11 novembro 2009

O revisionismo histérico


O "Tetra" do FC Porto comparado com os últimos quatro troféus domésticos do Benfica. As conversas com árbitros e um árbitro britânico cheio de letra e não só miúdas em Lisboa. Depois da negação do caso Calabote, prò ano um golo fradulento de Vata será transformada em remate com o pé mais à mão para comemorar os 10 anos de uma ida a uma final europeia?


A propósito de isto, que o Corta-Fitas anunciou por antecipação à publicação deste artigo de panfleto de clube de caserna, alguns portistas deram-se ao luxo de publicar tal lixo como vinha apresentado em vez de, higienicamente, fazerem meramente o link para a "notícia" no site oficial da agremiação do Alto dos Moinhos.


Tive, então, três atitudes: denunciar, transpondo a coisa integralmente de onde a vira, para alguma divulgação do absurdo sem os pormenores do original; escolher uma foto adequada, ao caso em causa, no contexto de uma discussão de dedos em riste por sinal em voga naquela altura por questão de má educação e mau carácter nem de propósito com origem no mesmo clube também de maus costumes em Portugal; e, obviamente, comentar no bem apresentado e até humorado post do blog em causa que muito gosto de ler.


O meu comentário, então, resumiu-se a dois aspectos:


- ao contrário do que se apregoa(m), o Benfica preocupa-se mais com o FC Porto ("É o nosso grande rival") do que o inverso, dando relevo aos muitos títulos conquistados que já ombreiam (64-63) com o rol de honras do clube da Luz;


- e que, com este sinal, um dia chegaria em que até o golo de Vata com a mão, ainda que insuficiente, mesmo que por pouco, para ganhar uma Taça dos Campeões Europeus, seria negado como Pedro negou, por três vezes, Cristo.


Outros assuntos e falta de tempo e espaço só agora me permitem voltar ao tema, como desejava, com a adenda histórica da celebração (dos 20 anos) da queda do muro de Berlim.


Uma perspectiva idiosincrática muito portuguesa, com a nossa arbitragem de trazer por casa, já a deixei esta semana. Prometi abordar a questão histórica inerente ao antigamente.


No "paraíso" socialista, com o farol de luz da então URSS, era norma - depois de o sanguinolento estalinismo ter enterrado, antes de milhões de vítimas perseguidas de forma vil e despida de qualquer conceito humano, os ideais marxistas - modificar a História. Na alvorada do paraíso terrestre por obra e graça de princípios doutrinários, criaram-se conceitos e linguagens que até os mais reputados génios da Literatura e Pensamento ocidentais aceitaram e difundiram, salvo raras excepções. Ao revisionismo histórico, adulterando factos, chegou-se ao ponto de se apagarem figuras de relevo que nem a espuma dos tempos levaria até ao desconhecido. Mas isso não se fazia só por se eliminarem registos escritos, ou por simples degredo siberiano nos Gulags da praxe, mas até apagando pessoas das fotos e poses oficiais. Há muitos exemplos de prática dos primórdios do photoshop em "postais" de Estaline: não era só pela encenação, com crianças cujos pais foram engolidos pelo aparelho repressivo e sanguinário, ao pé do grande líder; era mesmo fazer desaparecer figuras das fotografias. Há imensa bibliografia destas coisas e programas televisivos.

Agora, com tiques de proselitismo e reaccionarismo de outros tempos, dignos de outros regimes, a coberto da liberdade de expressão vão-se dizendo a fazendo umas asneiras no Benfica a quem a história contemporânea não tem favorecido.


Por estes tempos, já tivemos:

- profusa documentação sobre os 50 anos do campeonato do Calabote que não sorriu ao clube do regime e com o Benfica, e múltiplos acólitos estrategicamente colocados em fóruns televisivos e colunas de jornal, a querer reinventar a história que se conta com factos descritos na Imprensa da época;

- os exemplos degradantes do seu último campeonato ganho (com a APAF em força); da sua última Taça de Portugal ganha (graças ao costumeiro SLB no Jamor); da sua última Supertaça ganha (ajuda preciosa do Olarápio); e ainda há meses da sua última Taça da Liga ganha (de novo com o SLB porreiro, pá).


A monstruosa encenação mediática, com o peso institucional das rédeas manobráveis da República corrupta e moribunda, que foi o Apito Dourado, esvaziado no Pífio Final em vias de sofrer a última expiação pública e jurídica dos seus pecados capitais, tem agora o Apito Continuado a favor do clube do regime.


Dos tentáculos dessa teia imensa, pelo visto ainda sobram (?) umas gravações que nunca foram publicadas e é legítimo duvidar-se que existam mesmo. Mas nos escombros dessa ruína de tráfico processual e litigância de má-fé sob a capa da legalidade vigente, alguém ainda quer vender algo como se fossem pedaços do odioso muro de Berlim que virou, como é norma no mercadejar no frenesim actual, peça de museu, artigo de colecção e modelo de ostentação pessoal, esquecendo a origem e o significado que o muro representava em si mesmo, tal como o processo maquiavélico do Apito Dourado.


Passamos, da prática originada na URSS, ao revisionismo histérico da facção benfiquista. O golo de Vata há-de ser alvo de uma limpeza profiláctica para ser apresentado em 2010, 20 anos após a trapaça que afastou o Marselha da final europeia de 1990, como um golpe de asa da águia negra, vide um remate com o pé mais à mão.

E, como é bom de ver, as extensas explanações de Howard King e as suas aventuras sexuais em Lisboa, contadas num jornal inglês, serão tidas, definitivamente, como heréticas, enquanto se garante, urbi et orbi, que nem sequer há putedo na capital portuguesa onde os gangs armados e as redes de corrupção estão desalojados como os habitantes das barracas transferidos para condomínios de luxo pelas benesses sociais do Rendimento Social de Inserção.


Aliás, o facto de, por aqueles lados, ainda se "sentirem campeões nacionais de juniores" diz bem do estado mental e de total negação de quem, desabituado de ter justiça à perna, depois dos casos de doping, resiste, apesar da "falência técnica", apenas com alucinogénios.


O problema, de facto, é o FC Porto ganhar. Aos últimos 4 títulos nacionais consecutivos dos dragões, fora outras minudências mais laureadas pelos lados de Alvalade, vale a pena contrapor os quatro derradeiros troféus domésticos que o Benfica conquistou?

3 comentários:

  1. A muito "trabalho" de Relações Públicas e de acessoria de imagem tem recorrido o clube do regime.

    Dizem eles ser cegueira, que são os melhores do mundo e arredores e que estão a jogar bem e essa é nossa inveja e tudo o que possamos dizer acerca das maroscas dos "impolutos da capital".

    Sendo eles o clube da Verdade e contra os males da corrupção no futebol causa alguma estranheza que todos os anos saia pelo menos um conjunto de notícias que se fossem relacionadas com FC Porto era o fim do mundo, colocavam logo a dona Mizé a investigar tudo e todos acima do Mondego, ou não fosse ela o nosso Simão(dito pelo procurador geral da republica em plena assembleia da republica).

    Começo por enumerar os casos que têm vindo a publico e que não têm sequer merecido atenção por parte das autoridades competentes:

    1. Caso EPUL - dinheiros indevidamente entregues ao slb

    2. Caixa geral de Depósitos - dinheiro "dado" por Armando Vara ao slb (dizem que é uma espécie de investimento)

    3. Vieira envolvido nas escutas - viemos a saber mais tarde que a culpa era do Major que estava a tentar "tramar" Vieira.

    4. Fundo de Jogadores - jovens saídos das escolas de formação já com valores de passes astronómicos, muitos investidores e não se sabe de nada já.

    5. Ferreira Leite - aceita as acções que nem cotadas em bolsa estavam como forma de amortização de dividas, aliás até valorizou em dobro essas acções.

    6. OPA chinesa ao slb - uma forma de aumentar o valor das acções e as investigações da CMVM em nada deram.

    7. Patrocinador oficial da liga é o maior investidor do slb , isto não é nada de especial visto que se trata do clube impoluto.

    8. Doping - um sem números de casos de doping aparecem enexplicavelmente no slb em varias departamentos , basket , hoquei e futebol. No ciclismo nem se deram ao trabalho de ver.

    9. Estaladas no Aeroporto por capangas que estavam ao serviço do slb nem identificados foram pelas forças da autoridade que estavam no local, isto foi quase em directo na tv.

    10. Estorilgate - um dos jogos mais vergonhosos nos ultimos 20 anos, este nem comentários leva, é um caso mais que publico.

    11. Caso das claques arquivado , nem se soube como nem porquê.

    12. Presidente do Concelho de disciplina da Federação inaugura casa de do slb em palmela - mais um homem impoluto não merece investigações.

    13. Vice - Mário Dias do slb foge para o Angola.

    14. Usar os dinheiros publicos para fazerem apresentações e publicidade ao slb no parlamento europeu, isto protagonizado por alguns membros do cds na altura deputados.

    15. Delegados que falsificam relatórios , pressão aos árbitros nos túneis e visitas frequentes do presidente do slb ao balneário dos respectivos, aliás até quando se soube inventou uma desculpa e ficou tudo bem.

    16. Pressão sobre os meios de comunicação - jornalista obrigado a pedir desculpa e a retirar aquilo que escreveu , isto se não me engano foi no correio da manhã.

    17. Rasgar contratos televisos à revelia de tudo e de todos até mesmo da própria lei, até chegaram a montar um canal de tv claro apadrinhado pela PT na altura presidido por Henrique Granadeiro, homem que era um assiduo no camarote vip da luz.

    18. Director geral de impostos , diz à pj que penhoras de sporting e slb desapareceram, mais uma truque de magia.

    19. Casos graves acontecem no estádio da luz , onde se colocam adeptos visitantes (3000 adeptos no total) num local onde só cabiam 1000 no máximo, adepto invade campo e agride fiscal de linha, o slb em todas estas situações passou impune.

    e por ultimo que já estou a ficar cansado...

    20. Uma total serventia por parte da RTP ao clube do coração, continuam a só querer transmitir tudo o que é vermelho, estes com o nosso dinheiro.

    Com todos estes casos estamos perante uma verdadeira vaginoplastia estão novos e virgens assim vai o reino da mouralhada.

    Um abraço Zé Luis

    ResponderEliminar
  2. ..."O problema, de facto, é o FC Porto ganhar"...

    (Ratio summa !)


    ..."enquanto se garante, urbi et orbi, que nem sequer há putedo na capital portuguesa "...

    (nem corruptos...nem pedófilos
    ...nem maricas !)



    Zé Luís : este teu texto é demolidor !

    ResponderEliminar
  3. Enorme texto, enorme comentário do " Antas".
    Nada mais a acrescentar a não ser esperar uma reviravolta " à Porto" na equipa de futebol para dar o troco a estes miseráveis todos.

    ResponderEliminar