20 junho 2011

A verdade na realidade

Não há nada de sonhos. O dinheiro compra tudo, até um homem, a saber pelas notícias desta manhã.



Não é uma crítica, apenas a constatação a que nenhuma ilusão pode resistir. Como o amor, que dura sempre até um dia. Até Pinto da Costa, que sonhava ter o técnico com ADN portista, redescobriu a verdade que a realidade nos impõe e nem sempre é aquela que desejamos.





A saída, inesperada, de André Villas-Boas para o Chelsea - que paga 15ME, depois dos 5ME pelo Mourinho, o que significa que vendemos Bosingwa por 20ME muito bem vendido ao Abramovich -, coloca o FC Porto em boa saúde, financeira e de reputação que cresce exponencialmente muito acima da mediocridade lusitana que uns quantos julgam estar ao nível estratosférico. Mas perde-se o maior valor, de cultura, identidade e competência mais do que comprovada, a pouco tempo do arranque da nova época. Não há ainda confirmação oficial, nem os sites ingleses o referem para além da previsão de um ataque sério de Abramovich a AVB, mas da forma como a notícia tem saído faltam meras formalidades.



Felicidades para o técnico. Mas é provável que não volte a ter a oportunidade de disputar uma Supertaça europeia ou Mundial de Clubes, como Mourinho.



O FC Porto, seguramente apanhado desprevenido pois caso contrário teria antecipadamente garantido Domingos, terá de tratar depressa e bem de um técnico que saiba conduzir um Ferrari... de muitos milhões de euros.



Entretanto, quem paga 15 pelo técnico pode pagar 30 por Falcao. E, se assim for, é melhor pensar em ganhar o campeonato porque na época seguinte há mais Champions - até com o 2º lugar para entrada directa.






final: repito, não faço críticas, o mercado e o futebol são assim, nada me espanta, a vida continua, mas já se adivinha muitos assassinatos de carácter contra o treinador, muitas desilusões, e muito pessimismo para a nova época do Dragão.




18 comentários:

  1. O Pedro Emanuel saiu há poucos dias... sem o VIllas Boas agora, a época está em alto risco!

    ResponderEliminar
  2. Não está nada confirmado pessoal, vamos ter calma! Parece-me muita especulação, não vejo um único sinal que o confirme, apenas notícia do JN e de A Bola que nem fontes citam...

    Mas se sair, outro virá! Esperemos que, caso se confriem a saída, não se verifique o cenário "Del Neri" parte 2

    ResponderEliminar
  3. ZL sou um dos DESILUDIDOS, a ser verdade a época vai ser complicada, vou rever as minhas prioridades, de certeza que o futebol vai descer muito, quanto à paixão pelo clube será eterno

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Também fico desiludido, mas as coisas são mesmo assim e a vida continua.

    ResponderEliminar
  5. Que seja muito feliz e que ganhe muito...mas nunca contra o FCP. Não tenho nada contra o homem, se for mesmo verdade a sua saída a não ser o de dizer Obrigado por tudo.

    Quanto ao clube, entram 15 milhões ou mais, que nos podem conseguir a serenidade para atacar a próxima êpoca com calma e tranquilidade...

    A estrutura ( PdC-Antero ) irá manter-se e tenho a certeza que será reforçada e bem reforçada.

    Quem ninguém dúvide que o FCP continuará a ganhar cá dentro e lá fora.

    Largos dias têm cem anos...Outros virão com vontade reforçada de vencer e alcançar títulos...os que se acomodam...escorregam mais fácilmente.

    ResponderEliminar
  6. Vamos então a algumas considerações:
    Quem é o Chelsea? O que é o Chelsea senão um clube novo-rico que acha que pode comprar tudo o que quer? Onde andava o Chelsea há 15-20 anos atrás? O Chelsea ganhou relevância no futebol graças ao dinheiro vindo de fontes muito obscuras dum milionário russo pouco transparente! Desportivamente, que ganho terá AVB em trocar o FC Porto pelo Chelsea? O FC Porto em palmarés é LARGAMENTE superior ao Chelsea, apenas não o é em dinheiro! AVB ainda tinha muito para ganhar no FC Porto, ao contrário de Mourinho que quando saiu do FCP tinha ganho tudo e o plantel estava em fim de ciclo! Ora, somando tudo, o que concluo é que o único motivo da saída só pode ser este: DINHEIRO e muito DINHEIRO, e isto diz tudo do carácter de AVB, que apesar de dizer sempre que é portista desde pequenino, ao acenarem-lhe as “lecas”, lá vai ele! Ah, podem dizer que é a profissão dele e tem de ganhar dinheiro para alimentar a família como o outro, e tal, então para isso ia treinar para o Dubai ou os Emitatos A. Unidos ou para a MLS nos EUA! E outros que dizem que ele vai para melhorar a vida: a vida que ele tem no Porto é má? Quantos milhões de euros são precisos para ser feliz? A confirmar-se esta notícia, AVB desiludiu-me imenso! Mas não estou preocupado, estaria mais se saísse o Falcao ou o Hulk! Outro treinador virá e o FC Porto continuará a ganhar, mas com isto AVB de minha parte ganhou mais um inimigo! O futebol assim não vale, é uma luta desigual (lembram-se de num verão há uns anos atrás um clube inglês chegar cá e levar os dois melhores jogadores da liga portuguesa de uma assentada?)
    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  7. Zé Luis,

    O AVB tem todo o direito de seguir a vida dele, nós vemos o jogos, ele vive deles. Nada a dizer!

    Agora o que me parece suma hipocrisia é o paleio de fidelidade que já sabemos todos que no mundo empresarial em que se tornou o futebol não faz sentido a não ser que já se esteja no topo, como Guardiola com o Barcelona.
    Quando o Mourinho saiu quase todos os adeptos do FCP o crucificaram quando sabíamos de sobra que nem portista era e que esteve 2 anos a ganhar tudo tanto por proveito próprio como para proveito de quem lhe pagava. Além disso ele anunciou cedo que ia embora e quem levava com ele dando tempo a preparar a época seguinte com dinheiro nas arcas e meses pela frente (o que não funcionou).

    O grave desta situação é o discurso do AVB, escusado se queria sair - com toda a legitimidade repito - e o timing porque deixa a direcção com um projecto nas mãos sem treinador (e a esta altura quem se arranja), com um plantel fiel ao AVB que sem ele se calhar não rende da mesma forma (ou vai embora, ponto final) e com uma época muito complicada pela frente com Copa America, Europeu, Mundial sub-20 e reforços importantes nos rivais. Esse é que é o problema porque o clube fica e os homens passam, mas neste caso o clube fica num sarilho bem gordo porque 50 milhões é muito dinheiro mas como está o mercado serve de muito pouco!

    um abraço

    ResponderEliminar
  8. Se se confirmar a novidade fico mais uma vez a pensar que o dinheiro compra tudo, mas, eu espero que o André demonstre ser mesmo uma pessoa diferente...se o fizer, terá que ter a aclamação da massa adepta do Porto, não é fácil resistir a estes convites...

    ResponderEliminar
  9. gostaria de lembrar que 1º a clausula do Falcao foi revista há pouco tempo para 40 M e não os 30 que fala no texto e em 2º que apesar dos media portugueses estarem a empurrar o AVB para fora do porto de forma sistemática surgindo noticias da sua saída todos os dias, basta ver o que noticiam os jornais ingleses para se perceber que é apenas um ataque forte do Chelsea a AVB à imagem do que tinha sido feito pelo Inter há coisa de dois dias... quem estiver um bocadinho atento ao que se tem passado percebe que esta história de embalara para benfiquistas vai ter o mesmo desfecho das outras, esbarrar na vontade de AVB. Pq quem tem acompanhado o mercado e estas noticias de calibre "correio da manhã" já deverá ter percebido que AVB não tem qualquer interesse em seguir a via sacra de Mourinho, treinando Chelseas ou Inters... pelo menos para já, e já o disse por enumeras vezes, AVB quer seguir um percurso diferente de José Mourinho.
    dar destaque a este tipo de noticias é estar a alimentar algo que ó não percebe quem não quer ver.

    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  10. Que desilusão: "cadeira de sonho" mas dinheiro real!!
    Como o Carlos disse, não está nada confirmado mas enfim...cuidado é com a venda de jogadores!!

    Já perdemos mts e bons mas arranjamos sempre alguém para os substituir e esquecer

    Após pensar muito sem chegar a conclusão nenhuma lanço um desafio: e agora que treinador para o nosso porto?

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  11. Ó Zé Luís, assassinos de carácter?!

    Quer maior assassinato de carácter do que o acto que avb está prestes a cometer?

    Depois de dizer tudo o que disse e de prometer o que prometeu, todos os Portistas têm autoridade moral para lhe chamarem o que quiserem e eu faço-o já aqui e chamo-lhe de grande filho da puta, pois aquilo que ele fez é uma grande filho da putice.

    E quem esqueceu eu lembro que ele disse, numa das muitas conversas que tinha com os jornalistas nas conferências de imprensa que, não só era Portista como não corria atrás do dinheiro nem da fama e que o seu objectivo não passava pelos campeonatos portugueses mas sim pelos sul-americanos e asiáticos, dizia que por ele ficava no FC Porto para sempre pois estava na cadeira de sonho... e agora um acenar de notas e lá vai ele à "vidinha"?

    Isto é assim?
    Dizer que se gosta da cidade e que se ama o clube e faz juras de amor eterno e depois dá um pontapé no cu não só ao clube e ao seu presidente, como também na honra e dignidade?

    Já para não falar nos efeitos nefastos que terá em toda a estrutura do clube,e esse tema abordarei num post que vou fazer caso se confirme, da parte de avb, tão grande amor...ao dinheiro.

    ResponderEliminar
  12. Vejo aqui muita precipitação. O costume.

    Como ressalvei, a pensar no que isto propicia, nada é oficial.

    Como sabem também, nunca dou grande crédito a certas notícias, nunca deixei aqui qualquer observação a potenciais interesses.

    Mas admito, sim, que o Chelsea, e o Avramovich, é menino e senhor para bater a cláusula, algo que só um ou dois clubes fariam. Se o Chelsea se move, é o mercado. Cabe a palavra ao treinador. E ainda não sabemos a sua reacção. Se aceitar, seguramente por um monte de dinheiro, nada a dizer, é o mercado e não se pode pôr em causa os interesses de cada um.

    Como, ate agora, ainda não vi sinais mais fortes, espero e confio que AVB não queira sair, que o FCP lhe pague o dobro porque merece seja lá quanto for que ganhe, e siga a vida na mesma.

    Agora, os mais indignados (e estive a pensar se metia o que o Nélson Machado referiu, mas fica para se ver até que ponto pode chegar algum destrambelhamento por uma coisa básica da vida e que é usual no Desporto), pensem no prestígio de AVB, em alta, e na tal reputação do FCP, que é enorme e hoje falado em todo o mundo.

    Isso vale muito dinheiro, todo o reconhecimento, e pode até redundar numa abordagem falhada.

    Deixemos arrefecer, ou concretizar-se, a coisa e volto ao assunto.

    É o ponto da situação que a esta hora, em deslocação permanente, me apetece fazer. Sente-se o pulsar da Nação portista, eu fiquei boquiaberto esta manhã, expus logo o que achava do assunto mas não há drama nenhum à vista, dê por onde der.

    O FC Porto "desmentiu" à CMVM qualquer contacto, mas isso é normal enquanto não se fecham eventuais negociações.

    AVB era noticiado, em O Jogo, como passível de estar hoje no Dragão a trabalhar par a nova época, definindo coisas a uma semana e pouco do arranque dos trabalhos.

    Vamos ver o que é noticiado amanhã.

    ResponderEliminar
  13. Este tipo de situações não é nada agradável, mas parecem confirmar aquilo que alguém já disse, "qualquer dia é preciso colocar cláusulas de segurança até nos contratos dos membros das bilheteiras"...E confirmam inevitavelmente que o Clube é -transformou-se em- um espaço de excelência.
    -Mas o mais importante é perceber que estas coisas mexem com as convicções profundas das pessoas, "o dinheiro é um maganão" e subverte muitas das crenças individuais.
    -Continuo a confiar nos homens, tem a palavra o homem André Vilas-Boas...

    ResponderEliminar
  14. Zé luís, muito bem dito. É essa a atitude a ter.. vamos passar a noite de dedos cruzados e que sera sera

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  15. Amigo Zé Luis.
    para mim é,
    ver para crer.
    aliás o "zezola" acho que diz tudo.
    para mim ainda penso que pode ser ainda melhor do que se diz nos jornais.
    onde saiu a notícia?
    no jornal de noticias.
    héla.
    no jn?
    eheheh
    quero ver todos da cs tipo cm a redimirem-se dos seus pecados.
    eheheh
    para mim vai ser FCP1xcs0.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. A nós, adeptos, dinheiro nenhum nos tira da cadeira de sonho. Nós amamos sempre o clube e nada nem ninguém nos faz questionar esse amor. Independentemente de quem joga ou treina ou preside.
    O nosso clube é a nossa personalidade e ela está vincada na nossa pele, nada altera isso.
    Villas Boas foi uma lição para todos os adeptos de futebol, será conhecido como treinador que retirou todo o valor a qualquer jura eterna de amor a um clube por parte de qualquer um que não seja adepto.
    Desta não me esqueço eu. Mas convém que ele e outros como ele se lembrem sempre que o clube, os seus adeptos e o amor que eles sentem pelo símbolo não têm preço e serão eternos.
    O treinador ou o jogador que sai do clube "à força" será recordado como um número nunca como uma pessoa.

    ResponderEliminar
  17. Se o rapaz aos 33 anos tem a hipótese de assinar um contrato de 3 ou 4 anos a ganhar 5 milhões de euros por ano, obviamente que é o negócio da sua vida e da vida dos seus filhos e familiares directos. Ninguém tem o direito de obstruir um futuro desses e Pinto da Costa certamente que seria a última pessoa a fazê-lo.

    O que nos faz grandes é a capacidade de renascermos ciclicamente.

    Abraço respeitoso para todos os Portistas

    ResponderEliminar