27 outubro 2009

Da jurisprudência I

Aimar, o cai sempre já antevisto desde a pré-época, voltou a sacar um penálti.
Ao contrário de Leiria (foto acima), onde o Benfica ganhou com um penálti inventado e por dedução do árbitro amigo Jorge Sousa, dito o benfiquista de Lordelo, desta vez não se pode transfigurar a então evocada Lei XII para enquadrar o mergulho que deu o 3-1 frente ao Nacional.
Foi em Abril que a CD da Liga castigou Lisandro com um jogo de suspensão por simular um penálti num jogo em Fevereiro com o Benfica.
O FC Porto, em comunicado, reagiu assim a dado ponto:
"4 – Da primeira ressalta o castigo de um jogo aplicado a Lisandro Lopez. Ao cabo de 176 jogos do campeonato principal, e após um dos raríssimos processos sumaríssimos desencadeados pela CD da LPFP, foi detectada uma pretensa simulação de falta, porque, «pela forma como o braço de Hassan Yebda estava colocado, não se vislumbra como poderia causar a queda de Lisandro Lopez para a frente e de corpo direito». Ora, para além da estranha decisão, a CD da LPFP consegue reinventar as leis da física, deixando Newton às voltas no caixão".

Em tantos penáltis que se arranjam para o Benfica, já com tantos em 8 jornadas como em todo o campeonato anterior (ver tabela na coluna da direita deste blog), algum deve ser falso e porventura um deles um dia trará uma deliberação disciplinar de suma justiça. Só para não ser sempre para os mesmos e dar-se um ar de isenção e imparcialidade.





25 comentários:

  1. Correcção: é o 7 penaltie em 8 jogos.
    Venceram bem , mas são levados ao colo neste pormenor.
    Independentemente dos golos em fora de jogo do Edgar e do Saviola e mesmo que o resultado fosse 1-0 ao intervalo para a mouraria , o penaltie da ordem (o quarto inventado esta epoca: Maritimo,Leiria e nacional a dobrar), deram aquele empurraozinho.
    Este ano vale tudo para aquelas bandas( vai ser igual ao campeonato que o SCP Venceu com 20 penalties a favor).
    O facto de nomearem um arbitro novato de Lisboa para apitar o FCP e outro tenrinho ( Tambem de LISBOA) para apitar a mouraria...tambem sao outras coincidencias!
    Agora, temos de ter calma e não nos podemos sentir preocupados com estas façanhas.Se o nosso clube vencer sempre por 1 a zero,são tres pontos e mais nada! só se lamenta o facto das nossas vitórias não terem merito.
    O golo do farias (em fora de jogo )é destacado nos jornais,mas esqueceram-se de dizer que os golos academistas foram irregulares.
    Só não quero ouvir da boca do nosso trteinador que, a equipa esta cansada, sofre de fadiga...selleções blá blá´.
    Estamos na 8 jornada e muita agua vai correr, agora se ele nos disser se os treinos do FCP são mais intensos, mais musculados e que provocam mais lesões musculares e traumaticas (Bellushi, Varela, Miguel Lopes, VALERI na taça e Fucile frente á academica)..aí fico algo preocupado, porque uns correm e não se cansam, quero dizer, tomam uma vitaminas ,e outros cheios de lesões com 2 meses de competição oficial!
    Será para dar frutos na 2ª volta? como em epocas anteriores?
    Siga para PENTA

    ResponderEliminar
  2. LAMENTÁVEL A SOBERBA DO JORGE JESUS PARA O BANCO DO NACIONAL COM O RESULTADO EM 4:1!
    AI SE DEIXAM CAIR O ANDOR..AI AI..

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem gamou outro ao Nacional, com uma simulação grosseira...que como disse o Manuel Machado, num Machadês correctou, aniquilou o jogo e desmembrou a equipa do Nacional.
    Depois também temos o caso do túnel, sobre o qual nem um pio na comunicação social. Ao parece o Ruben Micael sonhou com a agressão. Gostava de saber onde andava o delegado da Liga. Devia estar a recolher autografos para os filhos.
    Para terminar apenas digo: "...um vintém é apenas um vintém e um cretino é sempre um cretino, quer vista de amarelo, verde, azul ou vermelho..." LOOOOLL.

    ResponderEliminar
  4. Louro,

    o tenrinho que mandaram apitar na Luz, em mais uma nomeação estratégica sem se perceber como se manda um tenrinho apitar um jogo entre o 2º e o 4º classificados, é do Porto.

    Vasco Santos, disse-o aqui no Porto-Leixões apesar do 4-1, é um incompetente e imbecil.

    Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino e um incompetente é um incompetente.

    ResponderEliminar
  5. Começam a aparecer comentários estapafúrdios que, obviamente, aqui não passam.

    O argumentário é velho, comparando o caso de Lisandro; nesse caso, o Porto perdia, neste de Aimar o Benfica já ganhava.

    Como se quem estivesse a perder não pudesse vir a ganhar e quem estivesse a ganhar não pudesse vir a perder.

    É a falta de argumentos, tanto que nem admitem que houve uma falsidade. E já não é a primeira.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís sempre com o dedo na ferida. Mas tens de te lembrar que agora é lá para baixo, por isso passa tudinho...

    Gestos indecentes, bocas, ameaças e tentativas de agressão reincidentes... vale tudo naquele bairro de lisboa....

    ResponderEliminar
  7. Off-topic:

    Acabadinho de sortear: Oliveirense-FCPORTO para a taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Na mouche meu caro Zé Luís. Espero que o dr. Rui Moreira aborde esta situação logo no Trio d'Ataque e estou certo que o fará.

    O que também continua a incomodar muito boa gente é que o Porto com 6 lesionados está à beira do primeiro lugar e eles, com todos os jogadores disponíveis, não conseguem descolar e ainda precisam destes empurrões.

    Não quero ser pessimista, e gostaria imenso de festejar o Penta, mas assim "só na Playstation".

    ResponderEliminar
  9. O que mais me preocupa e desilude é a atitude.

    Historicamente já se sabe que, com ou sem Apitos de Ouro, o historial de beneficios sempre pendeu mais para o clube de Lisboa de turno que estivesse a disputar o titulo. Nao entendo a surpresa pela dualidade de critérios. Já vem desde os dias da suspensao do Hernani sine die e nao irá mudar.

    O que me preocupa é a mentalidade do vamos ganhar todos os jogos por 1-0 e já está. É ai, no terreno de jogo, que um clube, uma instituiçao que significa algo mais do que onze tipos atrás de uma bola, tem de mostrar o seu real rosto. E o do FCP ultimamente é uma mascara triste de Pierrot.

    Enquanto lá em baixo se despacham os rivais a goleada - com ou sem penaltys, nacionais ou internacionais - aqui em cima continua a sofer-se excusadamente em jogos que, com outra mentalidade, pediam um murro na mesa de uma equipa tetracampea nacional. Parece aqui, pelos comentarios e pela mentalidade, que os campeoes estao lá em baixo. Ainda nao, ainda falta muito para isso acontecer.

    Agora ter uma equipa em serviços minimos dia sim, dia sim, sem vontade de algo mais que o tal 1-0 que chega pelos 3 pontos, é uma péssima imagem que damos a nivel interno e externo. E isso é muito pior para uma instituiçao como o FCP do que perder um campeonato.

    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Mas a preocupação de um benfiquista é o 1-0 em cada jogo do FC Porto (que sempre tem mais de dois golos de média por jogo); a atitude e o estilo do FC Porto; a força redescoberta do seu clube Benfica; ou o penálti fantasma que mais uma vez o Aimar sacou e de novo passou impune de uma entrada a pés juntos para cartão vermelho?

    ResponderEliminar
  11. Zé Luis,

    Honestamente a preocupação dos benfiquistas ou sportinguista é-me indiferente. Eles sabem dos beneficios inerentes a serem clubes da capital. Sabem que terao mais penaltys. Sabem que têm um poder mediatico superior. Sabem que têm uma influência arbitral de décadas. Para eles o penalty do Aimar é normal. O que não devia ser normal é que o FCP mostrasse o seu rosto mais cinzento na Liga. Durante os ultimos 30 anos habituaram-se a temer o FC Porto. A sua eficácia, a sua garra, a sua atitude. O seu espirito competitivo que mudou por completo o rosto de um país que vivia há 50 anos sob o binomio Benfica-Sporting, com pontuais interrupçoes. É isso que eles temem e é isso que eles agora olham para o Norte e nao encontram. E deixam-se levar pela justificada euforia e têm atitudes tristes, como os dedos do Jesus ao M. Machado no 4-1...

    Mas como te disse, com eles posso eu bem. Depois de tantos anos a ver o mesmo filme, o que me preocupa é a minha casa. Já vi o FC Porto perder titulos e nao me escandaliza perder campeonatos. Mas das duas uma: ou o perco bem, justamente, com um rival digno mas a dar luta até ao final. Ou perco-o sob o designio que essa derrota servirá para renascer das cinzas e voltar a erguer os valores principais do FCP.

    Nas derrotas do Fernando Santos em 2000 e 2001 nem perdemos bem - estivemos muitos furinhos abaixo - nem saiu daí nada de novo. Mas no ano Octavio/Mourinho cimentou-se um super-Porto e valeu a pena ser terceiros para ir ganhar a Sevilla e lançar a melhor formaçao da decada (quem nao se lembra da conferencia do Mourinho depois dos 3-2 com o Beira-Mar?).

    Agora este FCP parece pecar em demasia como o do Fernando Santos e dormir sob os louros passados que valem 0. Quero atitude de uma equipa que adormece o jogo ou dá tiros nos pés a torto e a direito. Nao vou pedir goleadas porque isso nao se pede. Sai naturalmente. Mas peço integridade, disciplina e atitude. Inteligencia de jogo e uma equipa móvel, dinamica e ofensiva. Nao uma equipa medrosa e sem caracter que é o que vejo agora. E é o sentimento que sinto que extavaza para os bancadas. E que só nos debilita.

    um abraço

    ResponderEliminar
  12. E aproveito só para lembrar uma frase do mitico Helenio Herrera, quando o seu Inter foi vencer um jogo europeu a Bucareste, com um arbitro da entao RDA. "Disse aos meus jogadores que o Dinamo ia ter de certeza 2 penaltys. Por isso nos tinhamos de marcar 4 golos...nao fossem ter um terceiro de bónus". Assim quero o FCP. Indiferente ao que se passe fora da sua competencia. Mas sempre sabendo que rema contra Adamastores. E saber preparar-se para isso...

    um abraço

    ResponderEliminar
  13. Miguel Pereira, estranhas considerações para um benfiquista.

    Afinal, essa lenga-lenga poderiam tê-la vocês mesmo aplicado na época passada e andaram com o coro dos calimeros.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luis,

    Um benfiquista? É isso que precisamente me irrita hoje em dia nas Antas. Que qualquer palavra critica é interpretada por benfiquismo.

    Sou sócio cativo há mais de 15 anos do FC Porto e com muito orgulho. Estive em noites de gloria mas tambem em muitas noites de merda onde muitos "portistas" ficaram em casa. Vivi longe do Porto em meio hostil e nao deixei por isso - pelo contrario - de exibir o meu portismo.Mas nao sou cego, nem me deixo levar com o pacote básico do portismo ser ultra. Passei muitas noites no excelente Barril até à madrugada a discutir precisamente esses problemas com personalidades que, hoje em dia, defendem o que antes atacavam, mas à boca pequena.

    Por isso agora nao me venha chamar benfiquista. A nao ser que ter uma opiniao que seja distinta da maioria azul seja forçosamente a opiniao de um benfiquista.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Miguel Pereira,

    para quem faz uma descrição alucinante do último título benfiquista de 1993-94, falando de uma recuperação notável quando foi o FC Porto de Robson a quase recuperar 6 pontos de atraso no início da 2ª volta, não há dúvida que estás bem documentado. E consciente.

    Além da dúbia sentença de qual foi a melhor equipa do Benfica dos últimos 30 anos, para mim foi claramente a de 1983-84. Aliás, a única que bisou o título de então para cá.

    Conversa mole não é comigo.

    ResponderEliminar
  16. E o facto, Miguel Pereira de falares em "nós" depois do que vi no teu blog benfiquento, faz-me lembrar aqueles da massa assobiativa que vão ao Dragão. E desconfio que têm razão os portistas que se queixam de benfiquistas infiltrados no estádio para assobiar.

    Não vejo porque o FC Porto esteja assim tão mal agora. Quer dizer, pode ver o Miguel Sousa Tavares, mas esse diz sempre o mesmo, é copy-paste todos os anos por esta altura. Há um ano estávamos muito pior, nós os portistas mesmo, o líder era o Benfica com mais do que os 3 pontos de avanço que tem agora e sabemos como acabou.

    O FC Porto não está a jogar bem. Não, não está. Isso constatámos aqui todos os dias. Mas está tão mal como dizem, tu e outros? Não, não está.

    Agora descobre as diferenças.

    ResponderEliminar
  17. Caro Zé Luis,

    Da equipa de 83-84 não me lembro, porque nasci precisamente ao final da época. Mas concedo que tivesse um excelente nivel. E apesar de ter tido a oportunidade de rever uns jogos em video, obviamente que opiniões são opiniões.

    Quanto à equipa do Toni de 93-94 fiquei encantado pelo jogo ofensivo, com muitos problemas defensivos que tinha, e pela forma como vulgarizou o Sporting. Mas não me esqueço do Mozer 2-0 F. Couto. E precisamente essa segunda volta do FCP, que ultrapassa o Sporting, é o exemplo perfeito que referi de titulos perdidos que valem a pena. Esse foi a base do Penta.

    E aqui não há conversa mole mas também não há verdades absolutas. Nem fanatismos. Os piores cegos são sempre os que não querem ver.

    ResponderEliminar
  18. Miguel Pereira, remeto para o post em abertura do teu blog. Se não é um benfiquista, decerto não é um portista sócio de há 15 anos com cadeira, seja lá o que isso for e seja lá a "prova" que sempre aqui trazem quem quer passar por portista crítico e lúcido.

    Mas ok, a linguagem não é ofensiva, a urdidura é que não passa. Sendo assim, podemos sempre debater civilizadamente. Mas não é preciso falar de lugar anual. Eu, que nunca o escondi, nem sócio sou, estou à vontade para falar do FC Porto que conheço por dentro há quase 40 anos.

    ResponderEliminar
  19. Blog benfiquento?

    Para mim a conversa termina aqui. O fanatismo baixo e sem sentido é interessante para um estudo sociológico mas comigo não funciona. Nunca na minha vida assobiei um jogador do FCP, dentro e fora de casa, durante 15 anos. E estive em muitos jogos pela noite dentro em dias de temporal à chuva, quando muitos ficaram no quentinho. Para ver a equipa perder. Nao para assobiar. Mas estava lá.

    Que o meu nivel de exigencia do clube que apoio seja diferente da maioria das pessoas e dos administradores deste blog, espelha apenas a perspectiva de vida das pessoas. Eu nao catalogo blogs sem saber do que falo. E o MST pode dizer o que lhe apetecer. Mais uma vez a opiniao dos outros importa-me zero. E para mim sim, o FCP está bem pior do que aparenta. A nivel estrutural. Infelizmente. E quem acha que nao, espectáculo. Já veremos quem tem razao. E nao falo deste ano. Falo de um projecto desportivo sério, algo em que fomos pioneiros nos anos 80. E onde recuamos muito na última década.

    Mas lá está, opiniões. Cada um com a sua.

    ResponderEliminar
  20. Miguel Pereira, o que escreves é qued o Benfica fez uma recuperação notável nessa época. Mas quem a fez foi o Porto de Robson depois desse Mozer, 2 - F. Couto, 0.

    O engano é teu. A mim não podes ludibriar. E esgota esse argumento, que eu não bato em ceguinhos. A continuar a conversa, fica já por aqui.

    ResponderEliminar
  21. Miguel Pereira, claro que eu prefiro ganhar um jogo por seis golos do que por um ou por dois. Como também prefiro ter o Orlando Sá, o Miguel Lopes, o Belluschi, o Valeri, o Varela, o Fucile e o Tomás Costa disponíveis. E precisamente por preferir golear é que também prefiro que de cada vez que um jogador do Porto caia na grande área seja penalty.

    Não sei se estás a perceber a minha ideia.

    ResponderEliminar
  22. Duarte,

    segundo o Maisfutebol, respigando estatísticas oficiais do site da Liga,

    Liga: F.C. Porto e Benfica rematam o mesmo, mas águias acertam mais
    Encarnados recuperam primeiro lugar do ranking
    Por Redacção1234516 votos16 comentários F.C. Porto e Benfica dividem o primeiro lugar da estatística dos remates à baliza, praticamente cumpridas as oito primeiras jornadas da Liga.

    Dragões e águias tentaram a sorte por 119 vezes, mais 15 do que o Sp. Braga. O Sporting é penalizado por ainda não ter acertado o calendário, esta noite, em Guimarães.

    Entre os líderes, maior eficácia para a equipa de Jorge Jesus, que acertou mais vezes que o eterno rival nas balizas adversárias.

    Lista dos remates à baliza por equipa*

    Benfica, 119
    F.C. Porto, 119
    Sp. Braga, 104
    Marítimo, 98
    Sporting, 94
    Rio Ave, 87
    Leixões, 86
    Belenenses, 82
    V. Guimarães, 80
    U. Leiria, 80
    Naval, 78
    Olhanense, 78
    Académica, 72
    P. Ferreira, 69
    V. Setúbal, 66
    Nacional, 58

    Remates enquadrados com a baliza

    Benfica, 60
    F.C. Porto, 54
    Sp. Braga, 50
    Marítimo, 47
    V. Guimarães, 39
    U. Leiria, 39
    Belenenses, 37
    Sporting, 33
    Leixões, 32
    Rio Ave, 31
    Académica, 31
    Nacional, 30
    P. Ferreira, 26
    Olhanense, 26
    V. Setúbal, 25
    Naval, 25

    * Por realizar o V. Guimarães-Sporting (hoje, às 20:15), da 8ª jornada da Liga.

    Parece que, além da curta diferença pontual, não há muitas diferenças como se quer fazer notar, pois não?

    Para bom entendedor.

    ResponderEliminar
  23. ... meia palavra basta, claro. E não me admira nada. O Porto, sem deslumbrar e ainda com rotinas por criar, vai ganhando. Imagine-se quando os lesionados estiverem a recuperados totalmente e as mecânicas de jogo a 100%.

    De qualquer modo, não deixa de ser preocupante que com um índice de tantos remates como esse, não tenhamos mais golos marcados.

    ResponderEliminar
  24. Duarte, esse é o ponto e entra pelos olhos dentro.

    O Benfica tem um aproveitamento exemplar. Digo mesmo que é mais notável esse aproveitamento do que a proclamada qualidade do seu jogo, que a tem também.

    Os golos fazem a diferença. Mas esta é maior só aí. Em pontos são só 3...

    Os nossos falham muito mais.

    Aliás, se me quiser(em) fazer justiça, leiam o que escrevi nos comentários do Porto-Leixões. Muitos deliraram com os 4 ao intervalo. Eu não. Falei só em eficácia. A que o Porto teve foi só nesse jogo. O Benfica tem em muitos mais jogos. Mas é estratosférico e só está 3 pontos à frente do Porto que anda, pelos seus adeptos, nas ruas da armargura?

    Então vá-se ver o que se escreveu a 1 de Novembro do ano passado.

    Hoje em dia são os mesmos. Chamam-se... adeptos?

    ResponderEliminar
  25. Caro Duarte,

    A ironia fica-lhe bem mas concordo plenamente. Cada penalty tinha que ser assinalado. Cada não-penalty noutros campos não deveria nem podia passar impune. Nem o relatorio do arbitro, observadores e comissoes. Nem suspensoes a jogadores do FCP que depois nao se alastram a outras cores pelo mesmo - ou pior. Aí acho que nao ha ninguem que nao esteja de acordo. O que eu falo é da questao de jogo. A podridao do futebol portugues vem de ha muito e já sabemos com o que jogamos. Temos menos 1 golo de media por jogo que o Benfica porque temos um aproveitamento muito inferior. Isso é o que me preocupa.

    Zé Luis,

    Eu venho aqui pelo prazer de ler as vossas crónicas. Raramente entro em comentários mas fico honestamente triste por, à primeira, ser logo apelidado de anti-portista. Acho um comentario intelectualmente pouco inteligente porque, claramente, nao sabe do que fala. Escrever um artigo a elogiar o estilo de jogo de uma equipa rival e outro a criticar o estilo de jogo da sua nao significa mudar de clube. Se assim fosse ai dos jornalistas da Marca com o Barça...posso permitir que me chamem de tudo, mas nao admito que questionem o meu portismo. Ninguem tem esse direito moral, mesmo que o blog seja seu e eu apenas o visitante.

    E como tem os tais 40 anos de experiencia nisto, muito louvaveis, lembro-lhe de uma tal Assembleia Geral onde um portista, talvez o maior de todos, foi chamado de tudo e por todos, expulso e proibido de se aproximar sequer das Antas (ele que até morava lá perto se bem se lembra), por querer aplicar num clube entao ainda com muitos tiques de amadorismo, jantares de capitaes e presidentes em vesperas de jogos, um pouco mais de profissionalismo desportivo e de gestao. Com isso veio o 9 posto de 69, os Nascimento Cordeiros e 10 anos de avanço que demos a Lisboa. Nao sou ninguem comparado com o Zé do Boné, mas tambem havia muita gente a chama-lo anti-portista nessa noite por pensar diferente. E fico f***** que ainda haja essa mentalidade no FCP quando o pensamento difere da tonica do regime dominante. Entao, como hoje, o futuro dá a razao a quem a tem e quem dorme de consciencia tranquila nada tem a perder.

    ResponderEliminar