07 abril 2012

Ai os árbitros... e os segredos revelados pelos próprios

Já se sabe que Jorge Sousa, Pedro Proença e João Ferreira, que apitaram ontem, não estarão nos jogos principais desta jornada. Não sobram muitas opções para o Braga-Porto e o Sporting-Benfica. E há muito espaço para falar de arbitragens, mesmo que alguém não queira que se fale deles e do que fazem. Têm sarna? São uma ameaça nuclear? O País pararia se fizessem greve? A chantagem deles, ou alguém por eles, deu resultado: nunca mais se resolverá a incompetência e o compadrio. Na arbitragem como no desgoverno do País, atirando para debaixo do tapete toda a porcaria que nos trouxe até aqui.
Proença acabou de provar não ter aprendido a lição do esloveno Skomina. Sim, com Proença, tal como Cardozo jogar a bola na sua área duas vezes com os braços, o penálti de Javi Garcia sobre Ashley Cole não seria marcado. Sim, em Portugal não se marcam penáltis assim contra o Benfica. Bem, por acaso Jorge Sousa marcou, para o Nacional, na Luz, num chega para lá indevido, parece que do tal carroceiro que só age em falta. Ah, mas esse risco não se corre. Jorge Sousa era potencial árbitro para o Braga-Porto? Não, seria melhor para o derbi de Lisboa, clamaram dali. Foi para o V. Setúbal-V. Guimarães.
O que fez Jorge Sousa? Anulou de forma inacreditável um golo vimaranense no Bonfim. Inacreditável, vi há pouco no resumo do jogo, o Rui Vitória até deitou as mãos à cabeça. I-na-cre-di-tá-vel, como é habitual nos árbitros portugueses, e internacionais.
O que fez Pedro Proença? Um "enfesto" manifesto de Cédric num jogador do Beira-Mar, tal e qual o do Javi Garcia no Chelsea, mas o árbitro tuga mandou seguir. Não há pachorra com a mediocridade da arbitragem lusitana. Por isso pedem: i) que não se critique, coitadinhos que são sensíveis; ii) não se divulgam as nomeações, que assim defende-os e não há pressões; iii) outra razão pateta qualquer, uma bacoquice pródiga para não se tomar decisões em Portugal, no futebol como no resto; iiii) isto é Portugal no seu pior!
Ora bem, passei de relance os olhos pelas estações esta noite e debatiam, alegada e alegoricamente, algo relacionado com futebol. Como dizia John Kennedy, não se pode negociar com alguém que acha que o que é dele é dele e o que é meu é para negociar. O TVI24, versão Maisfutebol mais patético do que o site, é Benfica TV em réplica soft com infiltrados leoninos, o resto é chulice encarnada encardida, não vale a pena.  A RTPI, desta vez, esteve a cargo daquela menina de olhos faróis de nevoeiro mas que de futebol percebe tanto quanto a dificuldade de ler o teleponto lhe permite... Depois, pôr treinadores de eleição como Ulisses Morais e Luís Campos a dar prognósticos... até parece que se vai discutir uma subida - já nem digo descida - de divisão. Finalmente, a SICN deixou algumas abencerragens da comentadeirice pródiga naquelas bandas de lado  e optou, bem, por ex-jogadores das quatro equipas envolvidas nos jogos principais do fim-de-semana.
O problema, de facto, amiúde são os comentadeiros imbecis que enxameiam as tv's. Tipo gordobern, mas há tantos ou todos! Não se aproveita um, um só. Ora, como o caso do gordobern revelou, o problema é... de quem os escolhe. Ora, se o mal começa aí, na selecção, na redacção que faz a selecção, quem avança para moderar tal parolice só pode ser da mesma laia: medíocre. É o caso de Luís Marçal, que de futebol percebe muito pouco e quando alguém fala de futebol a ele passa ao lado.
Luís Marçal não entendeu que Leonardo Jardim se referiu directamente a Jesus ao criticar o treinador que fala bem das arbitragens quando ganha e mal quando perde. Melhor, entendeu que poderia ser uma indirecta para Jorge Jesus. Entendeu vagamente. Uma indirecta. Depois do que se passou no Benfica-Braga... Que o Luís Marçal deve ter esquecido. Ou tem medo de falar. Ele até falou em autocensura para negar que haja tal coisa, quem asseveraria tal coisa? Vade retro, Satanás!
Depois, mesmo assim, acho piada que, mesmo quatro ex-jogadores (João Manuel Pinto, José Eduardo, Hélder e José Nuno Azevedo) não digam livremente o que pensam. Por exemplo, o mais antigo José Eduardo não mencionou, mesmo citando-o, ter sido mesmo Jorge Jesus a pôr em causa a honorabilidade de um árbitro, no caso o auxiliar do Benfica-Porto. E também referiu ser inaceitável a perseguição pessoal e familiar aos árbitros, mas que tal sucedeu depois de mais protestos infunddos, no caso após a derrota do Sporting em Barcelos sem os casos de arbitragem que os lagartos pintaram.
Ah, depois queixam-se todos da Imprensa, mas ali não fazem diferente. Divagam e não acusam e a hora actual está boa de acusar. Não acusam. José Eduardo pediu punições severas, mas voltou a não citar casos concretos e eles estão à vista. Em Lisboa iriam lá pedir castigos para Benfica e Sporting? Nem o Torto Canal!... Nem o CD da FPF agiu sobre o treinador da chiclete nem se imagina quando o fará... O jornalista também não. Credo, só levanto a questão do secretismo das nomeações porque sim. Olha, se fossem conhecidos os árbitros estávamos aqui a falar deles, um argumento de merda, já se vê. Fala-se dos árbitros porque falam deles, e quem o faz indevidamente não tem o castigo devido, e porque eles decidem jogos, muitos jogos e muitas vezes. A classificação, como se sabe, está aldrabada. Porque não falam disso em vez de, pomposamente, acharem que se deve falar de equilíbrio e competitividade viciadas pelos apitos?
Pois bem, será o Benquerença em Braga e o Xistra em Alvalade? Ou o Duarte Gomes é certo num dos jogos, talvez em Braga e o Hugo Miguel na Luz? Ninguém imagina o Bruno Paixão chamado, pois não? Mas há o Soares Dias, para Braga ou Alvalade? Ah, esse do Porto no dérbi interessaria ao Benfica, claro...
Já vimos que os árbitros de ontem, em jogos sem interesse, fizeram a cagada que se sabe. É para isto que os querem proteger? Eles revelam-se em campo, imbecis e medíocres. Não são? São, José Eduardo até confessou ter falado de um, "internacional", recentemente com o vi-te ó Pereira. Ai sim? Tá-se a ver, em Lisboa falam muito de árbitros. Imaginamos sobre quem terão falado que até é internacional mas não tem jeito para isto. Não acardito em Bruno Paixão, partanto.
Talvez esta manhã os pasquins já saibam. Afinal, a encomenda do João Pode ser o João Ferreira foi entregue com dias de antecedência.
A conversa da treta, entre os ex-jogadores de futebol, para eles é muito interessante a acharem quem joga no lugar do Fernando e que vantagem uma alteração dessas pode dar a uma equipa. E a estratégia de não assumir a candidatura ao titulo do Braga, dava uma tese, não temos é doutores. Treta. Mas isso qualquer pessoa fará. Dá palpites. Abordar as coisas sérias a sério continua a passar ao lado. Dos jornalistas e dos ex-jogadores.
Joga-se primeiro o Braga-Porto. Melhor árbitro para "empatar" a coisa? Duarte, aliás Roubarte Gomes. O dérbi até pode ter o árbitro nomeado mais logo às 22.15horas. Eu é que sou desconfiado, não gosto dos árbitros e tenho a mania e tal... Bem, esta seria a encomenda fatal.
Vou rezar para que seja Benquerença em Braga e Xistra em Alvalade. Mas não sou crente...

Sem comentários:

Enviar um comentário