09 fevereiro 2011

Pão e vinho (e o FC Porto paga por isso)




tudo por causa de uma notícia não publicada pela objecção do director himself, notícia entretanto publicada por CM e Sol

Esta notícia:


http://www.publico.pt/Sociedade/tmn-destruiu-registos-telefonicos-do-face-oculta-por-razoes-tecnicas_1479343


Do Face Oculta, processo em que os advogados de defesa dos arguidos têm sempre um microfone à porta do tribunal, sabe-se o que foi e o que está a ser.


Inclusive, que um dos arguidos quer beneficiar de uma indemnização que um cordato tribunal português lhe concedeu, em 1ª instância apenas, por alegados prejuízos causados pela notícia do Sol sobre o Poder Corrupto em Portugal a coberto da Comunicação, do controlo dos média e dos jornalistas de ocasião. E o benefício transformado em investimento precisamente num jornal mais do regime e uma rádio também. Achava giro mais do mesmo e, como é moda súcia lista, investir por conta, até um tribunal europeu independente, retirar razão ao queixoso português e voltar a condenar o Estado por mais uma aberração da sua Justiça de trazer por casa.


A mim, nada disto espanta. Nem os factos. Muito menos os protagonistas. A tantos cidadãos a quem tudo passa ao lado só convém alertar que ninguém anda a dormir como eles. E "com eles".

Há mais quem não ande a dormir: http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/4172472.html

E lembrar que o DN fez o papel que fez no caso das "Escutas a Belém". No caso, visando o Público e uma manchete sobre as escutas de S. Bento à PR.
Portugal é todo uma Face Oculta. Apesar de tantas agências de comunicação e assessoria de relações públicas. Os jornalistas, esses, filtram apenas as notícias que interessam aos seus privilégios, designados segundo o critério patronal de "5000 euros mensais e cartão de crédito".
É assim também nos "desportivos", na rádio e na televisão. Quem segue, mesmo só as "gordas" ou "headlines" dos pasquins, a TSF ou a RTP devia perceber o País tal qual ele é.
Mas se ainda se dispensassem de dar lições de moral ou partilhar a "Parva que eu Sou" dos Deolinda como coitadinhos do sistema...

Em geral, contudo, é essa massa mediática que apouca o FC Porto e o FC Porto pouco faz para se situar acima da massa média que é o esterco noticioso-oficioso servido a gente em regra ignara.

Há dias, num comentário, alguém (João) se perguntava como é que um blog dito orgulhosamente portista era tão crítico do FC Porto. E, ainda, tinha um link à Câmara Corporativa, o blog oficioso de membros do Governo e de artistas de circo. Só que antes desse link havia outro: Simplex.

Diz tudo, de facto.

1 comentário: