14 outubro 2006

3… Pês - Postiga, Penaltie e Puto

FCPorto 3-0 Marítimo
(Postiga, Lucho, Postiga)
O jogo de hoje era importantíssimo em termos anímicos para a equipa do FCPorto. Com os jogos complicados que estão pela frente era necessária uma vitória robusta e moralizadora. Foi exactamente o que aconteceu, três golos sem resposta que alegram, moralizam e mantêm o FCPorto no primeiro lugar.
O jogo começou como é normalidade, pelo menos no Dragão, com o clube visitante a “colocar o autocarro” em frente à baliza. Só que a diferença desta vez foi a inoperância do ataque do FCPorto, não em termos de golos falhados como é costume, mas mais em termos de criação de jogadas de golo. Na primeira meia hora não existiu uma única jogada de perigo junto às balizas. Um jogo chato e triste que se continuasse assim até ao intervalo de certeza que faria muita gente pensar em ir embora.
O Marítimo parecia ter arranjado maneira de não deixar o FCPorto sequer aproximar-se da sua área e estava contente com isso. Só Anderson ia fazendo uns passes mágicos que eram desaproveitados pelos avançados. Então Pepe resolve aparecer onde não é normal e desequilibra por completo a defesa dos insulares, que não contavam com aquele elemento naquela zona do campo, e mostra aos extremos como se deve fazer. Uma desmarcação rápida e um excelente passe para os pés de Postiga que aproveita muito bem e faz o golo que dava vantagem ao intervalo.
Na segunda parte, com as alterações efectuadas pelo adversário, o FCPorto teve muitas dificuldades em segurar o meio campo e teve em risco a vantagem que tinha. O Marítimo começou a fazer muita pressão, o meio campo do FCPorto recuou e defendia quase junto aos centrais, dando muito espaço para o adversário construir as jogadas. Aliás, acho que é um dos problemas da equipa de Jesualdo Ferreira, já tinhamos visto em mais jogos os jogadores adversários a trocarem completamente à vontade a bola no meio campo do FCPorto.
Foram várias as jogadas de perigo criadas na baliza do Helton. Jesualdo Ferreira fez uma alteração logo no início da 2ª parte muito contestada e que eu até compreendi. Tirou Lisandro e colocou P.Assunção para tentar ganhar o meio campo que parecia estar a ser completamente perdido, apesar disso não parecia resultar. Mas logo de seguida apareceu o bendito penaltie. Bendito porque aliviou a pressão que parecia ir cair por completo por cima dos jogadores por parte dos adeptos, como se já não bastasse a pressão do adversário, e porque virou o jogo quando se adivinhava o golo do Marítimo.
A partir daí Anderson, que já tinha estados nos vários lances de perigo criados até aí pelo FCPorto, começou a brilhar ainda mais e a empolgar qualquer pessoa que goste de futebol. Mas que jogador! O puto só ainda não consegue aguentar um jogo por completo, porque quando conseguir gerir bem as suas forças ainda será melhor. Com as suas arrancadas e dribles foi criando perigo atrás de perigo e acabou por oferecer mais um golo a Postiga.
Postiga que tem estado muito bem, muito lutador e sobretudo goleador. Notas positivas também para Marek Cech que fez mais um grande jogo, para Pepe e para Lucho que voltou muito bem, apesar de ainda poder render muito mais.
Apesar de tudo o resultado não espelha as dificuldades passadas pelo FCPorto e as debilidades defensivas por que atravessou. Ainda não convence. Ainda não é seguro como pretendiam todos os portistas, mas é assim que vamos atravessar esta fase difícil e os adeptos têm que ter muita paciência com esta jovem equipa.
PS: Mais uma "Opinião na Bancada" aberta na barra lateral. Desta vez para eleger o melhor jogador em campor no jogo com o Marítimo.

13 comentários:

  1. Keremos xta Vitória!!!
    Conquista-a por nós!!! =)
    Tenho pena por ñ poder ir ao Estádio..mas xpero brevemente lá xtar p/apoiar!!
    Acredito k os portistas k lá xtarão hoje, saberão apoiar a 100% a equipa!!
    Força FCPORTO, CAMPEÕES SOMOS NÓS!

    ResponderEliminar
  2. Sempre em acção Zirtaev. Em relação ao jogo, devo confessar que não me convenceu, embora o resultado seja muito bom...Mas aquela segunda parte foi de algum sofrimento que o segundo golo (um penalti forçado) de certo modo resolveu definitivamente...O Bruno Paixão é um grande palhaço e não resiste a fazer-nos umas provocações, mas hoje teve galo pois sem querer no lance mais importante errou, ele ou o seu fiscal de linha...A equipa está muito macia, mas se não fosse assim hoje iam para a rua um ou dois jogadores, pois me pareceu ser esse o fito do Paixão ao deixar por marcar faltas sobre faltas, com o intuito de fazer endurecer o jogo e ele poder intervir à sua maneira...Teve azar, acontece, mesmo aos mais apalhaçados...Já agora se me puderes esclarecer, diz-me se o projecto inicial do Pavilhão foi anulado pela autarquia, ou simplesmente em face da indisponibilidade dela em comparticipar nos custos, o Porto viu-se na contingência de ele mesmo, pedir a sua alteração?...

    ResponderEliminar
  3. visita o nosso blog e deixa o teu comentario sobre o jogo!!


    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. uma chamada de atençao pra uma bandeira e pra umas frases em honra do nosso capitao tifadas pelo colectivo...

    ResponderEliminar
  5. Desta vez não vi, nem ouvi: tive uma festa e passei o início da noite agarrada ao tlm à espera das benditas sms do maninho querido que haviam de vir chegando com as incidências do jogo:) o que li (e que, por força das circunstâncias, acaba sempre por me dar uma visão truncada do jogo) não me surpreendeu: depois de tanta polémica, duas derrotas, e tanto bota-abaixo, esperava um Porto com muita vontade de vencer mas muito medo de perder. ainda bem que vencemos. e ainda bem que o fizemos de uma forma clara, com 3 golos: dá confiança e motivação. o postiguinha adora-me e é sensível às minhas críticas: já o volto a por como titular frente aos alemães:) quanto ao lance do penalty, e relativamente à polémica que me apercebi... pá, o Jorge Coroado diz que foi penalty. e se o Jorge Coroado diz SEJA O QUE FOR a favor do FCP, é porque foi mesmo, não há volta a dar:) quanto à (também polémica) entrada do assunção para o lugar do ll, pelo que li nessa altura o porto tinha perdido o controlo do meio campo, e o marítimo estava a construir o seu jogo a partir daí. a ser verdade, eu faria a mesma coisa. quanto aos adeptos que assobiaram o Jesualdo nessa altura: e que tal esperar pelo resultado final e assobiar depois? que raio de mania, grrr....

    sd86: li da faixa. fiquei feliz. bem-haja quem teve aquela ideia e a colocou!

    ResponderEliminar
  6. Bem, mais 3 pontos e isso é o essencial. Tal como tinha dito na antevisão do jogo, o Porto ia precisar não só de uma vitória, mas dea tranquilidade de uma vitória segura. Sinceramente, essa tranquilidade é aparente. O Porto de agora não tranquiliza ninguém. Temos um meio-campo pouco pressionante (Lucho esteve uns furos acima mas....; Raul Meireles esteve uns furos abaixo e só pressionamos quando entrou o Assunção), temos um ataque coxo (por muito que goste do Lisandro, prefiro vê-lo no banco que a falso ala... o Porto quando ataca tem o Quaresma de um lado e ninguém no outro!) e apresenta défices nas bolas paradas (quer defensivamente, quer ofensivamente). Estes foram os destaques negativos de ontem. Agora os positivos.
    Temos dois laterais em grande momento de forma. Já aqui me disseram que o Cech não é certo, mas ele tem estado muito bem e ontem voltou a fazer uma bela exibição! O Bosingwa parece que está a dormir, mas a verdade é que está em grande forma. Das laterais, ontem, só há a lamentar a pobreza franciscana do Ricardo Costa... O Pepe voltou a ser dono e senhor da defesa. Excelente exibição! Nada passou por ele! Talvez a defesa ficasse bem completa com o João Paulo (face à ausência do Pedro Emanuel), mas o Bruno Alves, defensivamente, não tem comprometido. Ainda para completar a defesa, Helton teve apenas um erro durante o jogo que poderia ter dado o 1x1... vamos lá ver se a selecção não lhe fez mal! O mais positivo a retirar do meio-campo foi a subida gradual de forma do Lucho (ainda que não esteja no patamar da época passada), a exibição do Paulo Assunção (como é possível deixá-lo no banco?) e, está claro, o Anderson. Aliás, eu não vou falar nada sobre o Anderson porque não há nada a dizer que ninguém saiba: passes fantásticos, transposições rapidíssimas, é a esperança de toda a clarividência ofensiva do Porto. Lembram-se da Decodependência que exisitia, quando nem o Alenitchev fazia esquecer o Deco? Pois agora, eu começo seriamente a pensar numa Andersondependência cada vez mais crescente.
    No ataque, Quaresma esteve à altura que nos habituou este ano, infelizmente a mediocridade alternada com a genialidade inconsequente. Que se passa Quaresma? Perdeste a forma e a motivação? Vê se recuperas que muita falta fazes! Depois há o outro problema que já referi. Postiga e Lisandro jogaram bem, têm jogado bem, mas quando jogam os 2 juntos é mau sinal, pois significa que o Porto vai ficar coxo. Que Quaresma vai estar numa ala e a outra vai estar destapada. São ambos grandes jogadores e que estão em grande forma (Postiga tem tantos golos como Linz, esse ponta-de-lança que se fala como reforço do Schalke 04), mas para jogar os 2 ao mesmo tempo, e o Porto ficar coxo numa ala, prefiro ver um dos dois no banco, ou então jogarmos em 4-4-2.
    Agora, resta-nos esperar que os jogadores recuperem a motivação e a confiança para cilindrarem o Hamburgo na terça (eles têm estado mal, voltaram a perder) e descolar para uma boa participação na Champions. Por agora mais vale voltar a pensar no campeonato depois do Hamburgo porque o cenário não é animador: estamos em primeiros, é certo, mas vamos a Alavalde e recebemos o Benfica... É um ciclo importante que vamos ter que ultrapassar com muita cabeça! MAS EU ACREDITO SEMPRE!

    P.S.: Zirtaev, podias pôr uma barra lateral a perguntar se o Ricardo Costa é jogador merecedor da camisola 2 do clube, camisola essa que pertenceu a jogadores como João Pinto e Jorge Costa. Ias ver a percentagem do «Sim»... Enfim...

    ResponderEliminar
  7. De volta ás vitórias e ás boas exibições.
    Esta vitória foi muito importante, antes de um jogo da Champions!
    Grande jogo do FC Porto, em especial para Hélder Postiga que está realmente em grande forma.
    Espero que assim continue.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Amigo Zirtaev... foi mais ou menos isso... assino por baixo, até porque para quem como eu esperava ópera, e da boa, levou com uma bela d'uma fanfarra... LOL
    Sinceramente, não fiquei maravilhado com a exibição, mas sim com o recuperer em parte da moral para as 4 verdadeiras batalhas que se avizinham... Hamburgo, Escamas, Rídiculos e novamente Hamburgo... eu continuo a apostar e muito nos meus meninos!!!
    3ª feira, lá estaremos todos novamente... à espera de sermos felizes!!!... haja fé!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Ontem, levei com um daqueles «cromos assobiativos bem ao meu lado»... LOL... olha que ao fim de 10 minutos de jogos, já tinha insultado e mandado para aquele sitio todos os jogadores do Porto... tds não, menos o Hélton, pq a bola ainda não lhe tinha ido parar... acreditas nisto?... LOL... foi preciso pedir-lhe educamente para «baixar a bola» porque ali era o Templo do Dragôm, não era nenhum confessionário para desabafar o stress... LOL... vá lá que o puto do homem amansou... é que em 10 minutos, já estava pelos cabelos com aquele raio de «tone»... estes tipos... LOL (tás a ver que eu até sei o que é isso de «massa assobiativa»??)... LOL

    PS2 - Li hoje na "Bola on-line" que o Zé está de «molho» por ter armado barraca no intervalo, por isso entrou aquele cepo do Ricardo (B)osta para o lugar dele... queres ver que o Prof. descobriu que ele esteve no Mineirão na semana passada até altas horas???... LOL

    ResponderEliminar
  9. Meireles o PPA prevê a construção desse pavilhão de 10000 pessoas e apenas foi adiado pelo actual executivo camarário, mais própriamente pelo Rio que não é o Douro. Mas o projecto inicial ainda continua no PPA já que este nunca foi alterado.
    Por outro lado esse mesmo PPA não prevê para o local onde foi apresentado o novo pavilhão nada mais que não árvores e jardim. Por isso muito cuidado com as expectativas que se criam à volta desse novo pavilhão que podem não passar de falsas notícias. Basta só pensarem se acham que naquele local cabem 2 pavilhões para 2000 pessoas e para os respectivos acessos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Blueboy, tomara todos terem a coragem de mandar esses adeptos baixarem a bola. LOL.
    Bem mas pelo menos agora já entendeste o que quero dizer por massa assobiativa e com toda a certeza que não falo de adeptos como tu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Zirtaev pelo esclarecimento, isso quer simplesmente dizer, que é urgente e necessário, correr com esse senhor de Viana do Castelo e se assim acontecer, na mudança, pode estar a solução para a questão do Pavilhão...Porque sinceramente naquela posição só se for um Pavilhãozinho, o que obrigaria no futuro a repensar uma opção definitiva...Aguardemos que o Rio vá acabar, como é o seu destino natural, ali para os lados da Foz, em pleno Atlântico!!! Por mim já lá mora...Há muito tempo...

    ResponderEliminar
  12. Pedroz, essa votação que pedes não será óbvia demais? :-)

    Catarina qt a esses adeptos que assobiam tens o exemplo do Blueboy para entender como eles funcionam. Pena não terem todos um Blueboy ao lado. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar