21 fevereiro 2011

Otamendi pôs FC Porto em risco *

Pois esta é a "bomba" que anunciei há uma semana, após a vitória de 2-0 na Pedreira.
Os dois golos de Otamendi em Braga foram dignos de ponta-de-lança. O primeiro com precisão: deixou o defesa contrário (Rodriguez) na dúvida (fintava ou rematava? fazer de meco à frente do atirador pelo menos reduzia as possibilidades de êxito); depois viu um buraco e rematou em arco, simples mas eficaz e certeiro, ladeando o opositor e levando a bola ao canto onde o g.r. Artur não chegava. Um belíssimo golo, preparado, pensado, executado na perfeição. O segundo foi de uma finalização tão eficaz quanto cínica: aproveitando uma sobra, colocado de esguelha para a baliza mas com a bola à mercê o g.r. Artur desespero para tapar o primeiro poste para onde tinha de se atirar para tentar um milagre e adiar o inevitável, Otamendi apanhou a bola e não a preparou para rematar após decidir o que e como fazer; tocou-a de mansinho, com a parte de dentro do pé direito para melhor se enquadrar com a baliza e visar, ele de frente, o canto mais distante que a corrida de Artur para o poste mais próximo deixaria desguarnecido. Foi pensado, como o primeiro, mas a finalização foi perfeita, porque o toque surgiu de primeira e espontâneo, com precisão também e óbvio sentido de golo para aquela parte da baliza, aparentemente o mais fácil.
Mas com Hulk a fazer como pode a posição 9, sacrificando-se e sem queixumes (ah, o treinador põe-me a jogar onde não quero, nem gosto e muito menos rendo...), sem Falcao, como aceitar que Otamendi consiga tais proezas técnicas que muitos pontas-de-lança nem têm?
Pois é isso que a Liga, entre hoje e amanhã, vai decidir o que fazer. Talvez 4ª ou 5ª feira haja decisão, mas como não pretende afectar o FC Porto por causa do crucial jogo europeu com o Sevilha, a segunda data é a mais provável. Quando muito uma decisão-relâmpago ainda poderia sair hoje, até para a CD não ficar atrás da celeridade, e sentido de perseguição, movido pelos antecessores na comissão orientada politicamente pelo Bosta da Liga.
O jogo em Sevilha, de resto, trouxe a mesma preocupação, com o golo de Rolando no Pizjuan, mas o longo braço da Liga não chega à Europa e esse jogo passa o FC Porto incólume, ainda que tenha de fazer pela vida na 2ª mão, já depois de amanhã, para seguir em frente. E ao menos a Liga não quer perturbar os portistas com eventual relatório/exposição à UEFA, também para não seguir a triste figurinha de protector de interesses de capela da antecessora com o famigerado caso da Champions que o 4º classificado queria ocupar.
Vamos aguardar algumas horas e eventuais capas de pasquins amestrados para conhecer o epílogo desta situação de todo inaceitável à luz dos ressabiados lusos.
* A explicação? Simples: parece que a vitória em Braga - com os dois magníficos golos de Otamendi - não significou nada, nem pela forma nem pelo conteúdo de jogo portista. Tomem nota:

"Benfica vence e encurta distância para o líder"
Esta é a melhor do Jorge Meirim a dizer que "Benfica tem TODAS as possiblidades de chegar ao 1º lugar", basófia que ninguém lhe irá cobrar nem que há dias tenha dito ser difícil lá chegar por não depender só da vontade dele enquanto Mourinho em Espanha diz que bem gostaria de ter a vantagem de 5 pontos do Barcelona, olé, enfim...
"Benfica mantém sonho do título"


5 comentários:

  1. "Vamos aguardar algumas horas e eventuais capas de pasquins amestrados para conhecer o epílogo desta situação de todo inaceitável à luz dos ressabiados lusos."

    ???
    Há algo que me está a escapar. Otamendi pôs em risco o FCPorto? Porquê?

    ResponderEliminar
  2. Pode explicar melhor esta situação?

    Obrigado

    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís,

    E o que dizer do homem da "claque lá do norte" que se viu à rasca para controlar as "claques lá do sul"?!

    http://www.youtube.com/watch?v=ShNigAi5oRc&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  4. Felizmente os pasquins sulistas têm engolido todo o desprezo a que nos vetam.
    As nossas habituais conquistas tanto internas como por essa Europa são a nossa melhor resposta.

    http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/eliminatoria-da-taca-ehf-116-final-2.html?m=0

    ResponderEliminar