04 dezembro 2012

Isto de jogar sem pressão é depressão

Estava para dizer é do caralho e que o FC Porto pode olhar para os dois últimos jogos e ver bem a merda que fez! De resto, se em Braga houve, inexplicavelmente, a gestão do plantel seja lá o que isso for no contexto competitivo que se apresentava, hoje não se sabe que gestão houve, a não ser a gestão de jogar o menos possível e, obviamente, sem vontade de ganhar não se vai a lado algum.
 
É para isso, mais do que para o autogolo de Danilo e do frango (revisitado) de Helton que só agravam a situação de desconforto e total incompreensão por duas partidas em subempreitada e menor rendimento, que deve olhar-se. A começar pelo treinador que não podia fazer o que fez em Braga e não acicatou os seus jogadores para pelo menos conseguirem um empate num jogo que se previa bravo e acabou em dureza.
 
O conjunto, que não é mais do que isso e não tem mais organização do que o do FC Porto, parisiense festejou a vitória no final que lhe deu a liderança do grupo. E festejou porque trabalhou para isso, jogou forte e feio nada importado com a qualificação garantida. É caso para notar, de resto e a começar pelo arranque trepidante da partida, que se esses jogadores são "milionários" - uma boutade bacoca com que a Imprensa parola cá da terra trata o que é de lá de fora, esquecendo as diferenças cá dentro - pelo menos deixam tudo em campo. Com a condescendência de um árbitro medíocre e reverencial para com os nomes como Thiago Silva, Lavezzi e Ibrahimovic que logrou escapar sem um amarelo apesar de três fragatadas intimidatórias.
 
Mas o Porto pôs-se sempre a jeito, com o Fernando das paragens cerebrais regulares em perdas de bola idiotas, o Danilo sempre permissivo a defender, o Varela com uma inconsequência pateta que só o parvo do treinador teimou em manter em campo por mais de meio tempo e, claro, o frango a que Helton nos vai habituando. O FC Porto podia terminar com o recorde de pontos na Champions esta época mas nada fez para ganhar e acabou ridicularizado e a levar porrada, qual cordeirinho, do princípio ao fim para levar amarelos por... protestos.
 
Anjinhos com equipamento ridículo sofrem duas derrotas patetas e sem ponta por onde se lhe pegue. Já vimos este filme mais de uma vez mas os responsáveis portistas não evitam estas recaídas que só ficam mal. Um nojo a dobrar com que se podem entreter, docemente, por uns tempos.