18 fevereiro 2012

Jesualdo era de transições e VP (e Adriaanse...) é de ousar demais?

Como não tenho tido tempo para relfexão mais profunda, vou lendo algumas coisas e percebendo o que se quer dizer ou atingir. Por exemplo, acho que o Alex, de (vela) azul (virada) ao sul, tem piada e sabe do que fala. Até lembra, como venho perguntando a mim próprio de há tempos, o jogo de amanhã em Setúbal. Que não desencravaram do meio dos jogos com o M. City, repito, e não entendo porquê... Seria porque o treinador prefere manter os jogadores em rodagem? Por não temer o Bonfim onde há 25 anos o Porto não perde e tem ganho sempre creio que nos últimos 10 ou 12 anos? Bem, tal como o Alex observa, parece que estavan à espera de mudança técnica nas margens do Sado e lá vamos ter o José Mota... Mais o Paulo Vigarista Batista...
Bom, quando as coisas correm mal, fora os muitos azares desta última partida, o chinfrim que aí vai. Isto é novidade? Não! Aliás, nem é exclusivo do FC Porto. Pois não, mas não há muitos clubes que mandam embora um treinador tricampeão que passou sempre a fase de grupos da Champions (quatro anos) e ganhou mais umas coisitas pelo meio, mesmo desmantelando-lhe a equipa volta e meia...
Ora bem, eu percebo as críticas que têm feito, agora com mais acutilância, a Vítor Pereira. E acho que têm razão. O VP está a afundar-se, mesmo com a bóia de Pinto da Costa para o resto da época. Mas ninguém acredita já que vai mesmo cumprir os dois anos a boiar, pois não?
Vítor Pereira tem dado razão aos críticos. Concordo. Nesta altura da época, tudo somado, e acho a melhor altura para uma apreciação mais objectiva e palpável, VP está fragilizado. Mais do que quando teve a Champions em risco em Donetsk, depois do descalabro de Coimbra.
Talvez muitos, entre eles o Alex, imaginem que outro treinador poderia potenciar este plantel. Tenho dúvidas, mas é tanto possível quanto a hipótese está longe de poder provar-se. É claro que para os vaticinadores que recuam ao jogo com o Feirense para asseverarem da competência do treinador não há dúvidas que temos jogadores um a um e equipa para ganhar ao M. City, com outro treinador. Eu a pensar que não vejo, um por um, e como equipas, o Porto ao nível do City, mas prontos, devo ver jogos a mais do City e a menos do Porto.
Devem ser os que acharam que não foi precisa muita sorte para ir andando na Liga Europa, lembro só Sevilha, Moscovo e no Porto com o Villarreal (1ª parte).
Eu continuo a ver o todo, para além do treinador. Que não tem tido o rasgo necessário. É verdade. Contudo, além das asneiras acumuladas na preparação e estruturação (aqui com o capital humano, leia-se equipa técnica) que competem à SAD, continuo a ver os jogadores sem alma, também sem rasgo e sem vontade de vencer. James, o James que todos acham ser o Maradona, voltou a dessparecer como um Bandido procurado por coisas menos boas que o prestígio e uma cara bonita. Hulk foi quase ridículo, preocupado com o acessório e não com o essencial, pensando que assim encanta potenciais compradores endinheirados como era o caso...
Lembre-se, mais do que a perda dos troféus da época passada, a falta de brio para evitar perder em Coimbra ao fim de 41 anos. E não conseguir passar dos 55 jogos sem perder no campeonato, é certo com uma arbitragem do Bruto do Caixão, mas muita lassidão que o técnico também reconheceu. E a SAD não criticou a arbitragem, nem mexeu uma palha...
E se defendi VP após Coimbra e durante a titubeante Champions, olhando para outras coisas, desde Barcelos que fiquei menos simpático para com o treinador. Uma vez, duas vezes, podem acontecer, mas já começa a ser muito. Até aqui, porém, e continuo a frisá-lo agora, jogadores sem sede de vitórias e SAD trapalhona a fazer tudo em cima do joelho, para além de se isolarem no casulo dourado da época passada e penoso da que vai em breve terminar, continuo a não pô-los fora do contexto. A minha crítica, como sempre, é global. A generalidade, ao invés, personaliza.
Sobre o perfil do treinador que todos atacam, pois já faziam o mesmo a Jesualdo, tricampeão e quatro vezes na ronda de eliminatórias da Champions que ainda passou uma vez (quartos-de-final) e noutra esteve perto (Schalke) perdida por penáltis. Mesmo com uma dobradinha e os quartos-de-final da Champions na época anterior, perdendo depois Lucho e Lisandro, Jesualdo teve o coro de protestos que se sabe.
Daí já há muitos meses ter alertado para poder repetir-se algo similar, só que VP não tem o crédito de títulos - ainda que, muitos esquecem-no também, tenha tido o empurrão presidencial de ser o treinador que "dava os treinos" na profícua época passada...
Vale a pena pensar nisso. Também e acima de tudo. Até porque, se quiserem matutar mais um bocadinho, criticava-se o jogo de transições de Jesualdo. VP, ao invés, quer jogar no campo todo e em pressão alta. Dá, sim, a impressão que não há plano B. Plano B? Mas não o criticaram por tirar o Guarín e meter o Belluschi frente ao Benfica? O qu^? Defender o 2-1 a 13 minutos do fim?
Voltando à "vaca fria": não tem nada a ver com Jesualdo, embora ache um exagero a catalogação feita ao ex-mister, que é um senhor. Mas a crítica é igual. Como alertei em tempos, a este respeito, talvez o aventureirismo inocente de VP faça a equipa dar um passo maior do que a perna - disse-o aqui há muito tempo, repito - e os jogadores não têm pedalada para tal. O pé foge-lhes da chinela. Ora, sem dúvida que um treinador não deve esquecer que se uma fórmula não dá, muda-se a fórmula. Os jogadores, e os mecanismos treinados, não mudam muito, apesar de mexidas importantes no onze e mesmo no plantel, depois de uma limpeza de balneário, claramente, a não ajudar.

E não só: à limpeza de balneário ainda foi preciso chamar o... treinador dos juniores, por acaso (ou talvez não) Paulinho Santos. Acham isto normal?
Chegados a este ponto, há duas questões cruciais que a maioria não encaixa/ou:
- sem querer, quando parecia termos a equipa da época passada apenas sem Falcao (devia ter escrito com aspas, não? - o apenas...), eis que o plantel está mudado em 50%. Alguém notou e, mais uma vez, comprou-se meio plantel e há quem peça já outro meio plantel, obviamente enquanto não cuidam da questão financeira e do investimento que este ano vai dar negativo em muito.
- e temos a questão táctica, aquela em que muitos são entendidos mas prendem qualquer tipo por ter cão e não ter cão.

Há uma outra avaliação a fazer, mais por ironia mas que espelha bem a coisa actual e "apenas" isso: Aguero, que não marcou um golo (salvo erro) em quatro jogos pelo At. Madrid com o Porto, acabou a marcar a vitória do City; Aguero foi vendido por 45ME ao City e o Atlético veio comprar Falcao com 40ME e ainda levou o R. Micael e o saldo final, líquido, para o Porto foi 20ME e... Kléber. Mais uns trocos por Janko, impedido na Europa. Tão a ver?...
Há quem critique o 4x3x3. Logo quando vemos o City a fazer 4x1x3x2 e depois 4x2x3x1. E temos Mourinho em 4x2x3x1 e o Benfica em 4x2x3x1. Evitando comparar com o 4x3x3 do Barça em que muitos portistas revêem, ou reviam, o FC Porto procurando semelhança, talvez na figura e não na forma, a verdade é que  alguém instituiu esse modo no FC Porto, já lá vão três treinadors, se excluírem o Adriaanse a quem chamavam maluco da tola mas defendeu ferozmente um jogo ofensivo por natureza. E foi embora com mais críticas, maluco de vez na mente de tantos...
Vale a pena pensar nisso? Bah, eu sei que não pensam e, enquanto alguns acham que eu sei tudo e dou "a táctica", fico a pesar os prós e os contras. Os outros dizem mata e alguns esfolam.
nota- vá lá que a lesão de Danilo não é tão grave; vai falhar as idas à Luz, mas evita-se o calvário que as recuperações longas causam a um jogador. Salvou-se alguma coisa. Também com Mangala. Já chega de azares. E o FC Porto, claramente, não tem tido sorte nenhuma esta época. Antes saber isso do que sobre um processo por racismo imputado aos adeptos. Mas com grunhos nunca se sabe...

6 comentários:

  1. "eis que o plantel está mudado em 50%. Ninguém notou e, mais uma vez, comprou-se meio plantel e há quem peça já outro meio plantel"

    É bem verdade, mas houve quem notasse:
    «Dos 23 jogadores que constituem o plantel do FC Porto, 11 são caras novas - Bracalli, Kadú, Mangala, Alex Sandro, Danilo, Defour, Lucho, Djalma, Iturbe, Kléber e Janko. Para uma equipa que na época passada ganhou tudo o que havia para ganhar, renovar o plantel em quase 50% não será demais?»
    in http://reflexaoportista.blogspot.com/2012/02/3-5-plantel-mais-equilibrado.html

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, José Correia. A remissão já está feita.

    Como confesso, não tenho tido muito tempo para ler e analisar. Às vezes nem eu próprio me lembro do que escrevi este mês, muito atarefado e escrevendo amiúde só à noite, altas horas. Mesmo lendo apenas dois ou três blogs, perco-me, talvez entre avaliando o que significam outros títulos que vejo ocasionalmente.

    De resto, sempre que posso, refiro a fonte. Aconteceu o mesmo com o azul ao sul, porque foi lido no dia e mais fácil de linkar. O que está para trás, repito, tem-me entrado por um lado e saído por outro.

    Neste caso, a minha análise, algo apressada, teve mais em conta o balanço dos últimos dias. Já nem me lembrava do P. Santos e tive de encaixar ali. É o stress.

    O seu a seu dono. Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís "continuo a ver os jogadores sem alma, também sem rasgo e sem vontade de vencer..."
    Sim, concordo, mas não cabe ao nosso treinador motivar e puxar pelos jogadores? Não cabe ao VP incentivar os jogadores e trabalhar o plano mental/psicológico dos mesmos?
    Não quero dizer que a totalidade da responsabilidade pelas más exibições e correspondentes resultados seja do Vítor Pereira, mas grande parte dessa responsabilidade cabe-lhe a ele, afinal o plano motivacional de uma equipa é parte da função de um treinador.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Daniel, concordo inteiramente.

    Por isso, ressalvo, depois do episódio de Coimbra, que cataloguei de forma catastrófica, esta passividade em Barcelos foi a gota de água a transbordar. E desde aí alterei o meu posicionamento em relação ao técnico. Embora haja coisas que tem de vir de dentro dos jogadores, ou das pessoas, que têm de ser automotivadas a este nível, com esta projecção, com este mediatismo, com o salário e responsabilidades inerentes.

    Mas, aqui, como não dissocio a árvore da floresta, questiono-me, precisamente, de todo o contexto a começar pela SAD, igualmente passiva e de uma forma estranha.

    Somos muito poucos a criticar isso, pelo menos aqui e no Reflexão Portista, já que foi chamado aqui à colação.

    É por isto tudo, repito, tudo, que sinto o balão a esvaziar.

    O problema é que muitos pensavam e ainda pensam em função da época passada, que foi anormal em todos os aspectos/títulos/alegrias/sorte considerável/riais incluídos em baixa, etc.

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís disse...
    não tenho tido muito tempo para ler e analisar. Às vezes nem eu próprio me lembro do que escrevi este mês

    É perfeitamente normal que:
    1) Não haja tempo/interesse/vontade em ler o que se vai escrevendo no blogosfera;
    2) Mesmo lendo o que é publicado, só tendo uma memória de elefante é que seria possível recordar tudo o que é escrito e onde.

    De resto, caro Zé Luís, é bom que mantenhas o 'Portistas de Bancada' activo. Da minha parte, continuo a passar por cá regularmente, embora seja raro comentar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ao intervalo do Guimarâes-Batoteiros Impunes,a Sportv mostrou de passagem a tribuna vip,onde se viam entre outros o rui Tuneleiro costa a falar ao ouvido do ex árbitro joão mesquita,que ficou,de tanto mentirem,como sendo um arbitro da AFP,ligado ao FCPorto(até inventaram viajem paga pelo Porto).Desde sempre sabia,porque conheço o figurão,que se trata dum vermelho/batoteiro e que desde sempre o ajudou,sendo agora mais um,ao serviço sujo dos batoteiros,no Norte,com reuniões em Amarante,Penafiel e outros locais com arbitros e fiscais de linha..O que estariam eles a congeminar??!!
    A propósito da central de intoxicação lampiónica,vomitar constantemente atoardas e mentiras,para,com a recorrente mentira,tentarem passá-la a verdade,numa praxis nazi/fascista,com a cumplicidade dos meios,poderosos,ao dispor(tevs e jornais centralistas,transcrevo uma carta enviada pela filha desse ex-árbitro joão mesquita,a um blogue lampião que o associavam ao FCPorto,filha essa,tal como o pai,embora nortenhos,adeptos ferverosos e sócios do clube mais batoteiro e golpista de Portugal...
    Vejam e denunciem:


    4 comentários:
    AnónimoAug 16, 2011 11:22 AM
    Bando de corruptos! Mais um que esta na lista para apanhar nos dentes.

    ResponderEliminar
    karlosAug 20, 2011 07:04 AM
    Quando as pessoas se juntam, fortalecem-se, força companheiros ,força, desmascarem a seita de máfiosos da triba do futebol a norte, sem medos e sem do nem piedade .

    viva o benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
    AnónimoSep 9, 2011 11:35 AM
    Boa tarde.

    Como em tudo na vida, tal como os meus Pais me educaram e ensinaram, devemos dar a cara por aquilo em que acreditamos e por aquilo que defendemos.
    Eu sou filha do ex árbitro João Mesquita, com todo o meu orgulho. Saí há pouco menos de 30m do trabalho e, a navegar na net, deparo-me com este..... blog.

    O meu Pai meteu sim o Jorge Schnitzer em Tribunal, que entendeu não condenar por difamação e falsos testemunhos este pseudo jornalista que, tão bom era que desapareceu, juntamente com o "brilhante" programa que dirigia. Mentira é o que o autor do blog, Sr "AndyCapp" refere acerca do meu Pai não ter conseguido provar que pagou as férias no Algarve, até porque essa factura continua religiosamente guardada, a mesma que argumenta ter sido 1 papel em branco que ele levou para esse programa. Se quiser procure revêr esse programa, onde o meu Pai por várias vezes mostrou o documento, ou tentou, mas a câmara não o fez.... Pudera..

    É por pessoas assim que por vezes lamento o meu Pai ser e ter sido uma pessoa séria, principalmente no mundo podre do futebol. Que trabalhou uma vida inteira para hoje poder ter uma reforma.... enfim. Somos e viemos de familias humildes, não temos nenhuma moradia e o banco ainda é detentor do apartamento em que vivemos há mais de 20 anos.
    Não carros de alta cilindrada nem conheçemos o mundo inteiro. O que eu viajo é à custa de trabalhar 12 e 14h por dia, uma questão genética.

    Sou sócia do Benfica, tal como o meu Pai que, para além de sócio é membro fundador da Casa do Benfica da Régua e sócio da Casa do Benfica de Miranda do Douro.

    O Sr tinha grande futuro como jornalista.... hoje em dia teria todo o sucesso..... Sr "Andy Capp".

    E no próximo dia 14 lá iremos, do Porto, onde nasci, cresci e vivo, à Luz, apoiar o Nosso Benfica.

    Saudações Benfiquistas.
    Marta Mesquita

    ResponderEliminar