11 outubro 2006

Três anos a descer

O FCPorto apresentou ontem as suas contas relativas à época 2005/06* e os resultados não estariam nas previsões dos mais pessimistas. Foi apresentado um prejuízo que ronda os 30 Milhões de Euros.
Estes valores até poderiam não ser muito alarmantes tendo em conta o que acontece com outros grandes clube, mas lembro que há apenas três anos ganhamos a liga do campeões e que conseguimos receitas na ordem de 25 Milhões de Euros, já no pós-Gelsenkirchen o clube com a venda de jogadores arrecadou milhões e milhões de euros, como todos se devem também recordar. Tudo isto sem falar noutras mais valias e receitas importantes. Tudo indicava que estávamos em condições óptimas para o conseguir ter uma grande equipa e, melhor que isso, mantê-la por muitos anos. Aliás como fazem os ricos clubes da Europa.
O que é certo é que se foram gastando “rios” de dinheiro em negócios, digamos, incompreensíveis. Nestes três anos movimentamos mais de setenta jogadores, seis equipas técnicas e os resultados financeiros fizeram-se ressentir. Basta verem que em 2004, já depois de vender vários jogadores campeões europeus, o resultado terá sido de +/- 25 Milhões de Euros positivos, mas em 2005 já tínhamos um resultado de +/- 1 Milhão de Euros negativos, até que chegamos aos resultados apresentados ontem.
Isto é muito preocupante, muito mesmo. Onde é que pode isto chegar por este ritmo?
É certo que a falta de receitas da Liga dos Campeões (e isto é cada vez mais importante num clube como o nosso), juntamente com a não venda de jogadores no final do época, são grandes atenuantes para esta situação, aliás Pinto da Costa fala em prejuízo consciente. Contudo a pergunta que se impõe é: Como foi possível gastar todos aqueles milhões do pós-Gelsenkirshen? Ainda se se tiver reduzido o passivo ou se se tivesse abatido a dívida em relação ao estádio...
Uma coisa é certa, agora que se conhecem as contas, torna-se obrigatório passar aos oitavos de final. Mas, e será que temos equipa para isso? E como poderá Pinto da Costa cumprir o seu (e já agora nosso) sonho de construir o tão necessário pavilhão multiusos?
Impõe-se urgentemente uma aposta séria na formação para a primeira equipa, alguns (poucos) passos terão já sido dados. Ainda ontem pela selecção sub-21 vi três ou quatro putos dos nossos que têm muita qualidade e que esperemos que não se percam como muitos. Impõe-se também comprar pela certa, comprar poucos jogadores mas de grande qualidade e com provas dadas. Outras medidas no corte das despesas serão também necessárias.
Compreende-se então porque não foi possível comprar um certo avançado. Mas apesar de tudo temos uma equipa jovem, com muito valor e esperemos não chegar ao ponto de ter que a vender.


*Esta é apenas uma definição simples, o correcto será dizer «relatório e contas consolidado de 2005/06» que podem consultar aqui.

17 comentários:

  1. Caro Zirtaev: excelente comentário (como sempre).
    Esta é uma das realidades que deviam motivar os sócios e simpatizantes do nosso grande Porto a pensarem (um grande bocado de tempo) na realidade da nossa SAD. E, contrariamente ao que dizia o Rui Moreira ontem na RTPN quando afirmava que não se devem criar expectativas em relação às SAD´s gerarem proveitos (lucros), entendo que, pelo menos, devem reduzir passivos.
    Mas isso não é o que se está a ver.
    Por outro lado, como é que se fazem negócios com clubes como o Dínamo de Moscovo sem que, pelo que se sabe, sejam prestadas garantias bancárias que permitam não ter de se andar agora a recorrer à FIFA?
    Quanto à aposta na formação, também se costuma dizer que mais vale tarde que nunca...

    ResponderEliminar
  2. Só espero que nao pensem em solucionar este problema vendendo o Anderson ou o Lucho na 1ª proposta que aparecer...

    ResponderEliminar
  3. Para além de tudo o que escreveste, não nos podemos esquecer que temos o plantel mais caro da Liga Bwin (custa cerca do dobro dos planteis do Benfica e Sporting) e ainda acabamos de investir mais uns milhões no passe do Anderson. ;)

    ResponderEliminar
  4. Esses resultados vão implicar uma enorme pressão para vender jogadores, num futuro muito próximo. Sobretudo se o FCP não passar aos 1/8 da Champions. Muito más notícias!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Zirtaev...
    Poix é verdade... já ouvi dizer algures (!?) que é um prejuízo assumido mas controlado... pois tá bem, digo eu!!
    Para mim, tudo isto tem uma explicação simples, demasiado simples, porquanto, em vez de terem formado uma "SAD", formaram antes uma "$AD", se me faço entender!!
    Tudo o que rodeia aquela $AD, é por demais evidente... comissionistas, digo eu!!
    Ando tudo, sem excepção, atrás do mesmo!!
    Perdeu-se uma ÚNICA oportunidade de colocar as contas em dia, mais que em dia, aquando das épocas d'ouro de 2003 e 2004, com os ganhos obtidos e lucros das transferências de jogadores e treinador.
    Agora... resta "chuchar" no dedo!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Li agora que o FCPorto diminuiu o passivo em 6%. Nem tudo são más notícias, apesar de ainda continuar em 125M€. Mas o que me deixa triste é realmente não se ter aproveitado para abater muita coisa.

    Dizem eles tb que a massa salarial diminuiu muito, mas ainda temos sessenta e tal jogadores assalariados, 60!!!!! Parece impossível...

    Quanto à venda de jogadores ela será inevitável caso não se faça uma boa Champions.

    Divida do Dinamo é só de 5M €. Não justifica nem 20% do prejuízo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Algum dos frequentadores deste blog sabe quanto ganham o Adelino Caldeira? E o Fernando Gomes? E o Antero Henriques? E o Reinaldo Teles?
    E a que despesas de representação têm direito?
    E se usam cartão de crédito ilimitado?
    E quanto gasta a SAD em telemóveis?
    E porque não temos (que eu saiba) património imobiliário? O Centro de Estágios é de quem? Do clube, da Fundação PortoGaia ou do Município de Gaia?
    E quem são os empresários de jogadores com quem o Porto trabalha?
    E porque temos 60 jogadores sob contrato?
    E como é possível ter um passivo de 125 milhões de euros?

    ResponderEliminar
  8. Quintino... eu não sei... eu não sei... mas acredita que há muito coisa que se passa por aquela $AD que eu gostaria de saber... eu e todos nós!!!
    Mas caro Amigo... acho que isso, nunca iremos saber... ou muito tarde!
    Os 60 jogadores está explicado com os «comissionistas»... porque outro motivo seria?... é preciso mexer e remexer o dinheiro para ele se esfumar entre os dedos... pq assim, todos saiem a ganhar!!
    Li hoje algures num dos blogs que agora sinceramente não me recordo que essa história do Anderson é muito engraçada... ou seja... em meados de 2005, o empresário Jorge Mendes comprou ao Grémio 70% do passe do Anderson por 5,5 m€... agora, a SAD vem dizer que comprou 65% por 7,6 m€.... querem mais?
    Um bocado aqui... um bocado acolá... e outro ao esquerdo, tudo somado... dá a bonita soma de 30,5 m€ de prejuízo!!
    Muita coisa anda mal para aqueles lados da $AD e não me perguntem de quem é a culpa, porque minha não é de certeza!!
    Ainda me lembro bem da tal história no ano passado nas «divisões» que foram feitas para todos os Administradores, TODOS repito, de uma boa pipa de massa de lucros... ainda me lembro muito bem dessa «porca» história.
    Agora pergunto eu... com os resultados agora apresentados, será que eles tb vão dividir o mal pelas aldeias e cada um deles entregar a sua cota parte?
    Pois... é melhor irmos sonhando com isso... sonhando... porque isso nunca irá acontecer... mas quando houver uns troquitos para distribuir, ele vão aparecer todos de mão estendida... TODOS!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev,
    Que as contas são preocupantes, concordo inteiramente, agora mais do que isso parece-me manifestamente exagero. Mas é só a minha opinião.
    Em relação aos tais 60 jogadores com vínculo ao Clube, eu tenho a minha ideia sobre a justificação para o facto. Sim, também terá a ver com as comissões, mas, sinceramente, não me parece que seja por aí. E, atenção, o que eu vou dizer não tem nada a ver com a concordância ou discordância dessa ideia. Apenas que acho que é por isso.
    Se temos 60 jogadores e cerca de 30 fazem parte do plantel principal, temos 30 emprestados.
    Desses 30, cerca de metade serão jogadores jovens que pretendemos que rodem noutros clubes para depois vermos se têm potencial para jogarem no nosso.
    Mas sobram, mesmo assim, cerca de 15 jogadores. E para que servem esses 15 jogadores ?
    A minha justificação é esta - É por motivos “políticos”. Poder !!! Relações de poder !!!
    Como há em todas as actividades, partidos políticos, jornais, televisões, nos vossos empregos, etc. !!!
    Ou seja,...Ora bem, vou emprestar este(s) jogador(es) àquele clube (que é amigo) e ao outro não empresto ninguém. Ainda por cima ambos estão a lutar pelos mesmos lugares. Se o “prejudicado” quiser deixar de o ser tem de deixar de me prejudicar (por ex., como o faz quando não me vende jogadores quando eu ofereço as mesmas condições que o clube para onde ele é vendido).
    Relativamente ao jogador y, vou empresta-lo ao clube x, até porque, se assim for, esse clube depois vota comigo em certa matéria que pretendo ver aprovada na Liga.
    Etc., etc., etc.!!!
    Já repararam que todos os clubes grandes o fazem ?
    Só que há uns que o fazem melhor do que outros....
    E nós nisso, temos sido peritos !!!
    Logicamente, não há bela sem senão....é uma questão de ponderação de interesses, em cada momento...agora não se pode ter é pau e bola !!!

    ResponderEliminar
  10. Dear Zirtaev,

    FINALMENTE vejo alguém preocupado com o pavilhão Multiusos. Como ex-praticante de andebol no FCP, é com muita mágoa que vejo os meus amigos a jogarem, por exemplo hoje às 21.00 horas, em Santo Tirso. As modalidades andam com a casa às costas, com todos os prejuízos que daí adveêm.
    Em relação às contas do clube, mais uma vez se mostra que andaram a esbanjar dinheiro com jogadores sem qualidade e, pior ainda, a alguns deles se calhar ainda estamos a pagar o ordenado.

    Cumrpimentos a todos os Dragões.

    ResponderEliminar
  11. Ok, confesso: sou um zero à esquerda em economia. a minha vocação é mesmo toda para o campo: para testar as diferentes estratégias, girar jogadores, inventar soluções... se fosse alguma coisa no FCP era treinadora, nunca administradora... (olha que rica ideia, agora que penso nisso....:)). como tal, tratando-se de um assunto que eu nao domino, as notícias sobre a economia do clube passam-me um pouco ao lado, e limito-me a confiar naqueles que acredito que saibam mais do que eu. acredito no que escreves, zirtaev, como acredito no Pinto da Costa quando ele diz que tem a situação sob controlo. e confio numa boa CL. enfim, logo se verá.

    ResponderEliminar
  12. A tudo isto chama-se MÁ GESTÃO. Puro e duro. É mesmo assim.

    Situacionista, os 60 jogadores ainda posso compreender e essa teoria tb, mas não posso nunca deixar de associar a estes prejuízos os camiões de dinheiro que entraram pelo Dragão dentro nos anos d'ouro. O BlueBoy põe o dedo na ferida com aquele caso que conta do Jorge Mendes e do passe do Anderson. Como esse até posso lembrar o caso do Rossato, e mais existem. Alguns são comprados para dar dinheiro aos tais comissionistas e nunca chegam sequer à equipa principal. Mas o FCPorto é algum entreposto comercial?!?
    Quem é o culpado? Não sei, cá para mim o PdC é tb enganado nesta história toda, ele (como a Catarina) tb não percebe nada de economia e tem de confiar em alguém. O FGomes será um dos principais responsaveis. Isto tem que dar uma volta.
    É certo que por enquanto ainda está completamente controlável, mas, como será no futuro?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Arctms, eu chegava a ver vários jogos no antigo pavilhão, com a mudança para o resto do grande Porto nunca mais vi um jogo das modalidades amadores. Como eu muitos portistas. É para mim das coisas mais urgentes, mas agora não sei o que se irá fazer. O jornal O Jogo diz hoje que pode já arrancar em Março. PODE, (esta comunicação social é perita em enganar as pessoas) mas será que arranca??

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Eu nunca percebi nada de economia, mas sei bem o que se passa no nosso clube. Todos os meses saem milhões dos cofres do clube. Para pagar os salários chorudos dos membros da SAD que depois vêm a público dizer que é necessário um corte no orçamento; para pagar os Tarik's e os Ezequias a peso de ouro; para pagar os 300 jogadores emprestados pelo Porto; para pagar os salários dos 2 anos de contrato do Fernandez e do ano de contrato do Del Neri. Agora que foi um treinador a demitir-se e não o Porto a demiti-lo, espera dinheiro. O presidente disse que equilibrava as contas se vendesse um jogador como o Lucho. Pois é, mas será que os 2,7 milhões de merchandising, os 1,9 milhões de bilheteira, os 6,7 milhões de lucros gerais, os 5,2 milhões de transferências, os contratos publicitários na ordem de 8 milhões de euros e a poupança de 3 milhões de euros por mês em pessoal (redução de salários a jogadores e funcionários) davam realmente para 30 MILHÕES DE EUROS DE PREJUÍZO? Carago! O Estádio do Dragão tá pago! Fala-se dos milhões em falta do Dínamo de Moscovo, mas mesmo que houvesse esse dinheiro ficávamo-nos por uns módicos 15 MILHÕES DE EUROS, 3 MILHÕES DE CONTOS DE PREJUÍZO! E como? Temos andado a ser enganados por pessoas na SAD que põe de parte os seus dinheirinhos, fazem uma péssima gestão e depois é isto: 30 milhões de prejuízo. Já ninguém se lembra que aumentaram as quotas? E os preços dos lugares anuais mesmo quando houve redução de jogos? Enfim... e nunca iremos aprender! Se calhar para o ano, por esta altura, vamos ver mais um resutlado deplorável da gestão da nossa $AD: aí uns 45 milhões de prejuízo, não era mau de todo, POIS NÃO COMISSIORANISTAS?
    Porto sempre, $AD nunca!

    ResponderEliminar
  15. Pedroz concordo com tudo o que dizes, mas há aí uma coisa que não entendi e não sei como está, o Estádio do Dragão está pago? Eu acho que não, não sei onde entra isso nas contas, mas penso que não está.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Eu sei que esta afirmação não será nada popular, mas ficaria muito satisfeito se visse surgir uma candidatura alternativa, com pessoas minimamente sérias à frente, nas próximas eleições.

    Por um lado, era importante haver um debate sobre a estratégia a seguir pelo nosso clube. Estamos muito mal habituados (e ainda bem!) à gestão dos últimos anos, que nos deu alegrias para além dos nossos sonhos. Mas é altura de pôr os pés na terra e pensar no futuro. Nenhum homem é eterno, nenhum ciclo dura para sempre. Mesmo que Pinto da Costa voltasse a suceder a si mesmo - de longe, o cenário mais provável - seria reconfortante saber que existem alternativas.

    A actual gestão do clube não me tranquiliza nada. Sendo o futebol uma actividade comercial - um negócio -, a boa gestão é indispensável para se obter bons resultados. A má gestão, invariavelmente, conduz ao declínio dos resultados desportivos (basta ver o que se passa no SLB, que apesar das "ajudas" de patrocinadores, do próprio Estado e do elevado número de simpatizantes que tém, não conseguiu mais do que um campeonato nos últimos 10 anos).

    Confesso que me assusta o período que se seguirá à mudança do Presidente - que, repito, faz parte da lei da vida. E o facto de A. Oliveira ser o maior accionista da SAD não me tranquiliza nem um pouco.

    Sei que o ambiente está longe de ser propício a que este desejo se concretize, sei que uma alternativa que se apresentasse a votos poderia correr mesmo riscos pessoais. Mas era importante discutir o FCP!

    ResponderEliminar
  17. Nuno, por mais ambígua que pareça esta minha afirmação é o que penso. Eu gosto muito do nosso presidente e queria que continuasse por muitos anos, mas tb queria, como tu, uma candidatura forte e precisamente pelas mesmas razões de que falas. O problema é, quem seria credível o suficiente para se bater com PintoDaCosta e fazer com que haja uma discussão saudável para o nosso clube? Quase ninguém. O único com perfil que se enquadra no que pensamos e até com alguma popularidade para enfrentar PdC seria o Rui Moreira (do TrioDeAtaque), mas, e estará ele para aí virado? E quereria ele enfrentar PdC, com quem se deve dar bem a té o apoiará? Acho que não e assim sendo poderemos estar sujeitos a um "vazio" muito preocupante.

    Não acho que tivesses sido impopular, achei bem interessantes os pontos que paresentas. E aqui acho que todos pensarão como eu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar