esquecemo-nos é que em Dezembro, sim antes do Natal só estávamos a 4 e essa é que essa...

Devo confessar que escrevo este texto ás 5h da manhã porque nunca tinha visto as coisas por esta perspectiva... Paulo Bento e Luisão abriram-me os olhos... Já nem consigo dormir a pensar nisto...

Fui tão idiota...Como é que eu pude sequer ousar pensar que o Porto poderia este ano ser muito superior aos rivais por já ter a liga quase ganha a umas 5 ou 6 jornadas do fim...?Como??

Estou profundamente deprimido... Apenas 4 pontos de diferença em Dezembro!!!??? Mais deprimido fiquei quando me pus a pensar melhor e cheguei à conclusão que em Setembro estávamos a apenas 7 pontos de distância do Leiria...

7 pontos!!!O Leiria que vai descer de divisão já esteve a "apenas" 7 pontos do Porto!!

Isto é que é ser melhor? Não me lixem... Já sei que se digo isto a um adepto do Marítimo ele vai-me dizer "-melhor o Porto??? Tás maluco ou quê??? Como pode ser melhor se o Marítimo em Setembro até esteve em 1º com o mesmo número de pontos do Porto!!!?? O Porto não é melhor, foi apenas mais regular, é diferente... Ganhou os jogos em casa"

Triste o caminho que o futebol tomou... O negócio exige agora que os vencedores sejam aquelas equipas chatas que vencem mais vezes, até a porcaria dos jogos em casa...

Ainda há idiotas que dizem que o Porto é muito melhor que os rivais de Lisboa nestes últimos 20 anos só porque conquistou mais ligas que os dois clubes juntos... Isso quer dizer o quê?? Nada!! Foi mais regular e daí?? Aposto que em muitos desses campeonatos o Porto em Dezembro nem estava sequer a mais de 4 ou 5 pontos do 2º...

Provavelmente esses batoteiros até se puseram a ganhar os jogos todos em casa... Para este tipo de campeonatos não contem mais comigo. São equipas como o Porto que matam o futebol.

.
Desculpem todos os portistas o facto de ter revelado a todos a mentira que temos vivido até hoje... Agradeço a lucidez e clareza de análise do Paulo Bento e o Luisão... sem eles continuaria a viver na ilusão que eu torço por aquele que é claramente o melhor clube português dos últimos 20 anos; que este ano esmagamos a concorrência e que vivemos num país com muita gente cega que já não sabe que mais desculpas inventar para o sucesso dos outros e o seu próprio insucesso e que já caem no ridículo de acreditar que somos todos idiotas e fazem afirmações tão absurdas que se por cada uma delas ganhássemos um euro já poderíamos ser nós a pagar os 40 milhões pelo Quaresma e o Pinto Da Costa nem tinha de por o euro.

Como diría o Jorge Palma "Portugal Portugal, de que é que tu estás à espera...?"

10 comentários:

  1. OS BENFAS SÃO DO MAIS RIDÍCULO DESTE PAÍS, EMBORA OS CALIMEROS TAMBÉM SE CANDIDATEM AO TÍTULO.
    QUANDO LI, HÁ DIAS, NO "MAIS FUTEBOL" ESSAS "PALAVRAS INTELIGENTES" DESSE LUISÃO QUE SE NÃO FOSSE CARECA TINHA CABELO, TIVE LOGO QUE AS COMENTAR, COMO DE RESTO FIZERAM DEZENAS DE LEITORES INTOXICADOS COM TAL POLUIÇÃO, ATÉ PORQUE VÊM NA LINHA DAS "ASNEIRAS" DO CHALANA AO APRECIAR O «GRANDE FUTEBOL» PRATICADO PELO BENFAS PÓS-DERROTA COM O GETAFE\RESERVAS E O MIRACULOSO EMPATE COM O MARÍTIMO.

    SÃO UNS TRISTES E ARROGANTES, ESCUDADOS POR MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (DE PASQUINS ÀS TV, COM RADIOLAS DE PERMEIO) QUE HÁ DEZENAS DE ANOS "COSPEM" NA DEONTOLOGIA PROFISSIONAL, QUAIS VENDILHÕES DO TEMPLO TAL A COBERTURA DADA AOS "SENHORES SAUDOSISTAS DA FRUTA DO IMPÉRIO", COM PREJUÍZO E MESMO PERSEGUIÇÃO CONSTANTE A QUEM PRATICA A EXCELÊNCIA NO FUTEBOL PORTUGUÊS: O FC PORTO.

    POR ISSO, TODOS OS PORTISTAS TÊM A OBRIGAÇÃO NA MEDIDA DAS SUAS CAPACIDADES DE SEREM PRÓ-ACTIVOS, NÃO DEIXANDO SEM RESPOSTA AS MISTIFICAÇÕES, OS DISLATES, AS MENTIRAS, AS DESVALORIZAÇÕES E TODO O TIPO DE LIXO QUE O JORNALISMO DE SARGETA E OS OPINION MAKERS (DES)VIRTUOSOS VOMITAM CONSTANTEMENTE.
    TÊM QUE AGUENTAR CONNOSCO. TEMOS QUE USAR AS NOSSAS COMPETÊNCIAS E INFLUÊNCIAS PARA OS DESMASCARAR. SEMPRE EM E QUALQUER LADO.

    ResponderEliminar
  2. Quando quero definir Portugal vou sempre buscar uma frase, que até nem é a 1ª vez que a insiro aqui, do António Lobo Antunes que diz que "! Portugal é país de uma nota musical: uma singela e única nota: o dó". E é mesmo com dó que ficamos quando ouvimos as declarações dos nossos rivais. Do Luisão gostei de um comentário que vi no site do Maisfutebol, alguém disse por lá que também achava que o Benfica não fosse mais forte do que o Leiria só que foi apenas regular.

    Quanto ao Paulo Bento, ele está de parabéns pelo trabalho conseguído, ele construiu um equipa que tem como objectivo tentar ganhar o " prémio Simpatia",se isto fosse um concurso de misses o Paulo Bento ganharia era, de certeza absoluta a " Miss Simpatia". Ele continua a ter a simpatia da imprensa, ninguém teve a coragem de lhe dizer que não teve controlo algum no jogo na final da Taça da Liga, que joga com chutões para a frente.

    O pior de tudo é que a imprensa ainda continua a tratá-los bem, enfim, deixá-los estar estar enquanto eles caiem no ridículo, nós vamos ganhando títulos.

    ResponderEliminar
  3. O texto está excelente.

    Realmente quando temos adversários como estes, que lutando por objectivos medíocres que raramente são cumpridos ainda têm a lata de vir para a praça pública com estas declarações...

    Contudo, não deixo de considerar esta conversa de "chacha" do Luisão e Companhia como positivas. Ainda que na Taça nos tenha saído a fava do sorteio, estaremos na final e no Jamor teremos mais uma oportunidade de dar uma lição a esse Benfica ou Sporting. Os meninos da 2ª Circular são burros e precisam de várias lições para apreender a matéria. Lá teremos nós de lhes dar mais uma aula e aposto que mesmo vencendo de goleada, esses meninos continuarão a não entender a superioridade explicita do nosso futebol.

    Sugestões para o Hermínio Loureiro? Por mim, ele poderia colocar o FCP em Espanha, fazer com que comecemos todas as épocas com menos 15 pontos, fazer duas divisões - uma a Norte e outra a Sul - em que o vencedor da Liga seria encontrado num só jogo e de preferência que essa final fosse na Luz ou Alvalade. Também poderia ser jogada no Algarve se fosse essa a preferência dos vencedores da 2ª Circular - não sei é se no caso do Benfica este conseguiria corromper os nossos jogadores com almoços no Tavares Rico ou promessas de estes virem um dia a jogar de encarnado...

    Esperem! Diz-me alguém aqui ao lado que não são necessárias mudanças no organograma das competições portuguesas para que os clubes de Lisboa consigam vencer a Liga - parece que o Vieira está a fazer as coisas pelo outro lado...

    Que mediocridade de adversários.


    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Ricardo. Gostei de ler o teu post, está excelente. Um abraço a todos os Portistas de Bancada.

    ResponderEliminar
  5. mst na bola

    Fica QUaresma

    Como era de esperar, a imprensa lisboeta já se atirou às canelas e ao destino do Ricardo Quaresma, como pittbull à garganta de uma criança. Querem por força que ele se vá embora esta época. Querem, acima de tudo, vê-lo longe do FC Porto. Eu compreendo-os: é o sonho de qualquer benfiquista ou sportinguista, jornalista ou não. É assim ciclicamente com todos os grandes jogadores do FC Porto, os que desequilibram campeonatos a favor do norte: Anderson, Pepe, Deco, McCarthy, Ricardo Carvalho, etc, etc. Em Novembro e por esta altura do ano, é fatal que se relance uma campanha muito pouco subtil, cujo mote é sempre o mesmo: «O FC Porto não vai poder segurar o jogador». Se o jogador em causa não sai no «mercado de Inverno», como eles tanto desejavam, tratam logo de reforçar a campanha para se certificarem de que sai no Verão. A insistência no mote da campanha leva as três partes envolvidas — jogador, direcção do clube (leia-se Pinto da Costa) e sócios — a tomarem como inevitável a saída. E, quando o inevitável se transforma, enfim, em certeza, os instigadores suspiram de alívio. Esta é a primeira coisa que eu queria dizer agora ao Quaresma: a sua saída «inevitável», já, já, no próximo Verão, faz parte de uma campanha montada pelos adversários do FC Porto. Isso, por si só, não pode determinar a sua decisão — que será sempre legítima — mas é bom que tenha consciência disso.

    Conheci o Ricardo Quaresma há cerca de três anos, no Porto. Eu estava a cear com o meu grupo de «amigos das scooters», depois de regressarmos de um jogo no Estádio do Dragão, onde, mais uma vez, o Co Adriaanse tinha deixado o Quaresma no «banco», com o aplauso de grande parte da crítica — a mesma que agora só quer é vê-lo pelas costas. Ao contrário, eu já tinha escrito aqui algumas vezes que entendia que deixar um génio como ele no «banco» era uma decisão prepotente e idiota. Sempre me afligiram os treinadores que têm medo dos jogadores talentosos e lhes preferem os tacticamente disciplinados. Por coincidência, a discussão na mesa, entre uma dúzia de portistas ali reunidos, era exactamente acerca disso e eu estava em minoria: a maioria concordava com Adriaanse — que o Quaresma não defendia, que era vaidoso, indisciplinado, individualista, sem sentido de jogo colectivo e por aí fora. E eu, que sempre insisti em ter uma noção talvez demasiado romântica do futebol, respondia que o génio não tem de prestar tributo nem ao colectivo nem à disciplina, ou não seria génio. E eis que se chega à mesa um outro portista que eu conhecia de outras andanças e me vem dizer ao ouvido que, na sala ao lado, estava o Ricardo Quaresma, que me queria falar. E lá fui, sem dizer nada à mesa. Encontrei-o em pé, virado contra uma parede, como se tivesse vergonha do mundo. Começou por me agradecer o que tinha escrito sobre ele, dizendo que era quase a única pessoa a defendê-lo, mas que o seu desespero e desmotivação por estar afastado do campo era tanto que só pensava em ir-se embora. Obviamente, respondi-lhe que tivesse paciência, que não tinha uma dúvida que a sua hora iria chegar e que, nesse momento, ele deveria estar preparado para dar a resposta em campo, porque ele era o melhor jogador do FC Porto e a verdade vem sempre ao de cima. Mas impressionou-me tanto a sua humildade, o seu ar de criança a quem tinham roubado a bola para jogar, que não resisti a pedir-lhe que viesse comigo até à mesa, para lhe apresentar uns amigos. Ele foi e demorou-se uns minutos, os suficientes para que a sua timidez tivesse impressionado todos, e para que, quando se foi embora, eu pudesse perguntar, triunfante:

    — Então, continuam a achar que um dos defeitos dele é ser vaidoso?

    Dois meses depois, e em estado de necessidade, Co Adriaanse decidiu-se a meter o Quaresma em jogo por três vezes consecutivas, embora nunca a mais de vinte minutos do fim: e, das três vezes, o Quaresma resolveu-lhe três jogos que estavam emperrados. Daí até aqui, foi o que se sabe, embora, pelo caminho, ainda tenha tido de enfrentar a pesporrência do selecionador Scolari, que o deixou de fora do Mundial da Alemanha, no ano em que foi considerado pela crítica o melhor jogador do campeonato português, e a perseguição da Comissão Disciplinar da Liga, que insistia em ver nele um troglodita (como agora querem fazer do Bruno Alves). Daí até aqui, o Quaresma melhorou ainda muito mais o seu futebol e aprimorou o seu talento natural — porque, ao contrário do que os medíocres imaginam, o talento dá muito trabalho. As trivelas, os cruzamentos «de letra», a cobrança de livres, as fintas sobre dois adversários simultaneamente, tudo isso foi aprimorado por ele, inevitavelmente em horas extras de treino. E não é por acaso que é dos últimos a rebentar em campo, apesar de ser o mais massacrado jogador do campeonato português e da Liga dos Campeões. Juntou ao génio a seriedade profissional e só os ingratos ou ignorantes é que são capazes de achar que um génio tem de estar sempre inspirado e, por isso, são capazes de assobiar o Quaresma se as coisas não lhe saem brilhantes, mas acham natural que um jogador banal falhe habitualmente coisas banais. E por isso é que ele vale 40 milhões menos um euro, como disse Pinto da Costa e como eu escrevi aqui há tempos: dez milhões pelo seu futebol, outros dez pelo seu profissionalismo, mais dez pelo espectáculo à parte que proporciona e mais dez pelas receitas que o FC Porto perderá depois de o perder.

    Compreendo que lhe assalte a tentação de experimentar o topo do Everest, onde o futebol são sempre estádios cheios, espectáculo garantido e ordenados de sonho. Mas comecemos por aqui: não sei quanto é que Ricardo Quaresma ganha no FC Porto, mas, se ganha menos de 125.000 euros por mês, dou-lhe já razão: comece por exigir isso, porque o merece. Se ganha isso ou próximo, então, pense bem: a vida em Espanha é duas vezes mais cara, em Itália três vezes, e em Inglaterra quatro — e, por aí, os impostos são a sério. E, depois, pense no seguinte: já não tem 18 anos, como tinha o Cristiano Ronaldo quando foi para o Manchester United, e só lá é que existe um Sir Alex Ferguson, que tem a ciência, a paciência e os meios para transformar meninos em grandes jogadores. Se sair agora para um dos tubarões europeus, o Quaresma vai enfrentar um grau de exigência imediata a que não está habituado — e ele deve saber o que isso é, porque já viveu a experiência no Barcelona e com resultados frustrantes que o levaram ao FC Porto. Por aqui, costuma dizer-se, e com razão, que o Sporting é o grande descobridor de talentos — (e um eles, não se cansam de lembrar os sportinguistas, é o próprio Ricardo Quaresma). É verdade, sim senhor. Mas, se o Sporting descobre talentos em idade juvenil, quem os transforma em grandes jogadores é o FC Porto. Se o Sporting descobriu o Quaresma, quem o «fez» foi o FC Porto. Como fez o Deco, o Maniche, o Ricardo Carvalho, o Pepe e tantos outros. No FC Porto (eu sei porquê, mas não o digo), até um jogador banal se transforma num bom jogador. O Ricardo Quaresma deve meditar se vale mais ser conde no exílio ou Príncipe na Pátria. Até, porque — último argumento — a Pátria tem coisas que lá fora não vai encontrar. Tais como cervejarias onde, depois dos jogos, os admiradores de bancada não lhe vão cobrar o golo falhado contra o Schalke, mas sim agradecer todos os instantes de puro prazer que lhes deu. Fica-lhe tão bem o azul-e-branco, Ricardo! Pense nisso, antes de escutar o canto das sereias.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Ricardo Costa por me fazeres rir até chorar.
    De facto a estupidez dos nossos adversarios começa a nao ter outro efeito que nao o riso compulsivo e desmesurado.

    Provavelmente o Guimaraes vai acabar à frente do Benfica porque sera mais regular e nao porque é melhor. E o Setubal venceu o Sporting porque foi mais regular durante o jogo. Chegaram à final da taça da liga porque foram mais regulares. Olha para eles a eliminar toda a gente, onde é que ja se viu regularidade desta? Nao é justo.

    Os comentarios do Ilusao, sao comentarios tipicos de um jogador que ja esta ha muito tempo embrenhado naquele ambiente de capoeira. A ilusao de vitorias nunca alcançadas tolhe-lhe a pouca vista que tem.

    O Paulo Bento nao é daquelas pessoas que eu considere repugnantes ou incompetentes. Acho que é competente e trabalhador. Mas também vejo que nao tem a capacidade nem o suporte necessarios para fazer melhor.
    A prova disso é a estratégia mediocre do seu triste presidente, que imagines-se, vai imitar as estratégias dos seus patroes e vizinhos da 2a circular. Estratégias que, como sabemos tao bons resultados teem dado às gentes da associaçao recreativa galinacea.

    Quero agradecer ao MST, por escrever textos que me fazem sentir mais proximo de Portugal. Por me fazer sentir que ainda ha pessoas com visoes proprias, visoes que defendem sem se deixar influenciar pelos gritos histéricos da massa bruta.
    Escreve "coisas", como no livro "Sul", que eu ja vi e nao conseguiria descrever tao bem e que me fazem sentir proximo da minha terra, porque vejo as mesmas coisas e sinto-as da mesma forma. Coisas da diaspora vistas pelos olhos de quem conhece o sitio de onde eu vim e os mesmos saberes que eu aprendi. Caso para dizer que tanta rebeldia misturada com tanta serieadade so podia dar em Portista orgulhosamente assumido.

    Nao sei se o Quaresma saira ou nao, nao sei se sera bom ou mau para ele sair. Desportivamente é mau para o Porto, no curto prazo.

    ResponderEliminar
  7. CMVM aplicou multa de 30 mil euros a José Veiga por não ter comunicado participações qualificadas

    A Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) decidiu hoje aplicar uma coima de 30 mil euros a José Veiga por ter violado o dever de comunicar as participações qualificadas detidas numa sociedade aberta e numa sociedade cotada.

    Diário Económico Online/Lusa

    Os factos ocorreram em 2003, 2004 e 2007, adianta a CMVM em comunicado e, apesar de não ser indicado pelo regulador, em causa deverá estar a posição accionista que o ex-dirigente do Benfica tinha no Estoril.

    Na altura da prática dos factos, qualquer accionista cuja participação numa sociedade aberta atingisse ou ultrapassasse 10 por cento, 20 por cento, um terço, metade, dois terços ou 90 por cento dos direitos de voto, ou reduzisse para valores inferiores a estes limites, tinha o dever de o comunicar à CMVM e à sociedade participada.

    No caso das sociedades cotadas, a estes limites acresciam ainda os de 2 por cento e 5 por cento dos direitos de voto.

    Em Novembro de 2007 entraram em vigor alterações a estas regras que introduziram novos deveres de comunicação para quem atinja ou ultrapasse 15 por cento e 25 por cento dos direitos de voto em sociedade cotada ou reduza para valor inferior a estes a estes limites.

    José Veiga, antigo director desportivo do Benfica, impugnou judicialmente esta decisão da CMVM.

    "Atentas as circunstâncias, decidiu esta Comissão proceder ao cúmulo jurídico das sanções e condenar o arguido numa coima única no montante de 30 mil euros", refere a CMVM.


    Confirmado: Jose Veiga era dirigente do Benfica e ao mesmo tempo dono do Estoril no ano do título do Benfica em 2005, no ano do famoso escândalo do jogo do estoril no algarve.

    o título de 2005 é o mais corrupto da história do futebol em portugal.


    Desafio os autores deste blog a fazerem uma reflexão acerca deste assunto de veiga ter sido dado como culpado de ser dono do estoril no ano do título do benfica em 2005, no famoso escândalo ESTORILGATE.

    ResponderEliminar