30 maio 2007

Como muda Scolari um ano depois

Portistas de novo em maioria, sub-21 agora em duas frentes, Europeu que desta vez não divide as duas selecções. Ai a coerência...

Serei sempre um crítico de Scolari, como de qualquer treinador que não demonstre bom senso ou tenha contradições no que diz e faz. Há muito tinha-me proposto a abordagem à selecção e agora que está “cheia” de portistas é a boa oportunidade porque o que interessa, a Liga, já acabou.

Um ano depois da controversa convocatória para o Mundial e a linha divisória do Europeu de sub-21 que se disputou em Portugal, Scolari voltou a errar, corrigiu a asneira ou continua teimoso e imprevisível?

Agora deu-lhe para convocar uma maioria de jogadores do FC Porto. É certo que faltam, frente à Bélgica, Simão e Nuno Gomes, lesionados, e Cristiano Ronaldo, castigado, mas só isso não explica tudo.

Para a Alemanha…
Há um ano levou do FC Porto só Postiga (a meio termo no Dragão, aliás) e, mais por birra do que por justiça para com o jogador, Ricardo Costa. Como se comprovou, os dois não fizeram falta alguma à selecção pelo que (não) jogaram. Aliás, poderia dizer-se o mesmo de outros, mas os resultados “tapam” as asneiras e “exaltam” qualidades que não existem.

Ignorou, então, Quaresma, Hugo Almeida, Raul Meireles, meteu-os nos sub-21 tal como a Moutinho e Nani, por exemplo, por causa do Europeu da categoria a quem deixou a responsabilidade do título, o cutelo sobre Agostinho Oliveira e o ostracismo a que ele próprio Scolari votou essa selecção da qual não assumiu responsabilidade alguma apesar de ser o “chefe” (ele disse-o assim!) de todas as selecções.

Pior: excluiu logo do Mundial quem fosse ao Europeu e deu uma machadada psicológica pelo menos em Quaresma, o mais influente jogador da dobradinha do FC Porto de Adriaanse e que o próprio seleccionador nacional viu, no Jamor, de que massa era feita o nº 7 portista na final da Taça a servir Adriano no golo da vitória.

Europeu e Jogos Olímpicos não entravam…
Hoje, mesmo com um Europeu de sub-21 fundamental por apurar também para os Jogos Olímpicos de Pequim’2008, o mesmo Scolari não se coíbe de chamar aos A jogadores que depois terão de ir a correr para a Holanda tentar apurar os sub-21, como Moutinho e Nani, mais Hugo Almeida – que a 10 de Junho também defrontam a Bélgica no seu Europeu de sub-21.

Há um ano, o ponta-de-lança suplente do FC Porto, Portiga, que para jogar o Mundial teve de sair emprestado para o estrangeiro (St.-Étienne), lá foi na excursão à Alemanha. O capitão, suplente, do FC Porto, Ricardo Costa, foi a surpresa (forçada) de última hora.

Os obreiros da dobradinha portista, Meireles, Quaresma, Hugo Almeida, ficaram em casa, decepcionados para fazerem figura no Europeu e desiludidos por verem o Mundial pela TV depois do fracasso que fez Scolari “provar” que tinha razão nas suas escolhas como se não tivesse nada a ver com o que ficou para trás – na esteira, aliás, do que sucedeu nos Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia, onde José Romão, como depois A. Oliveira, levou com as culpas e o despedimento…

Hoje, são cinco portistas para enfrentar a Bélgica dia 2, os portugueses titulares (Postiga foi-o na 1ª volta da Liga) do onze habitual de Jesualdo. Até o treinador portista se regozijou. E disse: “Há quantos anos os portugueses titulares do FC Porto não iam à Selecção?”.

A “surpresa” de Jesualdo
Pois, em 2004, à excepção, inexplicável, injustificável, histórica e estatisticamente inconcebível, de Vítor Baía que se sagrara campeão europeu de clubes e foi eleito o melhor guarda-redes do continente, Scolari levou lá os titulares de Mourinho, de Paulo Ferreira a… Deco com as peripécias que se conhecem e ainda hoje suscitam ressabiamentos.

Mas, como sabemos, foi também só depois de perder com a Grécia que Scolari puxou os portistas para o onze da sua selecção que o povo desconfiava. Até perder com a Grécia outra vez por culpa de um guarda-redes que no seu clube nunca inspirou confiança.

Ninguém sabe qual o lado lunar da mente de Scolari, mas parece sempre ser o lado sombrio, da falta de senso e de continuar a julgar-se a salvo de críticas. Porque ninguém as faz e esta foi mais uma oportunidade para lhe revelar a careca no meio do seu discurso sempre redondo, entre autoritarismo (“Não esqueço quem me ajuda, nem quem não me ajuda”, ameaçou) e falta de ambição. Mas com a sorte de sempre.

Agora virou-se para o FC Porto. Já pediu o Quaresma do FC Porto e teve-o, deslumbrante, precisamente frente à Bélgica. Até parece que o desconhecia há um ano e até parece que não fez falta um flanqueador (Simão esteve fraquinho na Alemanha e Ronaldo jogou muito pelo meio) de categoria como Quaresma. Agora revela Bruno Alves e Bosingwa, como se antes não o tivessem justificado em vez de Tonel, Ricardo Rocha, Zé António como central ou Nelson como lateral-direito.

Salve-nos a senhora do Caravaggio!

62 comentários:

  1. A propósito da selecção, isto das convocatórias faz-me lembrar esse assombro de inteligência que dá pelo nome de Diamantino Miranda - Disse ele que o Futre só jogou no mundial do méxico para se valorizar, porque o Fc Porto o queria vender... Presumo que no ano seguinte, o jogador que partiu os rins a meia equipa do Bayern devia ter outro nome então...

    Desse amigo já se sabe, de Eriksson para cá e desde que ele deixou de jogar que não há futebol em Portugal... Há dores de cotovelo tramadas. Salve-nos ao menos o nosso Bi-bota, quando no trio de ataque levantou a voz para defender o grande Pedroto, quando o mesmo Diamantino queria referir o treinador sueco como consensual na revolução que trouxe ao futebol português. É que os treinadores portugueses para ganharem em Portugal sabem onde têm de trabalhar, e os vermelhos não gostam... Azar!!

    Quando fizerem aquilo que Queirós disse em 1994 - "limpar todar a porcaria da selecção" - valerá a pena (talvez) voltar a olhar para a equipa das quinas como sendo de todos nós.

    Um forte abraço caros amigos.

    ResponderEliminar
  2. Que rico caminho segue o nosso Porto...

    - Contra Lino (VERGONHA).

    - Helder Barbosa na Académica e Vieirinha no Vi.Guimarães!
    Bem, eu nem tenho adjectivos para isto...ABRAM OS OLHOS!!!!

    vamos ficar com alans ou então vamos comprar uns 3 tariks ...

    Que VERGONHA!!!!!!

    estamos f*did*s!!!

    ResponderEliminar
  3. Dos putos Barbosa e Vieirinha tb n me agrada vê-los a serem desaproveitados mas qt a Lino devo dizer q tem mt qualidade e é mt bom nas bolas paradas.

    ResponderEliminar
  4. Será que Scolari anda a fazer-se ao lugar no Dragão? hummm...

    Acho que era inevitável, o FCP voltar a ter a maioria na selecção, isso deve-se a sobretudo a que, nos últimos anos, os sub-21 sempre tiveram muitos portistas e é com naturalidade que chegam aos AA.

    ResponderEliminar
  5. Eu não quero saber do Scolari... e acho que é bem capaz de não conseguir a qualificação.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luis,

    esse sujeito é um oportunista que apenas se lembra dos jogadores do FCP quando anda à rasca...

    Subscrevo a tua opinião.

    Quanto ao Lino parece que são só(!) 2 anos de contrato.

    O homem até tem site:

    http://www.lino16.com/

    Então e a possivel vinda do Conceição para o FCP? (acho que apesar de tudo deve vir para o Braga)

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Não falo do scolari, não gosto, nunca gostei, mesmo que leve todo o FCPORTO.( o que não quero pois quantos menos ... melhor - menos cansaço, menos hipoteses de lesões, etc )
    Quanto a reforços, vejo bem o emprestimo dos dois miudos, quase não jogaram esta época e necessitam de rodagem, embora tenha pena de os nºao ter cá pois gosto de ver equipas com jovens e portugueses.
    Gostava do Conceição - não devia ter saido, é um portista danado mas é pena estar em final de carreira.
    Lino ... a saga dos defesas esquerdos ...
    Espero bem que as proximas aquisições sejam melhores e para lugares necessários: Central, meio campo, extremo direito e avançado.

    ResponderEliminar
  8. Como disse o Teixeira este Scolari é apenas um oportunista que tenta agradar à maior parte, mas qd se vê aflito tem de cair na realidade e fazer o que está à vista de todos à muito tempo, pelo menos de quem entende de futebol. Quantas vezes não terá pensado ele durante o campeonato do mundo em Quaresma, mas enfim, agradou à malta de Lisboa e é só nisso que eles pensam.

    Como diz o Jorge, tb eu até prefiro que com este seleccionador vão poucos jogadores do FCPorto à selecção, são menos esses jogos nas pernas e é mais uma chance de não virem de lá lesionados.

    Teixeira andas a falar muito no Sérgio Conceição, sabes de algo que nós não sabemos? É que acho muito estranho ele voltar ao FCPorto que não para uma função técnica. Ele tem se não me engano 32 anos e ainda por cima penso ter saído magoado do clube qd cá esteve na última vez. Sabes mesmo de algo que não sabemos?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. "Ontem à mesma hora, RTPN e SIC Notícias em mais uma absurda manifestação de contra-programação (com responsabilidades totais para a segunda, pois aquele é o horário de sempre do “Trio d’Ataque”), levaram à antena entrevistas de fundo com Paulo Bento e Jesualdo Ferreira respectivamente.
    Recorrendo ao vídeo não deixei de ver as duas, e o contraste foi total.
    Enquanto o jovem técnico Paulo Bento dissecou a época dos leões com uma clareza de discurso notável, sem lamentos nem evasivas, com firmeza mas também com educação e elevação, o veterano treinador portista aproveitou a ocasião para se queixar de tudo e todos, disparar em várias direcções (adversários, árbitros, imprensa), mais parecendo necessitar de ajustar contas com um mundo que julga ver persegui-lo. Quem não soubesse, nunca diria tratar-se do campeão nacional.
    Esta triste aparição de Jesualdo Ferreira leva-me àquilo que tem sido o discurso portista desta e doutras épocas, e que o técnico parece ter interiorizado na totalidade, não se apercebendo do ridículo da sua figura de “cristão novo” em território de almas fanatizadas.
    O F.C.Porto de Pinto da Costa sempre procurou fazer a sua afirmação de poder encontrando inimigos externos que, como qualquer tratado militar indica, contribuíssem para a unidade interna. A matriz identitária do povo do norte – de sangue na guelra, facilmente fanatizável, sempre disposto a combater por qualquer coisa, algo que não é possível encontrar, por exemplo, em Lisboa – era a parceira ideal para esta estratégia. A “lavagem cerebral” a jogadores e técnicos induziria neles esta atitude guerreira, hostil e arrogante que se traduzia numa extrema combatividade no relvado, e daí em vitórias e títulos, isto sem chamar para aqui outros aspectos paralelos e de não menos importante contribuição para o percurso portista das últimas décadas.
    Esta estratégia, na mesma medida em que contribuiu para uma enorme força interna, originou também uma generalizada hostilidade no país desportivo e no país, eu diria, civil. Só assim se compreende que um clube com as conquistas nacionais e internacionais do F.C.Porto continue cingido a uma base de adeptos bastante limitada em termos geográficos – pois ainda que a sua representatividade tenha crescido no sul do país, esta continua a ser globalmente a realidade, sobretudo se comparada com Benfica e Sporting,
    Ora não se pode pretender ter “sol na eira e chuva no nabal”. Se o F.C.Porto pretende unir às suas forças à custa do confronto e do conflito, não pode depois esperar que adversários, comunicação social e outros agentes lhe devotem qualquer espécie de simpatia, e que se regozijem com os seus êxitos, depois de passarem uma, duas, e muitas épocas a serem constantemente atacados e ofendidos de forma cínica e arrogante, ainda que por vezes apenas reflectora de uma mentalidade profundamente provinciana e menor.
    Pinto da Costa entende perfeitamente essa realidade, e nunca se incomodou nada com ela até ver o seu nome ligado à corrupção desportiva. Jesualdo talvez ainda não a tenha percebido em todos os seus contornos, e daí a sua pretensa indignação – faço ao professor a justiça de não o considerar hipócrita na sua análise.
    Foi assim penoso ver o técnico queixar-se da imprensa – que não dava o mesmo realce às vitórias portistas, o que é perfeitamente natural pois afinal é a voz do país, e este não se revê manifestamente nos métodos portistas -, da arbitragem – que não beneficiou tanto o F.C.Porto como todos estávamos habituados, mas também não se pode dizer que o tenha prejudicado – e de sei lá mais quem, num discurso redondo, triste, rancoroso e antipático, que em nada contribuiu para melhorar a (fraca) imagem de Jesualdo como profissional de topo.
    Jesualdo não percebeu também ainda que foi campeão à boleia de um plantel riquíssimo e com um cultura de vitória perfeitamente assimilada, à qual ele pouco ou nada acrescentou até chegar a um título que, mesmo assim, acabou por ser bastante sofrido, e para alguns até imerecido.
    Não sei qual é a ideia que os portistas têm deste treinador, mas suponho que também não seja isenta de grandes reservas. Se há casos em que não se pode agradar a todos, outros há em que se parece não agradar a ninguém. Assim se chega aos 60 anos sem nada ganhar."


    Em www.vedetadabola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Ó lf, esse discurso também já é conhecido. O antiportistmo primário revela-se sempre. Jesualdo descobriu, por dentro, como é ser campeão no FC Porto. Sem Apitos Dourados, sem ajudas, com todos contra à excepção dos portistas. Ele sabia, de fora, que o Porto vencia muito, quase sempre por alguma razão. Confirmou-a apenas: ter força de campeão.
    Enquanto tu e outros palermas não entenderem isto nunca compreenderão as coisas como deve ser. Vocês é que estão permanentemente irritados, porque perdem, iludem-se e desiludem-se, vivem na corda bamba, andam meses a delirar e depois caem à terra.
    Eu ouvi o Paulo Bento enquanto pude e também gostei. Tudo bem. Depois ouvi Jesualdo e também gostei. Cada qual no seu registo mas ambos com elevação e seriedade. Não vi diferenças substanciais. Mas há palermas que não distinguem um campeão de um dos outros que não ganham. Há palermas que estarão sempre, mas sempre, a falar do Apito Dourado e depois não gostam de ouvir que, afinal, o FC Porto ganha com o Apito Dourado em todo o seu esplendor. Mais: Jesualdo falou das arbitragens incríveis de jogos do Benfica e do Sporting, além daquele caso excepcional do Leiria-Porto, o auge do Apito Dourado.
    Eu vi as duas e gostei. Sei ouvir, interpretar, ler o que pretendem dizer. O Paulo Bento, por exemplo, não voltou a falar do Leiria-Sporting senão para dizer que tudo bem quanto à expulsão de Liedson mas achava que o Rossato também deveria ter sido expulso. É uma opinião e sabendo nós como se passou o jogo, vale o que vale. Mas falou, para sacudir a água do capote por não ter ganho na Luz, que crucial foi perder pontos com os despromovidos Aves e Beira-Mar. Bem, também vale o que vale, o Porto também perdeu com o Estrela em casa. Bem, a ser assim, como diz Jesualdo, para quê discutir-se, depois de tudo acabado, estas coisas? Não faz sentido.
    O que faz sentido, e ficou das duas entrevistas, é que Paulo Bento, sem lesões nem castigos, andou meia época a encontrar uma equipa que ele já conduzia da época anterior. Jesualdo teve lesões e castigos, entrou após a pré-época e encontrou desde cedo equilíbrios na equipa que fizeram o FC POrto estar sempre na liderança.
    Essa é a diferença, tudo resumido, das duas boas entrevistas.
    Mas o lf não percebeu, foi buscar o livrinho vermelho de como dizer mal de alguém que fale do FC Porto.
    E Jesualdo, mais uma vez aos distraídos, disse que falou o que tinha de falar e quando tinha de fazê-lo: na projecção do jogo seguinte e na análise ao jogo que havia terminado. Falou nos momentos que um técnico deve assumir, não mandou adjuntos sequer e que eu não gosto de ouvir.
    Para mim fico esclarecido. Para ti...

    ResponderEliminar
  11. ZE LUIS ao seu nível, simplesmente formidável. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  12. LF eu ía-te responder, mas o Zé Luís disse tudo o que havia para dizer.

    Aos anti-FCPorto estamos nós bem habituados. Pelos vistos o Jesualdo não sabia o que isso era, ficou a saber e e terá falado bem, apenas li excertos da entrevista.

    Ao Paulo Bento é fácil falar, não se pode queixar de nada, teve sempre tudo a favor dele, imprensa ligas, adversários, etc., mesmo as arbitragens de quem os sportinguistas gostam tanto de falar. Ele resume-se a um único lance que lhe dava um ponto, mas é selectivo demais, não se lembra de todos os pontos que conquistou à custa dos mesmo homens. Enfim já estamos habituados.

    Já agora souber onde ver a entrevista do Jesualdo eu gostava que me informassem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. esse LF acordou no dia das entrevistas, anda ressabiado com o 3º lugar, desta vez não houve maneira de comprar um clube e com isso 6 pontinhos ou fazer a festa do titulo no Algarve... paciência. A distinção entre um campeão e um anão é evidente, e o PB por muito que se ponha em bicos de pés é um anão. Desde o fim do campeonato que se queixa de perder o titulo devido a um golo sofrido em casa, com a mão... não se queixa de, em casa, não conseguir virar o resultado, queixou-se da expulsão do Liedson como se esta fosse alguma aberração e depois de lhe oferecerem a Taça, vá lá, um titulo, veio sacudir a água do capote e dar uma entrevista séria. Mas só na entrevista, porque sem estofo e com o seu estilo pacóvio ainda conseguiu atirar umas "de través" ao campeão nacional em título, e mesmo os seus jogadores ainda se queixavam da dor de cú com que saíram do Dragão na meia-final do ano passado.
    O Jesualdo, que infelizmente vai ficar mais um ano, teve esta época a verdadeira noção do futebol em Portugal, viu, finalmente, que a realidade é uma:
    existe um clube em Portugal que luta para ganhar em todos os campos, contra todas as equipas (equipas de arbitragem incluídas)e que vive ostracizado pela demência de grandeza de clubecos que se julgam os maiores e se agarram com unhas e dentes a desconfianças e conversas de vão de escada para se desculparem da incompetência reinante dentro de suas portas, esse clube é o FUTEBOL CLUBE DO PORTO. O resto é paisagem... e mai'nada!!

    ResponderEliminar
  14. Ia contra argumentar o IF mas depois de ver o comentário do Zé Luis não é preciso.
    Muito bem.

    ResponderEliminar
  15. Marek Cech disse hj q "vencer o tri vai ser mais difícil, porque toda a gente quer outro campeão"... Já este ano queriam... :)

    ResponderEliminar
  16. Eu não queria comentar mais as duas entrevistas, de que gostei, repito, até porque nos desvia do tema do dia que é a Selecção - a Liga, o mais importante, já acabou e bem, tudo está no seu lugar, graças a Deus... é música para os meus ouvidos!
    Mas não resisto a apreciar o trabalho de sapa do Rascord habitual. Só isso sugeria-me um post sobre os ESCRUTINADORES, tipo lf, à cata de tudo o que se disser no FC Porto.
    Pois a capa do Rascord não fala do que disse Jesualdo. Porém, há logo ali um comentário negativo do Benfica à entrevista do prof. Fantástico! Não se sabe o que ele disse, na 1ª página, mas já põem um comentário do Benfica a isso mesmo. Daaaasssse!
    Depois, os ESCRUTINADORES lá foram antecipar o que sairia na entrevista das 23 às 23.50h na SIC-N. E da página 2 à página final não faltam comenários e comentadeiros de ocasião, obviamente ressentidos com as farpas de Jesualdo. Até deram espaço e tempo à opinião dos cibernautas e, pasme-se!, o que de menos importante teve a entrevista, a alusão aos adeptos "destruidores" do Benfica, alguns adeptos até concordaram com a crítica!!!
    Bem disse há tempos, e repetiu-o recentemente, o Artur Jorge: "O Benfica é um circo".
    Isto no dia em que Miguel Sousa Tavares, na sua página da 3ª feira na A Bola, derrete o pascácio LFV da primeira à última linha, é obra. Baralhados com tanta eficácia e tantos tiros certeiros no porta-aviões enferrujado lá da Luz, os mouros nem souberam para onde se virar.
    Foi como D. Afonso Henriques, há 960 anos, a expulsá-los de Lisboa. À espadeirada. Lindo de morrer.

    ResponderEliminar
  17. Sinceramente, ainda pensei que algum morcão saloio viesse (também eles e também por isto!) apontar mais uma crítica ao Scolari. Mas ninguém se dá mais conta das asneiras do seleccionador. O post serviu para algo?

    ResponderEliminar
  18. Caro Zé Luís, nem de propósito, venho agora espingardar sobre o teu post. Subiu-me a mostarda ao nariz com esse quase-homónimo do recreativo de ciclistas do bairro sul da 2ª circular!!!!

    Quanto a Scolari nada a dizer. Lembro-me que na altura da sua contratação se falava na tal "limpeza na Federação", logo na primeira convocatória do brasileiro percebeu-se que a tal "limpeza" seria uma tentativa de erradicação dos jogadores portistas na Selecção A. Scolari, enquanto treinador, é mediano, foi campeão do mundo com sorte e com um árbitro miope que lhe deu um penalti numa falta cometida a 3 metros da área e vice-campeão europeu graças ao trabalho de banco de José Mourinho no FCPorto, doa a quem doer essa é que é a verdade. A partir daquela primeira convocatória do brasileiro o meu interesse pela selecção esmoreceu, de tal forma que a única coisa que espero da selecção é que sejam afastados o mais rapidamente possível da disputa do próximo europeu para que o homem se vá embora de vez. Mai'nada.
    Enquanto pessoa não faço juízo porque para mim esse tipo não é pessoa nenhuma, é um típico lampião, aproveitador, com a mania das grandezas, com a mania que tem sempre razão e com a mania de que todos lhe devem reverência ninguém lhe pode tecer críticas ou pedir explicações. Em suma, É um palhaço. Com "P" maiúsculo!!!!

    ResponderEliminar
  19. em Italia noticiam o interesse do Porto no médio Argentino do Inter Mariano Gonzales.

    ResponderEliminar
  20. Sem comentários para o lf a não ser que parecia um texto cor-de-rosa à moda da leonor pinhão. Então o treinador dos 500 lógicamente é que falou bem? Parece-me "lógico"...

    Zirtaev, não tenho nenhuma informação sobre o Conceição mas mesmo com 32 anos não me importava nada de o ter no plantel. Acho que uma das asas do Dragão ainda tem espaço para o seu futebol aguerrido e de bons centros.

    Mas sinceramente acho que o nosso amigo Jorge Costa deve ter as portas abertas para o Sérgio...é apenas uma aposta.

    Zé Luís, a tua resposta às carpideiras enjoadas foi na mouche. Com o Zé Luís neste blogue nenhum viciado em Alka-Seltzer pode fazer "farinha". Muito bom.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  21. Na Abola noticiam a transferência do Anderson para o Manchester!! Nem quero acreditar...

    ResponderEliminar
  22. Pedro, acabei de ler, estou de boca aberta. Espero bem que seja mentira, já que vem da bíblia dos lampiões. Mas aqui fica a notícia:

    Anderson e Nani no Manchester United

    O Manchester United assegurou hoje as contratações de Anderson (FC Porto) e Nani (Sporting). A BOLA pode garantir que as negociações estão encerradas, pelo que os dois jogadores vão ser companheiros de Cristiano Ronaldo a partir da próxima época.

    Numa primeira fase pensou-se que apenas o jogador do Sporting estaria a ser cogitado pelo clube inglês, mas também Anderson estava em cima da mesa. O Manchester United fez-se representar várias vezes em jogos do último campeonato português, nomeadamente através do irmão do técnico Alex Ferguson, mas agora foram David Gill e Carlos Queirós que fecharam as negociações.

    Os dois representantes do Manchester United estiveram, logo nas primeiras horas desta quarta-feira, reunidos num hotel de Lisboa com o empresário Jorge Mendes, ficando então fechadas as transferências dos dois jogadores, que, desta forma, serão companheiros de Cristiano Ronaldo a partir da próxima época.


    Qt ao Mariano Gonzalez, não conheço muito bem, mas pode tb ser só especulação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. No maisfutebol diz que Anderson sai por 25Milhões.

    Continuo a querer pensar que é só especulação, mas já aparece em todos os sites desportivos

    A ser verdade, vou ficar bem chateado. Todos menos o Anderson, porra!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

    A F.C. Porto - Futebol, SAD vem pelo presente comunicar que chegou a um acordo de princípio com o clube Manchester United FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Anderson Luís de Abreu Oliveira.

    Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto - Futebol, SAD.


    Porra para isto pá!!!!

    ResponderEliminar
  25. Confirmado no site do FCP. E tudo para cobrir a merda das contratações que vêm fazendo. Ainda tenho a esperança que ele fique emprestado por cá. mais uma vez vamos andar atrás de um nº10: DECO!!

    ResponderEliminar
  26. Fodasse!!!!! primeiro deixaram o ADriasno correr o Diego (melhor jogador na Alemanha este ano!!!!) e agora vendem o Anderson???? que emrda é esta carago??? já sei que têm as contas todas no vermelho (salvo-seja) mas tinha q ser o puto-maravilha????

    claro está q isto sera sinonimo da continuidade de Quaresma, só pode!!! e abrems-e as portas à permanência de IBSON (e ainda bem!!!!!) mas fosgodasse, o ANDERSON?????
    e depois fazem contratações como o Lino!!!!?!?!?!? tá tudo louco!!!

    ResponderEliminar
  27. Tá certo, 80% que detém o Porto, de 30 milhões o preço, dá 24 milhões de euros. Bem vendido, eu não tinha ilusões. Nem a SAD estará surpreendida. Basta que não se dê, já agora, um prémio de produtividade pela venda. Nem que seja para pagar algum assessor de Imprensa a contratar...

    ResponderEliminar
  28. Recebi hoje os papeis para pagamento do DragonSeat, tenho de me acalmar, senão mandava-os já para o lixo. "&%&#$"%"&$%&"%$

    ResponderEliminar
  29. Zé Luís, não acho que seja um bom preço, daqui a um ano e com uma boa época sem lesões valeria 40, tenho a certeza.

    Estou mesmo fod#####.

    Que fosse o Quaresma, que fosse o Pepe, agora o Anderson...

    E vamos ver se os outros tb não vão. Só espero é que sirva para abater no passivo do FCPorto e não para aumentar nenhuma conta do banco de alguém.

    Fod%$#%$

    ResponderEliminar
  30. Mas que grande murro no estômago levei agora.

    Contava com todos menos com o Anderson. Já temos dinheiro para renovar com o Quaresma.

    Nem sei o que dizer...

    ResponderEliminar
  31. Zirtaev, os 24 milhões colmatam o défice da época. Que querias mais? E quem garante que o puto chegue ao fim da próxima época? E para quê jogar se o título da próxima época já está entregue, pelo menos reservado? Por isso o Sporting também vende Nani.
    Ninguém pode antecipar quanto vai valer um jogador daqui a 1 ou 2 anos. Anderson fez duas meias-épocas e ganhou 2 títulos, ajudando muito neste último.
    Depois, ainda há clubesm, raros, que batem logo a massa. E ela dá jeito. Não tenhamos ilusões. Só pensei que fosse mais tarde.

    ResponderEliminar
  32. Só tenho uma coisa a dizer...
    GRANDE MERDA, que vendessem o Quaresma o Lucho ou mesmo o Pepe, mas o Anderson, que nem sequer tivemos grandes oportunidades para o ver jogar,assim NÃO.´
    Até fiquei parvo com esta venda.
    Malaicus

    ResponderEliminar
  33. Estou profundamente desapontado,desiludido e zangado pela venda do puto Andersson.
    Aí estão os commissionistas da SAD a funcionar(..) tambem já ponho em causa a renovação do lugar anual!!.Vender qualquer um dos outros jogadores ainda vai ,agora o miudo promessa!!QUE VERGONHA.
    O Nosso clube parece o sporting: vendeu Ronaldo,Quaresma e Simão quando eram miudos e por uma bagatela e hoje em dia estão TESOS ,sem dinheiro!!
    vendem o Anderssom de 18 anos e compram o Lino de 30 Anos!!!!!!
    V E R G O N H A !!!!!
    Cumprimentos do louro

    ResponderEliminar
  34. Zé luís, visto bem as coisas é um excelente negócio, 2 meias épocas = 25 milhões.Todos sabíamos que isto ia acontecer.

    Agora o que fica é aquele sabor amargo que poderíamos o ter por mais um aninho que seja.

    ResponderEliminar
  35. Estou doente.

    A minha vontade é ir entregar o meu cartão amanhã. Se não fosse tão portista.

    E essa dos 25 milhões serem muito bons é uma grande treta! Segundo a RTP, o Nani foi comprado por 25,5 milhões!

    E acho que não é preciso pensar muito para constatar que O PRÓXIMO ANO É ANO DE MUNDIAL e que o Anderson está nos planos do Dunga.

    Custava assim tanto fazer o "esforço" de segurar o Anderson mais uma época?!

    Nunca pensei que o Reinaldo tivesse a corda tão apertada na garganta...

    ESPERO QUE TENHAM A DECÊNCIA DE REVELAR O VALOR DA TRANSFERÊNCIA!

    Senão os supostos 25 milhões de euros cedo se converterão em 10milhões, 500 lap dances e 7 serviços completos.

    ResponderEliminar
  36. Verdadeiro, o Anderson só era 80% do Porto. Para o ano não há Mundial, há Europeu. Não seria no Mundial sub-20 que o jogador passaria a valer, em Junho, 50 milhões. O FC Porto antecipou-se ao resto do Mundo no Mundial sub-17, no Peru. Tem de ser assim. A este nível, a finança manda muito. E o défice fica coberto. O Sporting está entalado pelo problema de Alvalade que encravou na Câmara. Percebendo tudo isto, tudo encaixa, não haja dúvida.
    Não digo que não fico desapontado, porque quando ele pegava na bola eu levantava-me da cadeira. Continuarei a fazê-lo. O Porto vai comprar alguém e pode manter Quaresma e Pepe, Jesualdo poderá pensar um onze sem um nº 10 como já sucedeu esta época. E, como disse o Fucile, aqui batem forte e feio (algo que o Rascord não gostou de ouvir, devem achar ser mentira...), o Anderson era um pato sempre em risco e já nenhuma seguradora aceitava cobrir as pernas do puto.
    Tá tudo bem.

    ResponderEliminar
  37. Eno maisfutebol dizem que Nani vale mais dinheiro que o Anderson? Está tudo louco?

    ResponderEliminar
  38. EU TOU DOENTE!!!!!


    FODASSE COMPRAMOS LINOS E VENDEMOS AO DESBARATO SUPER ESTRELAS!

    ResponderEliminar
  39. Há uma coisa que não compreendo, segundo o Maisfutebol o Nani tem ou tinha uma clausula de rescisão de 20 M€ e no mesmo site dizem que o Anderson foi vendido por 25 M€ e o Nani por 25,5 M€, se alguem souber explicar que me ajude que eu não entendo nada, caso isto seja mesmo verdade é um péssimo negocio para o nosso FCPorto.
    Malaicus

    ResponderEliminar
  40. Cambada de fdp. É a única coisa que me apraz dizer neste momento em que estou furioso

    ResponderEliminar
  41. BOM NEGÓCIO???

    FDX!

    Pagamos pelo puto 12 milões de euros! Façam as contas!!

    Estou doente! Estava eu a jantar um belo cherne grelhado com batatinha cozida quando ouço a notícia na TV. Levei um murro virtual com tal força que até cuspi para o prato!

    Esta SAD está a lixar-nos e nós a ver. Mais 3 anos a venderem os activos...

    O Manchester para o ano diz que o puto vale 70 milhões. Há dúvidas? Não me fo*dam...

    E agora vamos gastar os 13 milhões de lucro do puto num merdas qualquer...

    Podiam vender todos menos este.

    ResponderEliminar
  42. Agora que já me passou mais um pouco a "neura", só pergunto: Como é que Anderson vale o mesmo que Nani?

    Bem dizia o outro que alguém dentro da $ad tinha dito que se fosse necessário se fariam um saldozitos.

    Já engoli derrotas bem melhor que esta triste notícia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. Será que ainda vamos a tempo de impedir isto?!

    Haverá alguma maneira de pressionar a direcção a voltar atrás?!!!

    Só não entrego a mrd do cartão porque quero votar contra esta Direcção nas próximas eleições. Só espero que não tenha de ser novamente no "Branco".

    ESTA DIRECÇÃO DEVIA CAIR. NÃO TEM CONDIÇÕES PARA CONTINUAR!

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  45. vai ficar mais uma cadeira vaga no Dragão!

    foi a gota de água.


    que vão gozar com o caralh*

    ResponderEliminar
  46. vai ficar mais uma cadeira vaga no Dragão!

    foi a gota de água.


    que vão gozar com o caralh*

    ResponderEliminar
  47. Teixeira, 2º a Bola Branca, Anderson foi vendido por 30M, sendo que +/- 80% do passe é directamente para o FCPorto, os tais 25M. Desses 12M que falas o FCPorto deu pouco mais de 8M.

    Mesmo assim continua a achar mau negócio.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  48. Zirtaev, bem lembrada essa dos "saldozinhos".

    Excelente altura para se comentar novamente esse estranho post (e agora sem o problema de poder afectar a coesão da equipa).

    Conseguiste obter mais informações sobre esse assunto que possas revelar?

    Abraço

    ResponderEliminar
  49. Continuo doente.

    Se vivesse ao pé do estádio quem estaria amanhã à porta da SAD era eu!

    Andam a gozar com os adeptos. Esta venda não se consegue explicar. Chegou a altura dos saldos. Nem mais!

    [[]]

    ResponderEliminar
  50. http://bp1.blogger.com/_l5sLeFIDrU0/Rl3W0WvtLfI/AAAAAAAAAYM/5oVwcYq0BTo/s1600-h/anderson_glorioso.jpg

    ResponderEliminar
  51. Verdadeiro, seja quem for que escreveu isso, nunca mais se manifestou, ainda fiquei na esperança que o fizesse, mas nada.

    Seria interessante que esse alguém desse mais informações, já que acredito que nos poderia esclarecer muitas coisas.

    Essa imagem de qq das formas já tem mais de um ano, daí não valer a pena tb inventar ;-).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  52. Se andavamos a dar alguma paz à SAD do nosso clube, chegou a altura de dizer basta. Se não o fizermos corremos o risco de ficarmos sem nada.

    O Inter ainda não avançou pelo Quaresma, a Juve pelo Pepe, o Pana pelo Ibson, o Hélton...

    Estes chulos da SAD só cá ficaram para nos vender o resto dos activos. E depois compram o LINO que é para enganar os tolos.

    Só me apetece esganar o esperto que colocou o miúdo no mercado.

    Tenho de me acalmar. Estes chulos é que andam a ficar ricos e a malta a pagar as quotas. Estou a ficar farto.

    ResponderEliminar
  53. estou desapontado,desiludido, triste, magoado, furioso e zangado
    :(

    ResponderEliminar
  54. O SUN já noticia e os adeptos ingleses já comentam...

    http://www.thesun.co.uk/article/0,,2002390000-2007250151,00.html#haveYourSay

    ResponderEliminar
  55. é bom começar a pensar num mega-protesto!!!!

    vamos empurrar esta escumalha para fora do nosso Porto,antes que seja tarde demais!!!!

    ResponderEliminar
  56. Fazer uma petição online stalvez fosse uma boa ideia...

    ResponderEliminar
  57. Pronto,tinha de aparecer um iluminado"LF"a dar-nos lições e a recordar-nos o quanto somos pequenos!foda-se!Nós somos o que somos,e o que queremos é ganhar!Quanto aos negócios da sad,bom vão-se os aneis ficam os dedos!Venha a guita,quanto a mim pouca,que não faltam jogadores!penso eu de que!

    ResponderEliminar
  58. http://www.petitiononline.com/teixeira/petition.html

    Nem que seja pela piada. Pouco mais podemos fazer.


    É isso Verdadeiro. abraço

    ResponderEliminar
  59. o negócio de Nani à lupa:
    O Nani tinha no contrato uma clausula de rescisão de 20 milhoes, além disso tinha já acordada renovação com o Sporting com nova clausula de rescisão, de 30 milhões, os clubes encontraram-se a meio termo. Alem disso desconfio que o ManUTD fará um pagamento faseado.

    O Anderson foi vendido por 31,5 Milhoes, 80% (25M) para o Porto + 20% (6,5M) para a Gestifute.
    Fcporto e Gestifute eramd onos, em conjunto, do passe do jogador.

    ResponderEliminar