25 março 2009

Tirem-nos deste filme (parte 2)

Mas estava eu tão feliz por ver o nosso F.C. Porto fora deste filme, quando logo vi que nos tinham que meter ao barulho. Primeiro foi o Quique que não fala de árbitros mas que para justifica-lo mencionou que também no jogo do Porto ele tinha razão para falar de árbitros e não falou. Argumento repetido por uma série de comentadeiros do Benfica em vários canais de televisão. E voltamos à táctica benfiquista de sempre, tentar que uma mentira repetida mil vezes se torne verdade. Dando por dado adquirido que o Benfica foi prejudicado no Dragão, esquecendo-se de afirmar que o penalti sobre o Lisandro é duvidoso, uma vez que há um toque e que mesmo se consideramos que não é penalti, ainda ficou um por marcar a favor do Porto ainda na 1ª parte, mas claro, com o apoio da comunicação social, tentou-se ocultar esse facto e agora utiliza-se esse jogo como argumento para tudo.

A mesma comunicação social, que só quis e quer falar da Taça da Liga, para se escamotear dois factos importantes:
O F.C. Porto é o único dos 3 grandes que segue na 2ª prova mais importante do calendário português: a taça de Portugal.

O F.C. Porto neste jogo das meias finais, foi mais uma vez altamente prejudicado. Em dois penaltis pelo menos fora outros 3 já no jogo passado da Liga.
A diferença é que o F.C. Porto mesmo assim, vai ganhando. Não precisamos de nos desculpar nos árbitros, porque mesmo com eles a apitar contra o nosso clube, a nossa competência permite superar mais esse obstáculo e assim ganhar jogos, sem precisarmos de falar todos os dias em verdade desportiva como outros clubes. Falam muito porque quem não é sério, precisa de o repetir várias vezes, para primeiro se convencer a si próprio e depois assim tentar convencer os outros.

E diz-se que o Benfica aí teve fairplay e soube perder. É o que o Benfica mais tem. Nem tenta chegar à champions através da secretaria nem nada. O Benfica nesse jogo pediu sumaríssimo a dois jogadores do F.C. Porto numa inequívoca prova de fairplay. Um deles pedido a Lisandro por simular um penalti, não atendido, porque como se vê nas imagens existe toque para ele se desequilibrar. Mas como a Liga não dorme, fez-lhes a vontade uns jogos mais tarde e no último jogo para o campeonato não só não marcaram um penalti claro sobre Lisandro como lhe deram um amarelo por simulação o que o deixa de fora do jogo com o Guimarães. Pois bem, o Benfica já que é a favor da verdade desportiva e que não se tente fazer batota, porque não pede uma suspensão a Di Maria? Se há acto mais anti desportivo e simulação mais grosseria, essa é a de Di Maria pedindo uma mão e forçando a marcação de um penalti que ele está farto de saber que não existiu.

E fartaram-se de questionar a falta de fairplay de Pedro Silva, que num acto de raiva se descontrolou por se sentir não só roubado como alvo de uma injustiça e mandou a medalha da taça da liga para bem longe. Até foi simpático, mandou-a para a relva, latas daquela competição mereciam ir directas para o lixo, até foi simpático. Mas alguém viu alguém questionar atitude de Di Maria? Os mesmos que clamavam pela falta de fairplay de Lisandro ao simular um penalti, agora acham o gesto de Di Maria aceitável? Haverá clube mais hipócrita? Dizem-se os paladinos e defensores da verdade desportiva, mas pedem árbitros ao telefone, têm casos como o Estorilgate, nunca são investigados, pagam livros a alternadeiras e ainda ganham taças roubadas e calam-se? O mesmo clube que tem um jogador condenado por doping e que tem ainda a lata de, antes da final da taça da liga, insinuar que o Sporting havia jogado os jogos com o Benfica dopado e pede controlo anti-doping para a final? O cúmulo da hipocrisia, foi o mesmo clube que pugna pela verdade desportiva e que teve o Nuno Assis condenado por doping, e que viu o seu caso ilegalmente arquivado por um senhor ex dirigente do Benfica colocado na Liga (afinal verdade desportiva é dizer que se preocupa em ter gente na liga e não bons jogadores) e que depois foi posteriormente condenado no tribunal arbitral do Desporto que criticou ainda a falta de transparência em todo o processo.

Mas o F.C. Porto mesmo não tendo jogado nessa mísera final, ainda veio mais à baila que o Benfica, o verdadeiro beneficiado. O Benfica através do mentecapto do seu director de comunicação (aquele senhor já foi porta voz do nosso Presidente da República? Como vai este país...) deu um show de falta de vergonha na cara, de hipocrisia, ignorância e falta de fairplay. Aparecendo todo sorridente e com a taça da liga ao lado, numa deselegância atroz para com o rival que tinha sido roubado no dia anterior dessa mesma taça, que ele agora a mostrava a todos todo orgulhoso. Quando muitos jornaleiros diziam que como é óbvio o Benfica nada fez para ganhar a taça daquela forma, nem gostava de ganhar roubado nem nada, muito menos em jogos disputados no Algarve, eis que aparece um senhor com a coragem (ou deveria dizer, a lata?) de dizer que o Benfica ainda foi mas é prejudicado na final da taça da Liga???Algo autista, intelectualmente bacoco e pouco inteligente já tinhamos reparado que era. Foi apenas um exemplo mais.

Mas o que me chocou mais, foi o senhor dirigir todas as suas forças ao... F.C. Porto. Mas nós jogamos a final? Não demos nós a hipótese que Benfica e Sporting tivessem a sua final dos sonhos e desde logo nos demarcamos daquela competição??? Então porque nos metem neste filme???? O senhor teve a coragem de dizer que o Sporting tinha falta de fair play e mau perder. Que o Benfica tinha sido prejudicado no Dragão (lá está a mentira repetida de sempre) e que o Sporting nada fez pela transparência do futebol, porque afinal o presidente do Sporting até se sentava ao lado de Pinto da Costa. Mas é crime agora alguém se sentar ao lado do presidente do clube contra o qual se vai jogar? Não fazem todos isso?? Ainda se fosse atrás do presidente, tudo bem, pelos rumores de flatulência levantados pela alternadeira/escritora, mas ao lado não percebi sinceramente o grande problema.
Afinal o que este grande senhor queria dizer é que a táctica de credibilizar o futebol português passa por ninguém se sentar ao lado do Pinto da Costa, mas sim, todos ao lado do senhor LFV.

Aliás alianças e manifestos com o Benfica foram o alicerce dos títulos do Sporting nos últimos anos. Os sportinguistas foram burros uma vez ao assinar esse manifesto que lhes tirou o título dando-o de bandeja ao Benfica, não são burros para cair duas vezes na mesma esparrela, principalmente quando têm duas mãos numa taça e vêm uma mão invisível tira-la das suas mãos e que agora prepara o assalto -no verdadeiro sentido da palavra- ao 2º lugar que dá acesso à champions.


Mas o interessante é, como um jogo entre Benfica e Sporting, numa competição em que o F.C. Porto até desde cedo desvalorizou e a deixou para esses dois se divertirem com ela, acaba tudo por vir ter a nós como sempre. Mesmo quando deixamos os outros ganhar, ainda somos atacados por isso. Eu bem sabia que a culpa do Lucilio Baptista ter dado a Taça ao Benfica nada teria a ver com a pressão logo antes do jogo de LFV ao afirmar “a nomeação desse senhor só pode ser uma brincadeira”, mas sim com o suspeito de sempre, o Diabo em forma de gente. O homem responsável de todos os males em Portugal e além fronteiras: Pinto da Costa. Quando é preciso arranjar um culpado e não há ninguém, em caso de dúvida a culpa é sempre dele. Até mesmo quando ele nem fala, o clube dele nem participa na competição. No fundo no fundo até foi ele que deu um envelope ao Lucilio para beneficiar o Benfica e lhes salvar a época com uma tacinha da treta só para depois dizerem que o Benfica foi beneficiado, sacana, mesmo maquiavélico este Pinto da Costa já viram?

Depois, a forma como o senhor se expressa falando da nossa instituição, algo como “o Sporting não combate a falta de verdade desportiva porque se senta ao lado de Pinto da Costa, e se há clube que não tem transparência e que estraga a verdade desportiva e é um que fica lá para o Norte”. A forma de desprezo com que esse senhor falou do nosso clube só demonstra a pequenez e mesquinhez do Benfica actualmente, através dos dirigentes medíocres e incompetentes que o servem e deveria merecer resposta rápida e forte da Sad do F.C. Porto.


Depois destas atordoadas todas, e depois deste director de comunicação que entre outras pérolas já havia dito que Soares Franco era aliado de Pinto da Costa, para além das insinuações do doping, está à espera que o Sporting se dê bem com o Benfica. Estranho é ainda terem algum tipo de relação institucional.
O mesmo de sempre. Algo de podre no Reino da Dinamarca e a culpa é de Pinto da Costa e do F.C. Porto. Se um dia algum benfiquista acorda com uma unha encravada pensa logo “raios me partam aquele Pinto da Costa”. Tudo vai dar a ele. Uma boa forma de fugir às nossas próprias culpas e afastar a suspeição sobre nós, desviando as atenções.

Imaginem se o F.C. Porto ganhasse já nem digo uma taça, mas um jogo desta forma, com o árbitro a fazer aquele espectáculo degradante durante minutos e com um país inteiro a ver? Já se pediam investigações, apito dourado, apito final, etc. É que com o Benfica, trata-se de um erro, o Benfica afinal até já foi prejudicado noutros jogos e até se queixou pouquinho e é totalmente inocente, e ai de quem ousar falar em jogo sujo ou pressão do Benfica, esse clube tão sério, coerente, que adora a verdade desportiva quando é para atacar as vitórias dos outros mas se esqueça dela na altura de roubar taças.

O problema no entanto é mais fundo. Esta final foi apenas um sinal do que aí vem. Mais que nunca o Benfica este ano para sobreviver precisa de ilusões (vulgo títulos nem que sejam taças da liga) e dinheiro como do pão para a boca. Depois de contratar jogadores muito caros, com salários muito pesados e de estar numa situação financeira calamitosa e sem nenhum grande activo para negociar, o Benfica tem mesmo que se apurar para a Champions. Se os benfiquistas achavam que Vale e Azevedo levava o Benfica para a ruína, deviam ver como deixou LFV as finanças do clube depois de sucessivas promessas de equipas maravilhas, que resultaram num único campeonato e taça ambos roubados e com o mesmo local do crime: o estádio do Algarve.


O Benfica já ganhou 3 pontos com uma bola na cara, transformada em mão, e agora uma taça com um peito fora da área transformado em penalti. Isto em poucas semanas. Daí o discurso muito perspicaz de Paulo Bento pedindo que deixem ao Sporting que possa ficar pelo menos com o 2º lugar. Para isso era necessário que o Benfica ficasse com o 1º e o Porto abaixo do 3º. Assim os dois de Lisboa ficariam felizes e amigos outra vez. O Benfica se fica mais um ano sem Champions arrisca o colapso financeiro, e ou vende tudo o que tem e não tem e começa do zero, ainda mais atrás do F.C. Porto e se calhar até atrás do Sporting, ou pode arriscar fechar as portas ou ter que ser salvo pelo Estado como aconteceu com Vale e Azevedo.


Logo, estejamos atentos ás arbitragens. O colinho tem que ser preparado, a direcção da Liga apoiada pelo Benfica e ajudada a construir pelo Benfica não pode deixar cair o Benfica, muito menos a enorme máquina da comunicação social que se alimenta dos benfiquistas e lhes vende sonhos e ilusões. Terá que haver um esforço concertado para os colocar mais acima. O próprio Quique acha milagroso ainda estar tão perto do Porto, pois vê que o Benfica não tem equipa para isso, mas já começa a perceber como é que isso é possível. Felizmente o que não faltam aí são mãos amigas. Como é óbvio isto sobrará para o F.C. Porto, afinal, nós mesmo sem jogar ainda fomos mencionados como se até tivéssemos entrado em campo.


A estratégia é clara. O Benfica tem que ir á champions, o Sporting está a mover-se para que não lhes roubem o 2º lugar e sabe-se que se contentam com ele, adivinhem quem é o mais cómodo de fazer cair? Não se espantem que as arbitragens das últimas jornadas tragam várias armadilhas, ainda para mais sabendo que teremos muitos jogos para disputar e rotatividade para adoptar para nos mantermos competitivos e com chances em todas as competições.


O colinho do Benfica será mais escandaloso que nunca, e pode ser, afinal vivemos num país em que quando o Benfica empata com o Porto num jogo em que uma bola não se vê em nenhuma imagem se entra e em que o árbitro estava a uns 30 metros o títulos é: “Entrou!!!!” ou quando num
jogo em que há dois penaltis, um polémico a favor e outro claro por marcar a favor do Porto e o título desse jornal é “Penalti fantasma rouba vitória ao Benfica”. Esse mesmo jornal e outros que depois de um dos maiores escândalos de arbitragem nos últimos tempos tem a lata de dar a seguinte 1ª página “Taça das emoções” Como vimos, não há qualquer tipo de constrangimento de mentir, de ocultar, de manipular a verdade de forma a beneficiar quem garante a grande receita desses jornais. A comunicação social tem um poder enorme, é capaz de eleger e derrubar governos dizem, afinal porque não seria capaz de levar um clube ao colo?

Estejamos atentos e unidos. Como sempre não bastará sermos melhores, teremos que ser muito superiores e saber ter a calma e o controlo emocional necessários para arbitragens habilidosas e tendenciosas que nos vão aparecer. Temos que estar preparados para vencer equipas com muito mais que 11 jogadores. E preparados para saber que até ao final da época o Benfica perderá muito poucos pontos, afinal, se nos últimos tempos cara e peito já são vistas como mão, imaginemos o que nos reservam os próximos jogos.
Não podemos adormecer e muito menos calar-nos. Tirem-nos deste filme o mais urgentemente possível, que para taças da treta nós nunca demos, e bem, para esse peditório. Se calhar agora os que antes achavam mal já acham que agora foi bendita a hora que a estrutura F.C. Porto decidiu dar a importância à Taça da treta que ela merecia, nenhuma. Mas quem já está a tentar derrubar-nos com jogos de bastidores, que saibam e sintam que deste lado ninguém dorme.

Terão que fazer muito mais que isso para derrubar a força de um clube e de uma região!! Sim, senhor Director da comunicação do Benfica, somos “aquele clube lá pró Norte” e com muito orgulho. A nossa sede é no Norte, mas o nosso prestígio e as nossas conquistas e adeptos espalham-se por todo o Mundo. Com mãos amigas ou não F.C. Porto será Tetra Campeão!!!

27 comentários:

  1. Subscrevo totalmente.

    Fui ao Dragão este domingo (mas que raio de horário) ver o nosso Porto na 3ª competição e fiquei com dúvidas em alguns lances. Apesar de tudo ainda não vi os lances na televisão (não tenho tv cabo). Só revi os golos na internet, pois o país anda todo excitado com a taça da 2ª circular e pelos vistos não há mais nada para noticiar.

    Enfim...

    Abraços portistas

    p.s. espero que o professor fique mais 1 ano pelo menos

    ResponderEliminar
  2. Rik & Rok na pré eliminatória a LC: Segundo o estudo "futebol insights" de Carlos Liz citado pelo JN (versão impressa de 25 de março de 2009, p. 45), a apresentar hoje no Sports Markting '09, quando o objecto de estudo são crianças entre os 4 e 12 anos, à pergunta sobre a sua opção clubística, "24% diz-se do F. C. do Porto, 17% do benfica e apenas 8% do Sporting, com os dois grandes de Lisboa a perderem, inclusive, o duelo com clubes como o Rik&Rok e mesmo a Toys r' Us".

    ResponderEliminar
  3. o que mais irrita sao os adeptos do benfica que continuam a viver na ilusao que tudo o que o porto ganha é por corrupção...

    enfim...

    RuiBonga

    ResponderEliminar
  4. Caro Lf..que eu saiba o unico estadio onde vi um espectador entrar dentro do campo e agredir o Juiz de Linha e clube nem o campo ter interdito foi o benfica.
    Eu sei que o benfica não convive bem com a democracia. que maçada, acabaram-se os campeonatos por decreto, o abafar da contestação adversaria, o fim do roulement (sabias o que era?).
    A democracia tem esta coisa chata: ganham os melhores. E vcs não são e nunca serão os melhores. falta-vos alma,falta- vos dignidade, falta-vos mistica.
    Vcs são um clube de gente acéfala, que se agarra a um passado vergonhoso (nunca glorioso) sustentado na ditadura, nos esquemas Isso acabou. Agora habituem-se àdemocracia, ao mérito..não conseguem?? temos pena!

    ResponderEliminar
  5. O Trio de Ataque de ontem permitiu ver o fanatismo benfa no seu melhor com o cineasta absolutamente fora de si e até, imagine-se quase a pedir ao imbecílio para meter um processo na justiça contra o seu amigo (!) Rui O. Costa.
    E espumou de raiva quando Rui Moreira lhe falou no Calabote, no Coluna ...
    Este tipo é de um pseudo moralismo insuportável como insopurtável é meterem o FCOP nesta confusão ou por exemplo hoje a capa do Rascord com afirmações lamentáveis de um pequeno profissional.
    Lamentável tudo isto!!!!!!!
    ( mas não espanta ).

    ResponderEliminar
  6. Depois, é ver um tal de badocha muito, mas muito durão, sério e impoluto, dizem-me que seja o «dono da tasca da desliga»... se assim é, o que espera afinal esse badocha com ar de pouco higiénico para entregar o troféu da época passada ao TRICampeão?

    Do que espera?
    De que tem medo?
    O que o amedronta?
    O que lhe tolhe as ideias?

    Pobre coitado, pobre de espirito, é o que esse é!!

    ResponderEliminar
  7. Uma mísera taça, uma taçinha de caracacá, onde quase não participaram, merece-vos mais de 20 mil caracteres, enquanto o jogo do vosso clube para a importantíssima taça de portuggal apenas justifica 4 mil.
    Reflictam também sobre isso.

    ResponderEliminar
  8. o lf ainda nao entendeu que falamos desta taçinha devido a' polemica que deu, em que o roubo foi mais que descarado e devido ao facto de, como sempre, tentarem envolver o fcporto numa das maiores vergonhas do futebol portugues e que nada tem a ver connosco. enfim, o lf é muito limitado, temos de dar um desconto. parabens pelos excelentes textos ricardo costa.

    ResponderEliminar
  9. sem esquecer o circo mediático que se montou acerca do "jogo do ano" ...

    ResponderEliminar
  10. Este LF parece um daqueles insectos que vivem mergulhados nos esconsos das nossas madeiras e normalmente surgem quando o tempo começa a aquecer...Duram pouco, porque as aranhas ou os passarinhos tratam-lhes da saúde. Porque é que ele não se vai masturbar lá para os sites do Benfas?...Sempre estava a jogar em casa!
    LF: -Valdevieso...22 de Março de 1958...Treinador-Adjunto do Benfica a treinar toda a semana anterior ao jogo final do Campeonato com o FCP o Torreense e a "incentivar" a equipa de Torres Novas com uma mala cheia de dinheiro...Por um Punhado de Dólares! Isto é um exemplo acabado e paradigmático da mentalidade Democrática destes meninos e serve para acabar de vez com a discussão sobre a forma como esses senhores ganharam muitas dezenas de troféus!

    ResponderEliminar
  11. Já nem falo do Inocêncio "Ferrari" Calabote...Mais um Vermelho Ferrari.

    ResponderEliminar
  12. "O FC Porto é o clube que mais adeptos conquista por mérito, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, considera Carlos Liz, autor do estudo "O futebol, as marcas e os adeptos".

    Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os dragões têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

    "No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

    O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

    "O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes Benfica e Sporting têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

    Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos: "É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades."

    O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".

    In Record

    ResponderEliminar
  13. o senhor rui moreira está muito mal preparado. quando lhe foi perguntado pela historia do calabote não referiu que o arbitro marcou 3 penaltis contra o cuf e expulsou 3 jogadores do cuf, além disso o guarda redes da cuf foi extremamente generoso para o benfica...
    mais uma vez fiquei desiludido com a falta de preparação do senhor rui moreira...

    ResponderEliminar
  14. Também reparei nessa limitação do Rui Moreira. Não soube contrapor quando o cineasta falava que a única situação anormal teria sido a questão da hora. Pena! Até porque não falta informação na net sobre esse caso.

    Mas acabei por gostar da participação dele ontem.

    Ainda não tinha visto as imagens da taça ao lado daquele funcionário lampião. Só reforçou a minha opinião acerca do artigo de ontem do Miguel Sousa Tavares sobre o provincialismo.

    Notei também uma inquietação ainda maior do que o costume do cineasta. O dia 3 de Abril aproxima-se e ninguém sabe muito bem ainda como vão ser as coisas a partir daí. Mas espero o verdadeiro Pinto da Costa a partir dessa data.

    ResponderEliminar
  15. "F. C. Porto ganha adeptos pelo mérito
    16h57m
    Estudo revela que Sporting e Benfica se valem das relações familiares para ganhar fãs, o que é insuficiente, face "ao crescimento evidente" dos portistas.
    O F. C. Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela "meritocracia", enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos".
    Na conferência Sports Marketing 09, organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.
    "No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do F. C. Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.
    O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que, a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.
    "O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.
    Carlos Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos.
    "É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.
    O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".



    O XLB ganhou -isto é, gamou- um Troféu no Sábado e na mesma altura recebeu-o, com o Porto não...

    "Artigos Relacionados:
    -F .C. Porto escreve a ministro a reclamar troféu de campeão..."

    ResponderEliminar
  16. "Berlusconi celebra 23 anos de ouro
    ANTÓNIO PIRES

    Foi com um simples "Grazie Presidente" que o Milan recordou ontem, no seu sítio oficial, o 23º aniversário da tomada de posse de Silvio Berlusconi como presidente dos rossoneri. Um agradecimento ao dirigente que transformou o Milan no mais bem sucedido clube de Itália e do mundo, se levarmos em linha de conta os 26 títulos conquistados no seu consulado, 13 dos quais internacionais.
    Comparando com os outros gigantes do calcio - Juventus e Inter - o Milan não tem uma grande supremacia interna. Contudo, as vitórias internacionais - entre as quais se destacam a conquista de cinco Taças dos Campeões - não encontram rival à altura. Há clubes europeus que nestes 23 anos até ganharam mais títulos - o FC Porto destaca-se mesmo com os seus 40 troféus -, mas nem o Real Madrid, com sete troféus internacionais, faz sombra ao Milan.
    Considerado o homem mais rico de Itália, Berlusconi, 72 anos, já era um empresário de sucesso e uma figura polémica quando entrou no Milan. E depois dos êxitos empresariais e desportivos, Il Cavaliere - como é conhecido - decidiu em 1994 entrar na política fundando o partido "Forza Italia". É o actual primeiro-ministro italiano - cargo que exerce pela terceira vez - e tem delegado em Adriano Galliani, seu braço direito, a gestão do Milan.

    Comparativo com outros gigantes no reinado de Berlusconi

    AC Milan | 26 títulos
    13 nacionais:
    7 Campeonatos
    1 Taça de Itália
    5 Supertaças de Itália
    13 Internacionais:
    5 Taças/Ligas dos Campeões
    5 Supertaças Europeias
    2 Taças Intercontinentais
    1 Mundial de Clubes

    Juventus | 18 títulos
    12 nacionais:
    6 Campeonatos
    2 Taças de Itália
    4 Supertaças de Itália
    6 Internacionais:
    1 Liga dos Campeões
    2 Taças UEFA
    2 Supertaças Europeias
    1 Taça Intercontinental

    Inter de Milão | 13 títulos
    10 nacionais:
    4 Campeonatos
    2 Taças de Itália
    4 Supertaças de Itália
    3 internacionais:
    3 Taças UEFA

    FC Porto | 40 títulos
    34 nacionais:
    15 Campeonatos
    8 Taças de Portugal
    11 Supertaças de Portugal
    6 internacionais:
    2 Taça/Liga dos Campeões
    1 Taça UEFA
    1 Supertaça Europeia
    2 Taças Internacontinentais

    Manchester United | 32 títulos
    26 nacionais:
    10 Campeonatos
    5 Taças de Inglaterra
    3 Taças da Liga
    8 Supertaças de Inglaterra
    6 internacionais:
    2 Liga dos Campeões
    1 Taça das Taças
    1 Supertaça Europeia
    1 Taça Intercontinental
    1 Mundial de clubes

    Real Madrid | 28 títulos
    21 nacionais:
    11 Campeonatos
    2 Taças de Espanha
    8 Supertaças de Espanha
    7 internacionais:
    3 Liga dos Campeões
    1 Taça UEFA
    1 Supertaça Europeia
    2 Taças interncontinentais

    Barcelona | 25 títulos
    19 nacionais:
    8 Campeonatos
    4 Taças de Espanha
    6 Supertaças de Espanha
    1 Taça da Liga
    6 internacionais:
    2 Liga dos Campeões
    2 Taças das Taças
    2 Supertaças Europeias"

    De OJOGO.

    ResponderEliminar
  17. Boas.

    Olhem só o que encontrei. É de 20 de Maio de 2007:

    "O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu ontem que o seu clube «não vai participar» na Taça da Liga enquanto este organismo «não estiver verdadeiramente empenhado em credibilizar o futebol».
    O presidente encarnado diz que «há assuntos mais importantes» para o futebol português do que a Taça da Liga, cujo regulamento foi aprovado há dois dias por unanimidade pela Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional"

    - Podia-se perguntar a LFV o que mudou para participarem. Se se lembrarem do que aconteceu nas duas edições da Taça da Liga (sim, porque o ano passado o V.Setúbal teve um adversário extra na eliminatória com o Benfica) não será muito difícil.

    Outras questões que nunca me foram respondidas:

    - Porque é que uma competição que, para definir cabeças-de-série e a ordem de entrada das equipas em prova tem como critério o campeonato da época passada, tem como cabeças de série na derradeira fase de grupos o 1º, o 2º e o 4º classificados da última liga?

    - É impressão minha ou a Taça da Liga é a única competição do Mundo em que o vencedor da edição anterior não é cabeça de série? (se calhar para o ano já será, com este argumento)

    Aproveito para dizer que sou totalmente a favor da existência da Taça da Liga, mas sou totalmente contra este formato de Taça da Liga. Para mim, as 32 equipas entrariam logo no início, em eliminatórias a realizar em casa da equipa teoricamente mais fraca (único aspecto desta taça que eu acho que está bem...ao início, porque para o fim muda tudo), realizando-se a duas mãos a partir dos quartos-de-final.

    Mas se calhar esse formato não "credibiliza o futebol"...

    ResponderEliminar
  18. a culpa da barraca na final da taça da treta foi de Pinto da Costa. Claro que foi de Pinto da Costa. Nem poderia deixar de ser. Não se contava é que os benfiquistas tivessem dado por isso...mas sagazes como eles são, não deixaram escapar...

    ResponderEliminar
  19. Mais um belo texto escrito pelo grande Ricardo Costa, como sempre.

    Tal como já é seu timbre, abrangeu temas bastante perninentes e actuais. Desmitificando toda esta palhaçada em que se transformou a final da taça da liga. Chamando os bois pelos nomes. Colocando o dedo na ferida. Explanando toda uma parafernália de argumentos bastante incisivos e acertados.

    São estes portistas atentos e assertivos, como o Ricardo Costa, que honram este grande clube.

    Um grande bem haja.

    PS: Agora, vou ser acusado de quê?

    ResponderEliminar
  20. LF, 20.000 caracteres? Que exagero!

    Foram só 4.406 palavras para falar de uma taça que não interessava ao fc porto, acrescentando mais 8 imagens em que também não aparece nada relacionado com o FC Porto.

    É para tu perceberes que somos portistas mas gostamos muito de falar dos clubes de Lisboa.

    Sabes porquê? Porque vos damos muita importância.

    E porque vos damos muita importância? Também eu gostava de saber.

    O FC Porto é um clube que já está, há muitos anos, num nível imensamente superior aos clubes de Lisboa, mas parece que há portistas que não estão de acordo.
    Preferem continuar ao nível deles.

    Que Deus lhes dê muita saúdinha.

    ResponderEliminar
  21. Os moralistas de hoje, são os inquisidores de ontem, o mesmo clube que fala em fair-play, é o mesmo que crucifica árbitros quando se sentem prejudicados, acusando-os de desonestos e conotando-os com “um “ sistema liderado pelo clube do norte.
    Quem não se lembra das conferencias de imprensa, dos pedidos de audiência junto de ministros, da contestação ao relatório de um arbitro, só porque lhes anularam um suposto golo, defendido pelo Vitor Baía em cima da linha de baliza?

    Dizem querer acabar com a impunidade no futebol Português, querem uma condenação do clube do norte a todo o custo, por causa do processo do apito final, isto quando, os tribunais cíveis arquivam os mesmos por falta de provas, querem aceder á liga dos campeões através da secretaria e por vias travessas e ainda têm a moral de vir falar em jogo limpo?

    Ainda esta época fizeram alarido por causa de um golo anulado pelo Pedro Henriques, num jogo frente ao Nacional, mas fecharam-se em copas quando venceram com a complacência do arbitro como foi no caso do jogo frente ao Sp Braga, em que os minhotos foram claramente espoliados pelo arbitro Paulo Batista, -o mesmo que neste fim-de-semana fez vista grossa a pelo menos um penalti e anulou um golo limpo ao FC Porto.

    Num país em que se agudiza a crise social e económica, o estado dá preferência a projectos megalómanos para a capital e esquece o resto do pais., a imprensa segue-lhe os passos e prefere dar destaque a estas polémicas entre clubes de Lisboa, que contribuem para o agravamento do conflito, gerando ódios, criando suspeições, mas sempre com os canhões virados contra o FC Porto.

    Conseguiram fazer tanta pressão que até o árbitro envolvido (Lucílio Batista)), foi obrigado a pedir desculpas, com justificações nada abonatórias para ele próprio.
    Em 2004, este protagonista não quis ver 3 ou 4 penaltis a favor do FC Porto, num dos muitos encontros realizados em Alvalade sob a sua égide, e sempre que apita o clube do Norte, avalia os lances sempre em seu prejuízo. Coincidência? Não nos parece!
    Pergunto: Alguma vez este Senhor se retractou e pediu desculpa aos adeptos do FC Porto?
    Quem não se recorda de um Campomaiorense – FCP em que fomos espoliados deliberadamente pelo Bruno Paixão, que ignorava as faltais cometidas pelo José Soares sobre o Mário Jardel, dentro da área?
    Este outro protagonista, continua a apitar jogos do nosso clube e em caso de dúvida, julga sempre contra, o impressionante é que insistem nomeá-lo para os nossos jogos e nunca o vimos pedir desculpas pelas sucessivas borradas
    ....
    Cump.

    ResponderEliminar
  22. gosto do tipo de intervenção do Rui Moreira na tv.

    não se consegue lembrar de tudo? ok, quem consegue? lembrem-se dos concursos de tv, no sofá sabemos sempre as respostas todas, mas lá, frente às câmaras e pelo que dizem os concorrentes, é outra música.

    cada um a seu "jeito". precisamos de "representantes" que cheguem lá e partam a loiça toda, apontando casos, casos e casos? concordo que sim, pelo menos nalgumas situações.

    mas precisamos também de intervenções destas, low profile, apontando erros e defendendo o clube mas sem ódios, rindo com gosto, superioridade moral e intelectual das boçalidades que outros debitam.

    a comunicação social sempre tem tentado passar a imagem do adepto portista como arruaceiro, revanchista, com complexo de inferioridade em relação à capital.

    Rui Moreira, na minha modesta opinião, tem feito muito para mudar essa imagem (e acreditem que isso tem incomodado a "concorrência", reparem no modo como os restantes se subalternizam em relação a ele).

    concluindo, Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira, dois estilos diferentes, ambos bons.

    ResponderEliminar
  23. Nobigdeal, eu concordo consigo, acho que o "facies" do FCPorto tem que ser alterado e Rui Moreira tem feito muito para que esse caminho se abra, porém em muitos momentos fico doente -é o termo- ao ver como ele é ultrapassado pela reguilice dos outros...E o que me fica em derradeira instância, é essa sensação, de impotência em poder intervir em tempo exacto.
    Ainda esta semana deixei -se me é permitido fazê-lo- uma dica relativamente ao mais que provável pronunciamento sobre o célebre caso Calabote e depois constatei que Rui Moreira em pleno programa estava completamente desarmado no que a factos objectivos concerne.
    Bem sei que ele pertence a um Mundo mais soft e menos agressivo que o do comum dos mortais, mas convém descer à Terra de vez em quando e chamar os Bois pelos nomes! Entre os amigos isto também convém acontecer para que os outros saibam com o que podem contar e arrepiem caminho sempre que queiram meter baboseiras no tapete em que se caminha...Outra coisa que me desagrada nele e noutros comentadores é o excessivo tom de brincadeira com que encara os momentos mais favoráveis ao nosso Clube! Não deve fazê-lo, aí nesses momemtos abre-se uma perfeita oportunidade de lhes mostrar que não nos dá motivo nenhum excepcional de alegria o ganhar-mo-lhes...Temos de lhe mostrar que ganhar é sempre a nossa motivação e o nosso estado natural!

    ResponderEliminar
  24. Com esta não contava eu, mas vem relatado no JOGO de hoje!

    "Padre recusa-se a baptizar Lucílios:
    E se um padre, por amor ao Sporting, se recusasse a baptizar Lucílios, como forma de protesto pelo erro de arbitragem cometido por... Lucílio Baptista na final da Carlsberg Cup? Pois é, aconteceu no domingo. Foi na Igreja do Rato, em Lisboa, que o sacerdote João Eleutério se dirigiu à comunidade, no fecho da missa das 12h30, com uma surpreendente comunicação que, depois, os paroquianos e os blogues se encarregariam de amplificar e difundir: "Aproveito para vos anunciar que, enquanto for responsável por esta paróquia, não faço intenções de baptizar nenhum menino chamado Lucílio. Queiram dispor para tais propósitos dos serviços de uma paróquia vizinha." Falando à Lusa, confirmou tudo. "É verdade que sou sportinguista desde sempre e que falei, durante a missa, do resultado vergonhoso da final. Foi uma brincadeira e os paroquianos já sabem que eu gosto do Sporting e gosto de fazer piadas", disse, assegurando, porém, que nenhuma criança ficará por baptizar: "Se não for eu, será outro sacerdote."

    ResponderEliminar
  25. "O Benfica já ganhou 3 pontos com uma bola na cara, transformada em mão, e agora uma taça com um peito fora da área transformado em penalti"

    Mas convém não esquecer, que também nestas taças, cabeçadas também dão penalty. Foi assim na Amadora.

    ResponderEliminar