25 fevereiro 2011

Liga Europa: agora cabe a vez ao Braga de mudar a ordem dos seus jogos em favor do Porto?...



Já tinha visto no site da UEFA e confirmei esta notícia no site do Liverpool, agora mesmo, assim:
Liverpool have confirmed the dates for their two legged Europa League last 16 tie with SC Braga.

The first leg will take place in Portugal at the Estadio Muncipal de Braga on Thursday, March 10, with the return at Anfield on Thursday, March 17.
No kick-off times has yet been set for these fixtures.
The two ties have been reversed because FC Porto also qualified for the last 16, and with them having been drawn at home in the second leg against CSKA Moscow, UEFA have determined that it is not possible for both SC Braga and FC Porto to play at home together on the same evening.
Therefore it is the decision of UEFA that our tie against SC Braga should be reversed.
Author: Steve Hunter


Ora, pelo sorteio de Dezembro, para as duas primeiras eliminatórias da Liga Europa, cabia ao Braga visitar Anfield primeiro. Reafirmado por ser um dado adquirido, ontem nos relatos do Braga-Lech (parabéns pela qualificação, ainda que com um frango e um corte defeituoso que culminou no 2-0 em fora-de-jogo de Lima) que ouvi no rádio do carro.
Parecia-me estranho que, lendo o site do Liverpool, tenha sido a UEFA a mudar a ordem dos jogos do Braga, para evitar que a 2ª mão tivesse dois jogos em cidades próximas, o Porto-CSKA e o Liverpool em Braga, no mesmo dia, ainda que porventura não à mesma hora. Não sei, desta vez, a razão de ser de tal "prioridade"; porventura, como o FC Porto já teve de mudar o dia do jogo com o Sevilha, agora a UEFA quis que o Braga assumisse os "custos". Uma imposição? Talvez, desconheço é em que base do regulamento.
Mas percebe-se o cuidado em não ter jogos em cidades próximas no mesmo dia. Aliás, foi o motivo que levou a alterar a data do Porto-Sevilha, para não coincidir com o Braga-Lech: primeiro, o Porto-Sevilha esteve marcado, como era devido, para 3ª feira mas uma reclamação justa dos espanhóis adiou o jogo para o dia seguinte, para terem mais descanso em virtude da Liga espanhola para a qual os sevilhanos jogaram no domingo anterior. Nenhum drama quanto a isto e muito menos em relação que se viria a passar no jogo do Dragão...
Essa foi a principal razão para a troca de data - e o horário pouco habitual - do Porto-Sevilha, de resto prevista, isso sim, nos regulamentos que, então, dava prioridade à equipa que vinha da Champions (o Braga) que podia manter inalterada a ordem dos jogos com os polacos do Lech. Não foi, como aventado na Bola, problemas de destacamento policial, o que não faz sentido.
Não sei se o Braga já sabe disto, se a Imprensa tomou conta do assunto mas, para mim, depois do FC Porto é, como se sabe, com o Liverpool que me preocupo, além do Barcelona. Até porque, com a eliminação do Nápoles, pujante na Série A mas titubeante na Liga Europa, caiu um dos poucos favoritos à presença e triunfo na final de 18 de Maio em Dublin. O Liverpool, sim, é sempre uma ameaça. Cá ou lá primeiro, o Braga que se cuide.
Uma razão plausível para, entre o FC Porto e o Sp. Braga um ter de mudar, pode ter a ver, e terá muito provavelmente, com a impossibilidade de se mudar o jogo do Porto em Moscovo. É que o Spartak, que também utilizad o Luzhniki de piso sintético, joga primeiro fora, com o Ajax. Assim, e ao contrário desta eliminatória agora terminada, CSKA e Spartak não terão de jogar no mesmo estádio em dias consecutivos ou intervalados, já que o clube do Exército jogou com o Aris na 3ª feira e a equipa dos "Sindicatos" russos ontem com o Basileia no estádio principal de Moscovo. Mantendo o que o sorteio ditou, com o CSKA primeiro em casa e o Spartak primeiro fora, tornava-se inviável mudar o jogo do FC Porto. Sobrou para o Braga, esta é a minha leitura.
Vamos ter, então, a 10 de Março os jogos CSKA Moscovo-FC Porto, Benfica-Paris SG e Braga-Liverpool e a 17 de Março os jogos pela ordem inversa.

3 comentários:

  1. Outro pormenor é que assim sendo, agora o CSKA de Moscovo-FC Porto será o encontro a ter transmissão em sinal aberto na primeira mão, o que é uma boa notícia para aqueles que querem ver a melhor equipa Portuguesa.

    Tem é de se alertar sempre para se cortar o som, é um mal estritamente necessário, vital até.

    Não sei qual seria a escolha, caso o FC Porto não fosse o único a jogar fora, mas assim não há por onde virar o disco. Têm mesmo de transmitir o FC PORTO.

    Na segunda mão, já se sabe que a benfica tv2 de carnaxide transmite o seu clube, deixando o Braga mais uma vez na sarjeta da discriminação. Em pleno Anfield e se calhar com melhores hipótses de sucesso.

    Abraço

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não há ainda horários para os jogos e não há sequer certezas sobre a transmissão na SIC.

    Neste ponto, vou mais para a transmissão dos jogos em casa, ou na Luz ou em Braga. E, aqui, a prioridade da SIC é a Luz, pela audiência que o Benfica garante, provavelmente a mudar de horário o jogo em Braga, para as 18 horas e na Luz às 20.05h.

    Quanto ao jogo de Moscovo, é possível que tenha um horário que evite as baixas temperaturas da noite moscovita, dependendo da circunstância no momento, tal como sucedeu nos recentes jogos do Rubin Kazan, mudado para Moscovo e começado muito cedo, e do Zenit agora com o YB.

    ResponderEliminar
  3. Em cima da hora: -Grande passo na caminhada do título!
    Mas apenas um passo...

    ResponderEliminar