08 fevereiro 2011

Comunicação com Paixão (LPM)


Não vou voltar a falar da "Comunicação" do FC Porto, mesmo que, volta e meia, ressurjam tópicos que levam alguns confrades portistas a abordar o tema, "peditório" para o qual não dou mais além das várias reflexões e reparos que ao longo do tempo tenho feito por aqui.
Mas acho importante comunicar isto que a seguir transcrevo:
"A seguir pensei que, mesmo existindo um tal sujeito, seria altamente improvável que o FC Porto tivesse como consultor de comunicação um outro Luís Paixão Martins além de mim. Seria mesmo uma altissima improbabilidade. Ainda estive para perguntar ao Dr. Antero Henrique ou ao Dr. Adelino Caldeira, mas achei que não valia a pena estar a desfocá-los do justo objectivo de arrasarem o Benfica no jogo desta semana."

É, como se lê, o próprio Luís Paixão Martins, que dá o nome à Consultora de Comunicação LPM, a assumir que trabalha para o FC Porto.
Qual a importância disto? Apenas e só a oficialização de uma ligação que viveu sempre sob inexplicável - para mais tratando-se de um âmbito comunicacional, logo supostamente transparente e sadiamente aberta ligação - constrangimento.
Lembre-se que, primeiro, foi notícia do Expresso, creio que pelos idos de 2008. Depois, de forma quase inacreditável, o mesmo semanário, dias depois da notícia da relação de trabalho que era suposta ser firme e porventura duradoura, publicou a carta de renúncia da LPM ao contrato com o FC Porto, citando nomeadamente pressões em Lisboa e riscos para a empresa de associar-se ao FC Porto sob pena de perder clientes, institucionais ou outros, presumivelmente poderosos e influentes.
Pois nem sobre o contrato inicial, nem sobre a renúncia ao mesmo, alguém alguma vez questionou Pinto da Costa a este respeito. Pelo que, publicamente, desde a carta de renúncia, era suposto a LPM não trabalhar para o FC Porto. Porém, como cheguei a escrever, nos meandros sabia-se que a ligação era efectiva, ainda que não pública, pelo menos que deixara de o ser...
Face a este imbróglio, e mantidas as perplexidades em sócios e adeptos sobre a "Comunicação" do FC Porto e um serviço interventivo ao nível noticioso, do próprio site apenas reformulado graficamente mas pouco evoluído mesmo em conteúdos e na própria forma, que tem deixado muito a desejar e volta e meia suscita os mesmos queixumes de sempre, este parágrafo do punho do próprio Luís Paixão Martins (LPM) clarifica tudo. Só não se percebe o esconde-esconde deste tempo todo. Nem se percebe, sequer, se vantagens tem o FC Porto retirado dessa assessoria.
Fica o esclarecimento, ainda que involuntário. E mesmo a despropósito, pois nasce de uma ironia surgida a respeito de "desinteligências", imagine-se, entre uma empresa de consultoria em comunicação e um jornal, no caso O Jogo. Conta LPM que o jornal publicou uma história relativa ao Sporting com o próprio LPM pelo meio, este pediu ao director do periódico o desmentido ou correcção da notícia relativamente à sua pessoa, o que o jornal fez, de facto, mas insistindo na mentira que o mesmo LPM pretendia demonstrar ser mesmo uma mentira. Afinal, como amiúde sucede, o jornal cobriu-se de razão e apesar do desmentido confirmou a versão antes publicada...
Coisas aparentemente sem importância, ou talvez sim...
Até por eu apreciar o estilo do LPM e perceber o alcance de um trabalho neste vector tão importante suportado por peritos em Comunicação. E entender, como define LPM, que uma empresa que trabalhe a Comunicação, Marketing e Imagem requeira profissionais desse sector, enquanto para uma assessoria de Imprensa nada melhor do que ter Jornalistas ao dispor. Não é que uma e outros tenham melhorado o FC Porto nessa área, como todos constatamos, mas fica a palavra de quem sabe e cujas reflexões podem ser lidas no blog Lugares Comuns. http://lpm.blogs.sapo.pt/718072.html

4 comentários:

  1. Pois! Olhe aqui está um assunto que me incomoda mais do que o Walter não jogar!...há coisas que não se entendem (pode-se especular que são efeitos da ressaca do apito, essas pseudo vantagens nesta assessoria?) na comunicação e na imagem que se quer ter. Claro que o segredo é a alma do negócio e claro que não podemos acreditar que haja um 'clube de paredes de vidro', mas que é dada muito pouca importância à informação, e mostrado demasiado pouco, explicado ainda menos, e são dadas muito poucas respostas, isso todos sabemos...
    Enfim, talvez não seja por estas acessorias que todos nos querem mal, e que somos sempre beneficiados, os nossos jogos são sempre os piores e os nossos jogadores sempre os maiores caceteiros... talvez estas assessorias até nos protejam de males piores e nós é que não saibamos...

    eu, no entanto, tenho dúvidas...

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  2. Pois eu supunha que a ligação com a LPM terminara em 2008, mas se não é assim, devo dizer que no que toca à informação reactiva -aquela porque muito clamamos- não tenho visto grande novidade, ela passa essencialmente por duas figuras, Pinto da Costa e André Vilas Boas, não necessáriamente por esta ordem...Depois surge, quase em anonimato soluçante, o Labaredas.

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  3. Querem ver que tenho andado este tempo todo enganado !!!

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  4. Caros meireles e azul dragão,

    pois é como vos conto, aliás já tinha escrito sobre isto, agora está confirmado.

    Porquê assim? Não sei. Como sempre, há que estar atento. E tentar aprender para não morrermos burros, penso eu de que...

    Contudo, como se constata, pouca gente avalia bem o que está em causa aqui e esse é o ponto.

    Como dizem os ingleses, quando queres demonstrar um ponto, hit the point, hit the point, hit the point!

    É o que faço. Aparentemente, com o alheamento generalizado, ou indiferença ou pura ignorância.

    Daqui por uns tempos, as lamúrias começarão sobre esta questão.

    Como há lamúrias por tudo e por nada, sem nada se fazer.

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