29 abril 2008

Os palhaços do circo

O FC Porto, os comentadores, os árbitros, a Imprensa Destrutiva – tudo como num filme e no sítio do costume

Quanto mais põem em causa, de uma forma ou de outra, o FC Porto, mais esta instituição responde aos críticos, invejosos, detractores, mentirosos com carta de alforria no País do Vale Tudo (até o Azevedo, até a inamovível crosta de políticos de pacotilha que obscurece o sol iluminado de uma democracia não consolidada verdadeiramente).

O FC Porto silencia-os de forma cabal, de mão cheia um estalo de luva azul-branca, abrindo-lhes a boca para mais sapos engolirem. Cria-lhes mais dificuldades para exprimirem a sua inconsciência abjecta, o seu carácter seboso, o seu espernear esquizofrénico, a cacofonia provinda da capital que não subjuga no futebol a urbe do Norte. Cerceia-lhes a capacidade de inspirarem outras dúvidas (mas estimulando, por outro lado, a sua “criatividade” para inventarem “factos políticos”, “fait-divers” até no campo social). Encurta, perigosamente, o espaço e o tempo para os comentadores encartados forjarem mais maquiavelismos, outras conspirações e várias tentativas de “golpe palaciano” na SAD azul-branca, com mais 6 pontos menos 6 pontos. O FC Porto responde dentro do campo com um futebol há anos a anos-luz da concorrência, cada vez com mais vitórias reduzidas a notas de rodapé, ou manchetes de ocasião do título consumado, com mais êxitos a que aludem anos de traficâncias de poder (“atenção, não confundamos o FC Porto actual com o Apito Dourado!”, ressalvava um dos aflitos do regime na sua brilhantina costumeira), com projecção que extravasa as comedidas páginas de jornal ou os mínimos resumos televisivos.

O fenómeno FC Porto está imparável e impagável!

Ressentimento
A este propósito, uma interessante entrevista de Rui Reininho, ontem no Público, levou o cantor, neste ponto, a afirmar: “As pessoas sentem-se ressentidas. Tive a felicidade de ter estado no after-party da conquista do campeonato de futebol, com a equipa toda, e vi o que eles sentem contra aquela imprensa desportiva (…) Eles sentem-se feridos”.

E como a segunda equipa (grosso modo) do FC Porto foi golear 5-0 ao campo do 2º classificado do campeonato, não há dúvida de que, além da estafada discussão imberbe sobre a “competitividade” (um mal dos outros, e não colhe a bondade de se aludir à eventual afectação da capacidade do FC Porto), por este andar só um terramoto pode lavar a face da terra portuguesa desta afronta futebolística que é a esmagadora superioridade portista. Ou uma revolução, cuja memória acabou de celebrar-se já com algum tom funesto pelas esperanças perdidas de regeneração do tecido social nacional e um porvir mais risonho. Venha outro 25 de Abril, que isto parece o tempo da outra senhora… Os “feridos”, agora, parecem ser outros, mas o orgulho prevalecente dos resquícios do Império Português fá-los dispararem entre si como agora é exemplo o “levar ao colo” que deixou o Berço de Guimarães nas últimas semanas e assentou arraiais na capital.

Queixas de fazer rir
Depois do jogo do esconde-esconde na semifinal da Taça, o Benfica já faz queixa de Lucílio Baptista a quem d
eve uma vitória no Jamor em 2004 frente ao FC Porto. Sim, essa força dominadora sob comando de Mourinho foi campeã europeia. E campeã nacional a 4 jornadas do fim, mas cujo empate em Aveiro ao módico preço de alegados 2500 euros, metendo em campo a segunda equipa azul-branca, deixa esse título em causa para muitos espíritos toldados de raiva e mau-humor: essa equipa, superior como é a actual, foi “colonizada” como nos velhos tempos pela arbitragem bafienta que sempre vagueou no futebol português mas cujo controlo passou, sem justificação plausível, sempre atribuído ao FC Porto.

Entre muitos outros motivos de gozo, os portistas só podem rir, mais ainda, quando vêem os rivais queixarem-se de árbitros que há anos prejudicam o FC Porto e de cujo rol praticamente nenhum se salva. Do Bruno Paixão ao Lucílio Baptista, do Paulo Paraty ao Paulo Costa, o FC Porto já teve razões de queixa de todos, aos montes, e assiste agora a este espectáculo despudorado dos queixinhas da capital.

Pão e circo
Como no circo, onde um par de irmãos faz de palhaços e sem maquilhagem vem a seguir domar leões e cujas irmãs se arriscam em voos acrobáticos sem rede antes de passearem
cãezinhos amestrados como focas, o futebol português alimentou protagonistas como o presidente do Benfica ou árbitros do género de Lucílio Baptista. Qual rainha santa, distribuindo pão do seu regaço, cada qual foi contendo a esfaimada populaça. E a tão premente verdade desportiva esteve sempre em perigo por interesses obscuros, mas também recorrentemente associados ao FC Porto, mesmo distanciando-se voluntariamente dos cargos de poder a que muitos insistem em identificá-lo.

Ao marcar uma grande penalidade inexistente para dar ao Sporting a hipótese de empatar com o Marítimo, no domingo, Lucílio Baptista fez apenas o que lhe está no sangue. Animar o circo do campeonato, atirar pão aos pobres disfarçando-o de rosas, entretê-los com um portentoso 2º lugar. De topete, o Benfica ameaça fazer uma queixa na Liga contra o árbitro, esquecendo que o mesmo árbitro que lhe deu a Taça de 2004 apitou uma grande penalidade inexistente sobre Simão, ainda há um ano, e retirou a vitória ao Beira-Mar (2-2) que era o bastante para evitar a despromoção dos aveirenses.

O mesmo Lucílio Baptista que, a seguir, na penúltima jornada, negou dois penáltis à Académica quando o Sporting ganhava em Coimbra (ficou 0-2) e que poderia ter feito descer os estudantes… O árbitro que, logo na 1ª jornada, expulsou Ricardo Sousa ao cabo de 3’ em campo num Sporting-Boavista (3-2) com erros caseiros clamorosos – e por uma entrada de R. Sousa igual à que Miguel Veloso teve no domingo passado com Mossoró e que “varreu” até o próprio juiz de campo (?) mas sem qualquer cartão, nem falta!, para o jogador leonino…

Trilho de Lucílio
Desde
1992 a apitar na I Divisão/Liga, Lucílio Baptista tinha até ao final da época passada 28 jogos do FC Porto, 31 do Benfica e 33 do Sporting. Com mais uma época no activo antes de se retirar pelo limite de idade (45), tem um rasto nefasto na arbitragem por diversas razões, mas sem aquela má fama que muitos outros, remontando ao tempo da sua estreia como Calheiros, Silvano, Bento Marques, Pratas, Coroado, Vítor Pereira, tiveram e sem tão fortes razões de suspeita como a resultante da actividade bancária no BES que patrocina os três grandes e representa um eventual conflito de interesses.

É irónico, mas as boas tramas têm enredo difícil de escrutinar, que Lucílio tenha apitado a favor do V. Guimarães o seu único penálti e logo contra o Sporting. Por sinal, Alan falhou o tiro e os minhotos perderam (com o 2-0 final) ensejo de ficarem iguais no confronto directo com os leões (3-0 em Alvalade e um 1º golo com muito para contar).

Jogo Rascord
Mas como toda a trama no futebol português é tão intrincada apesar de extensa a perder de vista nos corredores do poder, a mim há muito faz espécie que alguns editoriais de O Jogo sejam tão cordatos e sensíveis aos problemas leoninos, com a tesouraria como pano de fundo. Bem sei que há interesses de accionistas de referência ligados à Imprensa. E nem a venda de património aliviou verdadeiramente a pressão da banca, o que condiciona a estruturação do plantel.

É lógico que o sempre queixoso Sporting seja beneficiado, garantindo-lhe a Liga dos Campeões como balão de oxigénio? Nem que, para tal, volte a acumular penáltis (vão 9!), normalmente para gáudio da plebe em Alvalade (todos em casa), e faça do Sporting campeoníssimo nos últimos 16 anos em que há contabilidade registada com patente desta Bancada.

Para a mancha nem existir, o Rascord do costume não titulou “Roubo” ou “Beneficiado”. Viciado em resultados, o pasquim alimenta ilusões na sua particular Liga da Falsidade onde, por exemplo, também não constou o 2-1 em fora-de-jogo de Liedson no Marítimo… E aí vão 5 pontos perdidos pelos madeirenses mas só ontem, na sua ilha, o presidente maritimista saiu a desancar Lucílio Baptista.

Neste circo em que a existência de tantos palhaços não significa que é tudo só rir, a distracção pode ser a morte do artista. Devorado pelo leão.

11 comentários:

  1. Só uma dúvida ...
    Não foi este Lucílio que no tempo do Mourinho em que ganhamos 1-0 em Alvalade com golo do Costinha e um banho de bola nos sonegou 3 grandes panalidades???
    Eu acho que sim, mas posso estar enganado e se estou que me desculpem...

    ResponderEliminar
  2. A seu tempo esse rol será exposto, se por exemplo ele for à final da Taça, jorge aragão.

    ResponderEliminar
  3. É mesmo verdad, ou quase. Mesmo o lance do golo do Costinha foi precedido de penalti não assinalado!!

    ResponderEliminar
  4. Não quis alongar, mais ainda, o texto com os erros de Lucílio, já de todos conhecidos, em prejuízo do FC Porto.
    Prefiro falar do contexto.
    E, neste âmbito, dá vontade de rir que os rivais de Lisboa se queixem de árbitros que sempre prejudicaram o FC Porto, directa e indirectamente, como os que citei e basta.
    As manigâncias de Lucílio remontam há muito mais tempo do que alguns conseguem lembrar-se.
    Ainda hoje, O Jogo evoca que 43% dos jogos que Lucílio dirigiu com o Benfica não resultaram em vitórias.
    Mas tinham de resultar em vitórias?
    Era obrigatório que com Lucílio, ou outro, o Benfica vencesse mais jogos?
    Já para não falar da final da Taça de 2004...
    Pergunte-se se o Benfica tem a mesma taxa de insucesso com João Ferreira ou Paulo Paraty?
    E, já agora, uma equipa que ganha um título em 14 ou 15 anos tem mais hipóteses de ganhar jogos, seja com que árbitro for?
    Essa é uma questão lateral.
    E se, porventura, o Benfica não deixou de ganhar jogos com Lucílio sem razões de queixa da arbitragem?
    Ou deixou de os ganhar porque comprovadamente houve erros que o prejudicaram?
    É por isto que também acho piada a quem diz que a arbitragem está muito melhor agora do que dantes.
    Agora? E em 92 quando Lucílio começou era pior? Ou agora, com Lucílio no seu auge, é mesmo pior e ninguém o diz?
    Estas questões é que devem ser dissecadas, qualificar e não quantificar.

    ResponderEliminar
  5. o pseudo prejuizo ao Sporting é um dos 'mitos urbanos' do nosso futebol

    ResponderEliminar
  6. Boas , caros amigos Portistas .

    Excelente artigo , meu caro Zé Luis e apesar somente se debruçar sobre o Sr. Lucilio Baptista , não esqueçamos outras PÉROLAS :

    Elmano Santos
    Paulo Paraty
    Pedro Proença

    Mas o meu favorito , pela sua INESQÉCIVEL arbitragem num celebre campomaiorense x F.C.PORTO

    BRUNO PAIXÃO

    Por muitos anos que viva nunca o esquecerei .

    Abraços a todos Portistas

    ResponderEliminar
  7. Mais um grande post.
    A tocar nas feridas.
    De facto o futebol portugues estara agora pior ou melhor?

    As arbitragens serao agora melhores ou piores?
    Foram sempre a mesma coisa. Nunca tivemos arbitros de nivel internacional que apitassem jogos decisivos nas competiçoes europeias nem em fases finais de mundiais ou europeus. As rarissimas excepçoes foram experiencias (Vitor Pereira) fracassadas e de imediato postas de lado.

    Lucilio Batista é de facto uma fraude. Deixou estragar um jogo, nessa final da taça de 2004, em coibiu os jogadores do Porto de entrarem da mesma maneira tal era a dualidade de critérios na primeira parte. Na segunda parte o jogo endureceu, estragou-se, por ter um arbitro que o endureceu. Expulsou Jorge Costa mas perduou expulsoes identicas a jogadores do Benfica por coisas bem piores.
    O Porto mesmo com 10, deu um banho de bola ao Benfica que venceu com toda a sorte do mundo.
    Este Lucilio iria depois apitar um jogo no Dragao no ano seguinte em oferece a vitoria ao Boavista por 0-1, num golo mais de um metro fora de jogo. Roubando um golo limpo ao Porto e um penalti que so ele nao viu.
    O rol de roubos da "fraude amiga de Lisboa" dava para escrever um livro.
    E é ironico que a historia se reescreva: o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Os clubes que o sr. Fraude Baptista tem protegido ao roubar sistematicamente o Porto, sao aqueles que agora "pedem a sua cabeça".

    O doente Coroado foi a mesma coisa. Vitor Pereira prejudicava constantemente o FCPorto num tipo de arbitragem muito proprio que este senhor tinha, ao retirar o fio de jogo ao Porto a meio campo, jogada atras de jogada, falta escamoteada atras de falta ignorada.

    Nada disto foi noticiado, a nada disto se deu cobertura.
    Em 2005 o futebol atingia o auge da transparencia com Estoril Gates e golos fantasma (decisivos) atras de golos fantasma em periodo de descontos a dar o campeonato ao Benfica (o unico em década e meia em foram sistematicamente favorecidos pelas arbitragens).

    Os lugares na liga mais importantes do que bons jogadores, o "fazer as coisas por outro lado", contratar Morettos e Luis Aguiar, seringas Assis, Bombardeiros cepos, Patorras e Luis Filipes nao sao actos de ma gestao. Nem pensar!

    Ou como o Sporting, que, nao tendo as ajudas do seu patrao da 2a circular contra quem se deveria insurgir para de facto obter justiça, refugia-se nas saias do pataro qual cobarde, atirando contra os papoes do Porto.

    A massa de ignorantes esta envenenada pelos miseraveis comentadeiros da batata e os tristes da descomunicaçao social desportiva.

    Por isso ninguém aponta para os sérios problemas do futebol portugues.
    1-O lixo que sao os dirigentes da 2a circular. Incompetentes e ladroes que enriquecem à custa do seu proprio clube, delapidam patrimonio sem dai resultarem resultados desportivos positivos.

    2- O lixo que foram os Loureiros e todos os dirigentes que deixaram os seus clubes afundarem-se irremediavelmente. Faltando ao pagamento de impostos, nao apostando na formaçao como deveriam, mas antes aproveitando-se das infra-estruturas faraonicas e das facilidades financeiras para enriquecerem à custas do clube que dirigem. O Salgueiros foi outro exemplo. O Boavista é ouro exemplo. O Setubal o Estrela da Amadora, etc, etc, etc.

    3- O lixo da federaçao.
    Desde que Queiroz saiu, nunca mais uma estrela que salte para a seleçao AA, tem percurso feito nas camadas jovens. Nao ha um projecto de longo prazo com pés e cabeça.
    Houve um sobreviver do trabalho de Queiroz durante 10 anos e ha agora um sobreviver do tabalho de mourinho durante 6 anos.

    Felizmente Quaresma esta em grande forma. Os outros dois alas estao em Manchester a crescer como gigantes (um deles é o melhor jogador do mundo ja ha mais de 2 anos) e Deco esta a subir os niveis fisicos o que vai ser determinante para um bom europeu. Oxala Maniche consiga estar bem fisicamente. Tudo factores externos a todo e qualquer projecto com pés e cabeça. Tudo circunstancial, sem trabalho de fundo e por isso sem qualquer mérito do dirigismo.

    Ora qual é a excepçao a tudo isto:
    O FCPorto.
    Mestria e excelencia na gestao e nos projecto a longo prazo com continuidade e sabedoria que deram ao Porto os melhores planteis e treinadores que passaram por Portugal nos ultimos 25 anos.

    Ora qual no meio daquele rol de mediocridade o apontado para os males da capital? O FCPorto. O unico que nao tem nada a ver com incompetencia e ajudas de assembleias da republica e arbitros vesgos.

    Como Amalia, Mariza, Mourinho, Figo, Ronaldo, Deco, Maniche, tantos gestores e empreendedores, tanta gente de valor que teve de fugir deste pais de mentecaptos que teima em denegrir o talento para exaltar os valores da mediocridade, o FCPorto esta a mais.

    ResponderEliminar
  8. Excelente Post caro Zé Luis.
    Impressionante o facto de neste país se desvalorizar as categóricas vitórias do nosso clube.
    A primeira página do Record de ontem foi 90% dedicada á farsa de alvalade ,onde houve um penaltie inventado e uma expulsão mais que perdoada do recem caceteiro Miguel Veloso.Quando o Porto empatou com os pasteis de belem em casa(1-1) com um golo irregular de Postiga, as parangonas desse jornal foram: "Empate com golo irregular"
    Após a conquista de mais um campeonato as primeiras noticias de desporto da nossa televisão têm sempre como destaque os clubes de Lisboa e os tricampeoes ficam relegados para ultimo plano!
    ...
    Os verdes até já nem falam nos arbitros e até já falam numa liga Ibérica- deve ser para lutarem pelo 10º lugar!
    Os outros queixinhas do lado falam de arbitros quando prejudicados e calam-se quando beneficiados- é mais show off e poeira para os olhos de quem quiser acreditar em baboseiras bacocas.
    ...
    Para terminar devem lembrar-se quando o Jorge Costa foi emprestado ao Maritimo e por azar fez auto golo nesse jogo em nosso beneficio tendo caído o carmo e a Trindade em toda a imprensa com suspeições de toda a especie.
    Não vejo ninguem falar da venda do Makukula aos Benfas,antes destes jogarem com o Marítimo e com algum desfalque para os da casa , depois o jorge Ribeiro já conversado para ir para os Benfas ,defronta o seu futuro clube e falha um penaltie denunciado onde áté o presidente do Boavista suspeitou de tal inercia na altura do remate.
    Agora neste fim de semana o insuspeitissimo clube dos Benfas volta a comprar um jogador do adversário seguinte-Ruben Amorim de seu nome- que passou o jogo a fazer faltas á entrada da area ,numa das quais resultou o segundo golo dos mijoes.
    Esta semana devem tentar comprar o Tiago Gomes ao Estrela , para facilitar no jogo seguinte.
    Coincidencias?..não me parace!
    Suspeitas não pode!
    Investigar tambem naõ!
    ...
    a ultima vez que os verdes foram campeoes as televisões fizeram um directo de varias horas com desfile dos jogadores desde alvalade até ao Rossio.,os vermelhos quando venceram pela ultima vez tambem tiveram direito a um directo durante varias horas entre o estadio do Bessa e o aeroporto Pedras Rubras.
    Quando nos sagramos tricampeoes,saí do estádio as 23,30 e quando cheguei a casa por volta da meia noite, não havia uma unica televisão em directo a falar da nossa vitória!
    É Por tudo isto que uma pessoa não os suporta, felizmente que temos o Luis freitas Lobo para ouvir falar porque de resto...é só esgoto!
    Cump.
    http://louroblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Para a palhaçada continuar:
    Proença sócio de camarote na Luz no E. Amadora-Benfica
    Bruno paixão no P. Ferreira-Sporting.
    O cheiro pestilento persiste mais uma semana.
    A Liga está com moscas até ao tecto.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto aquela gente lá da capital baralhar,partir e dar,vai ser sempre a mesma coisa,quanto mais beneficiados mais choram!No fundo é uma forma de coação!O que nos vale é que vinte e tres pontos é um bom seguro contra as manobras palacianas lá na côrte do império!

    ResponderEliminar
  11. Previsão
    JORGE MAIA


    Um amigo meu, com queda para o "stand up", telefonou-me logo depois da vitória do FC Porto sobre o Guimarães para dizer que, afinal, depois de todas as polémicas, os tricampeões tinham era poupado a melhor equipa no jogo com o Benfica apenas para se apresentarem na máxima força contra os vimaranenses, ferindo de morte a verdade desportiva do campeonato. Ora, para lá da brincadeira, resulta evidente do jogo com o Guimarães que Jesualdo Ferreira tinha razão na forma como geriu os reforços contratados no início da temporada, numa altura em que as críticas choviam de todos os quadrantes. Hoje, numa altura em que se percebe que o FC Porto não perde autoridade nem mecanismos mesmo quando não joga com os onze do costume, quando se reconhece o crescimento de Mariano, Bolatti ou Farías, quando se adivinha no Afonso Henriques o esboço da equipa que vai defender o tricampeonato na próxima época perante a inevitabilidade de algumas saídas, quando se percebe que tudo na construção desta equipa obedeceu a um plano previamente traçado e devidamente cumprido, hoje, dizia, já não se ouvem críticas à política de contratações dos portistas. Hoje, quando é evidente que o FC Porto trocou o impacto mediático das contratações multimilionárias pelo investimento em jogadores com potencial de crescimento para posições-chave, percebe-se que os reforços contratados pelos tricampeões nacionais no início da temporada que está quase a acabar se destinavam às que ainda nem sequer começaram. E é essa capacidade de previsão que separa o FC Porto dos outros. Isso e 23 pontos.

    in O Jogo, hoje 4ª feira.

    Vem a propósito de desmentir as ideias (mal) feitas de quem tem ligação directa do intestino à cabeça. Mais uma vez, abundantemente e com a frequência normal do fim de época em desespero, APV não percebeu puto do FC Porto em Guimarães e no Trio d'Ataque voltou a mostrar que não percebe um corno de futebol, da gestão de um plantel e dos objectivos que abrangem todo o plantel ao longo da época. Aliás, o ROC alinhou da mesma forma a ideia de que achava(m) que o Jesualdo deveria ter apresentado a melhor equipa, isto é o 11 habitual.

    Infelizmente, nem Rui Moreira foi capaz de saber o dia-a-dia dos dragões, pois Bosingwa e Lucho treinaram toda a semana com muitas limitações (quando o fizeram) e eram sempre cartas fora do baralho.

    Foi uma boa demonstração da parvoíce reinante naquele espaço no qual este texto do Jorge Maia deveria ser afixado para aqueles entretainers (são isso, basicamente e está anunciado um vimaranense para o que resta do campeonato agora que o Vitória caiu para 3º e pode acabar em 4º - lindo critério, extrema bondade ou unção já não sei...) terem noção do que dizem. Porque o que pensam é confrangedor...

    ResponderEliminar