16 fevereiro 2011

Não sei se Kléber vale tanto quanto se fala dele pelas piores razões negociais


Nunca o vi jogar, não estou sequer curioso em saber, não consta que tenha sido um fenómeno e muito menos se Kléber vale o folhetim que alguém transformou em novela para acabar, qual mulher despeitada e rejeitada pelo companheiro eventual que quis denunciar - onde já vimos história igual?; logo com uma acção em tribunal quando uma sentença condenou nesse dia a denunciante emparedada em dívidas e cauções... - na justiça.
Não tomo, sequer, posição no caso. Assumo a ignorância ligada ao facto de me merecer um encolher de ombros tudo o que lhe diz respeito, já desde o Verão. Mas não me faço de desentendido e muito menos de burro, que é a figura a que se prestam certas vedetas pseudo-jornalísticas cá da parvónia.
Vou deixar só tópicos suficientes para dizer nalguns parágrafos a tristeza de tudo isto e com a ventoinha ligada sempre no mesmo sentido, tanto para aspergir moral - para mais de quem tem pouca para mostrar e muito menos vender - como para querer cobrir de lama outrém só porque um caso negocial não correu de feição ao presidente do Marítimo.
O fala-barato, pelo visto, terá de explicar em tribunal certas declarações feitas. Quando li a capa da Bola de sábado, já à noite e de soslaio, olhei, sorri e andei. Percebe-se que, se não é de um corno manso, é pelo menos de um "conjuge" rejeitado e alegadamente traído. De que traição se queixa? De não ter um amor correspondido e, vai daí, lança suspeitas por todo o lado?
Nem sequer vem ao caso a forma, capciosa, como cresceu este empresário madeirense à sombra, tal como no cargo de presidente do principal clube madeirense e mais favorecido pelo Governo Regional e de resto beneficiando de benesses que os clubes do continente não têm, de extração de areias no mar madeirense e contratos só para gajos porreiros...
Agora, depois de um pé de vento sobre dinheiros a haver da venda de Pepe, Carlos Pereira falar de verbas encobertas, sacos azuis e transferências mirabolantes e eventualmente ilegais é armar-se em cordeiro e pedir para entrar na boca do lobo.
É estranho, sempre foi qualquer coisa na sua boca, perceber o sentido de certas palavras do presidente do Marítimo sobre anteriores negócios de jogadores. E que este, bom cidadão acima de toda a suspeita, ter pedido a interferência do Ministério Público para investigar.
É estranho porque, primeiro, devia ter pedido a intervenção da Liga de Clubes. Ou, então, perdeu o ensejo de mais uma perseguição disciplinar ao FC Porto no tempo do Bosta da Liga.
Mesmo assim, chamar a Justiça ao barulho é algo bizarro. Porque, na sequência do Pito Dourado, se houve casos extraídos daquela salgalhada infame foram, precisamente, transferências de jogadores entre as quais a de Pepe. Não foi profusamente noticiado, e notoriamente condenando mais uma vez o FC Porto por antecipação, que a justiceira Morgado tinha o FC Porto debaixo de olho e as contas de não sei quem e não sei onde seriam vasculhadas adivinhando-se, assegurando mesmo, que o FC Porto e o seu presidente estavam, mais uma vez, tramados?
Foi, foi tudo noticiado. E até hoje...
Até hoje, em termos negociais, no futebol de cá de dentro e nas relações internacionais, se há algum clube e algum presidente cotados em alta estima, em todas as esferas de uma negociação - clareza, princípios, honradez, compromissos, valores, transparência - são precisamente o FC Porto e Pinto da Costa.
Os jogadores, ao saberem do FC Porto, não o trocam por qualquer clube de bairro cá da parvónia.
Os dirigentes aceitam negociar até com um simples aperto de mão. Empresários quaisquer, do futebol e de fora do futebol.
E se Carlos Pereira acha que, como líder de uma SAD, tem de mostrar contas certas e limpas, porque acha que a SAD do FC Porto, de uma dimensão correspondente à do Portugal continental com a da ilha da Madeira, não tem essa obrigação?
Além de fala-barato, com o risco de não ser levado a sério como é da praxe, é néscio. Pensa que os outros são parvos, mas só os que se dispõem a comentar com base em... preconceitos clubísticos. E azia de morte por não terem como amedrontar o FC Porto.
Não falei do negócio, não sei se Kléber vale ou se vem para o Dragão, não abordei o clausulado em litígio, que desconheço, apesar de perplexidades sobre certos valores e avales para os assumir. Só vendo de fora, com distanciamento mas mediante certos princípios commumente aceites no mundo da bola, chega para desqualificar esta estória de trazer por casa. É o típico tuga, reles e pequenino, a pedir cobertura mediática com a certeza de a ter como vítima de violência doméstica quando nos torturam com alegadas vivências de faca e alguidar, a meter mais dó do que Justiça.
E há alarves mais ou menos pindéricos a meterem as mãos na lama criminosamente lançada como poeira e que só os incautos, e preconceituosos, ficam com as vistas e os óculos embaciados.

5 comentários:

  1. Pelo que tem demonstrado, até agora, em jogos transmitidos pela TV,(e manda a cautela que se diga que é manifestamente pouco para fazer juízos de valor sobre um atleta), parece ser dotado de algumas qualidades, mas está longe de deslumbrar. Rabiola e Orlando Sá, p.ex. também as têm e, provavelmente, até as possuirão melhores.

    ResponderEliminar
  2. Bem, o Rabiola acho mais aproveitável do que o O. Sá.

    Mas, e o resto da história e o protagonista imprevisto, Remígio Costa?

    Essa é que é a chave do problema...

    ResponderEliminar
  3. Como se entendeu já de forma clara, lá temos na sombra -tipo assombração- o SLB...Antes metendo "o dedo no cu" do Guimarães, hoje soprando "ao ouvido" do Presidente do Marítimo...Sempre as mesmas táticas esconsas, táticas de túneis, sombrias manobras para atingir o mesmo objectivo de sempre...Acho que devíamos ir até ao fim e depois largá-lo em cima da ponte.

    ResponderEliminar
  4. Aliciamento não houve, o Porto contactou o dono do passe e o Marítimo, é o Presidente Madeirense quem o afirma, a questão dos sacos azuis, terá a ver com empresários, comisssões ou algo assim...O Porto apenas pretenderia 50% dos direitos desportivos, pelos vistos a proposta do Sporting era igual, o Marítimo queria assumir e manter 10% talvez para beneficiar em futuras transações, parece-me que se houver problemas é com os reais detentores dos 100% dos direitos do Kléber...

    ResponderEliminar
  5. Destaque para as prestações de Helton -soberbo-, Rolando, Otamendi -mais 5 cms-, Fucile, Fernando -muito bem-, Moutinho -uma formiga-, Belluschi -raça-, Varela -a subir-, Hulk...
    Boa a entrada do Álvaro Pereira, Guarin talvez um pouco mais atrás junto a Fernando, com Belluschi e Moutinho mais à frente...Não seria melhor?...

    ResponderEliminar