06 maio 2009

TELEGRAMA DO TETRA (-4)



Ajudar a decidir o 3º lugar


Há um ano era o V. Guimarães 2º classificado e o FC Porto foi lá e deu 5, depois de despachar o Benfiquinha que Chalana elogiou por “ao menos não fomos humilhados”. Estavam à espera de um frete do FC Porto aos que, depois, decidiram juntar-se a quem faz as “coisas por outro lado”. O Sporting aproveitou para ascender ao lugar de acesso à Champions. Talvez o FC Porto, enfraquecido por lesões e desgaste natural, possa esclarecer a questão do 3º lugar este ano. Desde que o Nacional mereça mais do que mereceu o V. Guimarães na época passada quando aspirava ao que parece ser um honroso 2º lugar, o primeiro do resto da concorrência.

39 comentários:

  1. Não me passa pela cabeça que o meu grandioso clube facilite de alguma forma neste ou noutro jogo qualquer, temos os nossos objectivos por cumprir e os outros que lutem pelos deles. Pode bem acontecer o Setúbal dar uma ripada em alvalade e nós sermos campeões no hotel e a partir daí o Nacional ter mais chances, mas não está nos nossos genes dar de avanço alguma coisa a quem quer que seja. Eu só espero uma vitória do FCP, mas tenho consciência que esta equipa está em baixo, ressente-se da falta de Lucho e Hulk, se bem que esteja com aquela estrelinha que só acompanha quem a merece de facto. Será essa estrela que nos dará a vitória porque eu do nacional não preciso de nada e tanto me faz que fiquem em 3º ou 4º, desde que o 1º seja o Porto. Mas até ficava bem a lampionagem no 4º lugar. vamos ver se é desta a festa pá

    ResponderEliminar
  2. hummm... eu nunca vi jogar os juniores, Domingo até podia ser um bom dia para os mostrar ao povo ;)

    ouvi de passagem num canal qq de tv que Porto poderá, no próximo ano, passar a ser o clube português com mais títulos conquistados. alguém tem esses números?

    ResponderEliminar
  3. Foi no PortoCanal 2ª feira à noite e pela boca de um dos "nossos" comentadores...Também já lera isso, creio que mesmo aqui no blogue.
    Segundo percebi, se conquistarmos os dois títulos este ano ainda em disputa, ficarão a faltar apenas 2/3 para ultrapassarmos a conta do Benfica em termos absolutos no Futebol!
    Corrijam-me se estiver errado!

    ResponderEliminar
  4. só morro descansado quando os passarmos em campeonatos nacionais...porque no resto não têm a minima comparação...mesmo assim, e penso que é unanime, não trocava o palmarés do nosso Porto pelos dos outros 2 "grandes"...

    ResponderEliminar
  5. Então cá vai, tirado da wikipedia (não encontro a data da última actualização):

    - O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais;
    - O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI;
    - O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 116 títulos oficiais,(...), contra 110 do Benfica e 83 do Sporting.

    Alguém consegue verificar a veracidade destes factos?

    ResponderEliminar
  6. Domingo, ganhar e ganhar bem.
    O resto não interessa.
    Ser campeão é o objectivo.
    Nem me passa pela cabeça outra coisa.
    Ah, e apoio, muito apoio, sem ares de festa que essa ... só no fim...

    ResponderEliminar
  7. O Porto é grande mas os Xutos são maiores! Ou não...

    www.antixutos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. O jogo com o nacional é para ganhar, estou farto de ver o FCP ser humilhado em casa pelo nacional nos jogos em casa.

    ResponderEliminar
  9. Situação actual:

    FC Porto
    23 Campeonatos
    13 Taças de Portugal
    15 Supertaças de Portugal
    ------------------------------------------
    51 Troféus Nacionais

    2 Liga dos Campeões
    2 Taças Intercontinentais
    1 Taça UEFA
    1 Supertaça Europeia

    Total: 57 troféus


    Benfica
    31 Campeonatos
    24 Taças de Portugal
    04 Supertaças de Portugal
    01 Taça da Liga
    ----------------------------------
    60 Troféus Nacionais

    2 Taça dos Campeões Europeus

    Total: 62 troféus

    Fonte Wikipedia e FC Porto

    ResponderEliminar
  10. pelo que sei são esses os trofeus,mas segundo alguns xuxa-pitos faltam os 7 trofeus de vice-camp.europa hi hi.
    Foram dos meus olhinhos ou hoje o Hulk já estáva aos chutos a uma bola.

    ResponderEliminar
  11. Bom,e de rir,é ler na Bola "Heltom e Meireles recuperáveis para domingo"....mas tudo aponta que estejam ok,para o jogo nde domingo,frente ao Nacional,no qual os 3 pontos podem valer (AGORA RIAM:::)o tricampeonato...LERAM BEM:::O TRI..coitados e ainda falam dos árbitros..o Intestino Delgado confunde o desejo com a realidade...que gozo! Escrevam para a BOLA a dar os parabens por ainda não ter sido atingida pela crise internacional POIS ESTÁ COM UM ANO de ATRASO::::

    ResponderEliminar
  12. E esta "perola" do record de hoje..vejam o desespero!será que o ricardinho da liga não pode penalizar o Porto,por estas declarações do postiga salgado.e por ser "reincidente" em 12 pontos??

    Postiga: «Prefiro não dizer nada sobre isso»
    AVANÇADO NÃO QUIS REVELAR O PORQUÊ DE O FC PORTO GANHAR QUASE SEMPRE

    Hélder Postiga deslocou-se ao Estoril Open para assistir à partida entre Frederico Gil e James Blake e falou muito pouco. Questionado sobre o facto de já ter jogado no FC Porto e poder revelar ao País a razão pela qual o tricampeão ganha quase sempre, não foi esclarecedor

    ResponderEliminar
  13. Confesso que a principio vi este post como apenas mais uma provocação aos lampiões, que estão em risco de nem sequer ficarem nos 3 primeiros pelo 2º ano consecutivo. Depois estive a analisar as consequências que a posição no campeonato terá no início da próxima temporada.

    O 1º jogo oficial do Porto será a 8 de Agosto, a Supertaça contra o Paços. O campeonato começa no fim-de-semana seguinte.

    O 2º classificado do campeonato joga a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da CL a 28/29 de Julho, a 2ª mão a 4/5 de Agosto. Se passar joga os play-offs da CL a 18/19 e a 25/26 de Agosto. Se não passar joga o play-off da Taça Europa (que substitui a Taça Uefa na próxima época) a 20 e 27 de Agosto.

    O 3º classificado do campeonato e o vencedor da Taça de Portugal entram nos play-offs da Taça Europa (20 e 27 de Agosto).

    O 4º entra na terceira pré-eliminatória da Taça Europa, com a 1ª mão a 30 de Julho e a 2ª a 6 de Agosto. Se passar joga os play-offs da Taça Europa.

    Resumindo, o cenário será o seguinte para os 4 primeiros nos meses de Julho e Agosto:

    - Porto: 4 jogos, 1º a 8 de Agosto.
    - 2º: 7 jogos, 1º a 28/29 de Julho.
    - 3º: 5 jogos, 1º a 16 de Agosto.
    - 4º: 7 jogos, 1º a 30 de Julho

    Portanto a diferença entre 3º e 4º significa fazer mais 2 jogos, além de o 1º jogo oficial do 4º ser cerca de 18 dias mais cedo do que o do 3º.

    http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados2008/ComunicadosOficiais/CO326_Calendario_CN_Seniores_Epoca_2009_2010.pdf

    ResponderEliminar
  14. Falta ai no palmarés o campeonato de Portugal, onde o FCP tem 4, e o SLM tem 3.

    ResponderEliminar
  15. Faltou acrescentar os campeonatos nacionais mais antigos. Falha minha.

    ResponderEliminar
  16. O carneiro do platini encomendou um serviço ao careca nordico desta forma tão descarada e ainda tem a distinta lata de se auto proclamar defenssor mor da verdade urrr.
    Já agora alguem me sabe explicar o porque das tres estrelas por cima do emblema da roda de bicicleta com um xuxa-pitos por cima

    ResponderEliminar
  17. Toda a gente queria um Manchester-Barça para a final da CL, e os funcionários do porco Platini lá arranjaram maneira de o conseguir. À custa do Chelsea e do Porto (não dá para esquecer 2 penaltis bem visíveis que ficaram por marcar contra o M United, 1 em cada jogo). A Uefa é um antro de corrupção e depois o seu corrupto presidente ainda se atira ao Porto por pretensamente querer verdade no futebol! Grande FDP!

    ResponderEliminar
  18. Voces esquecem-se do pénalti em Barcelona sobre o Henry e as expulsoes perdoadas ao Alex e ao Ballack também em Barcelona, para além da expulsao perdoada ao Essien hoje, depois de uma entrada assassina sobre o Iniesta. Para nao falar do banho de bola em Barcelona.

    O Manchester e o Barça estao na final e estao muito bem, porque sao as melhores equipas da Europa.

    O Barcelona pratica o melhor futebol da Europa. E o Manchester tem o Ronaldo que é a primeira grande maquina de jogar futebol do sec XXI. Como gosto de bom futebol fico contente em ver as melhores equipas na final.

    ResponderEliminar
  19. De facto é um deleite para os olhos ver o Messi a correr com a bola colada no pé. O controlo de bola e conduçao do Xavi e do Iniesta e o coraçao e capacidade do Piqué e do Yaya Touré. Para nao falar dos laterais e do Eto.

    Sem Henry e sem Marquez (ja nem falo do Puyol, porque nitidamente nao tem lugar no 11), o Barcelona fez um jogo personalizado sem sair do seu estilo. O Marquez parece que nao é opçao para a final dada a gravidade da lesao, mas espero que o Henry jogue.

    Fico contente por uma equipa como o Barça, com a sua historia grandiosa, que sobrevive à custa do apoio economico de toda uma regiao (com a industria a financiar o clube) vencer uma equipa como o Chelsea que é para mim a negaçao do futebol.

    Um exemplo à imagem do Porto. E um exemplo para o Porto. Tivesse o Porto a garra da Catalunha (que nao comparavel a 100% - o dialecto nao é diferente, etc), a dimensao e o poder economico e a conversa seria outra.

    De facto Pinto da Costa é um mito.

    ResponderEliminar
  20. Quanto ao Tetra, é uma realidade. Mais uma espinha atravesada nas gargantas dos aziados e vendidos.

    Como sempre nao vai haver favor para ninguém e a confiança da equipa vai ser superior a todas as adversidades.

    Os assobiadores, que assobiam toda a época, vao agora por entre umas pipoquitas, exultar de alegria e parolice. Espero que no final do jogo, Jesualdo questione o porque de o apoio nao ser sempre o mesmo do principio ao fim.

    Assobios para jogadores preguiçosos sim, agora para gente que deixa tudo em campo, nao entendo.

    O queijo, o chouriço, o pao e o vinho do Porto ja estao preparados. Seja em que canto do mundo estiver, la estarei com o meu Porto.

    ResponderEliminar
  21. Soren, ontem antes do chelsea barcelona também eu queria uma final barça manchester, mas com o decorrer do jogo e pela forma como foi cozinhada a passagem dos espanhois fiquei com a certeza de que o nosso FCP também não poderia estar na final, pelo superior interesse dessa corja da UEFA. Absolutamente inqualificável aquela arbitragem, muito mais grave que esses erros que aponta em barcelona. Uma equipa não pode ser afastada duma final só porque joga defensivamente, então e o barça se era assim tão forte a atacar porque não fez nehum remate à baliza do chelsea ? se eles é que teem os portentos de tácnica, porque raio precisaram de ser tão protegidos. Isto é a UEFA no seu melhor e esse asco do platini a tudo fazer para ter a mercearia sempre cheia, é uma vergonha isso sim. Já agora podiam nomear já os finalistas da próxima edição, nós íamos lá só para ganhar algum dinheirito mas lá pros 1/4 ou 1/8 de final mandam-nos embora que estão lá os ingleses espanhois e italianos que garantem receitas maiores.

    ResponderEliminar
  22. O Barcelona fez uma exibição decepcionante; o Chelsea, ao contrário da exibição em Espanha, fez por ganhar.

    A arbitragem foi, no mínimo, polémica.

    Em conclusão: o Chelsea foi eliminado como mereceu.

    Chegou a Espanha com a mesma atitude das equipas que chegam a casa de alguém com o medo de defrontar um clube muito mais rico e com muito mais condições.

    Não se deve esquecer que o Chelsea entrou de autocarro em Camp Nou. Nada fez por marcar e apenas rezou para que nenhuma das fantásticas jogadas do Barça desse em golo.

    Em casa tentou aproveitar o factor casa para desequilibrar o resultado. Uma série de azares e uma arbitragem com muitas dúvidas chegou para penalizar o futebol defensivo da primeira mão.

    Afinal de contas, a única coisa que faltou ao Chelsea para passar foi um golo fora. E nada fez por isso. Por isso mereceu.

    ResponderEliminar
  23. Silvestre, nao entendo porque é que os erros de Londres sao mais graves do que o penaltie de Barcelona e as duas expulsoes perdoadas em Barcelona, mais a de Londres. Qual é a diferença?
    A diferença é uma, é que no lance do Piqué, o braço ja la esta e a bola vai la dar. Lance casual. Ha um penaltie sobre o Malouda, clar.issimo. Mais nada.

    O Barcelona esta na final com todo o mérito. Tal como o Manchester que beneficiou de uma oferta do Porto para entrar na eliminatoria.
    Alias, a eliminatoria Porto-Manchester, digam o que disserem foi a mais equilibrada e a unica em todas as que vi que poderia ter pendido para qualquer lado.

    ResponderEliminar
  24. Soren,


    Lance casual? O braço já lá está? Então podes explicar porque é que os defesas metem os braços atrás das costas quando tentam interceptar remates ou cruzamentos?
    Se assim fosse iam com os braços à frente e se a bola batesse nos braços não haveria problema porque como tu dizes O BRAÇO JÀ LÀ ESTÀ...

    O Chelsea controlou toda a eliminatória e merecia claramente passar...Se acontecesse o mesmo ao FCPorto queria ver o que diziam...

    Cumprimentos Portistas!

    ResponderEliminar
  25. Eu também gosto de ver o Barcelona na final da Liga dos Campeões. Por vários motivos; porque pratica actualmente o futebol mais espectacular do mundo, (não o melhor, aquele que conjuga a eficácia com o espectáculo, esse é o do Manchester); porque possui aquele que é na actualidade o melhor jogador do mundo, e será muito interessante o confronto com o Cristiano Ronaldo; porque tenho uma simpatia especial pelo Barcelona enquanto clube representativo de uma região, que se opõe tenazmente ao centralismo da capital e nesse sentido ter alguma semelhança com o FCP, enfim... é a final perfeita, mas não gostei nada da forma como o Chelsea foi afastado e nem sequer afirmo que a arbitragem foi encomendada, mas lá que o resultado foi muito conveniente isso foi.

    Já agora, sempre gostava de saber o que diriam alguns portistas do Jesualdo, se o Porto jogasse contra o Manchester, como o Chelsea em Barcelona ou o Barcelona em Londres.

    A propósito do treinador do Porto, estou convencido de que está tudo tratado entre o presidente Pinto da Costa e o Mestre Jesualdo Ferreira, e, na próxima época cá o teremos para continuar o brilhante trabalho que vem desenvolvendo. Mas a noticia hoje publicada, de que haveria uma oferta do PSG, deixou-me alguma preocupação. Espero que não seja mais um "fait-divers" para animar a malta lá da segunda circular. Mas que ficava mais tranquilo com o esclarecimento da situação, isso ficava.

    ResponderEliminar
  26. Mas há alguma lei que proiba uma equipa de jogar à defesa ? ou então que fazer perante uma máquina de jogar futebol como o barça ? que desta vez (para decepção de muitos) não conseguiu em 90m ter um remate à baliza, é esta super equipa que defendem ? ontem quem mais fez por vencer foi o chelsea, em barcelona defenderam demasiado mas a verdade é que o barça não marcou, ontem o chelsea em 10m fez aquilo que a superequipa não fez em barcelona. E tenham lá paciência mas foi um roubo como já não via em jogos internacionais há muito tempo. e já nem me apetece torcer pelo barça numa final em que foram qualificados pelos erros grosseiros do árbitro. Foi uma encomenda do platini para ter estes 2 na final, alguém tem dúvidas disso ?

    ResponderEliminar
  27. Angelo Dias,

    Respeitosamente, se me permite, nao concordo com nada do que disse.

    Para mim o Chelsea nao controlou eliminatoria nenhuma. Fez o jogo que pode fazer perante o poderio e a superior capacidade técnica do Barcelona. Defendeu bem em casa. Defendeu porque era a unica coisa que podia fazer perante o futebol fantastico do Barcelona. No Camp Nou jogou futebol de salao (com 11) na sua propria area com um autocarro londrino durante 90 minutos.

    No lance do Piqué, o braço ja la esta. A bola embate no braço. As leis dizem que nao se pode jogar deliberadamente a bola com o braço.

    O lance nao nasce de um cruzamento mas sim de uma tentativa de passe ou drible. Um lance perfeitamente casual. Ha situaçoes como nos cruzamentos em que o jogador prepara a posiçao do corpo para interceptar a bola. Neste caso Piqué vai em corrida tentando tirar a bola do alcance do Anelka.

    Nao esta a tentar impedir um passe. Esta a tentar fazer um corte. Anelka chega primeiro e envia a bola contra o braço de Piqué. Nao ha intençao nenhuma de jogar a bola com a mao.

    Vi muitos pénalties desses (ridiculos) no ano do Estorilgate em que o Simaozinho fazia tiro ao alvo com a bola e os braços dos adversarios mal entrava na area.

    O Barcelona, a par do Manchester joga o melhor futebol da Europa neste momento.

    O que foram entao as duas expulsoes perdoadas a Alex e Ballack em Barcelona, o pénaltie claro sobre Henry (que eu admito que o arbitro nao tenha visto) e a expulsao mais que merecida do Essien na entrada assassina sobre o Iniesta? Ou sera que so se lembram dos lances do FC Abramovic?

    A expulsao do Abidal, é clara? A marcar falta tem que se expulsar o jogador, evidente. Tal como no lance do Fletcher. Mas ha falta em qualquer dos lances? Deixam-me muitas duvidas.

    ResponderEliminar
  28. Caro Soren,

    O que fez o Barcelona a mais que o Chelsea nesta eliminatória?
    Dominou em Barcelona? Não mais do que o Chelsea em Stanford Bridge. Aliás é só ver as oportunidades criadas em ambos os jogos!
    Obviamente que não se estava à espera que o Chelsea jogasse de igual para igual com o Barcelona.
    Isso era suicídio e o treinador do Chelsea mais do que tu e eu sabia-o.
    O Chelsea foi eficaz e teve inúmeras hipóteses de acabar com a eliminatória enquanto o Barcelona esperava por algo mágico de alguns dos seus extraordinários jogadores, como aliás aconteceu...
    Sabes que o Barcelona só não marcou golos em 4 jogos esta época?E num ou dois sem muitos titulares?
    Isto não tem valor nenhum? Se fosse o FCPorto a fazer a eliminatória que fez o Chelsea que dirias? Que merecíamos ser eliminados?

    P.S. - Gostaria de saber se achas que o golo que o Benfica marcou ao Nacional foi bem invalidado por mão do Miguel Vítor...e não te esqueças da opinião que tinhas anteriormente :)

    Cumprimentos portistas

    ResponderEliminar
  29. Angelo,

    Sobre o penalti do Nacional-Benfica nao posso comentar porque nao vi.

    Eu penso que o Barcelona dominou muito mais em Barcelona do que o Chelsea em Londres.

    Se tivesse acontecido com o Porto, teria ficado triste obviamente como fiquei com o Manchester. Mas nos nao fomos a Manchester defender à futebol de salao com 11 e um autocarro:)

    O Manchester fez valer a sua experiencia, aproveitou um golo fabuloso do melhor do mundo e um erro infeliz do Bruno Alves. Foram esses dois pormenores que ditaram a nossa eliminaçao. Se um deles nao tivesse ocorrido, provavelmente seriamos nos a ir a Roma no dia 27.

    Em Barcelona, o Barça foi claramente prejudicado pela arbitragem. Em Londres tera sido porventura favorecido. Passou porque foi feliz e é a melhor equipa. Para mim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. angelodias disse:
    «O que fez o Barcelona a mais que o Chelsea nesta eliminatória?
    Dominou em Barcelona? Não mais do que o Chelsea em Stanford Bridge.»

    LOL. Nos 2 jogos o Barça teve mais 19 remates do que o Chelsea (34 contra 15), o dobro do cantos (16 contra 8), quase o dobro da posse de bola (77' contra 42') e menos faltas (24 contra 36). Em ambos os jogos fez mais pela vitória.

    «O Chelsea foi eficaz e teve inúmeras hipóteses de acabar com a eliminatória enquanto o Barcelona esperava por algo mágico de alguns dos seus extraordinários jogadores, como aliás aconteceu...»

    Se o golo do Iniesta é "algo mágico" então o do Essien é o quê?

    «Se fosse o FCPorto a fazer a eliminatória que fez o Chelsea que dirias? Que merecíamos ser eliminados?»

    Se o Porto jogasse em casa, estivesse os últimos 30 minutos a jogar contra 10 e recuasse para defender como fez o Chelsea, como se tivesse um plantel de 11 mancos incapazes de trocar a bola entre si, eu diria que era merecido. Senão tens de dizer que todos os empates do Porto em casa esta época foram justos porque os autocarros mereceram.

    ResponderEliminar
  31. A final da CL desta época, vai ser uma final "à Platini". Como portista e amante da "verdadeira verdade" do futebol, isso incomoda-me muito. Porque não têm de ser as melhores equipas ou as que praticam melhor futebol a estar nas finais, têm de ser as que fizeram - SEM AJUDAS ARBITRAIS - por lá estar.

    Por isso, não vou ver esta final da CL, porque não estou para estar a dar audiência ao desvelo dos corruptos. E o que muito sinceramente desejo, é que seja um péssimo espectáculo, com péssimo futebol, ainda pior arbitragem, e em que ganhe o pior, da pior maneira possível. Que seja um atentado ao futebol, é em suma o que eu desejo.

    ResponderEliminar
  32. Aristodemos eu pensava que as estatisticas dos dois jogos e a atitude das duas equipas chegava (para quem viu os jogos) para perceber que o Barça é um justissimo vencedor. Mas enfim.

    Depois fala-se das arbitragens. Entao e a arbitragem de Barcelona? O que foi aquilo? As arbitragens da 1a mao nao contam?

    Eu espero que seja um grande jogo porque gosto de ver bom futebol. As melhores equipas estao na final com justiça e muita sorte. Sem ela ninguém ganha titulos.

    ResponderEliminar
  33. Obrigado Aristodemos pelo video com som. E que som, é de facto fantastico, de arrepiar.

    O futebol quando relacionado com uma regiao, um pais, um credo, uma historia, é de facto fabuloso.

    Sem dinheiros de redes de prostituiçao, nem petroleo, importados de outro pais, como um brinquedo em que se investe por carolice e notoriedade.

    ResponderEliminar
  34. Toma la esta:

    http://www.youtube.com/watch?v=kSVcTYPIebM

    ResponderEliminar
  35. Já vi que temos opiniões diferentes em relação à eliminatória o que também não deixa de ser salutar.

    Soren, por simples curiosidade gostaria que me respondesse à pergunta por mim feita anteriormente: O lance que eu falo não é do Nacional-Benfica mas do Benfica-Nacional em que a bola embate na mão do Miguel Vítor quando ele está no chão e de costas para o lance.
    Repito que é só por simples curiosidade que gostaria de saber se achou o golo bem invalidado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  36. Angelo,

    Desculpe mas o fuso horario impede-me de responder atempadamente.

    Nesse lance, tal como no do Piqué, dou o beneficio da duvida ao arbitro. Julgo que o Miguel Vitor nao faz pénalti. Esse lance é como o de Piqué: completamente casual. Nunca disse o contrario.

    Senao, basta aos jogadores fazerem tiro ao alvo mal entram na area.
    Nao é possivel correr com os braços colados ao corpo sempre que se entra na grande area. Sempre tive esta visao e até escrevi um post sobre isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar