29 outubro 2009

Um dedo só



A mão que embala a mística
Verdadeiramente obcecados com o fenómeno alienante da política, os portugueses pouco ligam a coisas sérias como o futebol. E é pena: em vez de gastarem dinheiro em jornais e revistas de politiquice, deviam era ler os jornais desportivos, e em especial os clubistas, que são aqueles que melhor formam os carácteres e ensinam o que realmente interessa na vida. Entre a variegada imprensa dos nossos clubes, tenho uma particular predilecção pelo jornal do Benfica, tanto pelo arrojo estilístico como pela riqueza da informação: o número datado de 30 de Outubro de 2009 (amanhã, portanto), abre por exemplo com este título sumptuoso: "A mão que embala a mística" e inclui no interior uma circunstanciada reportagem sobre a mais que provável compra pelo polvo portista da Champions League da época 2003-2004. As fontes de "O Benfica" são tanto a análise das arbitragens nacionais e estrangeiras do FCP nessa época (que os detentores da Taça Lucílio Baptista 2008-2009 descrevem com sentido nojo e grande elevação desportiva) como escutas telefónicas a que teve acesso e permitem nomeadamente saber que Terjeh Hauer, o árbitro norueguês que apitou o Porto-Lyon disputado em 23 de Março de 2004, não só foi brindado com a tradicional "fruta", que os dirigentes portistas sempre oferecem aos juízes forasteiros, como teve direito, nas palavras de um dos seus homens de mão, a "risco ao meio e tudo" (sic). Será possível que os portugueses, obnubilados agora com as minudências do governo Sócrates II, continuem a ignorar estes monumentos da prosa e dos bons costumes que teimosamente se vão erguendo, semana após semana, ao seu lado?!

publicado por antónio figueira
in Corta-fitas

negritos meus


8 comentários:

  1. O que nos vale é que os árbitros são baratos e nunca ninguém deu conta...

    ResponderEliminar
  2. Mais um post sobre o Benfica!
    Este blog devia mudar o nome para, bancada-anti-Benfiquista.

    E só por isso, espero que no sábado o Aimar marque um golo com a mão, em fora de jogo, e apoiado sobre um defesa contrário.

    ResponderEliminar
  3. Luís, um burro é um burro.

    O post é de outro blog que mal fala de futebol. Alguém apanhou por antecipação mais uma edificante edição de um jornal de clube de bairro que conta umas patanhas para os camelos se entreterem.

    Imagina que patranhas?
    Agora é sobre o título europeu do FC Porto em 2004.

    Vais ver que, no afã de tanto descobrir, esse jornal do clube de merda vai encobrir que foi a uma final da Taça dos Campeões graças a um golo com a mão.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Claro, Luís, só falta mesmo marcar um golo assim para ver se é invalidado, porque com outras maroscas já marcaram muitos.
    Pior que um cego é aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
  6. o Luís (versão acéfala) espera aquilo que todos esperamos da agremiação corrupta, um golo irregular.
    estes podem surgir não só na luz mas em qualquer campo do pais, com ou sem túnel.


    para quando uma entrevista desse pasquim ao Mr. King

    ResponderEliminar
  7. Offshore,

    Howard King, I presume.

    O árbitro que confessou - até foi republicado em A Bola - ter tido meninas no hotel em Lisboa, quer antes de um Sporting-D. Minsk quer antes de um Benfica-Sparta de Praga.

    Gostou muito, não se fez rogado e depois confessou tudo. Ninguém o pressionou.

    Pois é, a verdade estraga sempre as melhores estórias.

    ResponderEliminar
  8. Como diria o meu amigo Rocha: é do caralho, senhores ouvintes!
    Esta lampionagem tem uma capacidade inventiva que ultrapassa tudo o que é possível imaginar.
    Será que foram pôr outro dossier à porta do orelhudo? Lá vai a Mizé ter de nomear outra equipa. Estes gajos não nos largam a braguilha!!!

    ResponderEliminar