20 junho 2011

FC Porto e o Benfica de cara para a Champions

Não sei se, entretanto, os pasquins olharam para as tabelas publicadas pela UEFA desde 5ª feira e que aqui poderia ter trazido há mais tempo. Mas deixei isto em stand-by para o dia dos primeiros sorteios europeus da nova época, onde o Nacional já conhcerá o alinhamento para o seu adversário da 2ª ronda qualificativa da Liga Europa. Alguns preferiram enfatizar certas opiniões, e que são até respeitáveis questões de princípio, de Platini sobre o número de estrangeiros em cada equipa, algo tão valioso para discutir depois da liberalização propiciada pelo acórdão Bosman já desde 1995...

A época "uefeira" começa hoje, 2ª feira dia 20 de Junho, pouco mais de um mês após a conquista europeia do FC Porto, em Dublin, a 19 de Maio, e nem isso decorrido desde o retumbante êxito do Barcelona em Wembley frente ao M. United na Champions. Para os conquistadores, faltam quase dois meses para, a 26 de Agosto, disputarem no Mónaco a Supertaça europeia antes de, no próximo ano, ser desviada para o Eden de Praga (já comunicado oficialmente pela UEFA no seu CE desta semana que passou), findo o contrato de exclusividade que prendia a Supertaça ao Principado desde há uns 12 anos.

Mas o FC Porto, fixadas as tabelas de participação nas duas provas da UEFA, apresenta-se com o 5º ranking mais elevado na Champions, a saber:
M. United, 151,157; Barcelona, 141,465; Chelsea, 129,157; Real Madrid, 103, 465; FC PORTO, 100, 319.

O FC Porto perde por pouco para o Real Madrid por força do peso superior do ranking global espanhol, que conta em 50% para o ranking individual de cada clube somado pelos resultados por este obtido.

Quando muito, se se qualificarem, apenas mais dois clubes ostentam coeficiente quinquenal superior ao dos dragões: Bayern Munique, 118, 887 e Arsenal, 108, 157.

Já se sabia que o FC Porto entrará no pote 1 do sorteio de 25 de Agosto, no Mónaco. É um dos 8 primeiros cabeças-de-série, com o Inter (100, 110 de coeficiente) também qualificado directamente e possivelmente com os bávaros e os londrinos mencionados acima.

Ora, Bayern e Arsenal têm outras implicações que, tal como os coeficientes, passaram ao largo do interesse informativo da pasquinagem lusitana, pelo menos à hora de 6ª feira em que deixo este post pronto.

É que os pasquins já nos brindaram com o lote de possíveis adversários do Benfica, que tem 81, 319 de coeficiente, para a 3ª fase de qualificação, a disputar até ao início de Agosto. O grupo dos que não foram campeões e terão de entrar por esse acesso já foi divulgado amplamente. De um lado, o Benfica, D. Kiev, Panathinaikos, Twente e Standard; como opositores o Rubin Kazan, Zurique, OB Odense, Trabzonspor e Vaslui.

Pois, mas o que sucederá depois aos vencedores destas 5 eliminatórias de não-campeões?

Adivinharam? Talvez. É que estes felizardos da 3ª pré-qualificação vão defrontar um destes que esperam por eles no play-off de acesso directo aos grupos: Bayern, Arsenal, Lyon, Villarreal e Udinese.

Os campeões nacionais que entram na 3ª fase de apuranento têm um percurso à parte para percorrerem, jogando apenas com outros campeões nacionais, saindo daqui outros cinco finalistas da fase de grupos.

Entretanto, na Liga Europa onde desta vez o detentor do troféu não está paa defendê-lo, o Nacional sabe já quem poderá encontrar na 2ª ronda, sendo hoje sorteados as duas primeiras fases, tal como na Champions.

O V. Guimarães entrará na fase seguinte (3ª) e, por fim, Sporting (68,319) e Braga (62, 319) no play-off, tal como o FC Porto na época passada (saiu-lhe o Genk).

2 comentários:

  1. Amigo Zé Luis
    e que tal o picnic(ou será pique-nique?),que nos brindaram os parolos(saloios?)lisbonenses?
    ahahah.
    e o toni no fim?
    eheheh
    ah
    agora a rdp ou será rtp,querem o fado(sim o fado)
    património da qualquer coisa.....
    ihihih.
    e será que os funcionáros da assembleia,vão trabalhar em agosto?
    ohohoh
    por fim como dizes o Porto é cabeça de serie,
    e nos jornais?
    nicles,niente,nada.
    digo eu
    uhuhu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo, não gosto de picniqles colectivos e do Tony só o antigo de Matos ou o Silva/Hermann.

    Mas vi, sim, na RTP, sábado à noite, a reposição das marchas populares, presumo que de Lisboa com uma semana de atraso.

    É o que há, saloios para sempre até no tal serviço público.

    Se se fechar a RTP, ao contrário do que pensam, sim, fará muita falta...

    ResponderEliminar