25 novembro 2007

Competência

FCPorto 2-0 V. Setúbal
Lisandro 5' e Quaresma 85'
Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, M. Cech, P. Assunção (Kazmierczak 87'), Lucho, R. Meireles (Farias 87'), Quaresma, Lisandro e Tarik (M. Gonzalez 63')

37.309 espectadores

Se precisamente há quinze dias lancei o adjectivo incompetência para cima da mesa como acusação à fraca exibição da equipa na Amadora, hoje, face ao bom jogo conseguido, é mais que justo apelidar esta mesma equipa de competente. E foi precisamente isso que ela foi, uma equipa concentrada quase a 100%, que quis demonstrar aos adeptos que o que se passou naquele “fatídico” jogo não passou de apenas um tropeção do comandante, que pode acontecer a qualquer boa equipa.

O onze escalonado por Jesualdo Ferreira foi exactamente o onze avançado por mim na antevisão de jogo. O capitão Pedro Emanuel regressou em grande ao centro da defesa ao lado do Bruno Alves, demonstrando que a experiência pode mesmo ser um posto, dando muita tranquilidade àquele sector que muitas vezes não é possível obter com jogadores que têm bem menos experiência. Marek Cech foi também escolhido para substituir Fucile e, apesar de ter estado algo inseguro, não deixou, mais uma vez, de demonstrar que é um jogador sempre dedicado, com quem se pode contar quando é necessário.

O jogo começou praticamente com o golo do grande, grande, Lisandro, exemplo para todos os jogadores do FCPorto, pelo que luta, pela garra que tem, pela vontade de vencer que transmite em cada jogada. No primeiro remate à baliza dos sadinos, o argentino marca, servido pelo outro argentino de luxo que temos na equipa, após uma excelente jogada deste, dando assim a tranquilidade necessária à equipa, já que o primeiro golo contra equipas que se fecham, e o Setúbal também o fez, é muito importante.

A partir do golo sabia-se que era necessário gerir esforços, dados os jogos que aí vêm, e isto mesmo tendo sido um golo madrugador. Mas o que aconteceu foi que o FCPorto nunca deixou de procurar o segundo, tentando atacar com segurança, quase sempre pela certa, procurando sobretudo que o adversário não tivesse a bola. Mesmo assim os passes errados foram-se sucedendo, sendo que só o Paulo Assunção errou vários, parecendo demonstrar alguma desconcentração, ao contrário de Meireles que fez mais um bom jogo. Quaresma aos poucos ia subindo de produção, parecendo querer voltar ao genial jogador que lhe conhecemos e foi com alguma naturalidade que foram surgindo algumas oportunidades de golo, sendo que o resultado ao intervalo era já enganador, dadas as oportunidades criadas.

A segunda parte deu-nos o acerto quase total da equipa e principalmente deu-nos o regresso do Quaresma que nos deixa a todos deslumbrados, continuando com algum abuso nas suas jogadas individuais, como não podia deixar de ser, mas também jogando mais simples, mostrando que o Quaresma jogador de equipa é muito melhor que o Quaresma individualista.

A exibição foi quase perfeita por parte de toda a equipa, os lances de ataque e de perigo junto da baliza do Setúbal foram muitos, a equipa jogou com velocidade e o resultado só não foi aumentado mais cedo porque, além dos numerosos lances desperdiçados, alguém, estranhamente ou talvez não, não quis ver um penaltie claríssimo sobre Lisandro. Tarik, muito apagado, deu lugar a Mariano Gonzalez que aos poucos vai ganhando confiança e jogou bem, recuperou bolas, fez até uma boa jogada em que assistiu Quaresma que, carimbando a sua boa exibição, do meio da rua, atira uma bomba para a baliza adversária fazendo o resultado final.

Foi conseguida uma exibição seguríssima para fazer as pazes com os adeptos, o regresso do génio do Quaresma que tanto ansiávamos, uma vitória moralizadora sobre uma equipa que ainda não tinha perdido esta época, mas sobretudo foram conseguidos os três pontos necessários para podermos continuar a ser líderes por, pelo menos, mais duas semanas, sendo que, na sempre difícil visita à Luz, entraremos como comandantes da liga e assim de lá sairemos.

42 comentários:

  1. Que grande segunda parte.
    Que penalti tao claro, tao descaradamente roubado. Que cartao perdoado no soco ao Bruno Alves, 5 minutos depois o Pedro Emanuel leva amarelo numa entrada que nem se compara a outras 3 ou 4 sobre o Quaresma que ficaram sem acçao disciplinar.

    A equipa demonstrou raça e muita entreajuda. Lisandro enorme.

    Tudo fizeram para nos tirarem pelo menos 2 pontos, mas tivemos raça demais para tanta mediocridade. Os jogadores que vieram da selecçao fartaram-se de trabalhar.

    Este futebol portugues enoja-me. Depois dizem que as bancadas estao desertas.

    ResponderEliminar
  2. mas que Grande Quaresma... às vezes esqueço-me de como ele é capaz de fazer arte com dois pés e uma bola. é absolutamente delicioso observar como ele se integra no jogo, como ele domina a bola tal qual aviãozinho telecomandado. e sobreTudo, a elegância dos movimentos com que esconde e descobre o esférico junto aos seus pés, que parecem dotados de vida independente!
    eu, pecadora, me confesso: quando ele faz um jogo destes, eu esqueço-me de todas as vezes em que ele entrou em campo e deixou a alma no balneário, de todas as vezes em que pôs a exploração do talento individual acima do grupo de trabalho, de todas as vezes em que foi displicente e preguiçoso. e lembro-me do espanto comovido dos meus amigos suecos quando eu lhes "apresentei" o Quaresma: a doçura daquele deslumbramento infantil que só os nórdicos conseguem sentir - "mas ele é perfeito de uma forma tão natural!..."
    será. tanto, que até se lhe perdoa quando ele se ausenta sem aviso de regresso.
    hoje, o nosso menino esteve em grande.
    adiante.
    hoje, quase todos os meus meninos que entraram de início estiveram em grande. com excepção talvez para o Cech, que parecia um pouco inseguro e desmotivado. lembro-me das performances dele não há muito tempo atrás, revejo as actuações dele na selecção, e não consigo perceber aquela hesitação na hora de cruzar ou as constantes bolas perdidas e passes para fora. pergunto-me se ele precisa de uma dose de ginásio ou de carinho.
    adiante.
    o Lisandro é qualquer coisa de extraordinário: aquela entrega só termina na mais absoluta impossibilidade de continuar. continuamente me deslumbro com aquela força: mesmo eu, que sempre tive imensa fé no potencial do baixinho, mesmo eu, que defendia acerrimamente a inclusão dele no eixo do ataque, mesmo eu, que roí na pele ao karagounis o ano passado com tanta intensidade como roí ao katsouranis, mesmo eu estou surpreendida com a disponibilidade física e mental do nosso Lisandro. e de realçar o CONSTANTE apoio aos colegas de equipa, nomeadamente aos que estão em fase de integração, caso do Mariano.

    que dizer? tenho a alma cheia por tudo aquilo que vi e senti. estes jogos são os que arrepiam lá mais fundo.

    PS: o penalti... pá, não sei, parece anedótico. no meio da minha incredulidade, puxei dos phones e liguei o rádio. dizia o fulano: "de facto, surge ali um joelho que impede a progressão do Lisandro". é. um joelho. coisas que acontecem: eu própria quantas vezes não vou a caminhar na rua e tropeço num joelho perdido, tungas. é chato. de facto.

    já nem falo do resto, porque enfim, há situações em que se admite alguma subjectividade, mais ou menos forçada. e há outras em que, por muito que se force, simplesmente não há hipótese. ainda não vi a repetição, mas é de mim, ou o Xistra estava a 4/5 m do lance? e o liner estava correctamente posicionado?
    isto é giro.
    muito giro.

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória e exibição convincente numa semana importante para a nossa equipa

    http://futworld.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Jogo bem razoável, mais dois golitos não escandalizavam, o Vitória nada fez de relevante e nós com alguma sorte ou mais acerto poderiamos ter marcado mais.
    Hoje gostei do Quaresma sobretudo na segunda parte, muito bem e golo soberbo, Lucho, Lisandro - sempre na brecha - e Raul Meireles que fez um grande jogo.Pedro Emanuel veio dar tranquilidade à defesa e voz de comando.
    Cocordo com a Catarina, O Cech realmente está uns furos abaixo do que pode fazer.
    TRisteza de árbitro.

    ResponderEliminar
  5. muito bom jogo do Porto, acho é que o senhor Xistra mostrou muito facilmente cartões aos nossos jogadores, eu perdi a conta ás faltas que os laterais do setubal fizeram e só o Adalto levou amarelo, mas é este o nosso futebol.
    deu vontade de rir ver a vontade que os comentadores tinham de nos ver a perder pontos, com a desculpa de o jogo para a semana ficava mais interessante, a jogar assim para a semana ficamos a 7 pontos.

    ResponderEliminar
  6. Excelente jogo! Como o Jesualdo disse "duas equipas competentes e uma..." totalmente incompetente (digo eu, porque não levo nenhum processo disciplinar)

    Hoje o blog está mais calminho... não há os criticos do Jesualdo, das substituições, do Quaresma, do Bosingwa, etc, etc

    Para 4feira, temos um Liverpool muito forte, mas a precisar de ganhar, por isso a pressão esta do lado deles. Importante, importante, é com os mouros, para o campeonato continuar "controlado"...

    ResponderEliminar
  7. Futebol com um sentido só. É triste ver equipas bem classificadas que só vêm ao Dragão para não perder por muitos. O árbrito muito mal, nomeadamente nos cartões amarelos. O resultado seria mais justo se o FCP tivesse marcado mais dois golos.

    ResponderEliminar
  8. Aqueles que muito gostam de criticar... hoje ha que dar os parabens ao Mariano. Porque hoje foi o jogo que mais tempo jogou (30minutos!), e fez um bom jogo incluindo um passe pra golo...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Bom jogo do FCP. Exibição sólida, segura e tranquila. 1º golo eficaz, mas bonito. 2º golo: mas quegolaço do Quaresma (já tinha saudades). Em relação ao Carlos Xistra ficamos a sabre que ontem jantou no Sapo, em Penafiel.
    Ah e o Ricardo Araújo Pereira vai continuar a ser ateu.

    ResponderEliminar
  11. O Porto ganhou por 2, mas merecia ter ganho por 4 ou 5. Mas para o Porto não há penalties, o único que houve até agora, foi do tamanho da Torre dos Clérigos, e mesmo assim, teve de haver uma grande conferência entre o árbitro e o auxiliar. E não há livres à entrada da área. E há cartões amarelos, por tudo e por nada, para jogadores chave do Porto, para baixarem o ritmo e se encolherem. E os gr adversários não dão golos, como outros, noutros jogos, e fazem grandes exibições negando vários golos. Por tudo isto, este 2 a 0, satisfaz-me como se tivesse sido um 4 a 0.

    Faço minhas as palavras do Fcportosempre, no post anterior. O Orelhudo, agora passou a comprar os "sargentos", até porque os "generais" nem precisam de ser comprados. Não é de certeza absoluta um acaso, aquilo que tem vindo a acontecer, jogo após jogo do Benfica. O golo escandalosamente dado pelo Benaglio (Nacional), logo no início do jogo, ao Cardozo. O penaltie dado, pelo vespertinamente confesso benfiquista para sempre Ricardo Esteves (Marítimo), e o penaltie falhado pelo Makukula, cheio de iniciativa em o marcar, quando não é ele o jogador habitualmente encarregue de o fazer pelo treinador. E agora esta rábula nojenta, com este gr da Académica, que não contente com a saída aos papéis, ainda fez que se esticou muito para tocar na bola e empurrá-la lá para dentro, quando podia perfeitissímamente tê-la agarrado com as 2 mãos, já que a mesma vinha práticamente "morta". E depois ainda deu 1 frango no 3º golo, para o Benfica ficar com o resultado garantido. O Domingos, parece que é benfiquista e não portista. O Porto vê-se à nora para ganhar às equipas treinadas por ele e até perde, comem sempre a relva, mas contra o Benfica é só facilidades, já no ano passado o Leiria perdeu em casa por 4 a 0 com o Benfica, fazendo a sua pior exibição da época. É só gente a ajudar os lampiões. Quando não são os árbitros, são os jogadores das equipas adversárias. O porto tem que ser muito melhor, para chegar ao fim na frente com poucos pontos. Se o Porto tivesse uma equipa ao nível das do Benfica e do Sporting, ficaria sempre em 3º, muito atrás desses 2, tais são as ajudas de que eles beneficiam constantemente.

    ResponderEliminar
  12. Hoje não posso dizer muita coisa. Ouvi o relato do jogo quando regressava de uma pequena fugida a Espanha vibrando com uma vitória importante sobre uma boa equipa.

    Ainda deu para ver os últimos 20/25 minutos, o penalti é claro, e ainda por cima com o Xistra a olhar para o lance, o golo do Quaresma é excelente, ele andava a precisar de um golo e, segundo sei, de um jogo assim.

    Agora, venha o Liverpool.

    ResponderEliminar
  13. O Quaresma fez uma excelente exibição. O génio individual ao serviço do colectivo e do prazer dos adeptos, já na Amadora tinha dado indícios de estar a entrar no seu melhor período de forma. Muitas vezes exagera ou não está lá, mas não conheço nenhum jogador no mundo, que consiga ter aquele sentido e aquela capacidade de dar espectáculo, e que consiga, mesmo em jogos e em momentos de grande responsabilidade, fazer aqueles truques de magia com pés e bola. Penso que vamos ter o melhor Quaresma na melhor altura, agora que vêm aí o Liverpool e o Benfica e outros jogos difíceis e muito importantes. Os restantes jogadores do Porto estiveram todos bem, particularmente Lisandro e Lucho, e mesmo o Chech, não esteve assim tão mal, fez uma boa exibição.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. foi uma noite chata para os "Portistas" que andam aí ansiosos por ver o Porto perder.

    Muita atitude, bom jogo colectivo, sangue frio perante o Xistra que veio fazer o seu trabalho.

    O Quaresma deixou os pipoqueiros com azia..devem ter havido uns quantos que se engasgaram.

    Temos uma grande equipa e Vamos Vencer a Liverpool!

    Depois podem-nos espetar com Lucílios e dar protagonismo a Portistas elogiados em lisboa que anseiam por ver o Porto perder que nós damos cabo deles no Galinheiro!

    Força Porto!

    Quarta lá estarei em Liverpool e no sábado irei ao Galinheiro!

    Lisandro tem 10 golos em 10 jogos!

    26/11/07 00:44

    ResponderEliminar
  16. Um boa exibição ( excepto entre os 55 e os 75 mns),isto porque Lucho ao melhor nivel e com 15 dias de recuperação muscular , dá outra consistencia no meio campo!
    Em geral estiveram todos bem , excepto Tarik!
    Devemos saber criticar o treinador quando falha e não nos podemos esquecer de certos jogos!..mas hoje o merito é dos jogadores, que estiveram muito bem como por exemplo o Quaresma: simplesmente Genial!
    Mas é preciso manter esta bitola nos proximos 6 jogos!
    Sobre o arbitro , basta comparar a forma como mostra um amarelo a um jogador do Porto em comparação com as faltas do caceteiro da Luz.
    São as instruções do C.Arbitragem meus amigos.
    Para marcarem um penaltye a nosso favor se calhar é preciso arrancar a perna a um nosso jogador, mas a favor dos adversarios directos é soma e segue!
    Foi escandalosa e tendenciosa esta arbitragem , mas valeu o brio e a abnegação dos nossos jogadores.
    ...
    Nota: 4ªFeira é novamente na Sport tv 2 - mais uma vez o mais importante para esse canal é o jogo dos moribundos!
    O circo continua.
    Cump.

    ResponderEliminar
  17. luis es precisamente o tipo de gajo que nao suporto...
    como o anormal que passou o jogo todo atras de mim com tiradas como "nao jogam nada", "ainda vou ver o Porto perder hoje" e a criticar cada decisao de cada jogador.

    essa tua suspeiçao é completamente irreal... se calhar ate mais irritado que tu fiquei com a fortuna dos nossos 'rivais' (ambos) nos ultimos minutos, ate murros as paredes dei... mas nao faço essa suspeiçao irreal toda.
    O Domingos nao é portista? só podes tar parvo! É benfiquista? Volta a ver a exposiçao que ele faz apos o Benfica-Leiria da época passada...

    E pra mais ainda, porque provavelmente nao sabes quem é tambem um portista, e eu sei porque conheco: o Ricardo... Sim eu sei que esteve MUITO mal nesse lance, mas falhas o resto do jogo todo que fez, fez uma grande exibiçao que manchou nos ultimos minutos...

    Quanto ao Porto... Ainda imbativel no campeonato, a 4pontos do segundo, melhor defesa, melhor ataque, melhor marcador, etc etc etc.
    Ainda imbativel e lider do grupo na Champions.
    Eliminado da taça da liga? acontece... mas melhor nao podia ter acontecido, senao vejam o calendario e verifiquem quando sao os proximos 2 jogos da champions, 4 do campeonato e 3 da taça da liga.
    Se os nossos ditos 'rivais' (ambos), passarem incolumes a este periodo aqui estarei para os congratular, pois nao acredito que tal acontecera.
    A espinha na minha garganta esta na supertaça, pois ficou um sabor a injustiça: 3bolas no poste e um penalty claro por assinalar. mas tudo bem...

    Aquilo que me irrita mesmo (MESMO!), sao adeptos que tudo têm para andarem felizes da vida e passam a vida a minar o clube e os seus intervenientes.
    Há jogadores marcados, é uma prática estupida dos nossos adeptos. Vejamos o caso mais recente, Mariano, hoje jogou 30minutos, tirando para a taça da liga, nao tinha jogado tanto tempo e jogou hoje muito bem, como já esperava a muito tempo. Já agora, idem pro Kaz, apesar da falta de tempo de jogo.
    Ano passado: Renteria e Tarik, que dizer deles esta epoca?
    Antes disso, pois nao tenho memoria curta: Pepe, Bruno Alves, Costinha, Bosingwa, Meireles até Deco... era o "hemofilico" bem me lembro. Nao vou muito mais atras, pois os meus 20 anos nao me permitem muito mais memorias.
    Aquilo que peço aos adeptos do meu clube é que abram os olhos, apoiem o nosso clube...
    Nao peçam o irreal... e nao sejam estupidos...

    ResponderEliminar
  18. Marcante jogo de segurança e fiabilidade na máquina que é o futebol portista. Gostei imenso, como gostei na Amadora á parte as asneiras do final. Mas o público recebeu a equipa, e Helton, com palmas, percebendo que tinha havido um percalço mas nunca desconfiando da equipa.
    E aquele golo madrugador em que eu enalteci mais a genial jogada de Lucho quando saltei a gritar GOLO, mais a serenidade patenteada em todas as fases do jogo, vieram provar que o FC Porto, a 100%, não é vencido em Portugal. A jogar assim não damos hipóteses a ninguém.
    O Setúbal desiludiu-me, melhor, Carvalhal desiludiu-me. Esperava mais arrojo, outra dinâmica, mais postura ofensiva. Vimos o costume, uma equipa retranqueira que nem a perder se abriu.
    Valeu que a massa assobiativa ficou em casa e o FC Porto trocou a bola atrás com mestria, à excepção desse cepo Cech que treme sempre no passe e para cruzar nem sabe se vai fazê-lo ou dar corda ao relógio.
    Os adeptos, se nunca demonstraram o contrário, reconciliaram-se com a equipa e sabem que nas horas de pressão o FC Porto responde como um campeão.
    O jogo não foi melhor porque o Setúbal não cumpriu, para pena minha que vinha a gostar de ver jogar os sadinos, a sua parte de abrilhantar o espectáculo. Nunca saberemos se foi por o Porto ser muito forte, se foi por os sadinos se amedrontarem, ou se foi por demérito deles mesmos como entendeu Carvalhal.
    Mas o jogo ficou, mais uma vez, estragado por uma arbitragem miserável, do 3º Mundo em que o mais forte e categorizado, sem pretender os favores arbitrais, é maltratado como pindérico emblema das roças ou das barracas, o que é espantoso num árbitro do Interior empobrecido e desertificado que Cavaco andou a perceber estes dias.
    Mas deste Xistrema falo amanhã em post alargado mas minucioso a denunciar as manobras do costume.
    Até as manobras dos neurónios apagados que pululam as televisões do regime que é tão só aquele em que todos querem que mude alguma coisa para tudo ficar na mesma e assim vivem mal da vida há 30 anos de domínio asfixiante do FC Porto.

    ResponderEliminar
  19. Exibição seguríssima, resultado excelente.
    Pedro Emanuel trouxe de facto outra alegria aquela excelente defesa e o Porto mais uma vez provou que não entra ali quem quer, só quem raramente pode.
    tínhamos o rabo a arder desde a Amadora e provamos, fácilmente, que estamos em subida de forma e acidentes daqueles não devem voltar a acontecer.
    Gostei... hoje gostei do resultado e da exibição.

    ResponderEliminar
  20. Quarta-feira, dia 28 de Novembro, o FC Porto cumpre dois anos sem intervalo na liderança do campeonato português. A saga começou em Barcelos, na era Adriaanse, com um golo de Lucho antes de um clássico com o Sporting. Os portistas escalaram até ao topo, venceram o campeonato desse ano e nunca mais souberam o que era estar noutra posição que não a liderança. Tudo somado, já com Jesualdo, dá 64 jogos.


    Se calhar alguém que anda a elogiar Rui Costas de cada vez que fala ou a criticar o que até mouros doentes elogiam devia era referir certos e determinados FACTOS.

    ResponderEliminar
  21. Mas quero lá eu saber se tu me suportas ou deixas de suportar, xas. Enxerga-te moço. Toma uns "xás" que isso passa.

    ResponderEliminar
  22. Tive a oportunidade de rever o jogo em diferido, em casa, sem ninguém a chatear, porreirinho da silva e vi que realmente a máquina já esta muito mais afinadinha. Primeiro porque Quaresma conseguiu começar a libertar o génio, segundo porque Lisandro continua a escalar de forma e de entrega ao jogo, terceiro porque Lucho parece voltar a ter fulgor atacante, quarto porque Pedro Emanuel deu o pequeno toque que faltava ao sistema defensivo da equipa e quinto porque o Boza esta uma máquina.
    Os últimos vinte minutos do jogo são o exemplo perfeito do futebol que eu gosto de ver o Porto a jogar. A determinação de marcar o golo que mata o jogo, o futebol fluido com passes de 20 e 30 metros em progressão por toda a largura do campo, a simplicidade de processos de ataque e a busca constante da posse da bola e depois do 2-0, a tranquilidade na circulação e posse de bola.
    Já se vêem movimentos a funcionar bastante bem. Uma afinação aqui e ali e o Porto tem futebol para quem vier.
    Infelizmente, logo a seguir ao jogo, apanho o comentário do sempre nobre e leal fiel servidor da bandalha de Lisboa, de seu nome Rui Santos sobre o jogo do Dragão.
    Comentários, prefiro não fazer porque penso que não será culpa da mãe dele, mas, para quem não ouviu e muito resumidamente, disse que o Porto foi um justo vencedor embora tenha tido a sorte de, e passo a citar:"...ter apanhado um Setúbal adormecido!...".
    O que esse camelo se esqueceu de dizer foi que quem adormeceu o Setúbal foi a fantástica equipa do Fc Porto.
    Depois reanimou a polémica dos empréstimos com o lançamento da suspeita de que Cláudio Pitbul tinha passado completamente ao lado do jogo para dar uma mãozinha a casa mãe.
    Mais uma vez, o já citado camelo se esqueceu de referir que o dito jogador do Vitoria de Setúbal, emprestado pelo Fc Porto não passou ao lado do jogo !!! O Paulo Assunção é que com a simplicidade que se lhe reconhece, APAGOU o Cláudio Pitbul.
    Além do mais, esse camelo também se esqueceu que há bem pouco tempo, insurgia-se indignadíssimo pelo facto de o Porto não permitir que os emprestados jogassem contra si! Então em quê que ficamos, seu palerma?
    No penalty, lá reconheceu que o arbitro falhou...com algum custo...mas lá reconheceu.
    Se eu vivesse em Portugal, palavra de honra que ia a procura deste gajo para lhe enfiar duas galhetas na tromba...com óculos e tudo.

    ResponderEliminar
  23. Pessoal, vocês desculpem lá não embarcar no entusiasmo geral,e por isso coloco algumas perguntas:ao intervalo havia alguém satisfeito com a exibição? A pareceu-me que não! Enquanto esteve 1-0 não havia o receio, qque num lance fortuito, o Setúbal podesse empatar? A mim pareceu-me que sim!Ok,culpa minha, estou mal habituado, mas, queria mais brilho na vitória.
    Ah, por favor, acordem o Tarik, que ele inebriado pelo golo ao Marselha, anda com a cabeça nas nuvens e joga muito pouco.
    www.dragãodoente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Ó louro,

    Tem lá calma, senão repara:

    - O FCP quando joga mal, a culpa é do treinador, mas... quando joga bem o mérito é TODO dos jogadores ?! - Não me parece justo... Tudos perdem e TUDOS ganham...

    - Quanto ao jogo da CL dar na SportTV2 não percebi qual o problema... O sinal é mais fraco ?! Há sitios onde se capta a SporTV1 e não a SportTV2 ?! Isso já é mania da perseguição...

    ResponderEliminar
  25. Eu é que sou louro, e tu escreves tudos perdem e tudos ganham?!Quando se perde ou se ganha é culpa de todos ou mérito de todos. Na Amadora o Jesualdo não se pôs de fora? A mim que não sou louro pareceu-me que sim!

    ResponderEliminar
  26. Deko, nao percebes ?
    O ano passado entao foi gritante o nojo de passarem o FCP na Sportv2.
    Ainda nao vi nenhum café ou zona com 2 boxes e como nao tenho SportTv em casa, tenho de ver os jogos fora.
    Sabendo que o o SLB vai dar na SportTV1 vai ser complicado ver o jogo do FCP(nao ha duas boxes, apenas podes ver uma SporTV).
    Falei do ano passado porque o SCP dava na TVI e aqui em cima até parecia sacrilegio pedir para meter na Sportv2 pra o 1º classificado, sim aquele clube que estava a discutir o campeonato, mas todos queriam ver era o 3º classificado a jogar.

    ResponderEliminar
  27. Diz Miguel do Canadá:
    "o futebol fluido com passes de 20 e 30 metros em progressão por toda a largura do campo, a simplicidade de processos de ataque e a busca constante da posse da bola e depois do 2-0, a tranquilidade na circulação e posse de bola".
    Referia-se aos últimos 20/30 minutos.
    Depois, o dragão de vila pouca:
    "ao intervalo havia alguém satisfeito com a exibição? A mim pareceu-me que não! Enquanto esteve 1-0 não havia o receio, qque num lance fortuito, o Setúbal podesse empatar?".
    Referia-se aos primeiros 45 minutos.

    São duas faces de uma moeda comum no futebol.

    Uma equipa jogará o que a outra deixa jogar. Se um adversário está fechado, mesmo a perder não sai la de trás, deve quem tem vantagem no marcador atacar loucamente à procura do 2-0? Ou deve controlar a bola, passá-la, procurar, com calma, sem precipitações, a melhor abertura para criar de um buraco defensivo uma oportunidade de golo?

    Eis o mal comum aos adeptos. Não perceberem as circunstâncias do jogo.

    O dragão de vila pouca não viu que, mesmo com 1-0, o Setúbal defendia atrás, muito atrás a defesa e o meio-campo, os perigosos Matheus e Pitbull a fecharem os flancos, todos atrás da linha da bola, não atrás/à procura de ganhar a bola.

    Assim é difícil jogar. E já não vimos isto com o Boavista, o Marítimo, o próprio Belenenses que acabou por empatar num dos raros lances em que entrou na área porque não houve competência a defender na defesa do FC Porto?

    É claro que um deslize pode acontecer. Até aconteceu na Amadora de outra maneira e a dobrar.

    É o mal, também, de comentadores com óculos ou sem óculos a quem o miguel do canadá partiria as trombas.

    É que não se dá ênfase ao futebol positivo. Especialmente com o FC Porto, todos "puxam" para a frente, para ganhar e ai da equipa, da exibição colectiva e dos destaques individuais, que não cumpram essa obrigação!... Se o FC Porto cumpre e ganha, nada de especial. Se a coisa corre mal, raramente, felizmente muito raramente, então há argumento para não só bater no FC Porto como incensar quem logrou empatar a máquina portista.

    Será o caso do estapafúrdio Rui Santos. Não sabe ver o mérito e, pelo contrário, irá atrás das coisas negativas. Esta táctica é antiga, vem da Imprensa do regime que de princípio saudou um título raro do FC Porto para quebrar a monotonia, nos anos 70, e depois incomodou-se até se sentir impotente para travar a hegemonia do FC Porto de há 20 anos para cá.

    Depois é fácil jogar, miguel do canadá, quando as equipas se abrem um bocado mais. Aí sobram espaços que normalmente o FC Porto procura mas não tem, com defesas fechadas. E com espaços, os nossos avançados e os médios com chegada à área fazem a diferença.

    Miguel e dragão de vila pouca, a diferença é essa e aí se percebe que em 20 minutos finais não só o FC Porto se tranquilizou com o resultado como criou mais oportunidades do que no resto do jogo. É um filme já visto, esta época e noutras épocas.

    Mas não há equipas que vão ao Dragão jogar aberto. Nem em casa jogam aberto com o FC Porto.

    Para mim, o Setúbal teve medo. Como todos têm. Ninguém se atreve a fazer o jogo pelo jogo. O FC Porto faz o jogo pelo jogo em qualquer campo.

    Quando ousam procurar alguma coisa, ou porque estão a perder (normalmente é assim) ou porque acham que a intranquilidade já se apoderou do FC Porto também com a ajuda da massa assobiativa, as equipas mostram que estão muito abaixo do nível exigido para incomodarem o FC Porto.

    Estas duas opiniões, em momentos diferentes do jogo, demonstram como se vê o futebol em geral:mal, sem a visão global do jogo, as circunstâncias que nele influem, daí não se entende o sentido de certas substituições e, por fim, avalia-se erradamente o que se passou no jogo.

    Se o FC Porto sofresse o empate, numa falta sobre a direita assinalada a Marek Cech junto ao árbitro-auxiliar, a seguir ao escandaloso penálti não marcado sobre Lisandro - mais um, mais um, quando só temos um penálti marcado a favor e para tal foi preciso um curso tirado em Coimbra, sendo que daqueles Quaresma sofreu mais logo a seguir com o Leixões - O que não se diria?...

    Foi mais um jogo em que se exigiu paciência e felizmente a massa assobiativa ficou em casa. A equipa trocou a bola, muitas vezes recomeçou a jogada desde a defesa, reagrupando, procurando outras saídas, diligentemente, a trocar bem a bola. Até esperei algumas assobiadelas, mas o pessoal ontem soube ver a bola e perceber que mais não era possível fazer para tirar os sadinos da toca. Alguns ficam à coca para, correndo mal, vir-se criticar. E não são só os ruis santos incapazes de despirem a camisola como os árbitros impunemente continuam a protagonizar. Também os adeptos menos atentos, sob risco de prejudicarem a sua saúde, ajudam à festa da Imprensa Destrutiva.

    Deve ter sido por isso que a assistência pouco passou dos 37 mil no Dragão. Tomara os outros rivais terem o futebol limpo e escorreito e a liderança inatacável na tabela e decerto encheriam os seus estádios.

    A mim já me incomoda mais a passividade do público do Dragão em apupar as arbitragens do que a visão negativista de quem assobia a equipa sempre a jogar contra ventos, marés, adversários fechados e árbitros relapsos na incompetência gritante.

    ResponderEliminar
  28. Meu caro dragao vila pouca,

    Se achas que o Jesualdo teve culpa em algum dos (ridiculos) golos do Estrela...

    ...Tenho pena de ti !!

    Se grande parte dos portista ignorasse as origem (benfiquinhas) do nosso treinador, o ambiente era muito melhor.

    Ou será que preferem ver portistas à frente da equipa, apenas porque são PORTISTAS independentemente da sua competência ?!

    Se é isso, não falta por onde escolher: J. Costa, Domingos, Eduardo Luis, Mota, Rui Barros, Aloisio...

    Grande parte de vocês deve pensar que para ser bom treinador basta ter sido grande jogador defutebol, fazer cara de mau e dar um berros lá para dentro, não ?! Se assim fosse o J.Costa já era o maior...

    Vocês fazem lá ideia das 'mafias' que existem dentro de QUALQUER balneário: os novos e os que já lá estavam; os bem pagos e vêm os jogos na bancada e os mal pagos que têm que correr; os brasileiros e os outros; os argentinos e os outros; os que podem fazer tudo e ninguém lhes diz nada e os que ao primeiro falhanço saem das convocatórias... E os empresários ?! Só eles faziam um filme...

    E é o treinador que tem que lidar com isto tudo !!

    Tenho um familiar que foi profissional do FCP na década de 80 e se vos contasse o que lá se passava...

    Chamavam-me mentiroso !!

    ResponderEliminar
  29. Jogo agradável, FCPORTO seguro e a controlar muito bem, impedindo o V.Setúbal de fazer o seu futebol. Jogadores concentrados, alguns a subir de forma e o Quaresma a descomplicar, mantendo a classe que o diferencia, sobretudo na segunda parte, acabando por fazer um golo de bandeira e outros apontamentos deliciosos, simples e eficazes. E a conter-se, apesar das faltas, as marcadas e as não marcadas, que sofreu, retirando qualquer hipótese ao Xistra de o amarelar para impedimento no campo dos lampiões.

    Lisandro, sempre no máximo, Zé Bozingwa outra vez bem, Lucho a caminho do luxo a que temos direito, Meireles também muito bem, Bruno Alves sempre imperial nos cortes das alturas, Pedro Emanuel com grande segurança e a dar confiança a todos os outros genericamente bem, apenas com o Tarik algo apagado e a esquecer-se do flanco, muitas vezes deserto.

    Assim, os mais de 600 km que ontem percorri até custaram menos a fazer, tal como a digestão do almoço do leitãozinho na minha "paragem obrigatória" na Mealhada.

    Na volta, cheguei a casa cerca das 23h10, mas consegui conter-me e não sintonizei a sic notícias para evitar ouvir o engomadinho\pegajoso. Pelo que já li nos comentários foi o habitual. Mas não terá sido o único.

    Paciência! que se roam de inveja!

    A propósito de paciência, confesso que esse Carlos X de apito na boca e ontem vestido de vermelho, mas que dizem ser do "clube calimero", meteu dó ao não marcar aquela grande penalidade descaradíssima sobre o Lisandro e a curta distância da sua vista, qual enigma para o "X-files" desvendar... o mesmo se aplicando quanto aos "honestos critérios" da marcação de faltas e atribuição de cartões amarelos, com nítido prejuízo para o FCPORTO.

    Enfim, coisas que não merecem uma denúncia credível para um pedido de investigação do PGR e ex-dirigente da FPF Monteiro "lampião" Pinto e da sua "lampiona" justicialista preferida, MiZéTung. Vá lá, um pouco mais de AZUL, e de humor, para nos ajudar a passar as "passas do Algarve", porque o tri está a caminho, Carago!!!.

    E para a semana há mais. Cá para mim, estou com uma "fezada" que aqui por Lisboa o AZUL anda no ar...

    ResponderEliminar
  30. Deko, eu não acho que o Jesualdo tenha culpas dos golos com o estrela,o que eu acho é que um líder deve agir antes das coisas acontecerem, deve prevenir para depois não ter que remediar. Um líder deve aproveitar as más exibições mesmo quando ganha, para fazer pedagogia, vejamos um exemplo:Porto-Leixões, aos 10 minutos ganhavamos 2-0 e jogavamos bem, depois, saimos do jogo e acordamos só perto do final.Era aí, na minha opinião que Jesualdo devia falar, dizer que não gostou nada da exibição e que esperava que a equipa aquela postura não se repetisse. Se o tivesse feito, provavelmente, a Amadora não teria acontecido.
    Sobre os treinadores benfiquistas, não vás por aí: para mim o que conta é o profissionalismo e a competência. Os nomes que referiste se calhar eu aproveitava-os para a formação.Quanto ao facto de eu não fazer ideia de como funcionam os balneários, olha que estás enganado, conheço bem, principalmente o do nosso clube; não faças juízos de valor acerca de pessoas que não conheces. AH, E NÃO TENHAS PENA DE MIM.UM abraço.
    Zé Luís, sou portista desde que nasci,há 51 anos,vejo futebol ao vivo há 40, e sei bem como jogam as equipas no Dragão e como jogavam as equipas nas Antas e reconhecendo lógica naquilo que dizes, eu gostaria de ver um Porto a jogar melhor.

    ResponderEliminar
  31. Só um reparo, alguém num dos comentários anteriores disse que o FCP tinha o melhor ataque do campeonato. Isso está incorrecto, temos menos dois golos que o do Benfica.
    Espero que para a semana os nossos jogadores regularizem essa situação :)

    ResponderEliminar
  32. Dragão de vila pouca, homem, fazes bem em exigir melhor fut4ebol. Vai tentando, espera quem assim tudo se alcança. Pelo meio, experimenta escalar o Everest que, comparado com a tua exigência, saudável, deve ser pechincha, mas não leves a mal esta ironia...
    joão, se os penáltis que não têm marcado ao FC Porto (aí uns seis, pelo menos) fossem devidamente assinalados, pois olha que o registo do melhor ataque era portista...
    Mas estou como tu, no sábado tudo estará no seu lugar, confio plenamente.

    ResponderEliminar
  33. Cada vez tenho mais confiança no trabalho do Professor Jesualdo. Quanto aos assobiadores já nem vale a pena dizer nada porque as pessoas quando não querem aprender...nada há a fazer.

    Quanto aos comentários, subscrevo inteiramente o comentário do Zé Luís.

    PS: No Sábado vamos seguramente assistir ao maior roubo da época. Está tudo preparado para levarmos nas pernas com a complacência da arbitragem. Nada a que não estejamos habituados, mas ainda assim conseguiremos vencer.


    [[]]

    ResponderEliminar
  34. O melhor jogo do campeão na Liga.

    Excelente Lisandro, grande lucho e o melhor Quaresma a chegar.

    Não esquecer nunca o craque Assunção e o, agora mais reconhecido, Meireles.

    O Velhinho voltou para ficar (não que ache que o Stepanov deva ser arrumado, mas deve sim ir rodando com o capitão).

    Como ponto negativo o excesso de individualismo na hora de finalizar, o que nos daria um resultado bem mais gordo.

    P.S.- lamentável a classificação de "exibição atípica" dos sadinos, por parte do Sr. Rui Santos. O campeão não deixou jogar mais, SR.!

    ResponderEliminar
  35. Amigo Deko
    O professor limita-se a gerir um dos melhores planteis dos ultimos anos, pois com tanta qualidade até tu eras treinador.
    O que me custa no professor é falhar na leitura de certos jogos, insistir nos mesmos erros e não saber gerir o plantel de forma a evitar um desgaste excessivo naqueles que considera indiscutiveis.
    A experiencia diz-nos que na segunda parte da passada epoca tivemos 9 vitorias,tres empates e imagina 6 DERROTAS!
    De resto e apesar de não ter palmares como treinador, agrada-me o facto de ser um lider respeitado dentro do balneario, dá a cara nos maus momentos (só não concordo com as criticas aos jogadores em publico) e tambem porque valoriza os jogadores que tem ao seu dispor (tarik é um bom exemplo).
    Relativamente ao jogo de Liverpool, aconselho-te a ver o rescaldo do jogo na sport tv 2,ou seja ,não vais ver nada porque eles encerram a emissão e centram-se no jogo dos moribundos!
    E já agora se quiseres cronometrar o tempo de antena de uns e outros , tambem te posso ajudar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Alguns portistas estão a deixar-se levar pelos comentários de Rui Santos e quejandos. O Setúbal, é preciso lembrá-lo, ainda não tinha perdido com ninguém. E já tinha jogado em Alvalade e na Luz. Ou seja, é uma equipa muito difícil de bater. Apesar disso, um Porto "em crise", deu-lhes 2 secos e podia perfeitamente ter-lhes dado 4 ou 5, sem exagero. E jogou bem, individual e colectivamente. Mesmo assim, continua a haver descontentes, que acham pouco, que querem mais. Há gente assim, eternamente insatisfeita. Os jogadores do Porto, é que não podem converter-se em máquinas nem em deuses para lhes agradarem em pleno.

    ResponderEliminar
  37. Louro, não ponha as coisas piores do que elas foram, por favor. Na época passada, na 2ª volta, "apenas" tivemos 4 derrotas e 2 empates. Não foi pouco, mas também não foi tão mau como você disse.

    ResponderEliminar
  38. louro,

    Vais ver que amanhã a SportTV não vai dar tanto tempo de antena aos 'lamps' ou então...

    ... a sua emisão vai parecer aqueles desfiles de carnaval de Torres Vedras...

    Quanto a isso de que falas de no final dos jogos estarem os dois canais com o rescaldo do jogo do benfiquinha ao mesmo tempo... isso é possível pois (tal como dizes) já aconteceu numa das jornadas passadas!!

    Mas o mais importante é o jogo em directo, quanto ao rescaldo vais-te fartar de ouvir falar deles no dia seguinte.

    Quanto à estatística da 2.ª volta da época passada... não acredito que possa acontecer novamente tão cedo. Aquilo foi uma 'conjugação cósmica' que apenas se repete a cada 50 anos...

    Um abraço e boa sorte para os rapazes amanhã !

    ResponderEliminar