23 fevereiro 2011

Derrota tão injusta como injustificado o sofrimento para passar

Um jogo a roçar o incrível, quer pelas peripécias quer pelo desacerto de Hulk que toda a equipa portista imitou com uma inusitada incompetência na hora de rematar e acertar na baliza. A juntar a tudo, o costumeiro incompetente árbitro inglês recém-armado "cavaleiro" ("sir") a Rainha lá saberá porquê mas ficamos sem saber se rir se chorar deste inenarrável Howard Webb que voltou ao Dragão para expulsar mais um lateral portista: frente ao Schalke foi Fucile...

Webb perdoou, de forma imperdoável, a expulsão a Alexis pela mesmíssima razão que o levou a expulsá-lo: agarrão a Hulk, ostensivo, deliberado e tão escandaloso que até este vergonhoso árbitro teria dificuldade em justificar-se quando se visse ao espelho. O problema é que o primeiro lance ocorreu a meio da 1ª parte e a expulsão só ocorreu a meio da 2ª parte, já com 0-1 e Álvaro Pereira expulso por entrada dura, podendo aceitar-se a sua expulsão mas não à luz das cacetadas por trás que vários sevilhanos foram distribuindo ao longo da partida e Belluschi sofreu uma pouco antes da entrada destemperada do lateral uruguaio.

Só a incompetência face ao golo por parte do FC Porto pediu meças ao incompetente e absurdo careca inglês, mais um parolo feito santo na sua terrinha mas que não faz um jogo, mesmo em Inglaterra, sem gritantes casos de má arbitragem.

E é ao FC Porto que devem assacar-se as responsabilidades desta derrota que não estragou a eliminatória, ganhando por golos fora no 2-2 total, mas manchou um percurso incólume numa prova que a equipa mostra querer ganhar. Vai ficar a derrota no currículo, mas extremamente injusta e que, com o 0-1 e menos um em campo, implicou um sofrimento que a desastrada finalização ajudou a conceber como... inconcebível.
Porque, para tudo ser mais incrível ainda, o FC Porto foi muito competente, organizado, disciplinado e com a iniciativa de jogo para ganhar. Tacticamente esteve muito bem, falhou a goleada e permitiu um golo por desatenção de Otamendi a deixar Fabiano isolar-se numa altura em que entrou e dificultou a leitura de jogo das novas opções ofensivas de Gregorio Manzano, baralhando os centrais portistas.
E foi pena, porque o sector defensivo esteve muito concentrado, ajudado por Fernando de novo a fazer um jogo notável e Belluschi e Moutinho bem a fazer jogo que os avançados, Hulk, Varela e Falcao, desperdiçaram amiúde a roçar... o incrível. Náo é exagero afirmar que o FC Porto podia ter marcado, sem favor, 10 golos e acabou a sofrer... por voltar a falhar (Fernando), falhar (Hulk) e falhar (Guarín), qualquer deles isolado e qualquer deles, antes da sua oportunidade, ter falhado o passe de morte para um companheiro ficar isolado em contra-ataques de superioridade numérica.
Parece patético descrever tudo isto, da mesma forma que o fomos vendo e vivendo sobressaltados por tanta aselhice, descontada a malapata de Falcao a cabecear de forma soberba à trave. Helton fez uma ou duas defesas apenas, o Sevilha nada arriscou até aos 55' quando entrou Fabiano mas foi muito protegido pelo árbitro e pelas falhas acumuladas do ataque portista dado a perdoar e a deixar brilhar o suplente de Palop na baliza.
Patética é a derrota, mesmo que possa e deva festejar-se a qualificação justíssima da melhor equipa, que fez um jogo excelente salvo a pecha da finalização que deturpou toda a verdade do jogo e o resultado em si mesmo, passando por apuros imerecidos mas que só é possível porque isto é futebol, o Sevilha vendeu cara a eliminatória como já se previa e no futebol há árbitros incompetentes com a agravante de falharem consecutivamente. Ao menos o ataque portista tão cedo não falhará tantos golos, porque é impossível falhar tantos golos num jogo só.
Nota para o regresso de Falcao, obviamente sem ritmo e explosão, sem físico nem rotinas, mas este é o preço a pagar por uma ausência prolongada. Já Álvaro, reaparecido em Braga, já mostra estar no seu melhor mas deve falhar, em Março, os dois jogos com o CSKA Moscovo pelo seu vermelho directo que deve implicar tal sanção.
Mas o FC Porto está lá, nos 1/8 da Liga Europa que, nesta fase, se torna numa montanha de 1ª categoria para a qual é preciso pedalada certa e não rodar em seco como andou a "patinhar" o ataque portista neste jogo para ficar na memória pelas piores razões.

8 comentários:

  1. Com muita pena minha, não tive possibilidade de ver o jogo, mas pelo que ouvi, foi basicamente isso.
    Do mal o menos, pode ser que os vermelhos sofram o mesmo resultado. Não me admirava nada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto, este árbitro é um safado, realmente marcou a tal falta ao espanhol e "esqueceu-se" do amarelo porque tinha a certeza de que seria o segundo, depois já mais para diante, não pode como tapar os olhos ao público, era demais...Mas eu nunca gostei deste "cavalo" inglês.
    Para mim é um pau-mandado do Platini...A sua ascensão não tem a ver com competência técnica, tem a ver com a reconhecida "capacidade de servir".
    Depois fomos demasiado perdulários e com destaque para Hulk, que hoje foi demasiado anjinho...Sobrou-nos a passagem que era no fim de contas o mais importante.
    Ficou-me o travo amargo desta derrota, travo amargo que me está a atormentar há muitos dias, talvez resultado do tempo cinzento que tem feito...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Hoje o FC Porto fez um jogo quanto baste, para vencer novamente este Sevilha.
    Fomos infelizes e trapalhões na finalização. Dominamos o jogo, e sofremos um golo da única forma que o Sevilha poderia criar perigo ... em contra-ataque.
    O Sevilha conta com jogadores de excelente qualidade, e teve como estratégia clara, não atacar desenfreadamente, mas sim esperar pela sorte de obter um golo, e depois sim tentar discutir a passagem.
    Mesmo depois de terem obtido vantagem no marcador, foi o FC Porto que esteve mais próximo de marcar, tendo os andaluzes uma única oportunidade por Perotti, que entra em campo sem que os jogadores do Porto se apercebam, e mesmo ele por entrar à pressa não consegue ter discernimento para finalizar.

    O árbitro inglês esteve péssimo no capitulo disciplinar. Navarro deveria ter sido expulso na primeira parte, e depois na segunda parte.
    Perotti agride sem bola Fucile e não é expulso, Kanouté dá uma cotovelada em Varela numa disputa de bola no ar ...
    Alvaro é mal expulso no meu entender, ele tenta disputar a bola com afinco, e não tem travões ... enfim uma péssima arbitragem do ponto de vista disciplinar de um árbitro que já na final do campeonato do mundo, havia cometido erros de avaliação disciplinar prejudicando na altura a Espanha diante da Holanda (Webb bateu o recorde de cartões em jogos de final de Mundial. Foram 14 amarelos e um vermelho).

    Destaques na nossa equipa para Fernando, Rolando, Otamendi, excelentes na defesa.
    Belluchi fez um excelente jogo.
    Varela, Hulk e Falcao foram uma carga de água para os andaluzes e foi pena não terem finalizado com sucesso as oportunidades.

    Nota positiva para o público que compareceu em excelente número apesar de ser dia de trabalho.

    Nota positiva para Villas-Boas que após a expulsão mexeu e bem na equipa, travando por completo a reacção do Sevilha.

    Agora temos pela frente mais uma equipa forte técnicamente, e com uma deslocação sempre difícil à Rússia.
    Mas o CSKA de Moscovo é uma equipa ao alcance de um Porto ao seu melhor nível.

    Abraço e boa noite

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que está escrito e faço,sòmente uma reflexão.O FCPorto é a equipe a disputar a Liga Europa com mais cantos favoráveis e dos quais não resultou qualquer golo e a maior parte das vezes sem qualquer perigo,mas confesso que raia o ridículo um canto hoje marcado pelo Hulk que dá curto para Belluschi que apanhado de surpresa faz falta e leva amarelo...um lance de possível situação de golo acaba em falta e amarelo,fazendo toda a equipe e principalmente os centrais a desgastarem-se,inultimente!Parece um ponto pouco trabalhado ou então ,alguns,não cumprem o planeado,principalmente Hulk.A rever pelo mister,urgentemente.

    ResponderEliminar
  5. Jogar para a goleada e acabar perdendo. Esta frase sintetiza o que se passou ontem no Dragão.

    Tanto golo falhado! Estamos nos oitavos, como ambicionávamos, com todo o mérito, diga-se.

    Agora toca-nos o CSKA de Moscovo.

    Vamos lá a afinar a pontaria para continuarmos a sonhar em Dublin.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. O futebol europeu não é para meninos e brincar assim com o fogo é um sério alerta. Uma equipa tão abaixo das suas potencialidades em Sevilla mas que soube aproveitar muito bem as oportunidades nao pode, numa semana, transformar-se numa optima equipa de recuperaçao e construçao para depois deitar fora uma goleada histórica.

    Valeu-nos que o Sevilla já não é o que era e que a arbitragem não foi mais tendenciosa ainda do que parecia que seria a certa altura do jogo. Fica claro de uma vez por todas que este FCP tem de jogar com uma referencia que nao é Hulk, que Varela está a anos-luz do inicio do ano, que Moutinho é fundamental no miolo mas que também precisa de alguém que pense o jogo com mais calma ao seu lado e que o CSKA nao vai ser pera doce.

    Vem fresco da ultima pré-temporada no Inverno mas tambem tem debilidades. De Moscovo, mais do que o frio, preocupa-me o relvado sintético a que estamos pouco habituados. E o PAOK já mostrou como se faz, estes russos ficam nervosos quando nao encontram espaços rapidamente. É aproveitar.

    um abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas

    Só para informar mais uma caganeira de um jogador do 5LB antes de um jogo. Desta vez a indisposição foi para Saviola.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa, mais uma vez, por só agora poder inserir os comentários. Estive fora de casa, vi o jogo na tv e meti o comentário num net-café, só agora reparei no erro do título e não pude meter fotos.

    ResponderEliminar