28 outubro 2009

Boas contas


Esta notícia:

F.C. Porto aprova o maior orçamento da história do futebol português
19h03m
Os accionistas da FC Porto SAD aprovaram hoje o maior orçamento da história do futebol português, ao votarem favoravelmente um documento que prevê despesas de 81,5 milhões de euros e um lucro líquido de três milhões de euros para a época 09/10.
Numa assembleia geral em que esteve em discussão o relatório e contas do último ano, aprovado com 0,0133 por cento de votos contra, os accionistas aprovaram um orçamento de 81,5 milhões de euros de despesas correntes e 89,9 de receitas, com a particularidade de não estarem previstas verbas provenientes da transferência de jogadores para além das já realizadas (Lisando Lopez, Cissokho, Ibson e Paulo Machado) e que só serão contabilizadas no exercício que termina em Julho de 2010.
Segundo fonte do FC Porto, as receitas de 89,9 milhões de euros estão já todas garantidas, à excepção dos cerca de 16 milhões de euros que a SAD inscreveu no orçamento como receita da Liga dos Campeões e que ficará integralmente assegurada caso a equipa consiga o apuramento para os oitavos-de-final, beneficiando do aumento de cerca de 30 por cento decidido pela UEFA nos prémios da Champions.
A administração da SAD informou ainda os accionistas que as dívidas a bancos, que no final do exercício eram de 76 milhões de euros, foram reduzidas em 17 milhões de euros no final de Setembro, quando fecharam as contas do primeiro trimestre, que só serão conhecidas no final de Novembro.
Finalmente, a administração reafirmou que só receberá os prémios previstos pela comissão de vencimentos em caso de vitória nas competições, rejeitando a remuneração variável no caso de ser segunda, terceira ou quarta classificada.


da Lusa (via JN)


colide com esta:


Assembleia Geral aprovou contas da SAD

A Assembleia Geral da FC Porto – Futebol, SAD aprovou esta quarta-feira, em reunião realizada no Estádio do Dragão, as contas respeitantes ao exercício da temporada passada.

COMUNICADO

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos da alínea g) do nº 2 do artigo 249º do Código dos Valores Mobiliários vem informar o mercado que, na Assembleia Geral realizada hoje, dia 28 de Outubro de 2009, com início às 15 horas, foram tomadas as seguintes deliberações:

1 - Aprovação do relatório e contas individual do exercício de 2008/2009, com 0,0133% dos votos contra;

2 - Aprovação do relatório e contas consolidado do exercício de 2008/2009, com 0,0133% dos votos contra;

3 - Aprovação da proposta de aplicação de resultados, sem votos contra;

4 - Aprovação da proposta da atribuição de um voto de louvor à administração efiscalização da sociedade, com 0,0133% dos votos contra;

5 - Aprovação do Orçamento de Exploração para o exercício de 2009/2010, com 0,0133% dos votos contra;

6 - Aprovação da declaração sobre a política de remunerações dos órgãos de administração e fiscalização da Sociedade, com 0,025% dos votos contra;

7 - Aprovação da alteração parcial dos Estatutos da Sociedade, por unanimidade.

O Conselho de Administração

Porto, 28 de Outubro de 2009


no site do FC Porto

Colide em quê?
Na transparência e informação minimamente relevante. O lacónico comunicado a que o FC Porto se remete sempre deixa os seus sócios e accionistas a saber que os pontos x, y, z foram aprovados com k votos contra. Para quem advogava que a política de comunicação do FC Porto tinha melhorado já nem sei porquê, e o novo site era bonito e não sei que mais, nem informação nem modernidade se vê, mais uma vez, emergir em nome de uma marca que é valiosa e se quer projectada para o futuro que deve ser de informação perceptível para todos, a começar pela preocupação para com os seus apaniguados.
Não é que eu tivesse dúvidas dos dois passos em frente e dois atrás dados neste âmbito pelo FC Porto. Já há muito alertei que neste campo não há nada de novo. Eu nem sou sócio e isto diz-me pouco directamente, apenas constato a falsidade de um avanço que mantém os sócios na escuridão informativa. Muitos seguramente não se revêem nisto e criticam justamente.
Isto é recolhido aleatoriamente às 22.14 deste dia de AG de accionistas. Eu nem sou entendido na matéria e dispenso-me de consultar a CMVM para buscar mais qualquer coisa.
Mas é o suficiente para me irritar com o meu clube: do qual não sou sócio, já fui mas deixei de ser ainda antes de algum administrador actual se filiar em 1984, mas sou um fervoroso simpatizante que lamenta este tipo de coisas.
Já sei que muitos sabichões vão esmiuçar os 81 ME de orçamento para o futebol. Muito? Pouco? Razoável? Neste aspecto, saberei mais do que muitos entendidos, porque tenho de memória alguns dados e factos que vão escapar a análises mais precipitadas e eventualmente inflamadas, iradas até e mesmo de adeptos de outros clubes. Tomara eles terem consciência do que gastam os seus emblemas.
Uma coisa é certa: a informação ao "mercado" (CMVM) sempre revela alguma coisa dos três grandes.
E um mito, uma mentira, cai por terra: o orçamento do FC Porto é o dobro do do Sporting. Do Benfica não se sabe, apesar da apregoada transparência. Mas isso também importa menos.
Quanto ao resto, o FC Porto convida os seus sócios a comprarem jornais amanhã. Mesmo que não gostem deles e queiram saber que outras números são referidos nas "contas" e ler o que alguns especialistas, se os houver, dirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário