Agora que a Liga Europa chega, 4ª e 5ª feira, ao final da sua fase de grupos, antes do sorteio de 6ª feira na sede da UEFA e logo encaixa os 32 clubes apurados em duplicado (1/32 e 1/16 final), não posso deixar de sublinhar a costumeira visão obtusa e desonestidade profissional, a par de falha intelectual, a respeito dos repescados como o FC Porto e o Man. United, este ano, como foram no ano passado Benfica e Sp. Braga.
No intervalo dos jogos de sábado do Porto em Aveiro e do Barça em Madrid, no café onde estava, tive oportunidade de ler A Bola e uma coluna na última página de Fernando Guerra que diz tudo sobre o jornalismo tuga eivado de má-fé. Era só uma coluna de opinião, mas a deformação cultural e mental nela contida diz muito da generalidade da praça da informação: não há ideia nenhuma forma sobre coisa alguma; quem tiver alguma ideia é normalmente ridicularizado; dá para alfinetar alguém ou alguma coisa por mor de enfatizar o bem de alguém ou de outra coisa. Trabalhinho mal feito.
Nunca deixei de criticar a repescagem de equipas da Champions. E isto desde as pré-eliminatórias, pois desde a 3ª eliminatória isso sucede, os eliminados passam à Liga Europa no play-off de acesso à fase de grupos; e os campeões que passam ao play-off da Champions vencendo a 3ª ronda de apuramento, têm ainda a hipótese de continuarem na Europa entrando directamente nos grupos da Liga Europa. É uma mama que não acaba para quem entra pela porta da Champions e já vem desde as pré-qualificações, aquilo em que muita gente nem sequer pensa ser assim. Li algures no início da época que um pascácio benfiquista, na tv, temia ser eliminado da Europa se perdesse com o Trabzonspor... Direito de jogar e possibilidade de amealhar dinheiro, uma desbunda. Uma injustiça.
Ora, de início não se percebeu bem o que queria FG dizer com a "Bazófia de AVB", tendo o treinador portista da época passada defendido a tese de que era injusto os 3ºs da Champions passarem para a Liga Europa. Tínhamos, em 2010, o exemplo do Atl. Madrid que no grupo do FC Porto e do APOEL só somou 3 pontos, esteve quase a ser último e eliminado de vez mas acabou a época a triunfar na final europeia de Hamburgo, frente ao Fulham. Uma aberração.
Entretanto, deu-se a entender, um pouco por todo o lado, que o facto de Vítor Pereira lembrar que a repescagem estar prevista nos regulamentos não permite discussão sobre isso. Obviamente, está legal. E o actual técnico portista não deu opinião sobre nada, disse apenas o que há, sem contestação. AVB, ao invés, emitiu uma opinião e tem o seu direito.
Aparentemente, FG quis criar uma "guerra" à distância e sem sentido. Não houve divergência entre VP e AVB. Um constata um facto concreto; outro disse o que achava justo. Mesmo assim, o jornalista não opinou, não se sabe a sua opinião e sabe-se o desprezo que acha os outros terem-na.
Pasmei, porém, que o aproveitamento fosse no sentido de agora o FC Porto beneficiar, como outro qualquer, das regras que há um ano, presumivelmente, o jornalista sentiu (de AVB) como uma crítica ao Benfica. Não percebi, quase até ao fim, o que pretendia com aquilo, mas o remate diz bem do golo na própria baliza da credibilidade que escritos destes revelam de quem os profere.
Ao acabar aludindo a "frustrados" por passarem da Champions à Liga Europa, FG meteu Domingos ao barulho para mostrar que está errado em toda a linha. Porque se AVB tivesse visado na sua opinião "apenas" o apuramento do Benfica na época passada, pois também o Braga era "atingido", como todos os outros. E Domingos, que não opinou nada na época passada beneficiando do sistema, não poderia, em pleno na Liga Europa, dizer nada agora; como não pode Jardim, hoje no Sp. Braga. A frustração da época passada sabemos onde ficou... até hoje guardada e mal exteriorizada.
Como não devia, de forma deslocada e pateta, fazer Fernando Guerra, até porque há um ano o Benfica era seguramente mais criticado na Imprensa por ter-se mantido a boiar na Europa depois de perder 3-0 com um tal Hapoel - não APOEL - e 2-1 em casa com o Schalke; sobrevivendo apenas graças a um golo alheio, o de Lacazette, no 1-1 do Lyon aos 88', que impediu os israelitas de ficarem em 3º no grupo da Champions. O Benfica passou vergonha? Sim, mas os louvaminheiros logo esqueceram e chegaram a alimentar o ensejo de vencer a competição para a qual o Benfica foi repescado. Nem sequer mereceu continuar na Europa, ao contrário do FC Porto que só por infelicidade, além de erros próprios antes, agora não se qualificou. E se frustração há tem toda um sentido diferente do de há um ano com o Benfica; já o Sp. Braga lutou até ao último jogo em Donetsk para se apurar e perdeu com o vencedor do grupo, mas acabou com 9 pontos, contra 6 do Benfica que sofreu 4 derrotas e o FC Porto apenas 2 para seguir na Europa agora.
É lamentável que os jornalistas não tenham opinião a não ser em prol do seu clube, tergiversando quanto a interpretações que outros possam ter. Afinal, o FC Porto vai ter a primeira oportunidade de repescagem que Benfica e Sporting já tiveram por mais de uma vez. E isso, normalmente, significa mais jogos europeus em vez de apenas mais dois até à próxima fase eliminatória da Champions. Para o Atlético de Madrid serviu para consolo na época e ainda lhe abriu a seguinte ganhando a Supertaça ao Inter. Quem diria, depois de um fracasso rotundo antes. Como se falhando um penálti e outro ainda haja uma nova hipótese de redenção, de ganhar dinheiro, acumular prestígio e chegar à glória. Felizmente, o Benfica já não a teve como os espanhóis. Porque não a justificou, ao contrário deles que até eliminaram nas meias-finais o Liverpool que arrasara o Benfica...
Se amiúde ouvia falar de jornalistas escreverem só para eles próprios, há claramente quem escreva para néscios se embebedarem de irrealismo e desinformação que são o fundo da falta de cultura desportiva que um conhecido benfiquista já identificou em Portugal. Olha quem fala, então...
Se amiúde ouvia falar de jornalistas escreverem só para eles próprios, há claramente quem escreva para néscios se embebedarem de irrealismo e desinformação que são o fundo da falta de cultura desportiva que um conhecido benfiquista já identificou em Portugal. Olha quem fala, então...
Segundo o JN, Fucile, Cristian Rodriguez e Walter estão etiquetados para o mercado de Janeiro. Daí a constante presença de Maicon a defesa direito e ao que me apuraram, Sapunaru tambem não vai á guerra com VP...
ResponderEliminarA limpeza segue dentro de momentos...
O Lacazette, fez o golo do empate a 2...
ResponderEliminarQuanto às hipóteses de repescagem, mais que uma vez, o Sporting apenas a teve uma vez mesmo (2007/2008), o carnide, é que avançou dessa forma, em 2006/2007 e a época passada.