29 outubro 2009

Invasão consentida



Não sei para que servem as cores amarela e vermelha a sobreporem-se ao verde que devia ocupar, de alto a baixo no que representa de território nacional na figura que geralmente conhecemos num mapa, todo o rectangulo português do logótipo da candidatura conjunta Portugal-Espanha ao Mundial-2018 ou 2022.
Se o amarelo e vermelho (que se entende ocupar a Galiza e o nordeste penunsular) ficassem na fronteira no meio e em baixo, parecia-me extremamente correcto. Mas se ninguém vê o óbvio, pois venha:
- a anexação
- o domínio espanhol na candidatura conjunta
- Espanha "abafar" Portugal.
Eu percebo a ideia e até gosto, mas geograficamente e graficamente foi-se longe demais.
Será influência do Saramago quando falou virmos um dia a ser uma província espanhola?Não o digo por ironia. Observei isto logo no directo da apresentação do logótipo.

6 comentários:

  1. A bandeira portuguesa tem duas cores dominantes e uma vincada tambem: Verde, amarelo ao centro e vermelho...

    Já a espanhola, tem vermelho em cima, amarelo ao centro e vermelho em baixo.

    Este logo tipo parece-me uma mistura das duas bandeiras.

    ResponderEliminar
  2. Amigo To,

    não lhe parece que, para uma candidatura IBÉRICA, a representação geográfica da Ibérica península distingue bem o rectângulo português? Que, quando muito, devia ter verde e vermelho na vertical, como a Espanha tem faixas horizontais?

    Parece-me que a mistura, óbvia, tem alguma parte de sobreposição. Ou não?

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís :

    Não gosto nada do sangue espanhol
    derramado nesta aliança de bandeiras . É mau prenúncio .

    Se calhar tens razão !

    ResponderEliminar
  4. Eu consigo ver a bandeira espanhola por cima da bandeira portuguesa.

    Retirem o amarelo e as manchas vermelhas superior e inferior. O que temos? Uma espécie da bandeira portuguesa.

    Ponham agora o amarelo e as manchas vermelhas e vêem a bandeira espanhola por cima da portuguesa.

    Nada que já não se esperasse.

    Os custos só da candidatura são 7 milhões de euros. Portugal paga 40% e Espanha 60%. Será que teremos 40% dos jogos? Será que teremos 40% das receitas? Não acredito.

    Os espanhóis já nos foderam, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  5. Calma, isto é um pormenor.

    O pormaior é que o Mundial interessa a Portugal e não vamos sair inferiorizados.

    A mim só me faz espécie o que deixei observado. Sem segundos pensamentos da minha parte. Ironizei com o Saramago, prontos. Mas ele não ironiza também com todos nós?

    Calma, é uma discussão saudável. O meu ponto de vista é este.

    ResponderEliminar
  6. Antes fossemos espanhóis a aturássemos o Zapatero invés do Sócrates, enquanto ganhávamos ordenados decentes; não que eu me queixe, mas...
    Quanto ao preço da candidatura, ele é muito pequeno comparado com os custos de organização, e os valores reflectem a necessidade de ambos trabalharem. Eu quando vejo que são gastos 7 milhões também me pergunto em quê, mas pronto, é uma parte minima.

    ResponderEliminar