24 abril 2007

25 anos depois...

Resume-se a 44 títulos no futebol profissional a gestão de 25 anos de Pinto da Costa como presidente do FC Porto. Mais muitas dezenas em modalidades de pavilhão. Campeonatos nacionais, bem, a conta vai para 15 se tudo correr normalmente. E por cada campeonato há uma Supertaça a ganhar, como se sabe. Mas parece estar tudo como dantes, quartel-general em Abrantes…

Ontem de manhã liguei a televisão, o único meio de comunicação que uma maioria dos leitores conhece em Portugal, e como se pudesse surpreender-me dei logo de caras, no zapping, com um resumo do Sporting-Naval na SIC-N que só de passagem me faz lá vislumbrar alguma coisa pois é dos canais lisboetas que passei a menosprezar. Pensei que já teria passado o resumo do FC Porto-Belenenses, sempre era o 1º contra o 4º e o líder estava cada vez mais próximo da conquista de mais um título.

Nã, não só o resumo do principal jogo da jornada veio em segundo plano como, antes dele, o resumo leonino – no qual realçaram a “originalidade” (sic) do 3º golo de Alecsandro que entrou aos trambolhões – só tinha acabado com esta pérola:

Segue-se o Benfica-Sporting na próxima jornada, o derby de todas as decisões!

Bem, se o FC Porto ganhar o provinciano derby tripeiro e o Benfica em casa vencer no derby alfacinha, o FC Porto só precisa de ganhar, depois, ao Nacional, no Dragão, para ser campeão ainda com duas jornadas por disputar. Destes bons hábitos conhecemos nós o prazer!

Do futebol na televisão

Há 25 anos “a” televisão (era a RTP-1 e a 2 mal se via em muito lado) não passava futebol. Quando passava um joguito de cá a coisa até caía mal. Mesmo antes de Pinto da Costa ser presidente, o FC Porto esteve dependente, de facto, de um derby lisboeta.

Foi em 1981-82 e se o Sporting vencesse o FC Porto, com Hermann Stessl no comando técnico, poderia passar para a frente do campeonato. O árbitro viseense, Inácio de Almeida, anulou inexplicavelmente um golo aos leões, perto do fim, quando Bento deixou escapar das mãos uma bola que se aprestava para pontapear para a frente e com o árbitro a virar as costas ao lance e a dirigir-se para o meio-campo contando que Bento fizesse o jogo decorrer normalmente. A bola escapuliu-se-lhe das mãos, Jordão não perdoou aquela falha e o árbitro, sempre de costas, ouviu gritos, virou-se e anulou o golo ao Sporting, por alegada falta de Jordão sobre o guarda-redes do Benfica. Sem ver. Por intuição e muito ruído.

Há um ano, até João Alves admitiu em O Jogo que esse resultado foi uma fraude e a pressão do Terceiro Anel, a "assembleia" de Humberto e Cª e o medo cénico dos árbitros ditaram que o Benfica não perdesse o jogo. Alves disse até que o Sporting foi o prejudicado, mas a verdade é que esse campeonato acabou com o FC Porto em 2º atrás do Benfica dois pontos…

Ainda a televisão, quando desatou a dar jogos de cá, serviu para o presidente Pinto da Costa afirmar que, com os jogos à vista de todos, pelo menos com os três grandes envolvidos, iria ver-se que verdade desportiva havia nos campeonatos. Sabemos como tem sido considerada a verdade desportiva ao longo destes anos, como são avaliados os lances consoante a equipa que equipe de vermelho, de verde ou de azul.

Ainda nesta última jornada, vimos um penálti por marcar contra o Benfica, embora sejam penáltis do tipo nunca marcados contra o Benfica. Vimos um penálti inexistente concedido ao Benfica sem precisar dele para vencer, como muitos penáltis gratuitos lhe são dados. Houve um penálti também simpático a favor do Sporting, sem dele necessitar com 3-0 no marcador. Houve um penálti por marcar para o FC Porto, outro assinalado e com toda a justeza e um golo mal anulado do qual nenhuma televisão, e hoje são 4 canais (com a SportTV), pôs as imagens no ar.

Ser falta ou o árbitro entender que não

Se há 25 anos, até para romper com a liderança do clube de quem não queria afrontar o poder político instalado na capital, Pinto da Costa primeiro revoltou-se contra o comodismo que afundava o clube, a ascensão do FC Porto foi tolerada, em nome do bom tom democrático e de se esbater as diferenças de Lisboa para o resto do País, mas há muito ela deixou de ser admitida.

Tanto que, se algum benfiquista empedernido com tempo de antena disser que era tempo de ele sair da presidência do FC Porto, nada há de novo, embora muitos benfiquistas suspirassem, sem saber até onde chegará a presidência dos títulos, por um Pinto da Costa no seu clube.

Mesmo algum portista com microfone aberto e desassombro na linguagem pode alvitrar que é tempo de mudar de presidente, até porque vozes dessas têm sempre mais ouvintes…

Mas Pinto da Costa não só emergiu contra o poder da capital, esgrimindo com vitórias desportivas para as quais se exigia isenção a começar nos próprios organismos (ainda hoje em falta com as condições básicas para organizar campeonatos), como teria ainda de reinar por mais 25 anos para ver se a televisão, meio de comunicação que por excelência nivela o interesse popular, ajudaria o futebol a entrar nos eixos já que dele depende também para sobreviver.

Hoje, 25 anos depois do 1º dia de Pinto da Costa, com a multiplicidade de canais, locutores, jornalistas, meios técnicos, replays, vozes-off, comentadores, ainda há lances favoráveis ao Benfica/Sporting que são descritos como “penáltis indiscutíveis” e outros lances contra o Sporting/Benfica que instauram o silêncio nas transmissões que é o pior possível em televisão.

Mas no caso do FC Porto, a norma é “um lance polémico em que o árbitro entendeu não marcar falta”, nunca “um penálti evidente por marcar para o FC Porto” como sucedeu com Fucile.

Uma coisa é o jornalista emitir opinião e deve fazê-lo (ou nunca o faça), outra é atribuir a responsabilidade a terceiros, mesmo que sejam os próprios árbitros do jogo.

PS: Hoje há já um jogo das meias-finais da Champions League. Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas do Fantasy Football.

25 comentários:

  1. Isto sou eu a sonhar...Imaginemos que o jogo Benfica-Porto não tinha acabado 1-1 como acabou, mas que o juiz de linha respectivo tinha "visto" o fora de jogo de David Luiz e não haveria golo e o jogo terminaria em 1-0...Imaginemos também que o lance final do Porto-Sporting entre o Polga e o Pepe tinha sido assinalado e o Penalty tivesse sido convertido, o resultado teria sido de 1-1 e não 0-1 como aconteceu. Bastaria isso -isto sou eu a sonhar- para o Porto ter mais quatro pontos que o Benfica e mais quatro pontos que o Sporting, non'é vero?...o Porto conquistou um ponto na Luz bem como o Benfica e assim ganharia três e o Benfica nenhum...Três pontos na Luz com mais um ponto no Dragão frente ao Sporting daria quatro relativamente ao Benfica!...O Sporting ganhou três pontos ao Porto no Dragão e assim só ganharia um, portanto menos dois pontos que a contabilizar a mais dois conquistados pelo Porto na Luz daria também quatro pontos a somar àqueles que já leva de diferença em relação ao Porto!...Assim teríamos: FCdoPorto 66, Benfica 56 e Sporting 55 pontos, isto significaria que o Porto só necessitava de uma vitória para ganhar o Campeonato...Agora continuando a sonhar, imaginemos que o àrbitro em vez de fechar os olhos ao jogo da Madeira tivesse "visto aquele lance de mão na bola do Petit e marcasse Penalty...E se visse também o lance do David Luiz -não é verdade que quando entre um jogador de campo e a baliza existir um só defesa, a haver falta grave do defesa ela tem que ser punida com cartão vermelho?- e expulsasse o jogador Benfiquista o que poderia ter acontecido?...E se a MJM investigasse isto tudo em vez de fechar os olhos a tudo isto???...E se investigasse por exemplo porque estranha razão a equipa do Benfica "ganha outro alento" nas segundas partes dos seus desafios, quando o normal seria exactamente perder esse mesmo alento físico,isto é o gás?...Bom, isto sou eu a sonhar, claro, non'é?!...

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com o texto...principalmente a tvi sistematicamente tem comentadores incompetentes que não conseguem sequer disfarçar imparcialidade...
    E pior,chegam a iventar regras só para poder fundamentar o ponto de vista que lhes dá mais jeito...
    O Fucile sofre penalti indiscutível e o comentador tem a brilhante ideia de dizer " A bola não está lá,logo percebe-se que o arbitro não apite falta,es estivesse sería penalti"...Mas está TUDO ESTUPIDO????Desde quando é preciso a bola estar no poder dum jogador para ser assinalado penalti por empurrão pontapé ou o que seja????que regras aprenderam???
    Jà nos jogos do Benfica,no famoso penalti fantasma do Simão diz um dos comentadores após ver a repetição "pode não ser penalti mas se fosse eu marcava.."...
    Onde já se viu isto?já não se tem a noção do rídiculo...
    Outra pérola saída da tvi,no jogo do Porto contra a académica lucho leva amarelo por um agarrão a meio campo,logo a seguir um jogador da académica tem uma entrada bem dura que não dá amarelo de forma injusta e incoerente...sai esta pérola..." o árbitro podia ter dado amarelo mas ele conhece os jogadores e sabe aqueles que são mais susceptíveis de cometer um maior numero de faltas"...
    Mas que palhaçada é esta???Então agora existe uma regra de que um árbitro deve dar o cartão consoante conheça se o jogador faz mais faltas ou não...Com os comentadores da tvi aprende-se sempre novas regras...
    Mas também não é só na televisão...nos jornaiss,nas rádios...
    Agora a tsf até já teve a excelente ideia de por o Jose Pedro Gomes a comentar os jogos do benfica...é delirante ver os seus comentarios,ele não despe o papel de adepto do benfica e é ver ele a delirar com cada vez que o Rui Costa toca na bola...este comentador foi aquele que disse em televisao nacional que achava que o Vitor Baía é um produto fabricado pela imprensa e nunca foi assim tão bom...
    Depois de uma barbaridade dessas,só mesmo coloca-lo a comentar jogos do benfica...

    ResponderEliminar
  3. Primeiro de tudo, excelente crónica.

    Sinceramente, irrita-me mais os festejos do Miguel Prates quando o SLB marca do que os da TVI, porque o Miguel Prates é da velha guarda, e não destes jornalistas novos facciosos.

    O melhor locutor de televisão que já ouvi era Rui Tovar, sportinguista, e mesmo assim via o futebol como poucos, mas a RTP fez o favor de o afastar.

    Na TVI sabemos o que encontramos,felizmente existem blogs que não se calam por aquilo que todos vimos no sábado, ninguém fala disso nem tv's nem jornais, o país está a preparar-se para o jogo de todas as decisões o jogo de atribuição dos 2ºs e 3º lugares, imagino a emissão especial da Sportv, vamos levar com eles toda a tarde.

    ResponderEliminar
  4. dIZEM Q o campeão deste ano vai ser o da verdade desportiva. Tudo porque o FCP tem sido espoliado jogo após jogo e mesmo assim tem-se aguentado... é assim q eles querem, o porto para merecer ganhar tem q o conseguir mas sendo sp roubado...

    ResponderEliminar
  5. A comunicação social esteve desde sempre instrumentalizada face ao poder da capital e nem o espírito do 25 de Abril acabou com isso. Ficaram estes resquícios que agora com os novos tempos estão a recrudescer e para o qual devemos estar atentos, preparados e denunciar nestes espaços democráticos o que se passa.
    Parece que regressamos, em termos desportivos, aos tempos do Alves dos Santos que a comentar " com pertinácia " os jogos dos lampiões não disfarçava nada.
    Concordo com o Artur Jorge que dizia que via os jogos sem som e com musica clássica e até tenho saudades do Gabriel Alves e dos seus gestos técnicos perfeitos ao primeiro e segundo poste ou do malogrado filosofo Rui Romano que poetisava durante os comentários.
    Enfim, vergonhas.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís não me consigo conter.

    1868? Apenas 1868? Mas queremos crescer ou estagnar?
    No Tribunal verás o motivo desta minha indignação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ricardo uma achega José Pedro Gomes é sportinguista.

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís, existem coisas em que não interessa evoluir e não é por terem as repetições que estes anormais o iriam fazer. Numa coisa temos de concordar, mais criativos não podem ser. Existe sempre uma desculpa, por mais esfarrapada que seja, para as vergonhas que se vão vendo contra o FCPorto. Mas o cominho é o de sempre, continuar a vencer. Acredito que ainda na minha existência verei um país completamente rendido ao Dragão e com o número crescente de adeptos que temos tido, tudo irá mudar. É a minha convicção.

    Há uma frase que não posso deixar escapar, dizes:
    "Mesmo algum portista com microfone aberto e desassombro na linguagem pode alvitrar que é tempo de mudar de presidente, até porque vozes dessas têm sempre mais ouvintes…"
    Compreendo o que queres dizer com isso e sei do porquê da importância que dão a essas vozes, mas por outro lado, se existir uma voz discordante do presidente, de que outra maneira poderá ser ouvida pelos portistas senão na comunicação social? Ou achas que pura e simplesmente não se pode discordar do presidente? Dizem "são assuntos para se falarem dentro de portas, e eu pergunto: E alguém os ouve dentro de portas?
    Tinha de falar disto, não ficava de bem com a minha consciência.

    Pavlov, (infelizmente não dá para comentar os teus posts no teu blog).
    Referes-te aos 1868 lugares do novo pavilhão. Eu tb acho uma vergonha (se calhar é forte a palavra) tão poucos lugares para um pavilhão num clube como o nosso mas tb compreendo. Infelizmente o Porto (cidade) tem um presidente hostil (para não dizer outra coisa) para com o nosso clube. Existia um projecto excelente para um pavilhão multiusos na zona do antigo matadouro, que continua abandonado do outro lado da VCI, projecto esse que foi dizimado por esse ser.
    As modalidades como estão, umas em cada canto, não podem continuar assim. Perde-se a mística de jogar em casa, apesar de continuamos a vencer, ora, era urgente tratar do assunto e o único local em que a câmara não poderá levantar problemas de maior será aquele, bem juntinho ao estádio, como convém, e da propriedade do FCPorto, até para se poupar dinheiro. Para o local que é, acho que até está uma obra de se elogiar muito. Nunca ninguém pensou conseguir fazer-se seja o que fosse naquele local. Parabéns ao arquitecto Manuel Salgado. Por isso digo, é pequeno, mas é nosso e ainda por cima no melhor sítio possível, no coração do Dragão. Se antes não ia ver qq jogo das modalidades com certeza o irei fazer agora e se alguns jogos terão casa cheia de certeza, como já tinham, se calhar agora a maior parte dos jogos terá uma boa casa, o que se calhar não acontecia anteriormente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Zirtaev realmente achava estranho ter visitas e ninguém comentar.
    Só agora vi que por qualquer razão tinha os comentários desactivados, enfim...

    Compreendo o teu ponto de vista mas considero que é redentor um espaço curto para uma massa adepta que cada vez mais se entrega aos jogos do Dragão seja em que modalidade fôr...

    ResponderEliminar
  10. Neste espaço já falei de vez em quando da exiguidade de lotação do pavilhão, diminuto para podermos todos assistir aos jogos, qualquer Porto com o Barcelos, ABC e outros enche o pavilhão e muita gente que agora iria aos jogos concentrados no nosso espaço não o vai poder fazer.è pena, a maquete mostra uma obra interessante de um excelente arquitecto.
    Razões para isso, gostava que o Presidente as explicasse, também acho uma lástima que o projectado pavilhão multiusos fosse para o espaço, por certo devido a esse inenarrável edil que por infortunio calhou à Cidade.
    Mesmo assim, penso que um pavilhão com 5 mil pessoas seria o ideal, mas do mal o menos, jogaremos num espaço nosso.
    Agora, falta falar também da sala museu que em termos de dinâmica e projecção do Clube faz imensa falta, além de poder ser uma fonte de receita se moderna e bem organizada, com as novas tecnologias.

    ResponderEliminar
  11. Pavlovdoorman, essa de 1868 ainda pensei nalgum escrito de Antero (de Quental, não o Henrique que nada diz) ou de Pessoa e restantes tertulianos da época contra o amorfismo portuga.
    Não chegaria ao avilhão, porque ontem vi anunciados 2007 lugares e não 1868.
    Concordo que seja curto, especialmente para quem conheceu o Pavilhão Américo de Sá com cinco mil pessoas em tardes e noites de glória.
    Mas, como bem esclarece o Zirtaev que nem vive no Porto, esteve previsto no PPA das Antas um multiusos espectacular do outro lado da VCI.
    Se temos um rio que banha a cidade, sabemos que há rios que a dividem e o presidente da Câmara, mesmo depois de contrariado no seu desprezo manifestado pelo Dragão e todo o enriquecimento urbanístico das Antas, não deu um passo para se valorizar a questão de novo, teimou em não contribuir para o engrandecimento da cidade.
    É por políticos como Rui Rio que a cidade não cresce, definha; é por gente desta fraca estirpe que se perde valor em relação a Lisboa; em contraponto, na capital não se olha a meios para aumentar o prestígio da cidade. Mas os eleitores do Porto assim quiseram, e reforçaram em segundas autárquicas, pois é assim que o Dragãozinho tem de ficar confinado entre dois ou três passadiços de acesso à VCI mas ao menos colado ao magnífico Dragão que é um orgulho dos portistas e de toda a cidade.
    Temos de lutar com estas coisas também. Mas não é impondo limites ao FC Porto que estreitam as suas capacidades de vencer. Mais uma vez, contra tudo e todos.
    Se o FC Porto, e Pinto da Costa honra lhe seja feita, não erguesse a sua voz não teríamos tantas vitórias. Foi a lutar contra todos os sistemas, desportivo, fiscal, político, na Imprensa, que o FC Porto cresceu para ser, hoje, o maior clube desportivo do País, o mais bem estruturado, o mais bem sucedido e, seguramente, aquele que menos deve a quem quer que seja.

    P.S. - O alerta do Zirtaev ficou e eu confirmo: há muito que desapareceu a tua caixa de comentários.

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís bem sei do projecto anterior, que se esticava para os terrenos do Mercado Abastecedor, mas por política local e também governamental esse nosso desíngio não pode ser realizado; sei de tudo isso.
    Agora um pavilhão todo catita mas que não corresponde à mole humana cada vez mais presente nas modalidades é que me parece um erro.
    São 2007 lugares distribuídos da seguinte forma:
    -1868 bancada
    -121 VIP
    - e 18 imprensa.
    Digam lá não parece manifestamente pouco?
    Quanto ao Américo de Sá estive lá com mais de 7.500 pessoas, na maior enchente de sempre no título do Andebol. E muitas vezes o frequentei por isso acho pouco este espaço.
    Se a Mística de que falo em artigos anteriores renascer (e ainda ontem Carlos Resende fez alusão a essa mística em directo para o Porto Canal, da Gala dos 25 anos) só os atletas ocuparão parte significativa das bancadas.

    Já corrigi o problema dos comentários

    Abraços e saudações Azuis

    ResponderEliminar
  13. Não sei se me irrita mais os poucos lugares ou ele chamar-se " Caixa Dragão"...

    ResponderEliminar
  14. De facto, um pavilhão tão pequeno - e ainda por cima sem possibilidades de expansão - parece ser um entrave ao desenvolvimento das modalidades amadoras. Confesso que não tenho assistido a encontros desde que foi encerrado o Pav. Américo de Sá -e tenho acompanhado menos essas modalidades. Mas, com a abertura do novo pavilhão, gostaria de voltar a assistir a alguns encontros no novo pavilhão (sobretudo basket, onde julgo que consigo convencer a minha filha mais velha a acompanhar-me). Mas, de facto, esta lotação fará com que o pavilhão esgote facilmente (=bilhetes caros?), a menos que se retome um velho hábito (infelizmente perdido, segundo creio), de recorrer ao uso do Pav. Rosa Mota nas grandes ocasiões.
    Infelizmente (ou felizmente, pelo bom sinal que isso transmitiria), parece-me que mal o pavilhão seja inaugurado, estaremos a pensar num substituto.

    ResponderEliminar
  15. Nuno Nasoni o problema é que o pavilhão Ros Mota vai deixar de ter gerência camarária, ao que sei será gerido pela empresa que gere o Pavilhão Atlântico como tal não espero grandes ajudas por aí.
    Sinceramente isto parece-me um estender de mão a Gondomar...

    ResponderEliminar
  16. A lotação ( ou a falta dela ), é realmente um problema pois um novo pavilhão, moderno, bonito e com as modalidades centralizadas nele e não dispersas como até aqui, vão trazer um acréscimo de espectadores e o regresso da mística dos velhos tempos.. E já adivinho as dores de cabeça que vão ser comprar bilhetes para grande parte dos jogos. Serão possívelmente caros e temos de ir às lojas azuis ( ou agora tbz) ou gramar filas no Dragãozinho, como lhe chamarei pois também não gosto da caixa.
    Para as grandes enchentes se calhar lá teremos de nos deslocar a Gondomar o que é lamentável.
    De positivo é que teremos sempre casa cheia e grande apoio pois são modalidades espectaculares e que tem o nosso carinho.

    ResponderEliminar
  17. Parece-me que merecem algo destaque estas afirmações do médico do Belenenses:

    "- " Médicos do Dragão impressionaram
    O médico do Belenenses que acompanhou a equipa no domingo ficou impressionado com o apoio prestado no Estádio do Dragão. “Antes do jogo, tive uma reunião com o dr. Nélson Puga e com os bombeiros para, precisamente, precaver qualquer situação grave”, começou por explicar Rui Miller. “Quando aconteceu o problema com o Marco, rapidamente entrou no relvado uma equipa de suporte avançado de vida para reanimação, que prestou todo o apoio possível. Por acaso, não foi necessário, porque o desmaio não se deveu a paragem cardíaca, mas depois até foi aquela equipa a transportar o jogador e a contactar com o hospital de São João. Quando lá chegámos, já estavam à nossa espera”, conta o clínico, agradecido pelo tratamento recebido, quer no Dragão, quer na unidade hospitalar. Segundo ele, havia várias equipas de reanimação espalhadas pelo recinto, o que não é frequente nos estádios portugueses."

    ResponderEliminar
  18. Excelente texto.

    Muitas verdades num só texto seria merecedor de ser lido pela MJM. Mas ela deve gostar mais de ler a verborreia da Leonor Pinhão...

    Quanto ao pavilhão do Dragão é motivo para se aplaudir de pé a sua execução. Demorou mas conseguimos!

    Contudo o nome Caixa Dragão é de bradar aos céus! Então, ainda há uns meses o nosso presidente criticou o facto de o centro de treinos do slb ser patrocinado no nome por uma empresa do estado e agora aparece-me esta empresa a publicitar o pavilhão do FCP???

    Existem coisas que não entendo...

    Ainda assim, alegria por termos novamente um espaço para as modalidades amadoras! E o nome para mim será sempre "Dragãozinho".

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  19. off-shore antecipou-se-me...
    Ladrões para o fim-de-semana:
    Jorge Sousa no Bessa
    Pedro henriques na Luz

    Um benfiquista no derby do Porto
    Um sportinguista no derby de Lisboa

    Um portuense no Porto
    Um lisboeta em Lisboa

    E eu a dizer minutos antes a um amigo que ia um do Porto a Lisboa e vinha um de lá para o Bessa.

    O Jorge Sousa já nos comeu um penálti no Porto-Estrela.
    O Pedro Henriques comeu-nos um penálti no Porto-Sporting

    Há coincidências e bruxas à solta

    Já agora, porque a comunicação do nosso clube é uma merda e com as alterações previstas não vai mudar o cheiro, fiquem a saber que a festa do título com o Nacional será dia 5, sábado, pelas 19.15h

    Aos seus lugares, mas apertem os cintos.

    ResponderEliminar
  20. Zé Luís, também acredito que a festa do título será nesse dia.

    ResponderEliminar
  21. Meus caros, fiquei também um pouco surpreendido, com a dimensão do Pavilhão aprovado e com a sua lotação. Sei que existem dois pisos - pelo menos - e só vejo referenciada a plena utilização de um deles, o que fica situado no plano mais elevado. Talvez questões de ventilação impeçam a total utilização do restante espaço, mas porventura, o projecto não esteja afinal completamente divulgado e o Pavilhão possa ter uma função duplicada o que elevaria para valores mais consentâneos a sua eficácia e lotação simultânea! A não ser assim, ficaremos com um Pavilhão intermédio em termos de valências e aguardaremos melhores dias para se poder ampliar o complexo para a zona nascente da Via de Cintura Interna...É só uma questão de arrumarmos este Rio de nojo que os cidadãos do Porto escolheram! Espero que os nossos concidadãos abram definitivamente os olhos e deixem de lado as suas côres e fidelidades políticas!

    ResponderEliminar
  22. Este texto que acabei de ler está muito bem redigido,no entanto não nos dá novidade nenhuma,aquilo que denuncia já vem desde os tempos dos faraós!Eu canso-me de dizer que o pito dourado devia insidir unica e exclusivamente nos media!Em vez de andar a desperdiçar dinheiro publico com manobras de diversão para contentar lampeão!O pavilhão,de facto é pequeno para a dimensão do clube!Vai ser complicado ir ver um joginho do meu querido hóquei em patins,que eu adoro,mas enfim,um dragão arranja sempre forma!Quanto ao nome,a mim incomoda-me pouco!Venha o graveto da "caixa"que o tempo é de vacas magras!Para mim não é o pavilhão caixa mas sim o pavilhão do Futebol Clube do Porto!É pequeno?Que importa?Assim ficamos mais juntos,ou não é?Quanto ao rio de merda que lisboa infiltrou aqui,temos que gramar,embora estejamos atentos,senão reparem neste destaque do discurso do PRESIDENTE no palácio da bolsa:Entre agradecimentos e até pedidos de desculpas para com quem foi injusto,Pinto da costa salientou a presença do Bispo do Porto,D.Manuel clemente,a quem pediu que seja a voz e acção"numa cidade que está muda e quieta"!Ou deveria ter dito manietada,em vez de quieta?

    ResponderEliminar
  23. O piso inferior poderia muito bem ser utilizado como Piscina...É uma hipótese que levanto, mas poderá muito bem ser encontrada outra ou outras soluções - o desnível entre a cota superior e a inferior é muito grande - e ser até um espaço excelente para o convívio dos sócios e simpatizantes...Tem a palavra Manuel Salgado!

    ResponderEliminar