25 setembro 2006

Empréstimos ou desperdícios?

Estava a ver alguns resumos de jogos da nossa liga e deparo-me com um excelente golo de um jogador da Académica. Esse jogador chama-se Hélder Barbosa e vem sendo o melhor jogador em campo nos jogos do clube que representa há já algumas jornadas. Esse jogador está emprestado pelo FCPorto.
Na época passada, aquando de um jogo particular entre o FCPorto e o Dínamo de Moscovo realizado no Dragão, que tive o prazer de ver, Hélder Barbosa entrou na segunda parte e já aí deu mostras de ser muito bom jogador. Foram dele os cruzamentos para dois dos quatro golos desse jogo. No entanto fez apenas um único jogo oficial pelo FCPorto, o último do campeonato contra o Boavista.
Vem isto a propósito do que dei por mim a pensar, depois de saber das excelentes exibições que ele tem protagonizado. Porque apostamos nós em jogadores como Tarik, Alan, Jorginho, Ezequias, etc., quando temos jogadores da formação emprestados e que em nada ficam a dever a estes? Assim de repente lembro-me do Ivanildo, do Hugo Almeida, do Paulo Machado e do Bruno Gama, mas mais existem. Que são feitos dos jogadores da extinta equipa B? Quantos destes jogadores são aposta na equipa principal? Será que nem a suplentes alguns destes jogadores teriam lugar no plantel? Vieirinha é a única excepção.
Além de que a não aposta na formação implique, normalmente, a vinda de jogadores estrangeiros e cujos passes custam muito dinheiro. Para já não falar em ordenados, que nestes jogadores serão muitíssimo mais elevados que os dos jogadores da formação do clube.
Esperemos que Jesualdo Ferreira tenha outra “visão” em relação à formação, que esta seja a sua principal fonte de aquisições. Esperemos também que a SAD não o “obrigue” a fazer certas e determinadas contratações.
Fantasy Football

Quero avisar todos os visitantes que estão a participar na «liga da bancada» do Fantasy Football para não se esquecerem de fazer as alterações que querem fazer nas vossas equipas até amanhã às 19H45.

A liga conta já com 25 equipas (acho até que lhe vou chamar super-liga) e prevê-se uma grande luta pelo 1º lugar que neste momento é ocupado pelo Valrico FC. Felizmente aqui não se desce ninguém de divisão e para já não vi nenhum Mateus nas equipas.

Quem se quiser inscrever ainda vai a tempo.

22 comentários:

  1. bLuE fRiEnD Zirtaev...
    É verdade que sim, total razão... mas sabes como é, a isso chama-se "$AD comissionista", só assim se pode explicar muitas e muitas contratações de valor mais que duvidoso... e de muitos e muitos erros nunca explicados... faço votos para que o Prof. Jesualdo tenha pulso sobre a $AD e não entre nessas jogadas que só servem para encher os bolsos de alguns comissionistas... BASTA!!!
    É tempo de recuperar o tempo perdido... e fazer as coisas com ponderação... muita ponderação!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev tens toda a razão. Este é um assunto que não é de agora, mas quando se olha para alguns dos nossos miudos emprestados, principalmente Helder Barbosa e Paulo Machado dá vontade de perguntar o que andam a fazer no plantel Alans, Tariks, Jorginhos e afins.
    Tenho esperança que se o mister Jesualdo ficar uns anos no clube esta situação se possa inverter.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o aqui dito, especialmente em relação ao Paulo Machado e Hélder Barbosa.
    Já tenho algumas dúvidas quanto ao Ivanildo... e Hugo Almeida...
    No resto, mandam as comissões...

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, há muitos empréstimos do Porto que são desperdício, mas, como eu já tinha dito em relação ao Hélder Barbosa, a Direcção preferiu emprestá-lo a uma equipa de média dimensão, onde ele possa desenvolver o seu potencial a cada jogo. Eu pessoalmente gosto muito do Hélder Barbosa. Sub-capitão dos sub-19, vai ao Mundial de sub-20 e é titular indiscutível na Académica, tanto que ontem não pode jogar contra o Boavista por ordem física e o Manuel Machado queixou-se da falta dele.
    A Direcção deposita muita confiança nele e creio que para o ano ele pode regressar em grande ao Porto. è muito parecido com o Quaresma a jogar, tem grande técnica e cruza muito bem. Este ano já fez 1 golo, 2 assistências e já provocou duas expulsões em jogos seguidos (Naval e Belenenses). Também já o tinha visto a jogar na inauguração do Dragão, quando ao mesmo tempo entraram dois miúdos: Messi pelo Barcelona e Hélder Barbosa pelo Porto. Depois disso, tive oportunidade d ever um ou outro jogo da equipa B em que ele brilhou e depois esses dois jogos: contra o Dínamo Moscovo e no Bessa...
    è bom que tenhamos atenção à evolução deste jovem jogador, porque Tarik's e Alan's não valem um Hélder Barbosa e um Vieirinha...

    ResponderEliminar
  5. Caro Zirtaev,

    O tema que propõe é muito importante.
    E de debate obrigatório.
    Por inúmeras razões, quer desportivas (mística, política de formação, de recrutamento, etc.), quer económicas.
    Realço que no FCPorto, como já é tradição, os jogadores das camadas jovens (atendendo a que somos um clube de elite, no qual não é propriamente fácil entrar no plantel) têm por hábito fazer um périplo (2/3 anos) em clubes “médios”, depois dos juniores, para então sim, voltarem ao plantel principal já com um mínimo de experiência (relembro apenas alguns casos bem representativos – Rui Barros, Fernando Couto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho....curiosamente, constato agora ao escrever, 3 deles, centrais !!).
    A título excepcional, ou seja, com entrada directa, salvo erro, só me lembro do Baía e agora do Vieirinha (que eu acredito irá explodir em breve) !! Há mais tempo atrás, Fernando Gomes, e creio, Jaime Magalhães e Frasco.
    Creio também que não devemos cair na tentação de pretender que entram vários por ano. Se fosse possível um por época seria excelente.
    Até porque se fala muito dos verdes, mas eu pergunto – tal política tem-se traduzido em títulos ? Só se for em ...atletismo...onde, de facto, são imbatíveis !!! De resto...
    Também devemos ter um certo cuidado com o tratamento que damos aos nossos jovens - tenho bem presente na minha memória as críticas demolidores, seguidas de tremendos assobios no Dragão, sempre que, por ex., HAlmeida ou Ivanildo falhavam um passe.
    Depois eles vão embora e utilizamos isso como argumento contra...
    Agora, que no nosso Clube, nos últimos tempos, se tem descurado a formação (ou, se quiserem, e até talvez seja o mais correcto, o aproveitamento da formação), parece-me evidente. E tremendamente ERRADO !!
    Felizmente, há sinais que dão mostram que se pretende “entrar nos eixos” !!
    Desde logo a experiência na formação que o Jesualdo tem (não esquecer que foi seleccionador nacional nas camadas jovens); a contratação de Luís Castro; o exemplo Vieirinha; e, esperemos, para o ano, o de Hélder Barbosa.

    P.s. - Meu caro, em relação a debates noutros espaços... eu sei bem a quem é que se referia...

    ResponderEliminar
  6. Pedroz e Situacionista, eu até entendo a política da SAD quanto aos empréstimos de jogadores para estes ganharem experiência. E é claro que colocar vários na equipa principal se poderia tornar mau para eles. Mas tendo em conta a grande qualidade de alguns e principalmente os medianos jogadores que lá estão, a colocação todos os anos de 2 ou 3 jogadores e fazendo deles uma grande aposta não seria estragá-los. Na pior das hipoteses aconteceria como aconteceu a Ivanildo e aí sim, fazê-lo rodar mais um pouco noutro clube, isto apesar de achar que se este fica-se teria muitas oportunidades de jogar e agradar.
    Por falar em Ivanildo, lembro o jogo que fez contra o Marco em que fez um grande jogo. Vieirinha estava do lado do Marco, isto para lembrar ao Pedroz que o Vieirinha tb não foi aposta directa dos escalões de formação, já o ano passado "rodava".
    O Hugo Almeida é um caso diferente. Pede-se a um ponta de lança que marque golos e aí ou marca ou não, aconteceu que falhou muitos, não tem a ver com o centrar bem ou ter boa técnica.

    Tenho mesmo a ideia que, mais importante que fazer entrar novos jogadores na equipa principal, será mesmo agradar aos tais comissionistas
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Zirtaev, vocês têm alguma razão no que dizem... no entanto, se depararem os resultados obtidos nas últimas épocas (titulos) penso que não podem criticar quem quer que seja.
    Em relação ao jogadores penso que há dois jogadores que mereciam estar no plantel do FCP (P.Machado e Helder Barbosa).

    ResponderEliminar
  8. A firma forte 76, sê bemvindo, os adversários desde que sejam cordiais, serão sempre benvindos ao meu blog. Acho que todos os portistas concordam comigo.

    Quanto ao que dizes, realmente se formos a ver o que temos ganho até nem temos muita razão de queixa, mas a questão é que queremos sempre mais e melhor. Ter uma formação como a do Sporting (que considero muito boa) e continuar a ganhar seria o ideal. Ainda por cima sabendo das dificuldades financeiras que os clubes têm.

    Quem não gostaria de ser campeão europeu só com jogadores portugueses e só da formação do nosso clube. Não seria muito melhor?

    Sei que é quase impossível, mas era o ideal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Eh pah...alguem me ajuda numa questao de sofrimento total..amanha tou em Arganil e aqui os cafés são todos mouros. Não imaginam o que sofri no ultimo jogo contra CSKA pra Champions. Fui a tudo o que era café e tava tudo a dar os mouros..pra não rever esse cenario, alguem me pode ajudar?? Nem que seja uma casa do Porto ca perto, tou mm desesperado!!!

    Portista acerrimo.

    ResponderEliminar
  10. Eh pah...alguem me ajuda numa questao de sofrimento total..amanha tou em Arganil e aqui os cafés são todos mouros. Não imaginam o que sofri no ultimo jogo contra CSKA pra Champions. Fui a tudo o que era café e tava tudo a dar os mouros..pra não rever esse cenario, alguem me pode ajudar?? Nem que seja uma casa do Porto ca perto, tou mm desesperado!!!

    Portista acerrimo.

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev:

    Concordo plenamente contigo em relação a este post.
    Andamos o Verão inteiro a tentar comprar o Hesselink e mandamos embora o Hugo Almeida. Mandamos embora o Ivanildo e o Hélder Barbosa, para irmos buscar o Tarik. É realmente um desperdício.
    Segui com atenção o Hélder Barbosa no último jogo contra o Boavista, e estive no Dragão no jogo amigável com o Dínamo e achei o "míudo" com grande pinta.
    Há muitos jogadores do FC Porto por aí emprestados que para mim teriam lugar, no mínimo no plantel principal.
    Também tenho visto as exibições do Hélder Barbosa ao serviço da Académica e surpreendeu-me muito, pela positiva. Temos muitos jogadores talentosos e acho que se devia aproveitar.
    Há quem os queira e não os tem.
    Espero que o Jesualdo daqui a um tempo comece a perceber isso e que altere um pouco esta filosofia em termos de jovens promessas.

    Saudações Dragónicas
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Anónimo, o que eu costumo fazer nessas situações é encontrar o café com ecran gigante e melhor aspecto das redondezas e depois procurar o café tascoso e com TV rafeira mais próximo desse, porque provavelmente não vai ter muita gente e é mais fácil convencê-los a por no Porto.
    Se quiseres ver o jogo com mais gente deve ser fácil, mas se fores só tu a querer ver aconselho-te a ires para o café bem antes da hora do jogo para teres tempo para convencer os donos...

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente. Como é possível apostar em jogadores como Sokota, Sonkaya, etc, etc... tendo jogadores como o Hélder Barbosa, Vieirinha, Bruno Gama, Ivanildo,...


    Não compreendo estas opções. O Bruno Gama, por exemplo, para mim é uma das maiores promessas do futebol português...

    Vejam o exemplo do Sporting: Moutinho, Nani, Miguel Veloso, etc...

    Grande abraço, zirtaev

    Pedro Sousa

    http://blogdoengenheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Gostava da vossa opinião acerca do L.F.Vieira, a minha tese é que ele é um Vilarinho 2 ,mete-se nos copos participem na minha postagem sobre o L.F.Viera.

    ResponderEliminar
  15. Este é o tipo de questões que que todos os portistas devem andar a fazer, mas a verdade é que infelizmente não tenho grandes perspectivas para o futuro. Parece-me que o nosso FCP, principalmente depois das grandes vitórias europeias, tornou-se um clube gastador. Para além do mais, começa-se a perder uma coisa em que sempre fomos os melhores...a formação. Se virmos bem, neste últimos anos as nossas camadas jovens têm perdido qualidade e isso vê-se nos resultados. Sem dúvida que o Sporting neste momento a nível da formação ultrapassou-nos a todos os níveis!

    Só mais uma coisa que agrava ainda mais...o Vieirinha nem sequer é um produto das nossas escolas! Lembrem-se que ele veio do Vit. Guimarães para a equipa B.

    Quanto ao futuro, apostava sem dúvida no Vieirinha e Helder Barbosa. Os outros, têm de mostrar mais qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  16. Ah... já agora, e fugindo um pouco ao tópico, aconselho a verem a entrevista do Anderson ao seu site...vai ser uma grande estrela este miúdo!!!

    http://www.andersonabreu.com/noticias.htm

    Bruno

    ResponderEliminar
  17. gente, vamos ter calma. é evidente que o hélder barbosa é grande jogador (mas cuidado com as comparações precipitadas - marcar um golo ao Boavista não é o mesmo que marcar um golo ao Arsenal - há que manter em mente, e com todo o devido respeito, que Académica e FCP jogam em "campeonatos diferentes"), o hugo almeida precisa de trabalho mas acredito que chegue lá, o ivanildo é um diamante em bruto... mas que diabo: toda a gente está farta de saber que estas escolhas foram feitas por quem saltou fora antes ainda da Liga começar. ninguém pode saber até que ponto é que as opções foram erradas, porque ninguém pode saber o que o Adriansee faria desta equipa. e atenção que eu não tenciono fazer aqui de advogado do diabo, mas é ou não é verdade que o holandês pegou em casos ditos perdidos e fez deles hoje estrelas com lugar marcado no onze? falo do pepe, claro, por exemplo. por uma questão de feitio (ou sentimental) eu apostaria mais nas camadas jovens do clube, o Adriansee aposta em quem conhece e sabe que pode confiar. são jeitos diferentes de ver o futebol, ambos criticáveis. agora quanto às dispensas (desperdícios)&contratações de pré-epoca, não vale a pena bater mais no ceguinho: o Adriansee não está cá para se defender, o Jesualdo não foi perdido nem achado... agora é erguer o queixo e lutar com os que temos, em vez de chorar aquelas que eventualmente terão sido asneiras do passado. na próxima pré-epóca acertamos agulhas... agora é olhar no horizonte e caminhar em frente... e esperar que os nossos, enquanto lá fora, ganhem garra, técnica e motivação. siga!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo essa entrevista do Anderson é excelente. O rapaz é novo mas sabe que para chegar ao topo tem que passar pelos degraus todos. Tem uma cabecinha muito arrumada de ideias.

    Catarina, tens razão qd dizes que realmente quem decidiu foi Adriaanse e que Jesualdo não teve direito de escolha, mas isto é uma questão de fundo, é uma questão de política do clube que tento que debatam aqui, porque isso acontece com qq treinador que para aqui venha.
    Tb Helder Barbosa é só um exemplo e o que quero perguntar, no fundo é se com certos jogadores não será melhor apostar logo neles para a equipa principal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Pronto, deixei de ser anónimo! :)
    Relativamente a toda esta conversa lembrei-me de algo que me tinha escapado quando fiz o meu primeiro comentário a dizer que não tinha grandes expectivas para o futuro...afinal até tenho, não a curto prazo, mas num futuro a médio prazo.
    É que agora temos lá o Luis Castro responsável pelas camadas jovens. Parece-me ser uma pessoa competente e metódica de maneira a que podemos ter alguma esperança na revitalização da nossa "cantera".
    O tempo dirá...

    ResponderEliminar
  20. Ainda não entendi bem como vai funcionar o Luís Castro. Fica ele à frente de alguma equipa? Coordena apenas o sector da formação? Faz prospecção a nível de jovens?

    Não deixa de ser uma boa notícia ter alguém entendedor a cuidar da formação, mas que autonomias terá? Por quem foi feito o projecto para o futuro? Tem o projecto intervenção do novo técnico principal?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Pois, essa pergunta não é fácil de responder!
    Pelo que me parece, foi-lhe dada grande autonomia na coordenação das camadas jovens nas quais irá trabalhar em conjunto com os treinadores dos respectivos escalões. Obviamente que o Jesualdo entrará no esquema uma vez que vão tentar ser criados jogadores desde os escalões mais baixos com a "cara" da equipa principal do FCP.
    Para além disso vai ter um papel importantíssimo na prospecção de jovens valores.
    Estamos aqui à espera para ver o que isso vai dar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Isso é uma questão que me aflige à algum tempo, mas o problema é não termos tido um treinador português que apostasse nos míudos, o Couceiro ainda quis fazer isso, mas depois foi embora.
    Acho que com jesualdo isso irá acontecer, mas também é necessário dar-lhes tempo

    ResponderEliminar