10 maio 2012

Podia ficar contente, mas falta a teoria da conspiração

A eventualmente gorada passagem potencial de Hugo Vieira para o Sporting, noticiada hoje com a abundância de pormenores que até aqui garantiam a contratação incontornável, deixar-me-ia satisfeito se o visse no FC Porto. Mas não há dúvidas, certezas ou meras teorias de conspiração sobre o assunto. E isso deixa-me de pé atrás.
Prognostiquei no início da época - em concreto na 2ª jornada, em que os gilistas visitaram o Dragão - que a revelação do campeonato seria o Gil Vicente - até pela excelente partida feita na taça da treta com o FC Porto na época anterior em que estava na II Liga - e que o jogador-revelação, para mim, seria o meu homónimo. Mas Zé Luís partiu uma perna, já ao serviço do Braga, reaparecendo a marcar pelo Gil, a quem voltou emprestado, na final da taça da treta com o Benfica. Mas Hugo Vieira foi sempre uma figura maior dos gilistas. É jovem, rápido, muito potencial especialmente em contra-ataque, assume o 1x1 e não t(r)eme diante da baliza. Há tempos, seria um dos bons jogadores do campeonato que o FC Porto não deixaria escapar e garantiria por antecipação.
Sabemos como o FC Porto descurou o mercado interno, afundando-se em comissões de serviços externos que encarecem as operações a níveis absurdos, veja-se o caso dos Danilo e Alex Sandro. Nesses tempos, sabia-se que um jogador recusaria qualquer clube de Lisboa só para ir para o FC Porto. Hoje seria igual, mas há o problema de o FC Porto não querer quase nada do que há cá. Uma pena que tem custos. Mesmo os que aproveita, como Miguel Lopes, ou Castro que até é formado em casa, são despachados quase sem cerimónia. E o FC Porto perde tanto quanto paga em comissões extra lá fora.
Espanta-me, contudo, o fraco motivo para o recuo neste caso, atribuído ao Sporting que estaria na iminência de contratar um tipo tendo outros alegadamente do mesmo quilate já nas suas fileiras ou recuperando Wilson Eduardo que eu acho não ter muito pouco a ver. Como não pecebo nada disto, deixo só este sentimento de vazio, mais do que incompreensão por estes solavancos face a um jogador com muito potencial. O jogador está em fim de contrato, é livre, não custa nada e seguramente nunca daria prejuízo.
Vamos ver no que dá. Para já, as informações "tiradas a papel químico" sobre a abortada transferência deixam contentes os pasquins. Nem levantaram a mínima suspeita de haver mouro na costa ou dragão maquiavélico a conspirar... Mas ainda acredito num desfecho positivo num jogador com chegada à área, não é um extremo mas devora espaços longos e tem perícia em espaços curtos. Uma pepita, sinceramente, que gostaria de ver reluzir no Dragão.
É que se também fosse o Benfica, a pasquinagem que sabe tudo lá dentro teria sacado o furo. Mas o Benfica virou-se para Ola John, bom flanqueador mas que tenho dúvidas que sirva no campeonato luso. O extremo holandês já disse que o Benfica foi determinado. Quando chegar dirá, ainda, que o FC Porto tentou contratá-lo.
nota 1 - entretanto, depois das garantias de Éder ter fugido da Académica para resguardar-se para o FC Porto deram no que deram... Se, no caso de Hugo Vieira, o Braga estivesse perto de lhe deitar a mão, acredito que tal já estava assegurado há muito tempo e devidamente publicitado.
nota 2 - não só não acredito nisto, como por comparação acho melhor Jugo Vieira do que Sálvio. Mas é só a minha opinião. E não passo o tempo a comentar as notícias dos jornais que tantos gozam por serem como as cerejas e tal...

Sem comentários:

Enviar um comentário