09 dezembro 2012

Da volumetria à idioticemetria

Hoje vi, ainda que nem sempre em contínuo, o derby de Manchester. O United fez 2-0, o City 2-2 e van Persie desempatou aos 90' de livre por falta idiota de Tevez após uma perda de bola idiota de um defesa a sair a jogar pressionado para a perder.
 
Vi a parte final do Everton-Tottenham, com os azuis a marcaram aos 90 o 1-1 e aos 90+1 o 2-1 para calafrio do atónito AVB.
 
Vi ainda a 2ª parte do West Ham-Liverpool, com Gerrard a sofrer um penálti de bola na mão, remate à queima e ele de costas, e a marcar um autogolo que virou o marcador até ao intervalo (2-1), com os reds a virarem por sua vez o resultado (2-3) em 3 minutos.
 
Mais uns flashes do Panathinaikos-Olympiacos (2-2), onde o jogo se faz a uma cadência mais pausada do que em Portugal.
 
E, claro, o Barça em que Messi entrou para a história, mais uma vez, e continua a marcar mais de um golo por jogo quando lhe calha de mexer as redes (2-1 ao Bétis). São já 86 golos este ano, o Benfica não o abateu e a raça bética não poupou o Barcelona: 3 bolas nos postes, contra 2 do Barça na mesma jogada.
 
(deu sempre para ver os golos em falta em highlights, não perdi nada).
 
É claro que os gajos do Bétis, que ganhariam ao Benfica nas calmas se já os viram jogar a ganhar ao RM (1-0) e fazer tremer o Barça hoje,, não souberam usar a táctica do todos em cima em vez de todos ao monte e todos contra um do mestre da táctica. É claro que nem Mourinho...


 
No dia em que Falcao fez 5 golos, que não vi, como nunca nenhum do Atlético de Madrid conseguiu na história da Liga espanhola, para mais à equipa mais portuguesa de Espanha (D. Corunha) que não é mais lembrada por isso apesar de muitas jovens promessas fabricadas no tira e põe de Lisboa e satélites, a Marca online fala do Dia das Bestas sobre Messi e Falcao.
 
Acham que eu teria tempo para falar de alegados penáltis em Portugal? Especialmente depois do idiota Pedro Henriques ter falado da volumetria para explicar a casualidade de uma bola na mão de Alan contra Alex Sandro em Braga, num remate à queima e com o portista a cair sem ver a bola e naturalmente, ao contrário dos experts em linguagem corporal, a abrir os braços na queda? E vir agora outros idiotas das métricas alegar um penálti, já não tanto à queima mas desta vez com o "tal braço" colado ao corpo (e tal como na vez anterior) em posição de instinto defensivo/protector da bolada que se adivinhava?
 
De Pedro Henriques só me lembro das arbitragens que fazia, apesar de tão más e por isso mesmo, uma das quais a expulsar Falcao em Setúbal por uma falta que não cometeu, a dar-lhe um segundo amarelo indevidamente e a impedi-lo de, na ronda seguinte, defrontar o Benfica quando estava em disputa com Cardozo pelo título de melhor marcador.
 
Só de bacocos e espalha-brasas em nome de audiência. Os tipos que não distinguem um prato de um penico, um boi de um boy e um canto de um fora de jogo, nem se indignam os outros 320 dias do ano em que não vislumbram lances de favor para o FC Porto, restando-lhes vislumbrar batotices para o Porto no resto dos seus dias infelizes e catatónicos; estes são como o patego espanhol apanhado pelas tv's tugas da porcalhota, esta semana, a condenar a xenofobia dos espanhóis para com os portugueses do Real Madrid, o mesmo gajo Pedredol que no início do ano garantia que Mourinho ia mesmo deixar o clube merengue no final da época!...
 
Até o Mourinho, que sabe mais dos outros do que confirmar se Falcao será seu pupilo no Real Madrid em Janeiro, já se convenceu de que o Messi ganhará a Bola de Ouro e del Bosque será o treinador do ano...