25 outubro 2009

O improvável herói derruba autocarro

FCPORTO 3 - 2 ACADÉMICA
(Mariano 65, Farías 68 e 82; Miguel Pedro 76, Sougou 90+2)
Helton; Fucile (Sapunaru 5'), Rolando, Bruno Alves, Álvaro; Fernando; Mariano, R. Meireles (Guarín 73); Hulk, Falcao e Rodriguez (Farías 58).

Quando os treinadores no futebol português falam em mudanças, para bem do espectáculo dizem eles, toda a gente tem muitas ideias teóricas sobre o que se deve fazer para chamar mais público aos estádios, para aumentar a espectacularidade, mas quando passam as ideias para a prática tudo fica na mesma, ou talvez ainda mais medíocre. Apesar de ser um treinador com “mente nova”, um treinador que nasceu para o futebol numa escola onde se privilegia o futebol ofensivo, André Vilas Boas mostrou, nesta partida, contra o FCPorto, que aprende depressa os velhos vícios do futebol português. A Académica montou uma estratégia, à boa moda do futebol português, que é antítese de tudo aquilo que se quer numa partida de futebol. Com quase sempre 11 jogadores atrás da linha da bola, defendendo muito, tentando desesperadamente fechar todos os espaços, com demoradas reposições de bola logo nos primeiros minutos, tudo com intuito de enervar o adversário, esperando criar oportunidades para tentar o golo milagreiro, juntando a tudo isso um árbitro incompetente, que fazia vista grossa a todos os lances anti-jogo que passavam dentro do campo.

Mas o FCPorto também tem de se queixar de si próprio, da sua falta de atitude para tentar virar o rumo, os tetracampeões realizaram das exibições mais paupérrimas que tenho visto, tendo como único ponto positivo, vencer uma partida importante que lhe possibilitará diminuir a desvantagem que tem sobre o líder do campeonato. Jesualdo Ferreira também tem vindo a falar em mudanças no modo de jogar da sua equipa, também tem vindo a criticar algumas coisas, mas, o certo, é que quando passa a teoria para a prática, parece que tudo fica na mesma, os defeitos continuam a ser os mesmos.

Com a mesma equipa do jogo contra o APOEL, a equipa de Jesualdo Ferreira desperdiçou 45 minutos de jogo, na primeira parte o FCPorto deu um verdadeiro festival de passes falhados, e alguns deles bem infantis, jogando sempre de forma atabalhoada, com um meio campo confuso, bastante apático, atacando com muita lentidão, não tendo encontrado capacidade para derrubar o muro academista.

Foi das piores primeiras partes realizadas pelo FCPorto dos últimos tempos, ao ponto de não ter criado uma só oportunidade de golo, nem sequer ter esboçado vontade para criar uma, limitando-se a esperar que a Académica abrisse o seu jogo.

Na segunda parte, o FCPorto entrou pelo menos mais rápido, Jesualdo lançava Farias, o que viria ser a chave para a reviravolta exibicional, não é que a equipa jogasse melhor, mas pelo menos teve capacidade para pressionar mais forte o seu adversário e para criar brechas na sua defesa.

Aos 65 minutos, na sequência de um canto, o improvável herói Mariano Gonzalez empurra a bola para a baliza, passados 3 minutos, o mesmo Mariano cruzou para a área e Farias, aproveitando uma falha defensiva, alargou a vantagem portista.

Quando tudo se pensava mais tranquilo, e depois da saída de Raul Meireles dando lugar a Guarin, quando o FCPorto parecia ter encontrado algum rumo no seu futebol, a Académica marcou um grande golo, dando incerteza no resultado.

A partir daí, o jogo foi mais aberto, a Académica começava a criar mais espaços, ao que FCPorto aproveitou, aos 82 minutos, Farias marcava o 3º golo, seu segundo na partida, numa jogada onde Guarin, mais uma vez, demonstrou que talvez seja merecedor de oportunidades mais sérias na equipa portista.

Até ao final, a Briosa não perdeu as esperanças e o FCPorto, completamente fatigado, retirando discernimento aos seus jogadores, permitiu que Sougou ainda fizesse mais um golo, o que ainda dava espaço para que a equipa de Coimbra sonhasse com um empate, o que tal não viria a acontecer, e seria de todo injusto se isso acontecesse.

Mais uma vez, no final da partida, Jesualdo Ferreira identificou o probema da exibição portista, revelando que tudo iria mudar, é tempo disso acontecer, é tempo de começar a por um ponto final aos problemas da equipa, a começar logo na próxima jornada. Apesar sa exibição mais do que sofrível, e de todas as dificuldades encontradas, e criadas por si própria, na partida o FCPorto aproximou-se do líder, o que é motivo de regozijo.

25 comentários:

  1. """ Apesar de ser um treinador com “mente nova”, um treinador que nasceu para o futebol numa escola onde se privilegia o futebol ofensivo, André Vilas Boas mostrou, nesta partida, contra o FCPorto, que aprende depressa os velhos vícios do futebol português."""


    A culpa é do Vilas Boas. Boa.

    ResponderEliminar
  2. O autocarro não justifica tudo, apenas foi parte do problema. A verdade é que a equipa andou perdida em campo, Fernando tinha que segurar um meio campo onde Meireles e Mariano não existiam, isto no primeiro tempo.
    O minuto 58 apenas serviu para exasperar ainda mais os adeptos mas no fim acabou por correr tudo bem.
    Mais 3 pontos, agora fico à espera de uma exibição digna. Os adeptos começam alienar da equipa com estas exibições.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. O Mariano hoje deu um pontapé no cu a muita gente.

    ResponderEliminar
  4. Mas uma coisa e certa... O FCPorto joga uma merda!
    O Jesualdo está gasto, parece-me.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia dragões,

    Menphis,
    Heroi improvavel apenas para aqueles que o jogo ainda não tinha começado e já o assobiavam.....
    Confesso que me dá especial gozo, vir cá hoje, depois do que eu disse e que foi dito apos o APOEL. Espero que haja humildade suficiente em alguns intervenientes para reconhcer que exageraram nas criticas feitas.

    André Vilas Boas, o cenourinha
    Ha quem chame de autocarro, outros apelidam de atitude, mas ontem fiquei a perceber que jogar com 11 jogadores atrás da bola parece que é uma inovação e uma lição táctica...... É impressionante a subserviência desta comunicação social. como se trata de um disciplo de mourinho e o adversário é o Porto, a bajulação chega ao ponto de enojar.

    Jesualdo, o cagão
    Alguem explica-me porquê queimar 10mim da segunda parte e só depois fazer a sbstituição !!!!
    Uma primeira parte em que a falta de imaginação e uma vez mais, atitude e velocidade, ajudaram à tactica do autocarro, era imperativo mudar mais cedo e mudar o esquema, pois com sapunaru em campo, o ataque direito ressentia.

    Guarin
    Prefiro destacar este jogador, outro amado deste blog, que em 15 min fez mais que o sr meireles em 75.

    ResponderEliminar
  6. que me desculpem mas
    Jesualdo cagão !?!?

    bolas, o jogo de ontem foi ganho a partir do banco. mérito a quem o merece !!!

    Jesualdo e Mariano foram os maiores responsáveis por termos mais 3 pontos !

    ResponderEliminar
  7. Menphis, gostei muito da 1ª parte da sua crónica, só acho que depois se deixou levar pela necessidade de também ter que "assobiar" um pouco!... Estes jogos são como combates de boxe: - têm que ser vencidos pelo cansaço e desgaste do adversário; quem se lembra de ver o Cassius/Mohamed Clay/Ali a levar porrada durante 12 assaltos e depois resolver a coisa em 2 minutos?... As exibições? Foi bonita a exibição contra o Chelsea, foi bonita e encheu-nos de orgulho. Mas resultou em 3 pontos? Não. E a exibição frente ao Apoel? resultou em 3 pontos!
    Estes é que são os factos. O Porto é grande; viva o Porto! - As horas das boas exibições e vitórias hão-de vir, até lá mais do que nunca temos que estar com a equipe, perceber que quem mais sente a falta do Lucho é o Meireles, que o Mariano não é fetiche, mas sim um jogador a quem já devemos muito...O que pode um treinador fazer quando já só pode trocar dois jogadores e tem em jogo um Hulk com um furo nos pés e outro no pensamento, e o goleador-mor alheio ao jogo, e no meio campo nenhum organizador?... Pode ganhar o jogo!
    Só a nós é que nos acontece ter esta sorte, e vocês não vêm isso!!

    PS: E, a Académica tem algum jogador nas selecções e na Champions, que tenha jogado à 4ª e ao Domingo nas últimas 3 semanas?...

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Menphis.

    Começas logo por tocar o ponto do ferrolho, do autocarro e do negativismo que ainda hoje se tolera no futebol português. Eu não o descreveria melhor.

    É claro que a culpa é do Vilas Boas, AG. Meter uma equipa a jogar assim é culpa da tua tia, não?

    Eu até posso condescender que, para o seu primeiro jogo de campeonato, o treinador apresente cautelas. A Académica não é equipa de ataque continuado. Mas também não tem de ser equipa de defesa reiterada. Eu já não apreciava muito a Académica com Domingos e referi-o no jogo da Taça da Liga e do campeonato na época passada. Mas, vá lá, quando em posse de bola, a Académica procurava jogar. Desta vez procurou pouco jogar, a diferença é que adensou muito os espaços.

    Na 1ª parte, havia 20 metros de distância entre a linha defensiva e a linha ofensiva... colocada antes da linha de meio campo. Espaço reduzidíssimo. O que não é mal nenhum. Mas não pode impedir que se chamem nomes às coisas e o ferrolho e autocarro são nomes próprios para estas circunstâncias.

    Há quem goste assim, desde que entrave o FC Porto ou outra equipa que queira ganhar. Talvez quando o Benfica ou o Sporting jogarem com a Académica a apreciação seja diferente. Ou até a táctica seja diferente. Mas, com todo o direito de jogar mesmo com 11 jogadores na área, a verdade é que aquilo é a negação do futebol.

    Para piorar a imagem, quando a perder, a Académica mostrou que sabe e pode jogar mais à frente. Daí marcou um golo. Depois sofreu outro, porque tinha mais espaços atrás. Mas ainda marcou mais um, porque a tracção já não estava atrás, mas virada para a frente.

    Ou seja, os treinadores fazem as equipas jogar antes da linha do meio-campo ou no terreno defendido pelo adversário.

    Há é parolos que não distinguem um burro da albarda que leve no lombo.

    E isto sem contrapor que, de facto, a 1ª parte do FC Porto foi miserável. Mas essa é constatação e lamento de outro rosário.

    Uma coisa é uma equipa que jogue para não perder, outra uma equipa que joga incapaz de ganhar.

    ResponderEliminar
  9. Sobre o FC Porto, o Mariano, o Meireles e o Guarín.

    Mariano: o profe voltou a repetir a asneira do jogo da Champions com o APOEL e a aplicar a mesma receita. Retirou-o de médio-interior, que não é com Mariano, e pô-lo a ala/extemo à direita, com Hulk à esquerda, quando saiu Rodriguez. Essa é a função de Mariano, não vale a pena gastar mais tempo e energia.

    Eu voltei a perguntar-me a razão de o Guarín não entrar, tal como na 4ª feira. Rendeu Meireles e... o FC Porto sofreu um golo porque Guarín não acompanhou a deslocação de Miguel Pedro e este, depois de tabelar com João Ribeiro, rematou à vontade. Um belo golo, por sinal, mas porque Guarín não fez o trabalho defensivo apropriado.
    Não vale a pena focar só alguns aspectos da acção dos jogadores. Talvez por isso o Jesualdo saiba o que faz o Guarín, conhece o momento dele em termos físicos e anímicos e o mantenha no banco.
    Ao contrário do Semedo, que se questiona a razão de Guarín não ser titular, eu vou percebendo porquê. O que não entendo, ainda hoje, foi a razão de ter sido titular em Braga com o efeito que se conhece. Guarín continua muito irregular.

    Meireles: muita regularidade na forma como se mantém irregular. ão é o homem para render Lucho, mas como não temos outro além do Belluschi e Valeri não dará, penso eu, ainda sinais de poder vingar, é Meireles para toda a obra. Empanca o jogo como na 1ª parte, sem rasgo de alguém para romper a cortina defensiva. Mas Meireles é de cepa velha e se não brilha pelo menos asneiras não faz. Voltei a não gostar dele, mas defensiva e tacticamente garante alguma estabilidade atrás.

    Em resumo, com Mariano e Meireles pouco diligentes na fase de construção, resta Fernando para segurar as pontas atrás e tentar começar o jogo. O que fez com erros em passes fáceis mas resulta de o sector não estar bem, ser muito intermitente e cometer erros de palmatória em passes e desenvolvimento de jogadas que requerem velocidade de execução e certeza/eficácia a passar a bola.

    Caso contrário, tudo emperra.

    ResponderEliminar
  10. Achei horrenda a quantidade de passes falhados. Ou para o adversário, ou mesmo para fora. Passes simples. Maus domínios de bola. Hulk recebeu mal muitas vezes.

    Depois, um dos jogadores em melhor momento, Fucile, cedo lesionado. Sapunaru não arriscou nadinha, desastrado no passe, ao menos não comprometeu defensivamente. Mas precisa de jogar para ganhar rotina, ainda que Fucile esteja num momento excelente a romper como nunca e muito agressivo no ataque e em luta pela posse de bola.

    ResponderEliminar
  11. 1 - Primeira parte apática para não esquecer.
    2 - Já não é de agora, autêntico festival de passes errados. Gitava o saudoso Robson: "Passe precise".Isso não existe e é preciso mudar com (muita) urgência.
    3 - Não existe meio campo.E sem Belluschi, pior. Mesmo com as lesões não há gente à altura. Logo um reforço de Inverno para este local precisa-se com urgência também.E apostar na juventude, sem medo...
    SE não nos atrasarmos à concorrência ainda vamos a tempo de resolver esta pecha de mau planeamento do plantel e de que tenho falado amiude.
    4 - Ausência de Killer Instinct ( mais uma de Bobby Robson...).
    A ganhar recua tudo e não se vai à procura de marcar o mais possível ( e não, não é uma indirecta às goleadas benfas mas uma constatação).
    5 - O trio da frente - Falcao, Cebola Hulk - insiste em afunilar o jogo e tentam passar por três adversários constantemente.
    6 - Mariano, joga mal mas há quem esteja a jogar pior. Com erros e tudo foi ele quem virou o jogo se calhar no seu lugar natural.
    7 - Farias a resolver e ainda bem.É um rato de área e muito útil.
    8 - Parece-me que Guarim está a merecer a titrularidade.Meireles à beira de ter de descansar...
    9 - Apesar de tudo três pontos, um triunfo suado e vontade a certa altura de virar as coisas.
    Mas há que fazer muito mais e temos de confiar e ... apoiar.

    ResponderEliminar
  12. Bom, vejamos, se consigo sintetizar sem ser maçador, o que penso do FCPorto de Jesualdo.

    1º.O jogo com a Académica foi dos piores que vi estes últimos anos, sobretudo na miserável 1ª parte.

    2º.Quem não aceitar as críticas desagradáveis, faça o favor de terminar aqui mesmo a leitura deste comentário, para não se chatear nem me chatear.

    3º.Não consigo encaixar os argumentos de Jesualdo com a já repetitiva história da juventude dos jogadores, da adaptação,etc., etc. Este argumento, já não colhe, porque os jogadores jovens e sem grandes chances de poderem rodar na equipa principal, são de facto os júniores, e não tanto os que estão no plantel, incluindo alguns dos suplentes. O que acontece é que Jesualdo é que é lento na preparação/evolução dos jogadores, tanto, como é lento a fazer substituições. Ontem, mais uns minutinhos ninguém ficaria surpreendido que o FCPorto acabasse com um empate em casa ou até mesmo uma derrota. E depois, como era? Já o escrevi, mas vou repetí-lo. Não pertenço ao grupo dos que acreditam que foi Jesualdo quem tornou o desconhecido Cissokho num excelente jogador. O talento estava lá, só que no V.Setúbal não tinha "palco" e portanto poucos o conheciam.

    4º.Há erros tão básicos, que não podem permanentemente ser atribuídos à inexperiência dos jogadores. Uma coisa com a qual todos concordarão, é que o Hulk, por exemplo, um jovem c/ tanto potencial [já tem 23 anos!], não tenha evoluído mais. Ele precisa de ser convencido pelo treinador a distinguir o que é um drible inteligente de um drible inconsequente, o que é rematar oportunamente e rematar à toa, quando deve prosseguir com a bola ou passá-la a um companheiro melhor posicionado. Eu não sei se ele faz isso, mas se faz está a fazer mal, porque a alternancia entre a evolução e a regressão é demasiado frequente com vantagem para a regressão.

    5º.Outro dos erros crassos, é o da qualidade do passe. É confrangedor vermos a frequência com que os jogadores colocam a bola nos pés dos adversários! Para que servem os treinos? A dificuldade em estabelecer mecanismos de jogo tão simples como a própria Académica demonstrou, como os processos de transição defesa/ataque, as desmarcações, etc. Vocês viram o que eu vi? Não viram [e não foi só neste jogo]que os jogadores quando chegavam perto da linha defensiva da Académica emperravam, sem saber o que fazer à bola? Ou a perdiam logo, ou a entregavam ao adversário assim numa espécie de "pronto, agora joga tu!".
    E, não me digam que a culpa é dos jogadores. Têm todos, como é óbvio a sua cota de responsabildade, mas não acredito que muitos não sejam tão bons como pareciam. Eu creio até que Jesualdo, com as suas tácticas e métodos rígidos, inibe a criatividade dos mais criativos. É bom organizador a nível do bloco defensivo, mas não revela arte nem engenho para exponenciar o talento dos pivôts. Não há fio de jogo, o que torno os jogos numa "seca".

    6º.Apesar disso, e mesmo contrariado, saberei endereçar os devidos cumprimentos a Jesualdo se ganhar o penta [o que duvido], mas a continuar a jogar assim, também eu continuarei a não apreciar o seu futebol.
    Eu gosto muito do FC Porto, mas gosto muito também de bom futebol.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Há um ano atrás a equipa jogava muito pior (com Lucho e Lisandro) e perdeu uma série de jogos. Depois recompôs-se e arrancou para os resultados que todos conhecemos.

    Neste momento, apesar do futebol feio e da onda de lesões inexplicável(será que são os efeitos de uma pré-época feita nos 40º da Andaluzia?), temos conseguido ganhar que é o mais importante. Quando a equipa estiver em condições as exibições melhorarão com certeza.

    Deixo uma pergunta à bancada, não serão as exibições do SLB que estão a deixar a malta nervosa? Já se esqueceram dos "campeões de inverno" da época 2008/09?

    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  14. Realmente é dificil compreender alguns adeptos. Ontem quando foi substituido o Rodriguez, já completamente esgotado, o treinador foi brindado com uma monumental assobiadela, no entanto o substituto, foi determinante para o resultado. Assisti a um comportamento dos adeptos inacreditável. O Mariano com as suas arrancadas pela direita, ainda que nem sempre bem concluidas, com a sua garra por vezes trapalhona, mas sempre a dar tudo o que tem, foi quem desbaratou o bloco defensivo da Académica, sendo decisivo para a vitória. Quando marcou o golo e o speeker do estádio, como habitualmente chama pelo primeiro nome do marcador, os adeptos respondem com o segundo, pois o estádio ficou em silêncio, e não foi por esquecimento, porque logo de seguida gritou o nome do Farias.

    Não, não me venham com a "estória" da exigência, quando não aplaudimos os nossos estamos a apoiar o adversário. Eu não assobio, mas compreendo que se assobie quando se erra e sobretudo há falta de empenho, mas não entendo a falta de reconhecimento quando ele é merecido.

    Meu caro Rui Valente, você disse "Apesar disso, e mesmo contrariado, saberei endereçar os devidos cumprimentos a Jesualdo se ganhar o penta" isso é exactamente o que farão os nossos adversários.

    ResponderEliminar
  15. Já não há pachorra para tanto mau futebol. Porra!!!!

    Dei por mim ora a dormitar ( a sonhar com grandes exibições passadas), ora a fazer zapping (na tentativa que tivesse a dar o mesmo jogo noutro canal mas com o Porto a jogar á bola).

    Isto é o que tem acontecido na maioria dos jogos, desde que o Jesualdo chegou ao clube.
    Uma sonolência terrível durante grande parte do jogo, seguida por um abanão que nos mantém em aflição até final da partida.
    Já não me lembro de ver um jogo em condições do nosso Porto.

    Uma equipa tolhida, sem ambição, sem coragem, sem ideias, frágil psicologicamente, á imagem do nosso treinador, e com constantes equívocos tácticos.

    Realmente há coisas que tenho dificuldade em entender. Então para o jogo com o Apoel, coloca o Mariano naquelas funções, que requerem boa recepção, bom domínio de bola, qualidade de passe (tudo o que não tem), e foi a miséria que se viu, tendo a equipa começado a praticar futebol, a partir do momento em que houve a troca com Rodriguez e Mariano passou a jogar na linha.
    Toda a gente viu isso e foi comentado durante a semana.

    E não é que para CÚMULO, voltou a repetir o mesmo erro, agora com os estudantes.

    Esse é mesmo o aspecto que mais me irrita no Jesualdo, é a mania que tem de inventar (principalmente nos jogos com equipas grandes, estão lembrados não estão?), a mania de complicar aquilo que parece fácil.
    Enfim, tou farto!!!

    Quanto ao Mariano e ao Farias, quero realçar que sempre gostei deles, que são jogadores muito úteis no plantel (jogando nas suas posições naturais), e que têm sido injustamente maltratados pela maioria da massa adepta.

    Isto tudo faz-me lembrar uma típica relação amorosa, que com o tempo cai na rotina e na consequente monotonia.
    Há AMOR, mas já não há PAIXÃO.
    A chama apagou-se, não há nada de novo, de entusiasmante, de excitante. E damos por nós a pensar na conta do gás ou no carro que precisa de ir á revisão, enquanto a acção se desenrola.
    E depois vêm as desculpas, as discussões....

    QUERO O DIVÓRCIO CARALHO!!!

    Sinceramente, sinto-me desmotivado, descrente, e bastante preocupado com o futuro próximo da nossa equipa.
    Com este treinador não sou FELIZ!!!

    Espero estar enganado.

    BIBA O PORTO.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  16. Por favor mandem o Hulk para o banco, ele em 90 minutos faz 5 minutos de jeito, o resto é vê-lo perder bolas e inventar fintas que ele mesmo não sabe como se fazem. Hulk para o banco já...

    ResponderEliminar
  17. Nelson Barbosa,

    são coincidências meu caro, só que eu sou um adepto do FCPorto, não um adversário. Preciso de ser mais explícito?

    ResponderEliminar
  18. Bem Menphis, cada qual vê o que consegue e o que quer. Autocarro, mas será que é proibido jogar assim ? então se o FCP tem muitos mais argumentos porque raio não haveria de ultrapassar esse suposto autocarro ? proibido é errar tantos passes como refere, proibido é andar de pantufas e não meter o pé com vontade. Na verdade só há uma coisa positiva nesta fase de más exibições: vitórias em casa, coisa que na época passada não acontecia, empatámos muitas vezes. POde ser que um dia destes tenhamos o clique que falta para a máquina funcionar melhor. Pontapé prá frente, estou farto de ver o FCP jogar desta maneira. Concluindo a culpa não é da Académica, que fez o que podia fazer, agora nós sim, temos de jogar muito mais. Lamentavel na mesma os coros de assobios, ainda na 1ª parte. às vezes penso que nem portistas devem ser esses assobiadores de bancada.

    ResponderEliminar
  19. O comentario do Rui Valente e a deixa da posiçao de Mariano exposta pelo Zé Luis, dizem tudo.
    Neste comentario deixo o decisivo para o final.

    As asneiras sao sempre as mesmas, como foi a teimosia da época passada.

    Com Belluschi lesionado, Guarin tem de ser titular.

    Em Londres o FCPorto perde, porque o Chelsea é uma grande equipa, e porque Jesualdo falhou como falhaou, sempre que foi a Inglaterra com tiques de cientista. Varela e Falcao no banco, Rodriguez que vinha de lesao, esse sim no 11, em vez entrar no segundo tempo quando os adversarios estivessem ja mais desgastados.

    O unico jogo em que foi fiel a si proprio foi em Old Trafford. Do resultado e da exibiçao, todos se recordam.

    De facto Jesualdo tem evoluido muito neste 3 anos e meio de Porto. Mas sobre as asneiradas de inicio de época deste treinador, ficavamos aqui até amanha.

    O decisivo neste momento é isto:

    Teimoso, nao da o braço a torcer.
    A asneirada desta época é entao, colocar Rodriguez de inicio quando o deve colocar nos segundos tempos e nao deixar Mariano ficar na sua posiçao de origem, nao abrindo assim espaço para que Guarin possa jogar.

    Ora foram estas duas opçoes que deram frutos em todos os jogos: Guarin no meio e Mariano na ala.
    Foi assim com o Atlético, com o Apoel e com a Académica. No jogo com o Atlético o momento de viragem é precisamente a entrada de Guarin.

    Meireles nao esta em forma, mas com as lesoes de Belluschi, Valeri e Varela e a inferior condiçao fisica do Rodriguez, nao ha muito mais a fazer em termos de mexidas posicionais. Meireles tem que jogar.

    Hulk é o jogador mais desiquilibrador. Se ainda nao atingiu patamares mais elevados é porque nao tem um treinador à altura para o fazer evoluir.
    O resto sao balelas e frases bonitas para entreter papalvos.

    Depois o publico do Dragao é o que se ve. Funeral atras de funeral, ainda conseguem aplaudir Rodriguez quando este foi substituido. Depois das declaraçoes ridiculas com que presenteou o clube que o recuperou fisicamente para jogar pela sua selecçao. Nao entendo realmente para que lado puxa a exigencia, se para o lado racional ou para o da simples parvoice.

    ResponderEliminar
  20. Análise muito bem feita.
    Não tenho nada a acrescentar.


    Abraço

    ResponderEliminar
  21. o jesualdo tem merito na vitoria de ontem??

    fdx..não pusesse ele o mariano a titular e começavamos com 11!! e em evz de ganharmos a sofrer, tinhamos se calhar ganho descansadamente!

    como é que se pode dar grande mérito a alguém, quando o que ele faz é só asneiras e quando "acerta" é quando corrige as asneiras em que insiste e toda a gente lhe chama a atenção??

    de resto, tá aí o ppl a dizer que o porto não joga nada..mas onde andam voces?? desde quando o FCP com o jesualdo jogou bem ou bonito?? fora alguns jogos na champions, nunca!

    e depois vem ele com a distinta lata dizer que falta maturidade, e que tem jogadores novos e etc.. e tipo!!! 2 gajos novos em 11 é uma mudança tao grande??

    o que dizer do benfica, real, inter, man utd etc etc que mudaram paí 4 ou 5??

    enfim..

    ResponderEliminar
  22. Amigos,

    A diferença é esta:

    - Os lampiões estão a jogar melhor e ao contrário dos ultimos anos têm banco.

    Este Jesualdo já nem devia ter ficado este ano.

    Quem é que contratou e observou os novos jogadores. Fomos nós????

    ResponderEliminar
  23. Ponto prévio, não jogamos nada de especial, ganhamos com muitas dificuldades. E estamos numa fase exibicional complicada embora com 6 vitórias consecutivas...

    Agora quanto ao resto, acho que são males do nosso sucesso. Tornamo-nos incapazes de admitir períodos menos maus. E neste momento, por muito que nos custe admitir, somos mais fonte de pressão do que de ajuda a qualquer uma das nossas equipas. A piada é que até no andebol se vê "portistas" que insultam mais os seus jogadores do que os outros!

    Quando um treinador, que goste-se ou não dele, é 3 vezes campeão, tem carreiras de qualidade na champions e que sempre refez equipas anualmente é insultado como foi ontem aquando da 1ª subtituição é caso para questionar o nível de respeito e gratidão dos portistas. Comparem com outros, por essa Europa fora...

    O mal é que muitos não viveram, não conhecem ou já se esqueceram do passado. Porque "A ganhar desde 1893" é apenas uma frase. Os mais novos, por exemplo, já se esqueceram da viragem do século, em que parecia que já nos tínhamos "esquecido" de ganhar e chegamos ao abismo de 2001/02, a festejar o 3º Lugar...

    Gente, calma e ajudem, não vão espiar frustrações para os estádios ou querer vincar pontos do género "faça o que fizer, o Mariano é uma desgraça!!". Nenhum de nós é infalível nas suas profissões e os tipos que andam a jogar e a treinar também não. Mas se queremos ver os nossos a ganhar tentemos ajudar!

    Ler comentários de que preferiam perder a jogar assim... Francamente, tenham juízo, nós queremos é ganhar, sempre fomos conhecidos por preferir 1-0 a 4-3 (inerências de ter um ídolo como o Baía na baliza...) e o jogar à Porto nunca foi o jogar bonito, jogar à Porto é correr e lutar 90 min e no fim GANHAR!

    Muito mais espectáculo dava o Sporting do Figo e do Balakov e o Benfica de inícios de 90s (só para dar 2 exemplos) e no fim nós fomos na maior parte das vezes campeões!

    Vamos com calma e vamos fazer um esforço para sermos um apoio para novas vitórias em vez de ser mais um obstáculo que a nossa equipa tem de superar!

    Saudações portistas a todos e desculpem o texto longo!

    ResponderEliminar
  24. Mau de mais para ser verdade. Má propaganda ao futebol, prestada lamentavelmente pelo emblema que mais responsabilidades tem em Portugal.

    Espero que tenha sido apenas um mau jogo, mas sinceramente suspeito que outros similares estarão no horizonte.

    No meio de tanta mediocridade emergiu o mal-amado. Sintomático!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar