04 outubro 2011

O que dizem os números do FC Porto à 7ª jornada

Uma vénia escusada aqui http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2011/10/bom-gosto.html a respeito da ilustração e do texto. Se tivesse o poder de síntese, sem perder acutilância, do João Gonçalves creio que seria um grande, quiçá escreveria livros, obviamente fora do meu alcance.

Dizer que o FC Porto está ou passou por uma crise, seja de resultados seja de identidade, é como vilipendiar a dívida da Madeira - sem desculpar-se aqui o excesso e o repúdio que tal merece - e esquecer que, antes da Ilha, é Portugal que está no fundo após década e meia de despesismo e amiguismo a engrossar o défice que teve tantos culpados que já nem se identifica um sequer... porque não se quer.




O FC Porto tem apenas menos dois pontos do que na época passada à 7ª jornada, mas tem mais três golos marcados (e dois sofridos também a mais). Já não tem sete pontos de avanço sobre o 2º classificado, mas isso tinha sido demérito do próprio perseguidor cujo treinador não deixava de "ameaçar" como iriam ter medo os que fossem à frente dele... Por esta altura, o FC Porto cedeu em Guimarães os primeiros pontos (1-1), após seis vitórias seguidas que se seguiram à conquista da Supertaça. Esta época já ganhou, igualmente, a Supertaça e lidera o campeonato, registe-se de novo, apenas com mais um empate do que em igual série de 2010-2011. Só que, desta vez, o FC Porto enfrentou o Benfica, quando há um ano tinha recebido o Braga (3-2) no Dragão.



A diferença é, por isso, mínima e irrelevante. Pode causar nervosismo a uns e euforia a outros a partilha da liderança que há um ano era folgada. Contudo, alguma desconfiança com que é olhada a equipa, a começar pelo seu treinador, mesmo de próprios adeptos portistas, tem que se lhe diga. Sem justificação. No campo não se viu, então, muito melhor do que se tem visto agora. Alguns resultados normalíssimos, desta vez o FC Porto até venceu em Guimarães onde havia empatado. A recepção ao Benfica veio em Setembro e não em Novembro, o que faz diferença para quem, com novo treinador, como há um ano, e com condicionantes do Verão (então o Mundial, agora a Copa América a atrasar alguns jogadores no regresso às lides domésticas, até o James esteve em Agosto no Mundial sub-20), tem de gerir equilíbrios sempre com a obrigação de vencer. Então, porque está pior agora? Talvez se o encontro com o Benfica fosse outra vez em Novembro outra labareda sairia da boca do Dragão, estou em crer, ao passo que depois dos Cincazero muitos esqueceram já as angústias nos dois jogos seguintes em casa com Setúbal e Portimonense um pouco ao jeito de Deus nos acuda...



Estará pior agora, alegadamente, porque são mais as vozes que as nozes. Ainda que a falta de Falcao seja notória, mas teremos de viver com/sem isso. E as vozes, em geral, são de outras preferências e vaticínios. A maioria-melancia (verde por fora e vermelha por dentro) da Comunicação Social, radicada e nunca irradiada ou convidada e principescamente paga, faz por isso. O alegadamente melhor Benfica continua em 2º lugar e comparativamente à época passada tem mais cinco pontos e mais alguns golos marcados. A euforia deles ainda não dá para serem líderes, entretendo-se com o folclore do "somos melhores em campo", a que se junta agora os calimeros que são os melhores dentro e fora do campo, mais a conivência do Rascord que gosta de ser mais esperto da cabeça para colocar o benfas na frente...



Mas o pior, mesmo, é querer comparar este FC Porto com o campeoníssimo da época passada. Compara-se este FC Porto de Setembro (mal entramos em Outubro) com o de Abril campeão na Luz e triunfador, já com luzes e sem água debaixo para cima, na Taça de Portugal em 20 dias. O de Maio que completou o campeonato sem derrotas, venceu a Taça de Portugal e conquistou a Liga Europa.



A asneira é essa, de comparar-se com o FC Porto já feito e exuberante ao longo de uma época coroado num final apoteótico da mesma. Algum destes abencerragens lembra com que o FC Porto jogou em Setembro de 2010? E que resultados obteve? E quantos golos marcou? Nada, ninguém lembra o que comeu há três dias, muito menos que carreira fez uma equipa que a maioria dos opinadores de pacotilha não segue com atenção, acompanha apenas com desamor, desprendimento e azia, adulterando a sua bílis e falseando estatísticas (ou ignorando-as) além de envenenando as próprias opiniões mal formadas e nunca formatadas em rigor e conhecimento dos factos.



Para mais, na Liga Europa o FC Porto tinha duas vitórias, mas com emblemas sem prestígio europeu como Rapid Viena (3-0) e CSKA Sófia (1-0). Mas alguém lembra como foi fraca a prestação na capital búlgara, onde o empate esteve iminente? Ao invés, na Champions, o FC Porto vencedor da Liga Europa 2011 defrontou os vencedores da mesma competição em 2009 (Shakhtar Donetsk) e 2008 (Zenit). Adversários de uma valia muito superior aos de há um ano e em que a derrota na Rússia surgiu com naturalidade mas também fruto de incidências anormais na partida (lesão de Kléber e expulsão de Fucile).



Há um ano, por esta altura, o FC Porto jogava mais do que joga agora para existir uma "cobrança", amplificada pela estúpida e parcial CS, como a que supostamente estaria a criar crise interna no FC Porto? Não só não jogava melhor, verdadeiramente, como sofria dos males de construção de que padece esta equipa até assimilar todos os processos de jogo que não transitam automaticamente de um ano para outro nem mesmo com o mesmo treinador e jogadores, vide as alterações substanciais sentidas a cada época com Jesualdo e mesmo com Lucho e Lisandro por três anos a carregarem com classe e brilhantismo o futebol portista. Com Jesualdo, mais Lisandro e Lucho e Bruno Alves e Raul Meireles e tutti quanti, tanto amaldiçoámos três derrotas seguidas (2008) como desprezámos oito vitórias a abrir a época (2007)...



Se descobrirem diferenças notórias, ou ínfimas que sejam, falam o favor. Embora seja sempre a prever que as carpideiras nunca perderão ensejo de encolherem argumentos e escolherem novos factos como uma eventual quebra física só porque não se ganharam três jogos, dois deles com o Benfica e com o campeão russo Zenit. Também poderei estar a ver mal a coisa, mas pesados os números só da equipa e ciente do jogo produzido num e noutro casos, não vejo que o FC Porto esteja tão mal como alguns o pintam sob a pressão de leituras exteriores inquinadas e nunca benevolentes. Com a condicionante de o novo treinador pretender algo mais da equipa: a pressão alta, o para já irrenunciável 4x3x3 dê por onde der, as linhas mais adiantadas e espaçadas entre si que são um maná para quem aproveita para jogar precisamente entre linhas...

Que um caso ou outro, uma exibição aqui e um resultado acolá justifiquem uma reflexão sobre o que não corre bem a par com a equipa ainda vá. O alarido a que muitos deram cobro, em vez de o evitarem, é que não se percebe. Mas nem sempre se percebe tudo neste País, ou a dívida da Madeira não era arma de arremesso dos mesmos que defenderam o socretinismo despesista e defendido a outrance para as eleições de 2009 em que quiseram ridicularizar a "velha" por profetizar a queda no abismo e o Medina Carreira de ser um lunático do fanatismo salazarista.

Isto é mesmo como http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/4555062.html aqui se passar do culto do cu à exposição do caralho!... Ou safar a colecção do Berardo ou a fundação do Mário Soares, enquanto se retiram os prémios de mérito a estudantes e a privatização da RTP-A-UM-MILHÃO-DE-EUROS-POR-DIA vai ser apenas, ao custo estimado de 550ME para 2012, a reestruturação para pagar mais umas indemnizações enquanto valem alguma coisa.

19 comentários:

  1. Zé Luís:
    Dados concretos, o Porto empatou dois jogos e perdeu um e nesses jogos o VP não meteu o Walter.Logo que o meteu ganhou!
    Mas se em Moscovo ele não podia jogar porque não está inscrito(?), nos dois empates anteriores podia jogar, foi convocado, esteve no banco e até aqueceu...
    Não digo que o Walter é o melhor, que eu de facto não sei, só sei que era o único que podia e devia entrar nesses jogos atendendo às circunstâncias e não entrou, por teimosia...Só pode ter sido por teimosia, porque não me parece que o Walter tenha sido sujeito a "treino específico" nestes últimos dias...Por isso eu afirmo, que foi cometido um erro tremendo, que custou pelo menos cinco pontos!
    A verdade é que com "o fogo no cú" o VP meteu o Walter e até festejou efusivamente o golo que ele -o Walter- marcou!

    ResponderEliminar
  2. O que se pretende evidenciar aqui é que há pouca variação em relação à época passada.

    Sobre o Walter, não foi utilizado com o Feirense pela lesão de Sapunaru, evocada pelo treinador, da qual ainda não reapareceu, logo tenho de reconhecer que o treinador falará verdade. Foi utilizado com o Benfica, em circunstâncias forçosas, quando tal não era previsto.

    Essa conclusão parece-me errada, além de deslocada.

    A única derrota não contabilizo, por ter sido com o Barcelona e uma Supertaça europeia que não conta para o totobola habitual. Minimizo, desprezo isso completamente.

    Contam, sim, os resultados do campeonato e da Europa, neste caso com as diferenças óbvias que pretendo realçar também.

    ResponderEliminar
  3. Essa da teimosia do VP é uma reacção a quente num período sempre incerto da temporada, em que todos esperam para ver alguma coisa e tiram concl~usões definitivas sobre tudo e um par de botas.

    Faz-me lembrar a sondagem de hoje do JN sobre a capacidade e o futuro de VP no FCP. Imbecilidade, para fazer um vaticínio desses neste momento. Mas normalidade, porque o Manuel Tavares aplica no JN a receita das sondagens antes exposta em O Jogo. Ainda que, para mim, o pior são as pessoas responderem mesmo, quando não há em 10 jogos oficiais (contando aqui a Supertaça, em que o FCP até esteve bem e não perder decerto por culpa do treinador, apesar da perplexidade de não ter utilizado Álvaro) e três meses de trabalho algo que vasticine em absoluto o que será daqui a 60 jogos e nove meses de trabalho.

    Lamento que muita gente, com vistas curtas, se arrogue o direito de ver tão longe... Mas é o que há e a Imprensa bacoca dá à gente o que ela supostamente quer.

    Não alinho nisso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a sua apreciação. Está certa em tudo, menos num pequeno pormenor.É que evidentemente ninguém quer que a felicidade acabe!...Como poucos querem regressar das férias numa ilha das Caraíbas (nunca fui, não sei se é um argumento válido, mas acho que me faço entender...)...
    Fora isso, é claro que também entram outros fatores aqui:
    primeiro, a vontade de mostrar ao borrado que não faz falta - seria a nossa melhor vingança, mas eu li o que o Zé Luis acha sobre a ida dele, que respeito, e não vamos retomar a discussão-
    segundo, nessa mesma onda mostrar que os Falcões, cá se fazem, e que há sempre um ali à mão...
    terceiro, e este parece-me o único que faz sentido, o de podermos com os jogadores que temos ter uma grande equipe...

    De resto, as épocas nunca se podem comparar: as circunstâncias são sempre diferentes, desde o calendário até aos túneis, há sempre qualquer coisa que muda.
    Também mudou o treinador. E mudou o discurso.Confesso que este discurso é chato e monótono.
    E mudou a época antes : no ano negro do túnel só a taça, no ano passado tudo menos a tacinha... faz diferença nas expectativas.

    Acho que o Helton foi o que resumiu melhor: tudo o que se altera, leva o seu tempo. E o VP precisa de tempo e de oxigénio para testar as suas capacidades e os seus limites. Sem isso nunca será ninguém, óbvio. E o tempo não lhe foi dado ainda; tem de o ir agarrando. Nada de mal nisto, nem na questão dele ser teimoso como diz o Meireles, o Portuense - se ele acredita nele tem de experimentar as suas teorias; se não o fizesse agora depois iam-lhe chamar medroso, certo?
    A questão principal é que a direção do porto ainda não percebeu a força da comunicação internáutica e tem um site sem comunicação. Pode ser uma estratégia, como os treinos à porta fechada, mas pela certa, o que não se vê nem se ouve, imagina-se!...
    A preocupação transforma-se em conspiração num passo.

    Ah! e por último, a malta também emprenha muito pelos ouvidos... vá do Lobo falar que que o Porto estava a jogar com menos um defesa, e toda a gente vai dizer que foi burro em passar o Fernando para a lateral;
    vá de dizerem que a culpa foi de tirar o Guarín, quando o Guarín sempre que se cansa destrói toda a compostura tática da equipe, e a malta diz que que tirar o Guarín foi um pecado!...

    ResponderEliminar
  5. Mas eu alinho nalgumas dessas coisas, caro Zé Luís, pegando no seu último comentário.

    Vítor Pereira não tem no discurso nem na postura a mesma linha de André Villas-Boas. É inquestionável que os jogadores, ou muitos deles, não estão esta época tão concentrados e empenhados como na época passada por esta altura, seja pela alteração de treinador seja pelas transferências não concretizadas, seja pela preparação física... não consigo adivinhar.
    A título de exemplo Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Guarín...
    Existiu mesmo - ISTO SEI DE FONTE SEGURA LIGADA AO CLUBE!!! - uma reunião depois do jogo na Rússia entre administração e treinador onde foi aconselhado a estabilizar um onze titular que posteriormente eles o apoiariam na rotação e ideias novas que quer implementar.
    Daí não ter sido surpreendente em Coimbra: onze certinho, princípios de jogo arrumadinhos da época passada, tudo simples, substituições posição por posição...

    Independentemente da estatística, que é semelhante, não acho que Shakhtar e Zenit sejam assim tão grandes equipas - contra os primeiros podíamos ter empatado contra dez e contra os segundos foi o que se viu - e claramente, existe uma grande desconfiança da massa adepta relativamente ao treinador, coisa que nunca se viu na época passad, por maus que tenham sido alguns momentos. A contribuir para isto, sem querer discutir opções tácticas que considero erradas, creio que Vítor Pereira tem um grande problema de comunicação: o que diz, como diz, quando o diz parece sempre desprovido de conteúdo e honestamente não convence ninguém: o próprio site do clube na época passada disponibilizava em vídeo todas as conferências de Villas-Boas, que eu procurava ver. Interessante, respondia e justificava tudo com consistência. Quantas conferências de antevisão de Vítor Pereira estiveram disponíveis esta época no site? 0!

    ResponderEliminar
  6. Muito bom texto, sim senhor. Os meus sinceros parabéns. Devo admitir que depois de ler o mesmo, consigo voltar a ver as coisas com outro optimismo. Mais uma vez, parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Sem qualquer ponta de sentido crítico.
    Na SportTv deu um programa sobre José Maria Pedroto.É tremendamente elucidativo sobre como um líder é absolutamente indispensável num balneário, obrigatório ver e rever.Extraordinário.
    Estive também a rever o jogo do Porto com o Gil Vicente.Tudo o que depois sucedeu e eu critiquei estava lá, mas não foi tido em conta, ou nem sequer foi visto.
    Não sou nenhum iluminado, mas sinto-me suficientemente inteligente para poder perceber o que decorre à minha volta.Apenas necessito de ter acesso aos factos.
    E para confirmar diferenças notórias, é importante ver jogos do período dos anos noventa, do início do penta de Bobby Robson ou António Oliveira...Com jogadores de meia dúzia de tostões conseguíamos construir equipas verdadeiramente empolgantes na forma como se entregavam ao jogo de princípio ao fim!

    ResponderEliminar
  8. Há por aí muita dispersão de factores que arrepia. Alguns não são para aqui chamados, outros são mera opinião individual.

    Sinceramente, já que alguns optam por apontar defeitos ao treinador, não acho que a sua comunicação seja tão deficiente assim, aliás acho-a assertiva e nalguns casos contundente. Lemos coisas e ouvimos discursos diferentes? Não pode ser, mas talvez seja uma certa "exigência" que resulte nessa aversão ao que o treinador diz. Mas cada um tem a sua opinião.

    Carlos, o AVB é que pediu para as conf. Imprensa serem gravadas, foi imposição dele para deixar de haver dúvidas sobre o que dizia e como dizia. Uma opção do treinador que lá terá as suas razões. Não sei se o VP quer assim ou assado, mas também já reparei que agora não passa a conf. de Imprensa do treinador, o que no mínimo revela não ser imposição da SAD ainda que deva questionar-se, mais uma vez e como comenta, e bem, o reine margot, a fraca comunicação do clube que não há meio, tendo muitos meios e gente e decerto sem faltar dinheiro, de melhorar esse aspecto que aqui sempre criticámos.

    Sobre a reunião na Rússia, é normal haver debates e era o que faltava não haverem. Quanto ao onze e rotatividade, continuo a achar uma tempestade num copo de água, Carlos, e esse tema desgasta por ser tão ingénuo e mal suportado em argumentos: por exemplo, o Guarín não podia jogar e então como se fazia? É claro que jogou em Coimbra, mas como alguém aí notou, cada vez que o Guarín estoura só dá bronca e deve ter sido por isso que o VP o tirou com o Benfica.

    Já agora, recorde-se que foi um passe do Guarín que precipitou a única derrota da época, e logo com o Barça e para os pés de Messi.

    Há coisas que devem ser contextualizadas e não tratadas, ou atiradas, pela rama. É como o argumento da forma física e quejandos, discutível num início de época com as incidências de plantel e sua aptidão desde o início para a competição, e que tem atrapalhado o início de época.

    Uma coisa não se discute, pelo visto, é que este início de época não é diferente do anterior. E temos um empate a mais, mas mais três golos marcados (mais dois sofridos também), que denota o que o treinador anunciou desde o princípio: mais ataque e mais procura da vitória. Só que as condições não são as melhores e dever existir alguma contenção da equipa em campo, que para mim já se viu em Coimbra, mais compacta e mais compenetrada.

    Não há milagres no futebol, salvo os verdadeiros milagres, nem transplantações de equipas de uma época para a outra. Para todos os efeitos, as diferenças são mínimas. E o que faz a diferença, no subconsciente de cada contestatário, foi o imprevisto empate com o Benfica que continuo a achar caído do nada naquele 2-2 fora do programa.

    O resto, como digo, é da opinião de cada um.

    ResponderEliminar
  9. meireles, deve ser inspirado no Robson que o Domingos põe o Sporting acelerado logo a começar e a marcar. Concordo quanto ao tema do arreganho e mentalidade dos jogadores.

    Já agora, convém salientar que, se tocou a rebate no seio do plantel, depois da derrota na Rússia, é muito bom sinal, porque não é só quando uma equipa é feita por jogadores da casa que sentem os desaires e gritam basta! A equipa de sul-americanos do FC Porto terá sentido isso. A tal mentalidade e algum facilitismo que lhe apontávamos nalguns jogos causou-lhes mossa dentro e reagiram, fazem bem e, repito, é bom indicador de como, sendo estrangeiros, sentem o clube e sofrem com os adeptos em prol da equipa.

    Um bom motivo de reflexão também.

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís, desculpe chateá-lo, mas gostava de saber a sua opinião sobre o vermelho do Rinaudo. É que dá-me ideia que só tenho ouvido disparates...

    ResponderEliminar
  11. Assisti ontem à mudança de testemunho no Trio de Ataque.Saiu o Realizador de Cinema entrou o Sexólogo JMV.Devo dizer que admiro sobremaneira a pessoa Júlio Machado Vaz, é uma figura incontornável daquilo que é a nossa contemporaneidade, da herança do Maio de 68, não tenho dúvidas.Espero que ele esteja ali à altura da sua própria figura.Vai ser interessante apreciar as suas análises.O Trio ficou mais rico.

    ResponderEliminar
  12. Vermelho bem mostrado, expulsão inatacável.

    Desde que o Jeffren não foi expulso pelo Xistra por uma entrada brutal à canela do adversário (Olhanense, 1ª jornada), o Sporting acha tudo menos do que aquilo digno só de amarelo. Os palhaços do regime fazem coro, nightwish.

    ResponderEliminar
  13. meireles, há muito deixei de ver o programa, como disse, mas tenho a melhor impressão de JMV como bom dialogante e nada radical comparsa de conversa. Bom proveito.

    ResponderEliminar
  14. A propósito do tema, oportuno e pragmático, apesar da divergência de opiniões que possa haver, acabei de ler uma análise no blog sector, que li através de terceiros, que:
    primeiro, focaliza o que está escrito neste post;
    segundo, parte de pressupostos meramente opinionistas e não de carácter in-formativo e rigoroso.

    Ora, nesta parte, bate-se na tecla do discurso do treinador. Gostaria que me elucidassem onde está a deficiente comunicação de VP.

    E parte-se, como num guião estudado, para as substituições falhadas, dando o mau exemplo do jogo com o Zenit onde ninguém provou poder fazer-se melhor, além da incapacidade de ver o jogo, o que é sumamente difícil para além de tocar a defender à Sporting cada vez que um jogador é expulso.

    Portanto, a cada dia que passo mais estou convencido que há muitos clones do Mourinho das tácticas, mas de concreto e provas dadas nada.

    Isto para não ir mais longe.

    ResponderEliminar
  15. "Quanto ao onze e rotatividade, continuo a achar uma tempestade num copo de água, Carlos, e esse tema desgasta por ser tão ingénuo e mal suportado em argumentos..."

    Os argumentos são simples e fáceis de ver: é a qualidade do que se tem visto no relvado, é o empenho que muitos não estão a mostrar, são jogos com Barcelona, Shakhtar, Zenit e Benfica (os adversários mais fortes da época pois ao Guimarães parece que todos ganham) adversários mais fortes até ao momento com os quais só vencemos com os ucranianos, da forma e sofrimento que se viram.
    Não me parece que Feirense, Setúbal, Gil Vicente e Leiria sejam, até ao momento, barômetro de coisa alguma...
    Já vi ganharmos e perdermos muitos jogos com o Benfica, não é esse peso do empate que condiciona os meus comentários nem os de muita gente - ao contrário do que escreve - seria ingénuo fazer tanta apreciação e opinião por causa de um só jogo.

    Mas claro, estamos de acordo, há muita consideração de índole pessoal nestas posições.

    ResponderEliminar
  16. Na minha opinião e relativamente ao último comentário:

    - não é possível provar-se o que quer que seja no jogo com o Zenit; se fosse eu e isto vale o que vale (pouco!), não tirava Fernando do meio-campo, preferia meter Varela a fechar o lado direito da defesa, retirava Belluschi e James ficava no meio-campo, a tentar acompanhar Hulk; e talvez tirasse Moutinho (muito fraco nesse jogo) e fizesse entrar Defour.

    - quanto à comunicação de VP: discurso hesitante, ideias mal ordenadas, erros por vezes de português à moda de Jorge Jesus, abriu desnecessariamente o "diálogo" com este último, repete o dogma do treinador à Porto - A ESTE PROPÓSITO BEM LEMBRADO REPORTV SOBRE PEDROTO, ATÉ TENHO ISSO GRAVADO, TALVEZ VP APRENDA O QUE É ESSA COISA DE TREINADOR À PORTO - sem se ver nada disso, não justifica de forma clara as opções de convocatória, justifica mal as substituições, tenta copiar discursos da época passada de AVB (deixar os jogadores crescerem, não estragar o talento deles, etc - ideias de AVB na época passada), inabilidade para falar das questões da arbitragem (supertaça com guimarães por exemplo)... enfim. Que me lembre assim de repente! É uma imagem que já vem desde o dia da apresentação dele.

    ResponderEliminar
  17. Ninguém é obrigado a copiar ninguém. E se copia é porque isto e se não copia é porque aquilo. Se mantém o estilo é seguidista do AVB, se não tem a mania da independência. Mas é um facto que, antes de tudo o mais, nem todos têm a mesma capacidade de falar, exprimir-se, a alguns nem cursos de especialização servem.

    Falar das arbitragens tem outro substrato que, com AVB e em Guimarães precisamente, percebeu-se onde está o mal... E não é do treinador...

    ResponderEliminar
  18. Essa do empenho concordo, mas não com o Barça, pelo contrário; nem com o Shakhtar, virando o resultado com incidências negativas para superar antes. Benfica e Zenit, como os outros cada jogo tem a sua história, estão mais que debatidos.

    Opiniões são uma coisa, e pessoalíssimas mais funda ainda, já argumentos fia mais fino.

    ResponderEliminar
  19. Quanto ao futebol que se vê, sou compreensivo e menos exigente no início de época.

    Em cada época. Não sei que futebol te lembras de há um ano. Ou também comparas com o de Abril e Maio?

    ResponderEliminar