19 fevereiro 2011

A má memória dos calhordas do costume

O FC Porto, neste fim-de-semana, já jogou, vencendo o Nacional (3-0) em jogo antecipado disputado a 27 de Janeiro para aliviar o calendário competitivo entre os jogos europeus com o Sevilha.
Não é verdade, haja quem traga aqui algo a respeito, que há um ano, por esta altura e pela mesma razão, o FC Porto tenha contestado o que o Benfica fez, exactamente o mesmo, ganhando à U. Leiria e folgando entre os jogos com o Hertha de Berlim. Os calhordas do costume, com má memória e má consciência, quiseram evocar que o FC Porto criticou a acção do Benfica para agora fazer o mesmo. O FC Porto não tomou posição oficial. Aliás, quem poderia sentir-se melindrado, então, era o Braga, líder da Liga. Pois com essa jogada, aproveitando o facto de os regulamentos serem omissos quanto a antecipações de jogos na 2ª volta, o Benfica acabou por chegar pela primeira vez à liderança com a goleada sofrida pelos minhotos no Dragão (5-1), à 20ª jornada, precisamente a 23 de Fevereiro de 2010.
O que se pode evocar, já agora, foi mais um arroto do basófias do costume, um treinador sem carácter que se enfurecia por a sua ex-equipa, do qual ainda se considerava tutor espiritual e mentor competitivo, ousar comandar o campeonato. Ganhando à U. Leiria no início de Fevereiro, numa folga do calendário de competições, o arrotador de postas de pescada disse que "já fizemos a nossa parte, agora que os outros façam a sua", gozando com a liderança à condição mas sem suspeitar que a sua "equipa-maravilha" sofreria até ao fim para ganhar mais um título com benefícios da atroz arbitragem portuguesa.
André Villas-Boas podia ter dito a mesma coisa, colocando-se a 11 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, depois de bater o Nacional. Também ninguém lhe ouviu desafiar o rival.
Por acaso, escrevo isto enquanto o Jornal da Noite da SIC, este sábado, passa uma reportagem dupla de fazer chorar as pedras da calçada com o fair-play da treta. Informam uma coreografia autenticamente de galinheiro de Cardozo, a festejar com os cotovelos em movimento um golo ao Estugarda quando devia estar fora do jogo por expulsão directa. Mas não há mais imagens de uma sua entrada lateral, com o cotovelo na cara de Juzmanovic por não poder disputar a bola com um salto atrasado. Foi aí que dei conta de Cardozo estar em campo... Quanto às imagens tão em falta para quem não viu em directo, tal como referências dos comentadeiros, como a segunda bola ao poste da baliza de Roberto, nos instantes finais, apesar de apregoarem que a goleada esteve iminente... pois não mais se viram. Cardozo acabaria por marcar um golo e meio, confirmando o 2-1 ao Estugarda e a reportagem diz que é com fins de beneficiência por causa de uma... lotaria do Paraguai que se pôs a saltar como uma galinha.
Ficamos tão comovidos por saber usar os cotovelos como benemérito à custa das dentaduras dos adversários, como ver, a seguir, outra reportagem com o presidente Vieira a anunciar, pela milésima vez, a retirada de Mantorras da carreira de tiro, algo já propagandeado tantas vezes como as inaugurações múltiplas do Governo em abertura de escolas, estradas e coisas várias para ter esses minutos preciosos nos telejornais e iludir os parolos.
Pena que não tenham falado da beneficiência do presidente do Benfica que, enquanto presidente do Alverca, vendeu Mantorras ao Benfica por 5 milhões de euros que o Alverca nunca recebeu...
adenda pictográfica
O COTOVELO DO CARDOZO aqui http://tascadepalmeira.blogspot.com/2011/02/cardozo-usa-danca-da-galinha-na-cabeca.html, para provar que eu não minto, que o Prates diz "para ter cuidado" com isto porque o animal já foi expulso na Europa pelo mesmo motivo e o Carlos Manuel afiança que "isto é o que os alemães querem". A parte dos diálogos é que não apanhei, na SportTV, mas nada do resto me escapou. Nunca escapa.

6 comentários:

  1. Esse festejo em jeito de galinácio foi feito há uns tempos também por Falcão...Na altura ninguém deu importância ao facto, eu pensei inclusivé que o gesto teria sido mal interpretado pelo árbitro do encontro -num jogo desta UEFA Cup- mas "agora é um gesto que tem um pendor benemérito"...
    A minha filha dizia-me: -Pai quando o Chelsea ganha é a "equipa do Ramirez e do David Luís", quando perde é "do Paulo Ferreira e do Bosingwa"...Simples.

    ResponderEliminar
  2. http://www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=3887466

    Já li e está lá tudo!E quem o escreveu vive em Oeiras e é adepto benfiquista....
    O MP investigou?Sim o pai já vai!é preciso ver para quem trabalhava o falecido "especialista"ou melhor "fiscalista"marido da "justiceira".

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Luís,
    Acho que desde a final da taça da liga da época passada que o Cardozo pensa ser legal em Portugal dar cotoveladas nos adversários.Para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  4. Ah!, pois, claro, claro que sim, que estupidez, estávamos distraídos!: sim, claro que a culpa é nossa, como de costume, desculpa o lapso!

    ResponderEliminar
  5. a agressão do Cardozo antes do intervalo, aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=6LJpQXZ-Nuo

    ResponderEliminar
  6. e, claro, em Alvalade voltou a repetir a dose...impunemente, como não poderia deixar de ser.

    ResponderEliminar