
Mas amanhã o tom vai ser vira o disco e toca o mesmo.
http://www.publico.pt/Local/lisboa-reduziu-para-menos-de-metade-investimento-na-reparacao-de-buracos-1544038
Mas ao menos está em marcha uma campanha bem-intencionada!

Vi o Sporting ser eliminado, esta noite, com naturalidade e face a uma equipa melhor com jogadores de categoria superior e, como seria moda dizer da Academia de Alcochete, formados maioritariamente na cantera de Lamesa, acho que se chama assim (corrigido, é Lezama). Logo, aprecio as equipas que aproveitam os seus valores, sendo o Athletic, apesar do nome britânico da origem e que só foi obrigado a espanholar no regime franquista que bania estrangeirismos como os anglicismos, notado também por não alinhar com estrangeiros.
E ficamos a saber que, depois da injusta mas compreensível à mercê dos imponderáveis do futebol, eliminação do Barcelona, a única coisa que ocorreu aos madridistas pensarem foi que, por ganharem um jogo com sorte ao Barcelona no sábado, já são melhores e prontos.
O Barça levou a Supertaça de Espanha, a Supertaça europeia, o Mundial de Clubes e ainda tem a Taça do Rei. Perde o campeonato espanhol de como não havia memória de benefício arbitral. O Barça teve uma Champions difícil, duas vezes contra o Milan nos grupos e nos quartos. Ninguém se lembra dos adversários frágeis dos merengues na Europa... Este sim, é o fracasso. Também porque já cantavam vitória, por verem antes o Barça fora do seu horizonte.
A FINAL - voltaremos a ver em Munique um embate anglo-saxónico habitual dos anos 70 e que já esquecemos a última vez, creio que o Hamburgo-N. Forest precisamente em Madrid, arbitrado por António Garrido, em 1980. Ingleses contra alemães, desta vez na Alemanha. Vários jogadores ausentes por castigo, de parte a parte. Não tenho dúvidas que Barça e Madrid são as duas melhores equipas da Europa, por esta ordem. Mas uma coisa é o Chelsea passar como passou, outra é o Bayern assumir-se como se assumiu. Sim, continuo a ver as equipas independentemente de terem ou não portugueses e vejo o Bayern muito forte e Heynckes um treinador, quase resgatado da reforma, vencedor como o reconheci enquanto jogador. Heynckes, que levou o Real Madrid a ganhar a Champions 32 anos depois na "Séptima", ofereceu-lhe a "Décima" decepção. E pode ser mais um a ganhar por dois clubes diferentes.
O Chelsea que, em 2004, esbanjou o jogo do Mónaco onde conseguiu perder 3-1 e esbanjou o 2-0 cedo conseguido na 2ª mão quando também teve tudo na mão para ir à final de Gelsenkirchen com o Porto de Mourinho.
Entretanto, o dia de ontem foi passado com alusões nas tv's à entrevista de Pinto da Costa, mas ao JN, com exertos nos telejornais do online do jornal. Ou seja, a antecipação do JN esvaziou o interesse da entrevista ao chamado canal do clube (?!). E no JN sempre foi aflorado o Apito Dourado, algo de que os portistas ainda esperam posições firmes sobre assuntos pendentes! Mesmo que não fosse para tocar os mesmos assuntos, o chamado canal do clube (?!) perdia logo por ter menos impacto no quotidiano e veremos se algo dessa entrevista passará hoje nas tv's. Até que estas não falam dois dias seguidos das proezas de Pinto da Costa... Para bom entendedor, percebe-se o fiasco potenciado pela divulgação do JN, mas ninguém pensou nisto... Business as usual...
Depois de ter dito, ao sair da caverna em que se movem interesses e personagens obscuros, que não falaria publicamente do tema, Paulo Pereira Cristóvão quis abrir-se ao Rascord. Não li, mas vi os títulos e bastou-me. Jornal do regime, lagartagem infiltrada, tira-nódoas do spordein, o Rascord não retira coisa nenhuma da proeza e o ex-PJ expõe-se ao ridículo e acrescenta mais suspeitas.
Como antevi, não esperava nada, nem imaginava que a entrevista teria duas partes. As luvas rotas do hóquei em patins que se jogava no ringue da Constituição nos anos 50 interessam-me pouco, mas deu pano para mangas para o seccionista cooptado de então. Eu joguei nos juvenis do Infesta, onde Pinto da Costa também foi atleta muito antes de mim, e em 76-77 treinava com meias completamente rotas e chuteiras às vezes abertas nos lados... à noite e até com chuva...
Pedroto ganhara em 75 e em 76 a Taça de Portugal para o Boavista que tinha uma belíssima equipa, onde pontificava João Alves das luvas pretas. Taí, o velho careca lateral-esquerdo, também veio para as Antas. Quase foi campeão em 1975 (ficou a dois pontos do Benfica, com quem perdeu no Bessa a iniciar a 2ª volta) mas foi a Alvalade ganhar a Taça ao campeão. E reteve a Taça com 2-1 ao Guimarães e numa final também jogada nas Antas, onde festejaria um ano depois a conquista da sua terceira Taça de Portugal consecutiva e a segunda para o FC Porto desde 1968.
Pinto da Costa merece os êxitos conseguidos e um dia terá a estátua merecida no Dragão; ou, como é imodesto, uma frase marcante, pode ser a da paixão, ambição, competência e rigor, mais ou menos assim, ou arranja-se outra para lá do "A vencer desde 1893". Podia ser "Ganhar em Liberdade" que foi o fio condutor de mais uma Revolução portista - que o País centralista teme e abomina, mas já não trava - a dar uma lição ao Portugal do comodismo e absolutismo da capital em que desgraçadamente se centra.
Os 30 anos que temos pela frente, obviamente, ninguém os pode antever, pelo menos para além do Museu a erguer neste mandato e no máximo mais um mandato já na forja. Esse pode ser o último erro de gestão dos muitos que se têm repetido.
Ainda bem que nada disto tem consequências desportivas: nem na taça, garantia rápido O Jogo, nem na Europa, suspirava de alívio A Bola. O Record não pedira, desta vez, ajuda de ninguém próximo dos árbitros para esmiuçar estes meandros, mesmo que dinheiro em mão não deixe rasto, e os génios da bola podem tergiversar à vontade, com as cambalhotas necessárias, na conivência bovina dos mandantes. A rapaziada de Alvalade, na blogosfera, congratula-se por um depósito de 2000 euros na conta de um árbitro - sinónimo de vigarice e corrupção de Cardinal, logo na primeira reacção! - não ser sequer tentativa de coacção como a que despromoveu o Boavista. Não, trata-se apenas de denúncia caluniosa da parte de quem, afinal, expôs que lhe meteram dinheiro na conta sabe-se lá porquê, talvez para o incriminarem. As dormentes consciências, há uns anos tão exaltadas, querem pôr isto na paz dos senhores e nada como acalmar as capas dos pasquins não vá o Platini, o eterno gladiador contra os corruptos e vigaristas, chatear-se e chamar batoteiros a gente impoluta como se sabe e vociferar, o cabrão do franciú, contra a presença europeia de uma equipa cujo dirigente de topo depositou dinheiro - esqueça-se por momento a intenção, embora para Platini tal não precise de ser provada, o depósito diz tudo e as regras foram actualizadas sem contemplações depois de 2008 - e o Sporting joga esta semana.
Então, a lagartagem está tranquila com a sua consciência, sabe que 2000 euros no banco é menos tramóia do que escutas pífias e testemunhas com cheiro a criolina devidamente tratados em tribunal de gente e para gente como nós. Para eles, um PC pode ser legítimo a defender que não assume a culpa, mas o PC que "desistiu" alegadamente dos 6 pontos na sentença estapafúrdia assumiu a culpa. Vá lá saber-se porquê este silêncio que a todos compromete e não dignifica sobre o despautério do que era coacção há uns anos e não é hoje, antes pode colorir-se de forma pueril em denúncia caluniosa, ou do que era não assumir culpa em 2006 e o que é hoje. É claro que uma mulher da vida sempre foi puta por ser pobre mas muito moderna e livre de vender o seu corpo (sem corrupção, nem moral sequer...) se for menina de bem e até tiver filhos betinhos para amamentar...
Como sempre, isto não são diferenças de opiniões, são meros trocadilhos lisbonenses que em breve escoarão pelo ralo do que não interessa falar e ecoarão depois a prodigalizar os arautos da verdade desportiva. E como tudo está calado, mesmo os serviços de espionagem - como evoluiu o clube diferente desde as fichas actualizadas à máquina pelo abominável homem das neves - de uma empresa do director do clube são meramente um caso de polícia. Também acho, eu prendia os que contam histórias da carochinha. Deve ser por isso que deixaram de ouvir-se coisas das noitadas lisboetas e a fama do Elefante Branco ou do Maxim esmoreceu muito, o que é pena para a imagem glamorosa de outros tempos. Sic transit gloria mundi, mas mesmo assim Roma caput...
Entretanto, o árbitro dos Cincazero da época passada diz umas coisas do tuga de Madrid.
Em Portugal, os moralistas do costume, mais do que os de ocasião como certos génios do periodismo parolo e saloio em pasquins rascas que compram informações a qualquer abominável homem das neves, com dinheiro para não deixar rasto, começaram a salivar sobre certas ocorrências, antevendo cataclismo a sério, para terem credibilidade. Como de costume, e não ocasionalmente, fala-se muito e antes de se saber algo sobre a trama o julgamento já está feito na praça pública.
Em Portugal, como já é costume através de uma gaja ressabiada, era giro ver um caso virar-se contra o próprio moralista de ocasião, num rumo imprevisto. Pelo menos contrário à versão oficial e bovinamente aceite dos arautos da verdade desportiva e, como sabemos, identificados com boas práticas de investigação, interrogatório e dedução de acusações entre murros e cabeçadas, mais incitamentos à violência e fogo em galinheiros.
Depois das notícias do dia nos jornais online, a SICN faz-nos constar que, uff, felizmente, a PJ acredita que isto pode envolver dirigentes do Sporting, mas não o próprio Sporting. Ser um PC qualquer vicepresidente, tipo Pereira Cristóvão, não implica o clube. É curioso, ia jurar que por causa de um PC qualquer presidente já implicava até o sinaleiro da Batalha, pedia-se justiça à italiana, batia-se com a mão no peito e vendiam-se livros a gente com barbas...