26 maio 2007

Vítor Baía dirigente e Pedro anjo da guarda

"Já na cabeça e nas palavras de Mourinho ele era "o treinador". O que diz tudo sobre o papel de Pedro Emanuel. Com a estrela da Baía a deslocar-se do estádio para o gabinete, Pedro Emanuel será o anjo da guarda do balneário. Ainda mais...

Para o grande público, a época que agora termina foi uma folha em branco na carreira de Pedro Emanuel. Mas não o foi de facto. Mais que nas anteriores, em que participou activamente nas conquistas do FC Porto, ele acabou por nesta ter mais tempo e maior disponibilidade mental para ser o anjo da guarda do balneário. Como disse anteontem a este jornal o treinador da equipa de andebol dos dragões, "os líderes, muitas vezes, não são aqueles que mais destaque têm".

Mesmo se o seu comportamento em campo sempre foi de modo muito visível o de antes quebrar que torcer -- fruto das virtudes adquiridas da escola espartana do Bessa e da mística que lhe proporcionou o historial das Antas e, já depois, do Dragão --, poucos adeptos imaginarão o papel que Pedro Emanuel tem desempenhado nas relações entre os jogadores e destes com a própria administração da SAD, a principiar pelo de ligação diário a Antero Henrique, esta época investido no cargo de director geral do futebol.

O papel e peso de Pedro Emanuel no modo como as coisas funcionam dentro do balneário não é de agora. E, para ilustrá-lo, nada melhor que uma revelação: José Mourinho chamava-lhe "o treinador".

No ano em que levou o FC Porto ao segundo título de campeão europeu, Mourinho excedeu todas os limites da inventiva para manter o plantel no topo da motivação e da crença nas suas capacidades. Mas antes de abalar para Londres à procura de novos limites, o "special one" revelou alguns segredos. O do papel de Pedro Emanuel tinha uma etiqueta muito explicita: "o treinador".

Já agora, outro de quem poucos porventura esperarão encontrar na história desse FC Porto uma especial atenção de Mourinho será Nuno Valente. Pois bem, o agora técnico do Chelsea baptizou de "arquitecto" pelo rigor táctico e a beleza que colocava em cada jogada.

A importância de Pedro Emanuel vai tornar-se mais clara aos olhos dos adeptos na próxima época, quando a estrela de Baía deixar o estádio para brilhar noutra constelação. Muito provavelmente a do dirigismo, em nome de uma nova imagem do FC Porto. É isso que sugere a sua recente integração no Conselho Superior do clube."
In O Jogo

12 comentários:

  1. «Jamor
    JORGE MAIA


    Não foi preciso muito. Bastou o FC Porto não se apurar para uma final da Taça e, de repente, o Estádio do Jamor deixou de ter condições para servir de palco a um jogo daquela dimensão. Envelheceu de repente, como uma espécie de Dorian Gray a quem apunhalam o retrato pelas costas. De um momento para o outro, como num passe de magia, a tradição, a história e até a histeria deixaram de ter significado e o Jamor passou de prazo. De um momento para o outro, as históricas críticas do presidente do FC Porto à realização da final da Taça de Portugal no "estádio de Oeiras" deixaram de ser catalogadas como simples ataques de azia regionalista. Agora, está toda a gente de acordo, Federação Portuguesa de Futebol e o seu presidente, Gilberto Madail, incluídos: o Jamor está obsoleto. Em boa verdade, o Estádio Nacional está obsoleto há pelo menos duas décadas mas, pelos vistos, só Pinto da Costa é que tinha reparado. Se calhar, com os ataques de cegueira histérica que são comuns no nosso país, estas coisas conseguem perceber-se melhor à distância. E que momentoso acontecimento teve lugar para convencer o meio mundo que faltava da inexistência de condições para realizar a final da Taça no Jamor? Terá morrido alguém? Não, não pode ser isso. Porque já morreu alguém, há mais de dez anos, e bastou "reforçar a segurança" para que as razões sentimentais e tradição continuassem a ditar leis. Depois, havia o simbolismo mítico do próprio estádio, um marco da arquitectura fascista que tanto agradava ao antigo regime. Ora, num país que elege um ditador como melhor português de sempre, é evidente que muita gente tem saudades do antigo regime e é apenas natural que se agarre aos seus símbolos. O que justifica, então, esta revolucionária mudança de mentalidades? Pois bem, não há bilhetes que cheguem para duas equipas de Lisboa satisfazerem a curiosidade dos respectivos adeptos em relação à final da Taça de Portugal. Está mal. E se está mal, muda-se. Mas só porque são dois clubes de Lisboa a queixar-se, não vá alguém pensar que afinal Pinto da Costa tinha razão este tempo todo. Como dizia Vinicius, o Jamor é eterno enquanto dura.»
    Mais palavras para quê?....D'OJOGO de 26 de Maio de 2007.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia a todos

    Inter de Milao vs FC PORTO

    Lembram-se da maneira como PEDRO EMANUEL lutou para tirar aquela bola em cima da linha?

    Merecia uma estátua!!!

    Espectaculo!!

    Espero que todos os que vierem e os que ficarem, que tenham esse mesmo espirito que ali ficou naquele lance em S.Siro!

    O campeonato da próxima época será muito dificil porque a tenda do circo encarnado já começa a ser montada.

    O regresso do VEIGArista, a certeza do Fernando Santos, Rui Costa por mais um ano ...

    Bom, mas agora nao falemos nisso...

    FESTEJEMOS!!!! JÁ QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL TEM MEDO... NÓS NAO!!!!

    POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOOOO

    CAMMMPPEEEEEOOOOEEESSS ALLEEZZZZZZ
    CAMMMPPEEEEEOOOOEEESSS ALLEEZZZZZZ CAMMMPPEEEEEOOOOEEESSS ALLEEZZZZZZ CAMMMPPEEEEEOOOOEEESSS ALLEEZZZZZZ

    1 - FC Porto 69
    2 - Sporting 68
    3 - benfica 67
    4 - Sp. Braga 50
    5 - Belenenses 49
    6 - P. Ferreira 42
    7 - U. Leiria 41
    8 - Nacional 39
    9 - E. Amadora 35
    10 - Boavista 35
    11 - Marítimo 32
    12 - Naval 32
    13 - Académica 26
    14 - V. Setúbal 24
    15 - Beira-Mar 23
    16 - Aves 22

    Joao Querido Manha, ainda te doi a sentar????

    1 - FC Porto 69
    2 - Sporting 68
    3 - benfica 67

    Abraço a todos

    PS: E o Jesualdo foi campeao! :)

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao post, digo que tenho imensa pena se o Baía deixar de jogar pois, embora ninguém seja eterno, ainda o acho o melhor guarda-redes de Portugal, logo na plena posse das suas faculdades, basta ver as crónicas do treino desta semana, treino é treino, mas fez enormes defesas.
    Depois, embora Pedro Emanuel seja digno de toda a confiança e garante de um bom balneário e da mística que rápidamente adquiriu, Baía faz sempre falta, basta ver o entusiasmo juvenil que mantém.
    De qualquer modo, no activo ou na Sad, o importante é ter VÍTOR BAÍA.
    Depois, ia comentar o artigo de hoje do Jorge Maia mas o Meireles antecipou-se e está tudo dito, esperemos que definitivamente as finais no Jamor acabem.Nada tenho contra o Estádio, muito bonito e de onde guardo gratas recordações pois lá participei nos anos 70 em competições com a camisola do nosso FCPorto, mas porque não tem condições para o futebol e a final deve ser em campo " neutro ".
    Finalmente, para o ano não sei como vai ser ...
    a) No Trio de ataque falava-se que os lagartos tem de ser campeões...
    b) Os lampiões dizem que vão ser eles, acobertados pela comunicação social em peso que coloca nas suas páginas dedicadas ao benfas a palavra campeões.Assim sentem-se menos tristes, coitados!!!
    Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  4. Sobretudo, espero que seja dado ao Baía o papel de destaque que este merece. Para não fazer nada como o Eusébio não vale a pena. Acredito que não seja o caso.

    Sobre o P. Emanuel, tivesse ele chegado mais cedo ao FCP e seria seguramente um Baía. Estará a tempo?

    De qualquer das formas, um excelente jogador, e mais um que foi injustiçado na carreira pela selecção nacional.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    PS:tragam o Diego Benaglio para o FCP.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que o Baía, como dirigente, andará sempre por perto do balneário, aí é que ele é realmente muito importante e ao mesmo tempo vai aprendendo como funciona uma SAD pelo lado de dentro e se calhar preparar-se para voos mais altos.

    O Pedro Emanuel, além de um jogador que tem a mística e a raça que nós tanto gostamos, e de a transmitir dentro do campo, terá outras qualidades não tão visíveis para os adeptos, como Mourinho bem sabia. Acredito que fará tb a sua última época. Para o ano já terá uma idade considerável e deverá abandonar, ou então ficar pelo banco como fez Baía.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Qt ao facto do Jamor estar absoleto, bem, em Portugal funciona mesmo assim, uma observação proferida por um portista, é desprezada, mal interpretada, achincalhada, etc.,etc.. A mesma observação dita por outra pessoa qq e se não for dita na mesma altura do portista já se torna interessante, pertinente, etc. Isto tem um nome, mas não vou dizer qual é.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. O FCPorto acabou de perder agora o a finalissima do campeonato de Basquet. Mas fizeram um grande jogo e só mesmo no fim é que ficou decidido. São uns grandes campeões estes jogadores, que lutaram contra uma equipa com o dobro ou o triplo do orçamento de igual para igual.

    Parabéns FCPorto Basquet.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. E acabei de saber que perdemos no hoquei e fomos eliminados da Taça pelo Hc De Braga, (II divisão), 5-5 depois, golo de ouro ...
    Foi pena, hoje correu tudo mal, não se pode ganhar sempre.
    No entanto as nossas equipas foram dignas, ganharam troféus e amanhã vamos recebê-los com grande entusiasmo.

    ResponderEliminar
  9. Tenho convicção que o Baía poderia jogar mais um ano. Em todo o caso, confio plenamente no Pedro Emanuel para controlar a malta lá no balneário.

    Quanto ao futuro, já disse várias vezes que o meu sonho é vê-lo a presidente do FCP, quando Pinto da Costa acabar, por isso acho que o Baía deveria já fazer parte da equipa directiva e não como embaixador, tipo Eusébio, porque o FCP não precisa de embaixadores, mas sim de pessoas que trabalhem em prol do clube.

    O melhor embaixador é uma coisa que se chama" vitória", mas não é o animal, são mesmo as vitórias do nosso clube é que fazem enriquecê-lo e crescer ainda mais.

    De resto, espero que o Baía tenha uma festa em grande, nem que seja na apresentação do plantel na próxima época.

    ResponderEliminar
  10. Um dos aspectos curiosos do futebol é que permite perceber-se a inteligência dos jogadores. Percebe-se que há jogadores sobredotados, mas a quem falta qualquer coisa, alguns eleitos que são magistrais e inteligentíssimos, outros que não serão tão dotados mas que se percebe que têm uma excelente cabeça.
    Pedro Emanuel cabe neste último lote. Sempre foi um bom central, sem chegar à elite. Desde logo, falta-lhe velocidade. Tem uma boa técnica individual, mas não chega, por exemplo, a um Pepe.
    Mas tornou-se um bom central pela excelente leitura de jogo, que fazia com que se soubesse posicionar. Mais importante, tornou-se uma pedra fundamental da defesa pela sua capacidade de liderança, por saber colocar os seus companheiros no decorrer do jogo, e pela enorme garra que transmitia.
    Não duvido nada que tenha sido fundamental no balneário. E também não duvido que, se for esse o destino que escolher, pode ser um grande treinador. Oxalá se mantenha no Dragão por muitos e bons anos - poderá ajudar-nos em muitas mais vitórias.

    ResponderEliminar
  11. Acho que é bom colocar ex atletas e grandes portistas na direcção do nosso clube!O Baia para além de ser grande portista,é também um homem inteligente,mais uma razão!Quanto a poder jogar mais uma época não sei,acho que devemos aproveitar esta fase positiva na balisa para exorcisarmos de vez o tão propalado fantasma do Baia,se é que ainda não estava totalmente conseguido!Quanto ao estádio de Oeiras,é o ridiculo do costume por parte dos provincianos da capital!Que a final da taça devia ser feita em campo neutro qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe,mas o amigo Jorge Aragão acredita que os gajos da capital vão abrir mão do previlégio de jogar as finais sempre em casa?Eu não,o que eu acho é que os gajos vão gastar uma pipa de massa a criar condições no velho,ou então na construção de um novo!Sim que portugal não pode ficar sem um estádio nacional!Se o FCP para o ano chegar à final,podem cer que não se passa nada!

    ResponderEliminar