25 setembro 2009

A lavagem de Hulk tem condicionador

O "Incrível" está diferente, mas como mudou para "Enigma"? O FC Porto ajuda-o ou nem o protege? Para falar de Duarte Gomes e o seu passado conflituoso com os dragões, Jesualdo precisa de lembrar Pedro Proença? Mais uma vez, tal como sucedeu com o inefável Xistra, o FC Porto é reactivo, não pró-activo.

Que Hulk está diferente, está, eu temia-o e reparei logo que, no regresso frente ao Leixões, não era o mesmo jogador. A inacreditável expulsão de Paços de Ferreira, por intermédio do critério selectivo do Factor X(istra), teve efeitos, mas não em favor do FC Porto. E tenho dúvidas que o FC Porto o tenha ajudado ou mesmo protegido, porque do exterior não podem os dragões contar com benefício, simpatia nem empatia.

Neste assunto queria evitar criticar "para dentro", mas não consigo só dizer o que sinto, como o fiz em defesa de Hulk após a absurda expulsão da Mata Real na 1ª jornada, aqui, aqui e aqui. Então, conheceu-se por causa desse episódio o pior do "entorno" do futebol português, amedrontando o jogador cujas invulgares características físicas mais o tornariam símbolo de um campeonato em que pouco se distingue entre o bom e o mau e necessita de uma referência que concite a atenção do mercado estrangeiro em vez de aludidos interesses mediáticos em ídolos de pés de barro. E o pior disto são árbitros péssimos, adversários fiteiros e prevaricadores impunes e críticos de meia tigela com uma moral duvidosa e credibilidade questionável.

A verdade é que pressenti Hulk diferente frente ao Leixões, cumprido o castigo ante Nacional e Naval. Não só em temperamento, aquela garra de vencer cada lance, com a bola nele ou no adversário que pressiona imediatamente; mas na própria participação no jogo e disso também dei conta quanto à falta de passes em profundidade para ele acorrer ao espaço ganhando na velocidade ao defesa de marcação. Curiosamente, ao atrair o seu marcador directo para longe da área, permitiu a subida de Álvaro na jogada do 1-0. Mas meter a bola em Hulk, ao invés, onde é mais perigoso e até imbatível, pois a equipa não funcionou para ele e em Braga idem.


"Amansado" querem-no os adversários
Entretanto, depois da expulsão, salvo raras e honrosas excepções, alguns portistas não se coibiram de criticá-lo, em vez de assestarem a sua atenção nas decisões miseráveis e selectivas do imbecil Carlos Xistra, sempre com pesos e medidas diferentes a nível disciplinar. Complementando, o FC Porto não o defendeu e deixou passar a ideia de uma forte reprimenda. O resultado terá sido o "tiro pela culatra", em prejuizo da equipa quando era suposto que a favorecesse. Mas o FC Porto calcula sempre mal os efeitos das suas medidas internas na opinião pública e mesmo na que se publica. Aparentemente, Hulk sairia "amansado" por uma lição de moral, em nome de um "jogo colectivo" e aproveitamento interno, quiçá em nome de uma ingénua pacificação ddo futebol português e até como exemplo de ética e saber estar a seguir por adversários.

Hulk, de facto, "amansou": perdeu a sua impetuosidade, desligou-se mais do jogo, tornou-se a vítima, o cordeiro, que todos queriam; os portistas para ele não incorrer mais na selectividade disciplinar criteriosa dos árbitros que não protegem os jogadores criativos ante trauliteiros impunes a quem amiúde são contadas pelos dedos uma, duas, três faltas quando não mesmo aquele gesto de abrir os braços e dizer que "bater mais não"...; e os adversários porque, zombando até da cláusula que alegadamente foi criada para dar conta da dimensão extraordinária deste valor no mercado, viram o tetracampeão esvaziar o seu elemento com mais potencial desequilibrador.

A verdade é que Hulk praticamente desapareceu, por si, a par de um processo de jogo da equipa que o desfavorece. Hulk, de resto, em Braga passou por jogar mal quando as bolas nem lhe eram metidas para aproveitar as suas características. Idem, aliás, com Falcao. Recebê-la de frente, longe da área, com um opositor nas costas pronto a agarrar ou bater não é adequado. Não sei se o treinador permitirá que tal prossiga: se assim for, o resultado será o mesmo vazio de conteúdo e uma desvalorização e inutilidade tão extraordinárias como o montante do valor de mercado que lhe fixaram; se mudar algo que estimule e faça redescobrir o melhor de Hulk, então a forma e a substância fará voltar a verem-se coisas incríveis do Givanildo, a fugir aos defesas que o temem e a fazer os adeptos levantarem-se nas bancadas.

Mas, ontem mesmo, Jesualdo vem falar de "lavagem" a Hulk. Que sofreu uma carga de João Pereira e aguentou, foi para a área e acabou empurrado, era penálti. Jesualdo, confessa, temeu que Hulk pagasse por alegada simulação sem que, diz, o árbitro tenha marcado a falta (agarrrão) fora da área, quando a falta a marcar é a mais grave e essa aconteceu na área, para penálti, mas nem o FC Porto assim o considera nem os seus adeptos mais mediáticos o proclamaram. O que é óbvio, é que ninguém defende o Hulk, pois mesmo o alerta da véspera dos jogos não surtiu efeito nem dele a pedir prrotecção dos árbitros nem de Jesualdo.

Por isso, no final e em directo na tv, em vez de conferências gravadas para o dia seguinte, é que causa mais impacto, devem dizer-se logo as verdades e apontar as faltas, o que não foi feito ainda. O que, afinal, talvez explique o desabafo do rapaz em Braga: "Estão a querer prejudicar-me".

Os critérios, dos árbitros e de Paulo Bento
Ninguém deu importância a isto e o FC Porto, que põe Hulk na montra com 100 milhões à cabeça, deixa correr o marfim, pedindo só que os critérios sejam iguais para todos, como se alguma vez isso fosse praticado - e Lisandro, por exemplo, não tivesse acumulado 4 amarelos em 6 jornadas iniciais da época passada -, por árbitros ou por críticos (im)parciais.

Basta lembrar - depois da perseguição infame em Guimarães com toda a impunidade do Factor X(istra) e que o FC Porto também não denunciou logo no final do jogo de viva voz e em directo (só antes do jogo seguinte), -a reacção de Paulo Bento, o chico-esperto que sábado terá como primeira preocupação não deixar Hulk pôr pé em ramo verde.

Penáltis em P. Ferreira e em Braga por marcar
Aliás, a talhe de foice lembro, ainda, que o penálti provocado por Álvaro sobre Alan não foi diferente do que Kelly protagonizou, precisamente na 1ª jornada, ao agarrar Farias na área, no lance em que Belluschi, na sobra, remata à barra. Pois até para o FC Porto passaram sem nota de reclamação um penálti a seu favor em P. Ferreira e outro em Braga. Para quê preocuparem-se com inimigos que sonegam penáltis a favor do Porto? Nem vale a pena um fogacho ou labareda, só para falar de costumes e de escritos pessoais de um ou outro pasquineiro invertebrado. Ou, pior, falar das opções de mercado desaproveitadas dos rivais e não olhar para as suas...

Neste preâmbulo, onde tudo deve ser esmiuçado como está de moda até para qualquer gato pintado, não sei onde começa a capacidade do FC Porto em fazer o melhor para Hulk ou é razoável a ideia a transmitir como para sossegar a sociedade da bola de que o seu rapaz traquina está definitivamente domesticado, com perda do seu espírito guerreiro que luta pelas bolas todas e não faz menos faltas ofensivas do que Liedson (sempre elogiado por isso), como se à turba ululante interesse mais este aspecto do que o receio que Hulk justamente lhes infundia.

Jesualdo, a quem faço mais reparos pelo tipo de discurso sem agressividade (lembram-se do que falei, aqui, sobre os "mind games" por altura da recepção ao Benfica em Fevereiro?) do que pelas opções de banco que toma e não me passam sequer ao lado como apontei em Braga, voltou a dirigir mal a atenção na conferência de ontem.

Para falar de árbitros condicionarem os jogadores do FC Porto, como acusa Pedro Proença de ter feito, não precisa de desculpar Duarte Gomes por senti-lo "pressionado" pelo Sporting. Duarte Gomes tem já um longo historial de conflitualidade arbitral com o FC Porto, lembrando a última passagem pelo Dragão (com o Marítimo, em Dezembro) e o amarelo a Fucile no Restelo logo a seguir (Janeiro), tudo bem ao nível rasteiro de Lucílio Baptista e de Carlos Xistra ou João Ferreira, árbitros da infame categoria de apitarem por interesse e segundo sentido, o que vulgarmente se chama uma arbitragem tipo filho da puta.

Aliás, o FC Porto parece dirigir tão mal a sua comunicação em alusão a árbitros que só reage, não é activo. Caso o fosse, tinha alertado antes para a nomeação de Xistra para a Mata Real, escusando de queixar-se depois do leite derramado. E não ataca directamente o problema Duarte Gomes, apontando envergonhadamente para de Alvalade sentir-se a pressão não declarada mas amplificada pela Imprensa do regime.

Mais: Jesualdo lembrou ontem a suspensão de Lisandro por simulação, uma acção ofensiva, formal e declarada do Benfica e seus acólitos que agora espalham o espírito da Lei XII para justificarem o penálti inexistente de Leiria. Mas devia ser a SAD a tomar uma posição denunciadora à Liga sobre a simulação de Aimar, em vez do folclórico pedido da semana passada para se averiguar a razão de o delegado ao Benfica-Nacional ter omitido factos graves do túnel da Luz no seu relatório.

Já vi adeptos portistas enfurecerem-se por menos e muitos incapazes de raciocinarem por si próprios até entenderem as falhas da SAD...

Hulk deixou de ser "Incrível" e passou a ser "Enigma". O FC Porto ganhará alguma coisa com o segundo epíteto? Parece que o "condionamento" junto à "lavagem" fez o "2 em 1" ao contrário do esperado: o jogador perdeu a sua "alma" e a equipa joga mal para ele, pior do que ele joga mal para a equipa como alguns portistas teimam em ver, também "condicionados" pela ideia de ele ser o salvador que nem é sequer protegido...

Naturalmente, Hulk e o FC Porto terão de dar uma resposta, sob pressão, agora frente ao Sporting que, como comprovou da última vez no Dragão, sabe como conter o ímpeto de Hulk: defender a pé fixo, juntar linhas para cortar-lhe espaços se não as pernas, pois malhar forte e feio é usual nos leões com a complacência dos árbitros e o feitio, estranho, de os próprios portistas condenarem mais a vítima que o prevaricador.

Jesualdo pode ter resolvido a (sua) dúvida entre Rodriguez e Varela pela lesão deste, como aqui alertei esta semana. Vai evitar o erro de casting de Guarín num jogo para assumir sem rebuços e preferir Belluschi. Mas terá sempre o "Enigma" Hulk para decifrar. Aí é que o professor dirá de sua justiça e, já agora, competência.

Muitos adeptos e bloguistas irão confiar que tudo vai correr bem sem identificarem o mal. Depois, actuarão em conformidade, sendo reactivos num defeito que já afecta o clube.

18 comentários:

  1. Como muitos jogadores, Hulk está na fase das decisões da sua vida e o desafio que agora percorre vai em parte determinar o que ele será no futuro. Um jogador ilustre desconhecido num clube ou um ronaldo num grande da europa.
    Não acho que ele reaja de forma muito diferente a outros craques mas a verdade é que estará no clube onde é mais difícil sobreviver a essas injustiças. Para ser honesto, nem sei como Lisandro aguentou. O castido do Yebda então, é um momento do CD da Liga de enojar o mais católico. Pior é depois ver os Oliveira e Costas e o realizador de cinema apludirem dizendo que sim que muito bem. Cambada de anormais.

    O caso do Hulk não é diferente e o pior disto tudo é que os portistas parecem aqueles pais super exigentes que se vê nos filmes. Exigimos tanto do clube que mesmo quando se proliferam as faltas de critério das arbitragens achamos que a culpa é nossa que devia ter jogado A em vez de B que deviam ter feito isto ou aquilo.
    Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

    ResponderEliminar
  2. O discurso do FC Porto sobre Hulk e o empolar do Incrivel foi o primeiro grande erro. Colocar a fasquia nos 50 e logo nos 100 milhoes de euros num jogador que nao apontou nenhum golo na campanha europeia e que mesmo no campeonato alternou optimas exibiçoes com jogos francamente fracos distorceu imediatamente a impressao sobre o atleta. E Hulk passou de ser o jovem esforçado que queria provar que era algo mais do que um poço de força sobre-humana, a ser um jogador caprichoso e que coloca o indivudal ante o colectivo, o mergulho antes da finalizaçao e que - sabendo como devia saber - se deixa levar facilmente pela postura anti-desportiva de rivais e arbitros.

    Que a arbitragem em Portugal é podre e facciosa, isso já todos sabemos de há 80 anos para cá, nao vejo onde possa estar a perplexidade. E assim continuará a ser. Ponto final. Cabe ao FCP, principal visado desse clima de controlo por Lisboa, encontrar a melhor forma de estar por cima dos roubos de igreja nos jogos disputados e em campos alheios.

    Pedroto costumava dizer que, se ganhamos todos os jogos por 4-0, podem marcar 2 penaltis contra nos e os rivais podem ter penaltis a favor todos os jogos. Seremos campeoes. Cabe ao clube procurar a excelencia desportiva no terreno de jogo e exibir-se de forma convincente, sabendo desde já que é provavel que cartoes, penaltis, livres e lances suspeitos serao uma constante ao longo da liga.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Cansei-me de criticar a comunicação do FCP.

    Existem tachos que nunca mudam.




    Bom texto, Zé.

    ResponderEliminar
  4. Nightwish, e se não concordar, pode discordar à vontade, as críticas desde que fundamentadas, factuais (e não meras suposições, e muito menos insultuosas) têm espaço aqui, obviamente sujeitas a contraditório.

    E o facto de concordar a 100% não inibe que se aponte outra ideia suplementar ou reforce alguma exposta no post.

    ResponderEliminar
  5. Miguel, já escrevi aqui que Hulk AINDA não é um grande jogador. Não costumo embarcar bem em facilidades, frases feitas, efffe-erre-áá e dizer amnén a nada. Digo que Hulk tem potencialidades extraordinárias, mas também tem 20 ou 21 anos. Não é um fenómeno, seja Ronaldo ou Ronaldinho. Náo é, obviamente, o melhor do Mundo, Messi. Mas precisa de carinho e protecção, compreensão e confiança.

    Acho que o que lhe fizeram destruiu um pouco a sua auto-estima. Eu não vejo o mesmo Hulk da época passada. E gostava que os adeptos dissessem se notam diferenças ou não. Esse é que é o ponto.

    O meu alerta, independentemente de procurar as causas para este Enigma, é que Hulk ficou diferente. Ou por lavagem ou cérebro. Ou por condicionamentto exterior.

    Mas, por isso, não perdoo aos árbitros que prrotegem os caceteiros. Ao invés, na 1ª jornada, foram mais os críticos portistas que os do exterior. O rapaz acabou a semana a sair do confessionário. Ele passa por pecador, além de ter alegadamente insultado o filho da puta do árbitro, que é o que ttodos fazem. Os outros são todos uns santos e os árbitros também mesmo de pau carunchoso.

    Atenção, porém, que só admito o comentário do Miguel porque citou Pedroto. Na próxima arranje um perfil...

    ResponderEliminar
  6. Miguel Teixeira, sei que nessa área és expert e esperei sempre muito de ti para esmiuçares estas coisas. Não sei de que tachos falas e, tal como o discurso dos comissionistas, foco a atenção no quee está mal, não em discutir pessoas ou cargos.

    Também se nos fôssemos cansar de ttudo o qque nos aborrece não se mudava nada. Nem esta merda de Governo sócretino. E nem o futebol da treta que temos.

    ResponderEliminar
  7. off-topic, apesar de aflorado no fim do texto:
    Rodriguez lesionado, bom...
    Entra Mariano. Com Hulk à esquerda, Falcao no meio, Mariano ajuda a modificar rapidamente o 4x3x3 em 4x4x2, tem capacidade de trabalho e espírito de equipa para equilibrar as coisas a meio-campo. Com Belluschi, claro.

    ResponderEliminar
  8. Acho que o melhor do mundo é o nosso Ronaldo. Pelo menos vi na televisão ele a ganhar o prémio. O resto são opiniões...
    Estou muito esperançado numa vitória amanhã e penso que o Hulk anda a acusar um pouco a responsabilidade que tem sobre os ombros, devido também à sáida do lucho e do licha.
    E acima de tudo quero o que não conseguimos o ano passado contra Sporting e Benfica: boas exibições e vitórias contundentes.

    Cumprimentos desPORTISTAS.

    ResponderEliminar
  9. Eu ainda tinha outra ideia

    em vez do mariano colocava o valeri, tanto ele ou o belluschi podem descair bem para as alas, sei que é uma aposta de risco mas acho que o nosso futuro vai mesmo passar, mais cedo ou mais tarde, pelo valeri

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. Esta lesão do Rodriguez, não vem nada a calhar…se havia duvidas que o Mariano seria titular, estão dissipadas.
    Meu "11" para rebentar com o SCP:
    ---------------Helton--------------
    -Fucile-Rolando-B.Alves-A.Pereira--
    --------------Fernando-------------
    -------Guarin----Meireles----------
    --------------Belluschi------------
    --------Falcao-----Hulk------------

    Hulk não propriamente a PL, mas sim solto, variar de ala em ala, com o Belluschi a criar jogo.. a provocar pânico!! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Nuno Sousa, o Guarín é só para conffirmar a teimosia do Jesualdo ou apenas um pretexto para criticar depois, caso corra mal, a táctica do treinador?

    ResponderEliminar
  12. Ricardo Oliveira, concordo com o Valeri, mas náo vejo o profe atrever-se a ir pelo incerto (novo) ao fiável (experiente). Só por isso. De resto, Valeri tem estilo, mas Mariano está habituado ao nosso futebol e o Zborden é sempre um caso sui generis, para entendidos e dispostos a partir pedra. Não haja ilusões...

    ResponderEliminar
  13. Parece que ninguém tem nada a dizer do Hulk. Vão esperar pelo jogo e fazer prognósticos só no fim.

    ResponderEliminar
  14. Sobre o Hulk,concordo com o post.Temos um Hulk diferente,sim senhor.Jogar na liga portuguesa não é fácil,muito menos para um jogador como o Hulk.
    Espero que o Porto consiga manobrar da melhor maneira este talismã,para o bem do Hulk e para o bem da equipa.

    Quanto ao jogo de logo,e se o Álvaro Pereira subisse no terreno,à semelhança do que às vezes fazia no Cluj?

    ResponderEliminar
  15. Zé Luis, no meu "11", o Guarin defrontava o SCP hoje, mas se reparares o Mariano não lá está. Fernando médio defensivo auxiliado pela força e entrega do Guarin, a "rebentar" o meio campo do SCP. Tendo desta forma o Belluschi funções ofensivas, utilizando a sua criatividade e não se desgastando demasiado em acções defensivas. Como referi anteriormente, não gostei de ver o Guarin e Mariano ao mesmo tempo em campo, perdemos a criatividade construtiva..

    ResponderEliminar
  16. Pois, Nuno, mas se mesmo o Mariano não dá toda a profundidade ao flanco, apesaer de esforçar-se muito, quem a daria? O Fernando? O Meireles?

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís, deixe-me explicar o meu post... é que, por engano, pensei que estava a comentar noutro blog, onde se tem falado demasiado sobre as arbitragens e pouco sobre o FCP. De nada adianta continuar a falra do jogo do Benfica. Era mais por isso a maneira como respondi.
    Quanto ao jogo, não sei bem porquê, mas tenho muitas esperanças. Com Hulk incluído, penso ser o jogo para que, tendo cabecinha, se mostrar claramente.

    ResponderEliminar