21 outubro 2006

Garra de dragão

O clássico com o Sporting, apesar de ainda muito campeonato haver para jogar, é já um jogo determinante para as duas equipas em questão, mas é-o principalmente para o FCPorto em caso de vitória. O empate não seria mau, já que o primeiro lugar se manteria nas nossas mãos, mas se vencer o FCPorto ganha um embalo muito grande para o êxito no campeonato porque interiormente os jogadores ganharão uma confiança extra que os permitirá encarar todos jogos com apenas a pressão do primeiro lugar, que é óptima, e sobretudo com a confiança total dos adeptos.
O adversário tem uma equipa muito jovem e bem aproveitada pelo seu técnico, mas a diferença da média de idades para o FCPorto não é assim tão grande, apesar do que a imprensa tanto apregoa, e com uma enorme vantagem para os dragões: os jogadores azuis-e-brancos são os campeões, estatuto que injecta motivação e que nenhum dos jovem jogadores verdes-e-brancos faz ideia do que é.
A equipa de Paulo Bento tem como base a coesão defensiva, explorando sempre o erro do adversário. Mas a essa mesma equipa quando acontece estar em desvantagem tem tendência a desorganizar-se e a não conseguir reagir a essa adversidade.
Jesualdo deveria jogar com a mesma equipa que jogou na passada terça-feira, só que terá de ser Jorginho no lugar de Anderson. O puto é a grande ausência, principalmente por ser um jogo em que a diferença poderia estar na sua magia e consequentemente poderia ter influência no resultado final, mas isso nunca saberemos. E Jorginho, um mal amado, não é tão mau como o "pintam", é evidente que não é o Anderson, mas jogaria na sua posição natural (o ano passado raramente o fez), tem boa técnica e ainda por cima tem muito boas recordações daquele estádio.
Vários portistas são da opinião que ao sair Anderson entraria Paulo Assunção. Mas isso seria mudar a estrutura da equipa e passaríamos a jogar com dois trincos. Eu pergunto, mudar para quê? Não se lembram de termos mudado com o Arsenal? O que disseram de Jesualdo? Que diriam depois de uma derrota em Alvalade a jogar com dois trincos? Afinal temos medo do Sporting? Nunca ouviram a expressão “em equipa que ganha não se mexe”? Mudar por mudar, preferiria a solução de jogar com o Lisandro Lopez atrás dos avançados, indo Vieirinha para a direita e Quaresma para o extremo oposto. Mas o Jesualdo lá saberá o que fazer e terá o meu apoio seja qual for a decisão.
A nossa defesa, que é considerada porventura o nosso pior sector, parece estar bem, embora com alguns percalços nos últimos jogos que felizmente não deram em golo. Mas com os erros aprende-se, os níveis de concentração têm tendência a melhorar a cada jogo e o entrosamento entre os jogadores e entre os sectores também. Fucile que já teve uma prova de fogo e terá uma segunda ainda maior, parece dar conta do recado. Bruno Alves, outro mal amado, tem estado também muito bem, muito certo e não tem dado muitas hipóteses aos adversários.
Mas para vencer o que esta equipa necessita é da atitude que teve no jogo com o Hamburgo, necessita que os jogadores entrem com a vontade que não demonstraram em Braga, necessita no fim de contas de mostrar a... garra de dragão.
Sporting - FCPorto - SportTv1 Domingo 20H30

8 comentários:

  1. Quer queiramos quer não, vai ser um jogo difícil. O Sporting está ferido da derrota do último jogo perante os seus adptos e vai querer compensá-los com uma vitória. Mas, creio que os n/jogadores se entrarem determinados e não derem espaços, creio que traremos um bom resultado. Pena é que o n/puto não jogue, mas se jogar o Jorginho, ele tudo fará para copiar aquilo que ele já fez contra o Sporting noutras épocas.
    Quanto à n/defesa, creio que está a evoluir e muito, por isso vamos ter confiança por um resultado positivo e já agora boa sorte e força Porto.

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo: desta vez não mudaria um único jogador da tua formação, Zirtaev. também acho que pôr o assunção de início é má ideia: o assunção é bom para segurar a bola, não para construir jogadas de ataque. será uma boa opção para quando o FCP já estiver a ganhar. quanto ao Jorginho... é desastrado, mas acredito que, livre da inibição dos assobios, ainda tenha muito para mostrar. e depois, vai dar tudo por tudo, vai agarrar esta oportunidade, que ele sabe ser única, mas mostrar o que vale. eu apostava nele, sem dúvida. ah: EXCELENTE escolha de foto;)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que vai jogar o Paulo Assunção em vez do Jorginho.
    Pode ser que seja a nossa arma secreta como na época passada!

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com esse 11 inical. Sinceramente, tenho o receio de que a opção seja por P. Assunção em detrimento de Jorginho (até por o empate nos ser mais favorável do que ao adversário) - o que poderia criar um fosso entre o meio campo defensivo e os jogadores mais avançados. Mas espero estar enganado, os jogos contra os Arsenais foram maus de mais.

    O Jorginho é um jogador que só aparece nas estatísticas. Não enche o olho, não dribla adversários, não tem grande compleição física e às vezes desperdiça lances. Mas lê-se as folhas e costuma ser dos jogadores que recupera mais bolas (e é escusado lembrar a importância das bolas recuperadas no meio-campo ofensivo), é dos jogadores que faz mais assistências e às vezes até marca! Não é o Anderson - que parece destinado a ser o melhor jogador do mundo - mas é um jogador importante naquela posição.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que disseste no post.
    Por mim, joga o Jorginho em vez do Anderson. Jogar com o Paulo Assunção é mudar o sistema e passariamos a jogar mais defensivamente.
    Vai ser um jogo complicado, admito, mas penso que temos equipa para sair do W.C com uma vitória.

    Gostei muito foi de ouvir o Caneira a dizer que o Sporting é favorito...AH!!
    O FC Porto é o Campeão Nacional, o FC Porto ganhou o último jogo em W.C, o FC Porto tem a melhor defesa e o melhor ataque do Campeonato, o FC Porto é o favorito!!!

    FORÇA PORTO!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Por mim jogava o Jorginho,mas digo JOGAR e nao pastar a toura,e nao va o mister jogar para o 0/0 cheio de medo,e no final sai o tiro pela culatra,vamos ao penico jogar com garra a PORTO porque nada nem ninguem nos mete medo.

    ResponderEliminar
  7. bem , eu para variar , eu discordo.

    o sporting tem um fortissimo meio campo! um jogo não se faz só a atacar , é preciso ter a bola nos pés. o assunção é preciso para segurar o meio campo do sporting. meter o lucho no papel de anderson , e esperar que um passe bem feito dê golo, e claro , tentar nao sofrer nenhum.

    mas se perder-mos , é preciso ver , que a equipa do sporting está em excelente forma, e nós estamos agora a arrancar ( ainda há semanas atrás estavamos na miseria ! )

    ResponderEliminar
  8. Tb sou a favor da teoria: em equipa k ganha, não se mexe!
    Mas vamx a ver o k acontece kuanto ao Paulo Assunção! Eu sp senti mt segurança c/ele a jogar nos jogos da época passada..p/mim foi essencial à equipa! Mas se a opção foi o jorginho, tb será bem recebido, sobretudo c/a fé k repita o k fez na época passada nakele msm wc! Ups estádio! =)
    Vamx a eles, xeios de força, contra o vento e contra à chuva! :p

    ResponderEliminar