18 fevereiro 2011

A "nota artística" do cotovelo da sorte!



É o risco de juntar o nem sempre conveniente e explícito "dois (ou três") em um". Tentar resumir tudo é digno de um sábio como aquele maluco que decifrou a "fórmula de Deus" no celebérrimo E=m.c2, dito Einstein facilmente confundível com um Eisentein dos filmes de sombras do realismo soviético "et pour cause" que alguns epígonos de freguesia impingem em pleno século XXI

Quando nos é dado conhecer que um criminoso http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=684468, condenado a 4 anos de cadeia, dos quais a Defesa não recorreu (pudera!), volta para a prisão 11 anos depois de uma fuga que diz bem, há muito, do estado de podridão justiceiro desta República de gente morta, em vésperas, ironicamente, de um Sporting-Benfica, eis que a informação "relativa" que é transmitida escamoteia, como de costume, coisas reais para se enlevar em devaneios de "nota artística", superada a fase ejaculatória do "metemos muito medo", os "M&M&M...
Até há portistas - sempre "exigentes" "comme il faut" - que falam de sorte do FC Porto no Pizjuan de Sevilha, escarnecendo de um jogo de alto nível digno de Champions a que os restantes clubes tugas não estão habituados - ou se chegam, porventura, a conhecê-lo (o nível de Champions), rapidamente se apercebem do seu passo curto real, em vez do "paso doble" fictício da delirante inteligentsia comunicativa e intoxicativa paroquial.
Por acaso não vi os minutos finais do Benfica-Estugarda, aquele de "nota artística" sempre elevada, seja nos 90', só em 45', só na 1ª parte ou só na 2ª parte, depois de um primor de execução de um alemão de nome Harnik que já antes enviara, imagine-se, uma bola à barra de um cruzamento da lateral. Também só vi, hoje, apesar da profusão de comentadeiros, recadeiros e televiseiros, uma imagem, apenas uma, de um livre frontal em que o Estugarda envia uma bola a um poste nos minutos finais, apesar de confusas inspirações da definição de "meter muito medo", o tal M&M&M em que não se percebe bem quem tem um feijão no cu...
Isto para não falar das supostas aflições defensivas do FC Porto ante um poderoso Sevilha que faz jus ao seu estatuto, confirmado, de equipa ao nível exigido por uma Champions League. É que, nem sequer concordando com falta de Kanouté no salto com Otamendi em que o maliano ganha posição no salto para a frente em velocidade com vantagem posicional e motora que o argentino não podia emendar, passo tanto ao lado disso - num jogo de alto gabarito competitivo, ou como diria o outro de "alto labirinto", como ouvia em pequeno da parte de gente maior... - como de alegado fora-de-jogo de Rolando no 0-1 portista. Como se ainda há um ano, na última derrota europeia do FC Porto no Emirates, o 1-0 do Arsenal não tenha sido precedido de fora-de-jogo de Arshavin e do qual nenhum portista se queixou...
A verdade é que o cotovelo de Kanouté provocou menos mossa do que o de Cardozo, sempre desaparecido do jogo até se comportar como o David Luiz peremptório nesses despiques. Helàs, Cardozo que não há muito tempo foi expulso, na Europa, por lance similar mas que amiúde passa despercebido. Pois Cardozo esteve em golo e meio do Benfica ante o Estugarda, apesar de justificar a expulsão que os beneméritos comentadeiros benfazejos ignoram de forma explícita como o fazem semanalmente nas disputas cá do burgo e nenhuma imagem passou nos ecrãs dos regimes árabes cá do sítio...
Confundir competitividade com violência e lealdade com agressão é o mesmo que falar das deslocações ao Porto sob "policiamento marcial" (recentes visitas da comitiva encarnada sob os auspícios protectores do recomendável MAI do ministro assíduo dos camarotes da Luz), enquanto se ignora como adeptos portistas são impedidos de cruzar as portagens de Alverca sob o pretexto de instigarem a reacção dos adeptos benfiquistas capazes de incendiarem autocarros visitantes (na Luz) ou deixarem um hóquista contrário em coma (Filipe Santos na Luz). Nem se fale, sequer, de bolas de golfe no Dragão "versus" pedradas no autocarro portista em Algés.
Há todo um mundo de diferença entre apreciações aos comportamentos de adeptos do norte e do sul, de jogadores do Porto e do Benfica e de "realizações cinematográficas" imaginadas pelos ayatollahs lisbonenses e talibãs correspondentes impregnados na "jihad" comunicacional da Imprensa servilista em nome do regime.
É por isso que, ao fim de 11 anos, se descobre como um criminoso volta a ser apanhado e, no campo, semanalmente, se vê como a "verdade desportiva" é espezinhada. Com Luz, claro, a cegar os ignorantes que acedem aos microfones e fóruns que os novos romanos do pão e circo devotam à plebe. Ainda hoje ouvi, por acaso, na SICN alguém falar do "fora-de-jogo" de Rolando em Sevilha, como se o seu clube nunca tenha marcado um golo irregular na Europa ou na parvónia, ou evocar o "golo mal anulado ao M. United" (ignorando a falta antecedente sobre Ricardo Carvalho por van Nistelroy) para desprezar ter o seu clube chegado a uma final com um golo marcado com a mão.
Mais ironia do que isto é difícil. O resto, de facto, é conversa. Ou, como diz a outra no anúncio entre marcas de hipermercados, não se deve ligar a música...
nota: ui como eles se empertigam, insultam e espumam nos comentários que sabem ter o destino fatal que há-de despejá-los no esgoto devido, só não percebo se desgostam das alusões ao jogo de cotovelos ou aos que se acotovelam para mostrarem quem é o mais mau, mau dos no, no. Bois.

10 comentários:

  1. Caro Zé Luís.

    Harnik não é alemão, mas sim austríaco (preciosismo, mas como vivo na áustria quero deixar o seu a seu dono).
    O golo de Rolando é,para mim, legal pq em "caso de dúvida beneficia-se o ataque".
    A falta de Nilsteroy é inexistente. A ser falta, ficam todos os fins-de-semana por marcar muitos penalties (ou faltas ofensivas).
    O Benfica chegou à final como o André Villas Boas gosta de ganhar: "nem que seja com a mão".
    Em nota final, só não consigo perceber como é que alguém que foge da prisão, ao ser apanhado, não vê a sua pena ser agravada.

    ResponderEliminar
  2. Recomenda-se
    No momento em que escrevo este epitáfio às ambições europeias de Jorge Jesus estou em posição de referir que à vitória do porto sobre o Braga se somou outra ante o Sevilha, no entanto, por uma questão de modéstia emprestada não vou tomar partido dessa posição. Até porque, se o fizesse, estaria a enveredar por uma visão do mundo que faz chacota de Jorge Jesus sempre que ele fala da nota artística da sua equipa em favor de uma outra, a de Villas-Boas, que deixa isso das notas para o Rui Santos. Ademais, uma equipa que tem em Cardozo a sua referência maior devia ter o pudor de tecer considerações estéticas acerca da realidade contemporânea; sejamos francos, ao pé de Cardozo o Jardel parece um cisne, o Peter Crouch faz lembrar o Nureyev.



    Reparem, seria incapaz de promover uma petição para banir o Cardozo do desporto em nome da elegância do futebol nacional, até porque é o melhor jogador mais deselegante de sempre, no entanto, a bem do Ranking de Portugal na Uefa, seria capaz de sugerir a Jorge Jesus para deixar o êxtase artístico para os críticos do Y e que perdesse um tempinho para estudar os adversários europeus. É que enquanto o Villas-Boas passa a noites a investigar o lanche provável de Luís Fabiano no dia do jogo, Jesus, como se percebeu, andou a semana toda a ver o jogo de Guimarães e consta que ficou muito surpreendido quando ontem não ouviu a música da Champions.



    Aliás, não me custa crer que o inicio de época que amavelmente concedeu o campeonato ao Porto se tenha devido ao tempo que Jesus perdeu a fazer uploads de vídeos no youtube com os jogos do campeonato passado (trilha sonora: eminem; título: o mestre da táctica). O mestre da táctica, sublime escultor do seu próprio falo a despeito daquilo com a equipa israelita, só teria a mirífica possibilidades de ganhar a Liga Europa se nos próximos 4 jogos apanhar as 4 equipas portuguesas, as únicas com que está vagamente familiarizado. Mas se combinarmos a probabilidade de o Porto ganhar ao Benfica, a probabilidade do Estugarda Eliminar o Benfica, e a probabilidade do Benfica apanhar uma equipa estrangeira nos quartos de final, faz todo o sentido que Jesus nos lembre à saciedade que é o melhor coreógrafo nacional a trabalhar sem recibos verdes.

    ResponderEliminar
  3. alemão, queria dizer dos alemães...

    O golo de Rolando é legal como muitos outros que eu não discuto pelo tal benefício ao ataque.

    A falta de Nistelroy existe, não se faz à bola e dá encosto no R. Carvalho que, assim, faz um corte defeituoso. Fora da área marca-se.

    O AVB não gosta de ganhar a marcar com a mão, aliás nunca ganhou, mas há quem goste, como se viu recentemente em Coimbra mas já deve estar tão esquecido como a final atingida com um golo com a mão.

    Quanto ao fugitivo, como digo, é reapanhado em boa hora, se terá pena agravada ou não não sei, ele até tinha uma pena por tráfico de droga e droga, foguetes, matracas, bastões et all sabemos onde se armazena e de quem tinha protecção ainda recentemente - dos quais, aliás, não voltamos a ouvir falar.

    Tudo na santa paz lisbonense, claro, onde é tudo transparente até nos túneis e se preocupam com as Noites Brancas do Porto da mesma forma como só imaginam Elefante Branco no Porto, como quem assobia cospe o ar.

    ResponderEliminar
  4. ah, mas ainda bem que não se fala do cotovelo do Cardozo... nem das duas bolas aos postes dos alemães...

    quem ouviu, e não viu, deve imaginar uma nota artística também aí...

    ResponderEliminar
  5. Só para recordar que o energúmeno criminoso só foi apanhado por denuncia de um vizinho e consta que ia regularmente ao estádio fazer parte do conhecido grupo de fascínoras nns,que como é do conhecimento público foi e é apoiado pelo chamado "aguia do graveto"!

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís :

    Duas equipas de grande nível e um
    enorme jogo do F.C.PORTO !



    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Zé Luís,

    Não vi o jogo do benfica, apenas vi o resumo. De qual cotovelo está a falar? Da dança?
    Em Coimbra houve um golo marcado em fora-de-jogo. Não me parece que a mão tenha sido voluntária já que o Saviola encolheu-se para se proteger da bola. Mas que o golo deveria ter sido anulado lá isso deveria.

    ResponderEliminar
  8. Não lhe chamaria ilha de man mas sim ilha de MÃO...se o sabidola não fez o "golo"com a mão,depois de beneficiar(ou direi benfiquiar) de um escandaloso FORA DE JOGO vou me lembrar do pseudo-golo dos galinhas na epoca dos túneis ò bosta da liga,em que para lá de um fora de jogo com bola para a frente,que é dos que até os lineres vesgos o topam,como numa demonstração de fair-play o Helton ajudava a levantar o "cantiflas,vulgo maxi pereira,a levantar-se da linha de golo.....só visto,é de compêndio.

    ResponderEliminar
  9. Temos de dar os parabéns ás forças da autoridade que temos por cá, são as melhores da Europa e quiçá do mundo, também não esquecer os ministros da administração interna e justiça que durante 11 anos, cagaram para este fugitivo.

    Como era vermelho, não oferecia nenhum perigo para a sociedade em geral.

    O meu lamento para a família do falecido, tenho pena que não pudessem fazer justiça pelas próprias mãos.


    Quanto ao cardozo que saudades tenho do Paulinho Santos...

    Força FCP

    ResponderEliminar
  10. Caro Silver,

    Desde o golo do Kandourov nas Antas à defesa do Baía com as mãos fora da área sem posterior expulsão ou mesmo cartão amarelo, que não aceito lições de anatomia de portistas.
    Se aquele golo foi voluntariamente feito com a mão (o voluntariamenete aqui é muito importante) então muitos penalties ficaram por marcar contra o FCP. De memória cito o do Rolando frente ao Nacional.

    ResponderEliminar