03 outubro 2006

Depressão azul

Braga 2-1 FCPorto
(Marcel, Postiga, L.Filipe)
As palavras parecem não querer sair. Não por estar nervoso, mas por estar sem qualquer reacção em relação a tudo o que se passou hoje. A anestesia da equipa do último jogo parece ter passado para mim.
Durante o jogo apetecia-me “desancar” em tudo o que era azul na televisão. Mas com o desenrolar da segunda parte fui perdendo as forças e a descrença foi aumentando. Mas o problema é que esta descrença parece, pelo menos na minha mente, querer abater-se pelo resto da época.
Apetecia-me “escarrapachar” aqui tudo o que disse contra a saída de Co Adriaanse. O que lutei para os portistas compreenderem o seu futebol espectáculo e compreenderem sobretudo a equipa que ele tentou reconstruir depois de uma época miserável. Quase não tenho ânimo para isso e “aguas passadas não movem moinhos”, "para a frente é que é caminho", temos de remediar.
Jesualdo Ferreira parece ter resolvido dar a mesma “táctica psicológica” aos jogadores. “O Braga é uma equipa complicada e vamos ter medo”. Parece ter sido isso que lhes disse ao colocar em prática exactamente a mesma táctica (defensiva) que colocou contra o outro Arsenal, o de Londres.
Um 4-4-2 que está mais que visto que está longe de estar assimilado pelos jogadores. O treinador demorou hoje meia hora a entender isso e isto já depois da equipa estar de rastos, depois de sofrer o primeiro golo. Tarda em saber que na frente estes jogadores só se entendem a três. Tarda em saber que estes jogadores têm que entrar em campo para correr riscos, estão habituados a isso. Tarda em saber muitas coisas…
Lucho é uma sombra de si próprio, quase não teve descanso e está na altura de descansar, onde está o Ibson? Quaresma joga para si próprio, onde esteve o Vieirinha? Anderson quase não me apercebi dele durante o jogo, que venha o Jorginho. O Ezequias esqueceu-se de um tal de Marcel. Luís Filipe “galopou” até ser feliz sem ninguém se opor. Postiga esteve…fora de jogo, na única vez que não esteve marcou.
Lisandro lutou, Meireles também e Vieirinha teve o condão de acordar um pouco aquele Dragão adormecido, mas foi já muito tarde.
A equipa não faz pressão sobre o adversário, deixa jogar livremente. Não tem garra, não reage, ficam completamente derrotada após um golo. Falta uma voz de comando, uma voz que faça os jogadores animarem-se nas horas piores. Enfim falta mística e amor à camisola.
PS: Uma ressalva para os numerosos adeptos que cantaram até ao fim debaixo daquele dilúvio. Tomara os jogadores terem metade do amor à camisola que eles têm.
PS2: Coloco exactamente a mesma questão na "Opinião da Bancada" que coloquei contra o Arsenal. Porque perdeu o FCPorto?

43 comentários:

  1. e fica uma pessoa acordada até estas lindas horas para esta frustação:( tínhamos que perder, eventualmente... mas hoje, hoje até a mim me apetece desanimar. a segunda parte foi de garra, mas a primeira... e o Lucho, como se pode falhar aquilo? Quaresma, onde andaste que não te reconheci? Lisandro, onde te perdeste, rapaz? Bruno Alves, quase que comprometias... Hélton, és grande. Muito grande. Vieirinha, tens futuro. E muita garra. Mas hoje fiquei triste, muito triste. Bem, as derrotas doem e pesam. A derrota com o Arsenal foi difícil de digerir. Ainda massacra. Ainda chateia. Vou acreditar que é isso. Vou acreditar que foi uma semana pesada, que foi um ciclo mau. Vou acreditar que vai passar. Amanhã vou-me sentir melhor. Hoje é só um dia mau. Só mais um dia mau. Deve ser porque chove lá fora.

    ResponderEliminar
  2. Neste momento sou o mais sereno dos portistas. Já antecipava o descalabro (ver histórico deste blog).

    Só não acertei na rapidez com que foi possível destruir uma equipa campeã. Jesualdo só ganhou os jogos em que a equipa vinha "lançada" do ano anterior.

    Mas o meu clube perdeu e não estou feliz. Felizes devem estar o jornalista Tavares e o comentador (vulgo paineleiro) Moreira, que tanto contra-vapor fizeram na época passada, e que percebem disto a potes. Agora têm o que merecem. Felizes? 45 minutos com um único remate à baliza? Explosões de nervos e indisciplina? Uma falta de objectividade confrangedora?

    Tudo isto seria um (mau) regresso ao passado, se este Porto não fosse o mais ridículo que já envergou esta camisola. A categoria, onde está?

    Este treinador, então, é o máximo. No ano passado, do lado contrário, no jogo em Braga, ficou parvo a ver um Porto jogar como nunca se viu. O Braga não teve uma oportunidade e não tocou na bola.
    Que parte de "assim não vais lá" é que ele não terá percebido?

    Um erro de interpretação do nosso geriátrico presidente vai custar-nos uma época. Estava errado. Os campeonatos não se ganham por acaso. Os avançados são necessários. Ter ambição é importante. E, não esquecer, ter mão sobre um conjunto de jogadores jovens é essencial.

    E a equipa foi às malvas. Até para o ano.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  3. não, ainda não fui dormir. perdi o sono, não me apetece. deixa passar a mágoa, deixa acalmar a dor, escreve depois. vamos acreditar... eu sei que tu acreditas como eu acredito. deixa passar a dor do murro no estomago, e escreve depois. cá, deste lado, eu estou contigo:)

    ResponderEliminar
  4. pois é..agora o Adriaanse já vai têm saudades, ao ponto do Alvaro magalhães que sempre o criticou até de um forma nada simpática, dizer que sempre era mais excitante..

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente digo mais uma vez que com esta equipa vamos lutar (se calhar) com o Sporting pelo Titulo, Liga dos campeões já era.Falta de ambição,rigor,objectividade,agressividade são alguns dos objectivos para caracterizar esta equipa de há 2 jogos para cá ,precisamos de reforços em Janeiro um defesa esquerdo, um ponta de lança (um verdadeiro 9) e um defesa central, julgo que com estes 3 jogadores e com a subida de forma do Lucho trará um novo vigor a esta tristonha equipa.

    ResponderEliminar
  6. Há queria referir que este Lucilio mais uma vez mostra a sua coerência a apitar jogos do Porto isto é, como quem não quer a coisa não expulsa o defesa esquerdo Carlos Fernades na 1ª parte e não marca um penaltie a favor do Porto ,resumindo uma arbitragem habilidosa

    ResponderEliminar
  7. Foi mau de mais, mais uma vez. A decepção está instalada e nada há a fazer se não partir a mesa da sala de jantar como costuma fazer o meu vizinho do andar de cima. Mas ele é Benfiquista e pode partir a louça toda que eu não me ralo nada...Até é bom sinal...Agora quando me dá ganas de também o fazer é que é pior...Portanto vou ler um livro ou ver se me enganei e estou apenas a ter um pesadelo...O "chefe" insiste no Postiga e eu já lhe disse que o niño está sempre de cabeça noutro sítio...Marcou, pois marcou e depois sentou-se à entrada da àrea a ver se repetiam o lance no écran do Estádio...

    ResponderEliminar
  8. Kuando sofremos akele golo, pensei k o jogo tava arrumado e k a partir dai seria o descalabro..pois, foi o k pensei, sinceram/.. Mas dp, kuando Postiga faz o k tem a fazer, enchi-me de fé numa equipa fantástica k soube reagir! Mas e dps? Como é k se deixa rematar asim 1jogador? E o k + me chateia msm, foi dp a luta passiva contra o relogio! Tou-me a referir à falta d atitude outra x! Ñ kero ser redundante, mas sinceram/ foi o k senti..
    Abraço a tds os ultras e simpatizantes k se deslocaram a Braga e k cantaram, aplaudiram e puxaram pla nossa equipa, mesmo sendo em menor número k os adeptos adversários, e msm com a chuva a cair!!!

    ResponderEliminar
  9. chuva, transito, preço dos bilhetes... todo isto os jogadores nao passam.. estivemos lá mas pra os jogadores nao.. no fim nenhum , mas mesmo nenhum se dignou a agradecer.. por muito mal que joguem, por um dia mau que possam terclaro que toda a gente o tem, mas nos estamos lá nao somos invisiveis.. è pena os jogadores no fim nao saberem agradecer, basta um simples aceno...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO.... SEMPRE....

    ResponderEliminar
  10. Porque tenho direito à opinião e à indignação, vamos por partes.
    Em relação ao Adriaanse, penso que é globalmente aceite que o Porto de Adriaanse não era (nem nunca seria) equipa para os chamados jogos grandes.
    A confirmar isto, veja-se que a única grande potência do futebol mundial que parece estar interessada nos seus serviços é a República Popular da China!
    Em relação ao Jesualdo Ferreira, estou muito à vontade porque escrevi aqui que não era a escolha que eu faria.
    Em relação à SAD, também estou muito à vontade porque já aqui escrevi por várias vezes que há erros cometidos de forma sistemática e que há métodos que já deram o que tinham a dar. E nós, enquanto adeptos e sócios, podemos (e devíamos) discutir o futuro do clube.
    Quanto à equipa, depois de jogar com clubes de segunda linha veva banhos de futebol do Arsenal e do Braga. E um bocado do próprio CSKA.
    O que não se percebe, porque ninguém diz, ninguém fala, ninguém escreve, é se isso resulta de mais problemas de balneário ou do quê...
    Também me parece (mais uma vez falo disto) que a maior parte do plantel está fisicamente de rastos...
    Ora, se a tudo isto somarmos falta de ambição, de garra e de querer, e uma ausência gritante de falta de capacidade para ler o jogo a partir do banco, estamos falados.
    Mas o Porto vai a Braga jogar com 4 defesas e 2 trincos? E está à espera que o Braga fique lá atrás?
    Para já, é tudo...

    ResponderEliminar
  11. SIRTAEV para ti um abraço de amizade e solidário com o teu sentimento de frustação...PORRA parece não haver ponta para lhes pegar...Vou deixar de dar palpites quanto ao alinhamento da equipa pois nunca acerto.PF Diz-me o que pensas sobre o Artur Jorge: um estranho silêncio abateu-se sobre esse homem, dá-me uma ideia sobre o que achas em relação à sua capacidade e o que estará na base deste silêncio...

    ResponderEliminar
  12. Eu sei que o campeonato está no início e perder em Braga não compromete nada... Mas ir lá com 4 defesas e 2 trincos?! Havia necessidade?

    Quintino, discordo da aformação sobre Adriaanse. Aliás, estamos prestes a ser atirados para a Taça UEFA por uma equipa que joga no "suicida" 3-4-3 que Adriaanse usou nos jogos grandes (como os 2 com o Sporting no fim da época passada, em que eles só marcaram um golo em 210 min., e na sequência de um erro infantil de um jogador nosso...).

    Aliás, o CSKA já ganhou a UEFA a jogar em 3-4-3. Já o Mourinho dizia que os jornalistas é que gostam muito de discutir esquemas...

    ResponderEliminar
  13. 4-4-2 ? ou TM.
    ou eu me engano(espero que sim)mas este treinador mostrou ontem o que vale,NADA
    nao venho aqui para votar abaixo,mas o que eu vi ontem foi muito mau para ser verdade,ja nao via 1 PORTO tao mau a muito tempo,nao fiquei nervoso,nao me apeteceu atirar a televisao pela janela fora,fiquei desapontado,estupefacto,como pode alguem em tao pouco tempo estragar a nossa equipa.

    ResponderEliminar
  14. Só mais uma achega; cada vez mais me convenço de que só o Adriaanse consegue por o Quaresma a jogar. Com qualquer outro treinador, ele está a mais na equipa.

    ResponderEliminar
  15. Caro Nuno Nasoni: quando escrevi o que escrevi sobre o Adriaanse tinha presente que o CSKA joga nesse sistema de jogo...

    Que, aliás, até nem é peregrino por parte do Adriaanse porque há outros treinadores holandeses que adoptam essa táctica.

    O problema, na minha opinião, era a inflexibilidade do próprio treinador que muito raramente admitia mudar o sistema táctico.

    Depois, tenho para mim que é um sistema que exige jogadores de grande qualidade e com rotinas de jogo que demoram a assimilar.

    E o Porto só tem alguns jogadores de qualidade, infelizmente não são todos excepcionais.

    E depois ganhámos o péssimo hábito de andar na Liga dos Campeões para além dos jogos da fase de grupos.

    Sendo radical, quase que aposto consigo que com um bocado de jeito nem à UEFA vamos. A jogar como em Londres e em Braga...

    Concordo consigo que o Quaresma deve andar a precisar de levar para baixo! Ou de uma injecção de confiança (bastava ver a cara dele no banco...).

    Mais uma questão que em mim é recorrente: no Porto não há um psicológo?

    ResponderEliminar
  16. Todos os sistemas exigem jogadores com grande qualidade! De resto, lembro-me bem de ver o Alkmaar a jogar. Era uma equipa muito mecanizada, era muito eficaz (perdeu com o Sporting graças a um golo irregular no último minuto do prolongamento) e, tirando 3 ou 4 jogadores, estava longe de ter um plantel excepcional!
    Estou inteiramente de acordo com o Quintino no aspecto da mecanização; bem nos lembramos que o FCP demorou mais de meio ano a assimilar o novo esquema (e acho notável que tenha ganho o campeonato nesse ano de transição). Mas, no final, o esquema já estava mecanizado. E temos jogadores jovens com qualidade. Não temos um plantel para jogar com o Arsenal, o Manchester, o Chelsea, o Bayern, o Barcelona ou o R. Madrid, mas acho que temos plantel para o CSKA(apesar da sua valia) ou para o Hamburgo.
    Claro, o esquema de Jesualdo também não é assimilado de repente e, mesmo que não me agrade, não o crucifico já, nem exijo a passagem aos 1/8. Mas tem de ser campeão!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Caros colegas. Acho que a equipa a nível psicológico está completmanete de rastos. Poucos jogadores parecem conseguir reagir ao encaixe de um golo. Antes era motivo para ficar com raiva e partir para cima do adversário e fazê-lo engolir a dobrar o desplante de ter marcado, agora... uma ténue reacção.

    Custa estar a falar realmente do passado em relação a Adriaanse que realmente tinha muitos defeitos, mas ao menos era o FCPorto que comandava de principio ao fim, marcava e os jogadores tinham alegria de jogar, agora os jogadores parecem fazer tudo forçado, estão apáticos em relação a tudo, ficam nervosos, andam tristes, muito tristes, animicamente estão de rastos.

    Como diz o quintino, um psicologo dava jeito.

    O que mais me entristece é que para este ciclo infernal não consigo ver a equipa a reagir e a dar a volta por cima e podemos perder muito neste terrivel mês.

    Estou muito pessimista, mesmo muito, até nem sou nada disso, mas juro-vos que nunca me senti assim.

    Mas vamos acreditar, TEMOS que acreditar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Meireles, sinceramente não sei o que é feito do Artur Jorge, mas acho que o tempo dele tb terá passado, acho que o FCPorto, a precisar, seria de um treinador novo, ambicioso e rebelde, que tenha escola, que tenha conhecimentos a nivel táctico e psicologico a vários niveis e não um treinador à antigo, como parece ser o Jesualdo. Mas acho que ainda não é altura para falar sobre isso.

    Quintino a táctica do Adriaanse já estava assimilada, tinha condições para dar grande resultado já este ano mesmo a nivelda champions league, mas acho sinceramente que os jogadores lhe "fizeram a cama" a assim sendo não tinha condições para continuar.

    O Quaresma esteve um nódoa, não defende, perde bolas, enerva-se. Mas ninguém esta muito melhor. O colectivo está uma desgraça.

    O segundo golo mostra muita coisa. Pensem bem naquele 2º golo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Zirtaev e Nuno Nasoni: eu admito e confesso que não gostava do Adriaanse. Tinha as suas virtudes (disciplina dentro de campo, por exemplo), mas achava-o demasiado agarrado a certas ideias (era demasiado dogmático). Mas como dizem, águas passadas não movem moínhos.
    E depois Mourinhos não aparecem por aí todos os dias... já Jesualdos há-os por aí ao pontapé!!!
    Quanto ao Artur Jorge, também não penso que seja por aí... mas também acho que se calhar a pergunta surgiu só por curiosidade.
    Concordo com o Zirtaev quando deixa subtendendido que agora há que aguentar com aquilo que a SAD escolheu. Foi o Jesualdo, enfim...
    Quanto aos jogadores fazerem a cama ao Adriaanse... se calhar fizeram-no a mando de alguém...
    Se formos atrás, quando o Porto despachou o Seitaridis, Costinha, Maniche, Carlos Alberto e Nuno, por exemplo, há quem digo que foi retaliação do Presidente por aqueles (e mais alguns) terem afrontado a sua escolha pessoal: o Del Neri.
    Não sei, só sei que desta vez não aconteceu nada.
    Convenhamos que o Adriaaanse também se pôs a jeito ou já havia percebido que lhe queriam traçar o destino...
    No resto... olhem... enfim... nem sei que mais diga...
    Se calhar que mais valia haver coragem para nos dizerem: meus senhores, o projecto é a 3/4 anos e com o treinador X... o Wenger está há 10 anos no Arsenal, o Ancelotti há não sei quantos no Milan, o Guy Roux esteve 20 no Auxerre e o Fergusson uns 18 em Manchester... aqui não, troca-se de treinador como eu troco de camisa (e olhem que é todos os dias)... estoura-se dinheiro em Sonkayas, Ezequias, Costas, Alan´s, Jorginho´s, Postigas, Sokotas (o Vieira deve rebolar-se de gozo), Pittbull´s... e... e... e...

    ResponderEliminar
  20. Ñ sei se já leram "O Jogo" de hoje..mas aki fica o inicio:

    «Clássico. Scolari fez anteontem o favor simpático de achar o FC Porto mais candidato ao título do que os outros e dois dias depois o campeão respondeu-lhe da forma habitual: desmentindo-o. Mas não foi, pelo menos isso, um desmentido de trazer por casa. Foi um desmentido a valer, com reminiscências (e tudo) de um futebol que talvez não se visse nos dragões desde a derrota que despediu Victor Fernandez. Contra o Braga de Jesualdo.»

    Recebemos o Maritimo e o Hamburgo, temos uma deslocação a Alvalade e recebemos os lampioes, td durante o mês de Outubro!!! Sinceram/ tou c/medo..tou c/mt medo!! Xpero k ate ao proximo jogo haja um periodo sincero de reflexão, de recarregamento de baterias e de atitudes!! Kuase ninguem acreditava num FCPORTO campeao na epoca pasada, dp de 1começo atribulado e mts transiçoes..mas aconteceu, ñ aconteceu? Há k ter fé.. O FCPORTO É GRANDE!!!

    ResponderEliminar
  21. Quintino,

    Completamente de acordo! Estamos no 5º treinador em pouco mais de 2 anos! Por muito bons que sejam (e o trágico é que, de uma maneira geral, não o são), não há equipa que aguente isto!

    O Jesualdo não me convence, mas tem de ficar - pelo menos - até ao fim da época.

    O trágico é que a história recente do FCP não inspira confiança na escolha de treinadores. Octávio, Mourinho, Del Neri, Fernandez, Couceiro, Adriaanse, Jesualdo. Sete treinadores em cinco anos e pouco. Destes sete, só Mourinho e - quanto a mim - Adriaanse convenceram. Para muita gente, só Mourinho convenceu. Dois em sete, é muito mau. Quase diria que os comentadores deste blog se podiam juntar para escolher um treinador com melhores resultados.

    ResponderEliminar
  22. Bem, pelos vistos ainda ninguem disse ao jesualdo quem é o Grande FCPORTO, concordo com o Zirtaev quando diz que os jogadores fizeram a cama ao adrianse, mas será q não era possivel a contratação de outro treinador ou até mesmo continuar com o Rui Barros, pelo menos este não inventava e continuava com a mesma tactica, agora com o jesualdo tanta coisa para mudar e tal e depois acaba o jogo contra o Braga com 3 defesas e isto quando o Bruno Alves nao ia tambem para o ataque, mas o mais gritante é mesmo a falta de garra, de personalidade da equipa, só aparecendo em lances individuais, eles que até começaram bem (1º 15 minutos) e o segundo golo, lembro-me de tar a ver o jogo e gritar para alguem lá ir (sim eu sei que eles não ouviam), como é possivel deixar aquele jogador tanto tempo sozinho, deu no que deu. É mau de mais, já nem tinha vontade de gritar nem nada, total descrença.
    Vamos ver no que dá
    Abraço
    Malaicus

    ResponderEliminar
  23. fRiEnD Zirtaev...
    só agora começo a «renascer» das cinzas... e evitei ao máximo fazer comment onde quer que fosse, para não ser demasidado abrutalhado.
    Vamos por partes... começo logo pela parte mais dura e crúa... e este apelo é dirigido a toda a «massa assobiativa»... LOL rio-me para não chorar, obviamente!... voltem que estão TODOS perdoados!!... eu conto convosco para começar a fazer a necessária pressão ao que andamos a ver ultimamente (mesmo não sabendo assobiar)... e não vejo forma de melhorar.
    (só um PS... podem insultar-me agora à vontade... pq eu pago, eu estou lá sempre, eu sofro com tudo isto e não sou adepto do "jornal"... se pago, e não é tão pouco quanto isso, não posso nem tenho o direito de pedir apenas e só vitórias... não!!... mas tenho todo o direito do mundo em pedir atitude e raça... e isso meus caros amigos, ninguém me vai tirar esse direito... que tem vindo a esfumar-se e não sou só eu a vê-lo). Todas as outras desculpas, são "conversas de embalar".
    Ontem, mais uma vez, o Prof Jesualdo deu a receita para o jogo... o que interessa, é não perder!... por isso, toca a colocar o autocarro em jogo... o resultado está à vista de todos... antes foram 45, ontem foram só 25 min de avanço... elucidativo!!
    Os jogadores, bem, olha-se para aqueles e o que vemos?... vemos jogadores a viver de créditos passados, formas fisicas miseráveis, etc, etc... vide Quaresma, vide Lucho, etc etc...
    Depois, ainda algo mais irritante... amarelos por protestar, amarelos por pontapear bolas na cara do árbitro, quase vermelhos por mandar o árbitro para a maezinha dele... está a ficar bonito, está está!... um dia destes, se não arrepiam caminho, vamos ver 11 Petitzinhos em campo, não tarda nada.
    Para fechar em beleza, aquela «conversa estapafúrdia» no final do jogo pelo Prof Jesualdo, é inconcebivel... perdeu-se e está tudo bem... o Braga é uma boa equipa... o Braga sabe jogar... etc, etc, etc... mas alguém me faze o favor de lhe "mandar 2 lambadas" para ver se ele acorda dessa história de embalar meninos e acorda para a vida?... alguém que lhe lembre que isto é o FC Porto, o campeão, carago!!! Onde é que nós estamos?... agora, perde-se e está tudo bem?
    Repito... «massa assobiativa» (LOL), voltem que estão perdoados!!
    Não auguro nada de bom até ao dia 01.Nov... nada mesmo... ou arrepiam caminho, ou isto vai começar a aquecer e não vai ser para os meus lados, de certezinha absoluta.
    Mas eu, como enorme Portista que sou... eu acredito... eu tenho fé que atrás de uma nuvem negra, sempre haverá um sol que brilhará... eu acredito nos meus meninos... não me desiludam, pq de misérias, já tive para 6 meses!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - querem insultar-me por causa da famigerada «massa assobiativa», estejam à vontade... mas com educação, ok? LOL :-(

    ResponderEliminar
  24. Nuno Nasoni - Lá está: 5 anos, 7 treinadores (Mourinho não se discute e do Adriaanse já falei mas tenho de admitir que o colocava em 2º lugar na tabela que fez).
    No resto, não tenho dúvidas que aqui neste blogue se lançaram bons nomes para fazer um trabalho sério. E capaz. E dentro do tal projecto que me parece não existir.
    Pekerman e Klinsmann eram nos que eu apostava. Bielsa, Le Guen podiam ser outros. Com um bocado de esforço o Vanderelei Luxemburgo.

    Blue Boy - Mesmo no sofá podemos assobiar... quanto mais na bancada. Mas eu, quando assobio, é mais no género do que aqui fazemos. A escrever e a falar.

    Gostei da sua expressão do autocarro. Faz-me lembrar o Norton de Matos que o ano passado em Setúbal era um génio (de acordo com os jornais) e ninguém via que aquilo era 11 tipos na retranca a ver no que davam as modas.

    Jogar como os italianos jogavam (e ainda jogam quando toca a defender um resulrado) também exige classe e saber. O Mister Jesualdo que me perdoe, mas só aquele olhar e a forma como fala deixam perceber que o homem não chega para tão grande autocarro. Mas isto é aqui entre nós, num blogue de portistas que gostam de futebol, adoram o Porto mas cultivam o direito à opinião e à diferença.

    ResponderEliminar
  25. Nuno Nasoni - Desculpa lá, não sei que me deu para me baralhar nas contas dos treinadores e dos anos!!!
    Deve ser do sistema nervoso...

    ResponderEliminar
  26. Tenho ideia que seja qual for o treinador nunca será bom o suficiente. Quintino será que um desses teus preferidos teria tempo para implantar as próprias ideias?

    O Jesualdo está cá há pouco tempo, nenhum de nós, e está demonstrado nos comentários, gostamos das ideias dele, mas teve mesmo pouco tempo. Acho que o que temos a fazer é tentar mostrar-lhe o que é o FCPorto. Dá-me ideia que vai por aí.

    Ele ainda não se deu conta de onde está. Como o BlueBoy referiu, são inadmissiveis as declarações dele. O adversário nunca merece ;-), nós é que estivemos mal. E ele devia mandar o recado para dentro do grupo, fazer-lhes doer na pele, um pouco á imagem do que fazia o Co. A passividade dele não transmite nem confiança nem nada. Dizer o que ele disse só se admite a um treinador de um clube pequeno.

    Quanto à "massa assobiativa" eu disse, se bem me recordo, que de vez em qd eu próprio queria assobiar (embora não saiba), o que critiquei foi o assobio constante, sem motivos e durante o jogo, que cria habituação nos jogadores ao ponto de qq dia eles não ligarem puto. Além de os enervar.

    Temos que passar a mensagem ao homem (como li algures) que agora deixou de comandar um barco a remos e tem nas suas mãos um potente iate de luxo e que com ele pode atingir velocidades muito altas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Caro Zirtaev,

    Queria realçar, neste seu último comentário, especialmente, a última frase, que é absolutamente EXEMPLAR !!
    É o caminho CERTO !!
    E não outros que só levam a ...NADA !!! Ou pior ainda...

    ResponderEliminar
  28. Meu caro Zirtaev: temos de levar a mensagem ao homem.
    Pois temos, estamos de acordo.
    Mas apetece dizer que não havia necessidade de ter de o fazer.
    Quanto à questão dos treinadores, só mandei aqueles nomes em jeito de resposta ao que o Nuno Nasoni escrevera antes: «quase diria que os comentadores deste blog se podiam juntar para escolher um treinador com melhores resultados».
    Sem polémicas: eu estou com o Jesualdo porque é ele que está lá (no banco) a comandar as tropas.
    Não significa isso que seja o meu treinador, mas apenas que é o treinador do meu clube.
    Mas como já escrevi antes... isto deve ser do sistema nervoso...
    Por isso, desculpe qualquer "coisinha".

    ResponderEliminar
  29. Amigo Zirtaev... obviamente que a piada da «massa assobiativa» era uma provocação, nada mais que isso.
    Sei bem o que escreveste... e o que quiseste atingir com tal referência... eu próprio concordei com tal, lembras?
    Agora, pronto, não consigo dar uma de passivo nestas situações... não consigo e ponto final!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  30. Quintino, não tem de pedir desculpa de nada, afinal de contas onde estamos? ;-)

    Quanto aos treinadores, as questão não se prende com qual, mas sim como. Como é que ele terá tempo para se adaptar, como é que vai conseguir levar a sua táctica sem perder para aprender, etc.

    Tem razão ao dizer que não deveria ser necessário ter de lhe passar a mensagem, maas o certo é que temos. E é isso que se vai fazer.

    BlueBoy estás no teu direito, é perfeitamente compreensivel e qual de nós consegue dar uma de passivo?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. Eu percebo a desilusão que compartilho convosco. Agora não vamos começar também nós a inventar...

    1.O CSKA não joga (nem nunca jogou)em 3x4x3, o sistema exclusivo do Co. Joga com 3 centrais e com 2 laterais um pouco mais subidos, num esquema que nada tem a ver com o nosso do ano passado. Sem lhes querer tirar mérito, a verdade é que no Dragão não mostraram nada de especial e só não perderam por falta de eficácia do FCP. Apesar de terem as rotinas todas de uma equipa que joga junta desde 2004 e que tem 3 jogadores da selecção do Brasil...

    2.Co Adriaanse agora já é bom? Além de a equipa nunca ter convencido o ano passado, deixou um plantel mal construído e (ou muito me engano) com uma preparação física, de que só as lesões contínuas têm visibilidade. E não me falem em títulos pq o actual treinador dos vermelhos tb os cá ganhou, pelo que estamos conversados.

    Acho cedo para começarem no bota abaixo, mas a irracionalidade do futebol costuma ser assim mesmo.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  32. Escrevo na sequência do que foi dito pelo Quintino e pelo Zirtaev; não estando entusiasmado com o Jesualdo - mas dando-lhe o benefício da dúvida - estou com o homem por ser o treinador do FCP!
    Quando o Jesualdo ganha, também ganho. Quando perde, também perco. De resto, não acredito em chicotadas psicológicas. O ideal seria ter um projecto de longo prazo (não menos de 3 anos) e acho que nunca (pronto, quase, o Octávio era excepção - mas também não devia ter vindo) se despede a meio da época.
    Aliás, até comparo com o Sporting. Não acho o P. Bento grande treinador e não o cria no FCP. Mas como o Sporting tem tido um projecto com continuidade, com princípio meio e fim, está neste momento uma equipa fortíssima! Não é preciso ter um treinador extraordinário, é necessário ter um projecto coerente!

    ResponderEliminar
  33. Mais um jogo em que o FC Porto não mostrou aquilo que vale.
    Assim não vamos lá.
    Falta-nos atitude e agressividade dentro de campo. Temos que mostrar que queremos ganhar. Quaresma não estava nos seus dias...aliás ninguém. Penso que esta paragem no Campeonato nos vai fazer bem.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blog.sapo.pt

    ResponderEliminar
  34. poucas palavras, porque não me apetecem mais:
    - o Porto perdeu o primeiro jogo na Liga. UM JOGO - qual é a parte do singular que vocês não percebem?
    - o Porto, ao contrário do que se quer fazer crer, NÃO jogou terrivelmente mal.
    - mantenho a minha posição do pós-Londres: que diabo, não é cedo para mandar a casa abaixo - é cedíssimo.
    - como já foi aqui dito, e bem, o Porto tem necessidade de um processo de continuidade. tem necessidade de manter o mesmo miolo de jogadores e o mesmo treinador durante tempo suficiente para o entendimento surgir naturalmente, sem palavras. eu já aqui o tinha dito, o arctms realçou: "Não se esqueçam que não foi o Mister que escolheu o plantel, nem tão pouco fez a Pré-Época(MUITO IMPORTANTE)".
    - eu acredito, muito sinceramente, que o Jesualdo tem razão quando diz que os jogadores acusaram as críticas de que foram vítimas no pós-Londres. isso, acrescido ao facto de terem que reagir a uma situação de desvantagem, foi demasiado para uma equipa envergonhada e acabrunhada aguentar. agora mantenham o tom das críticas. e depois queixem-se.
    - ontem era dia para estar desanimado. até um tanto revoltado, aceito. hoje é dia de ohar em frente e apoiar a equipa. porque eles PRECISAM DE SENTIR QUE NÓS AINDA ACREDITAMOS NELES. HOJE E SEMPRE!é muito fácil apoiar a equipa quando tudo corre bem. a verdadeira paixão prova-se quando as coisas correm menos bem (porque nem sequer correram MAL) e mesmo assim nós estamos lá para os apoiar! MAS QUE PORRA!! Por isso é que nos casamentos se diz aquela treta toda: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.
    - O meu Porto, os meus rapazes, não precisam de críticos fáceis nem de treinadores de bancada. precisam de adeptos fieis. capazes de reconhecer os erros, e continuar a apoiar a equipa. é isso que eu lhes dou. é isso que eu vos peço para eles. só isso.

    ResponderEliminar
  35. Acho que já todos nos apercebemos que a equipa do FCP eclipsou-se à 2/3 semanas.
    Ontem faltou tudo a quase todos...excepção feita a 3 jogadores...Raul Meireles (embora entraase a medo em vários lances), Postiga e para mim a maior surpresa, Bruno Alves, aquele que eu achava o pior jogador do plantel foi ontem pau para toda a obra!
    Teorias:
    1- Lucho e Anderson já perceberam que esta é a melhor maneira de os deixarem sair em Dezembro.
    2- Não costumo falar muito de treinadores, mas depois deste últimos jogos e de ouvir o Jesualdo ontem depois do jogo, comecei a pensar que por muito que ele queira, o coração dele não o deixa trabalhar nesta equipa...a côr é outra! Já repararam como é que ele fala da equipa "dele"?! É "o Porto", "os jogadores do Porto"...por vezes é bom ouvir de um treinador palavras como "a minha equipa", "os meus jogadores". Ele fala como se não fizesse parte da equipa, reparem nisso!
    Só para acabar, e tendo noção que o árbitro não esteve muito bem, ele não foi o culpado pela atitude mais que reles da mairia dos jogadores da nossa equipa, como tal não vamos falar da arbitragem!

    ResponderEliminar
  36. Antes de mais quero dar as boas vindas a quem cá veio pela primeira vez.

    Catarina e arctms, (falo apenas por mim) o apoio à equipa e ao treinador é inquestionável, como sabem não pertenço mesmo à massa "assobiativa", sou apoiante e não desapoiante, mas existem coisas dificeis de aceitar, manifesto-me contra isso em lugar próprio, no meu caso aqui no blog ou noutros blogs.

    O facto de o treinador entrar com uma táctica medrosa, seja em que jogo for e o facto de ouvir aquelas declarações no final falando da derrota como de uma coisa normalissíma se tivesse passado, não posso aceitar. Não posso aceitar que ele leve a entender que um jogo daqueles foi um jogo normal, quando vimos perfeitamente que foi muito anormal. A falta de entrega, a falta de forças, a falta de reacção, etc. Ele deveria estar indignado e mostrá-lo, tanto para dentro do bálneareo como para os adeptos. Perde a credibilidade com aquele discurso "manso" em que a derrota é algo banal.
    No FCPorto nem um só empate pode ser bom. Ele deveria perceber isso e tenho a impressão que ainda não percebeu.

    Ele não deixa de ser o nosso treinador para o bem e para o mal, temos nós o dever de lhe transmitir o que é o FCPorto e a sua grandeza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Outra coisa, não é a questão de ser só um jogo, é a questão de parecer não se ter forças para se dar a volta por cima.

    Mas é a NOSSA equipa e o NOSSO treinador. Terão sempre o meu apoio.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Zirtaev concordo ctg kuanto às declarações n final do jogo! Ñ pode ser normal perder assim..
    Eu acho o Jesualdo um bom treinador, so k ñ o acho com pulso para uma equipa grande! É bom, sim, mas para equipas como o Braga.
    Ñ sou apologista de evocar o passado ou compará-lo em certas situações, mas há algo k gostava de relembrar: o Co-Adrianse no FCPORTO fez o trabalho sujo de correr com o Jorge Costa, k apesar de todo o Amor à camisola e respeito k d tds nós tem, já ñ se adequava a uma equipa k se queria renovar; e tb pôs o Vitor Baia no banco, k apesar de grande guarda-redes, axo k tds sabemos k o lugar pertence indiscutivelm/ a Helton.
    E isto, ele conseguiu sem discussões ou dores de cabeça! Aliás, houve uma tal união, k a veia disciplinadora de Co-Adrianse acabou por ser msm o seu calcanhares de Aquiles.. No entanto, acredito k a saida de Co-Adrianse tenha tido + a haver com problemas com a SAD e a Direcção kuanto à contratação de jogadores do k a pressão propriam/ destes!
    Depois de ver o jogo contra o Braga começo mesmo a pensar k so msm Co-Adrianse conseguia por Quaresma a jogar..
    Lucho é uma pedra fundamental na equipa..tanto k dp da lesão a pressão para ele voltar ao activo foi tão grande, k ñ sei se o momento presente ñ estará a ser consequência disso..
    A ajudar a isto tudo chega a noticia do lote de lesionados: "Vieirinha, com um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda, engrossou a lista de lesionados do plantel portista (...) juntou-se a Pedro Emanuel, Sokota, Ibson, Fucile e Cech"
    Enfim.. xpero k venha o bom tempo, para um Outubro k se advinha longo e intenso..

    ResponderEliminar
  39. Caros Amigos bLuEs...
    Desculpem a minha insistência com o assunto... e não, não se trata de uma embirração qualquer com ninguém em especial... mas alguém é capaz de me explicar o que é isso de "massa assobiativa"???
    Será que estar a tentar-se branquear o que se passou, como tendo sido a coisa mais natural do mundo (vide declarações do Prof no flash-interview e na conferência de imprensa… e mesmo em alguns comments pela blogosfera portista), e que parece ser tudo uma tempestade num copo de água estes últimos 2 jogos... é isso ser massa associativa?
    Será que reclamar e reivindicar urgentemente o regresso da alma d'um povo, de uma região, de um clube, de uma cultura, de uma mistica... é ser massa "assobiativa"?
    Desculpem-me se interpreto mal o que é isso da massa "assobiativa"... mas por vezes, fico com a sensação que temos que ser todos uns "paus-mandados" e dizer que está tudo bem, que não se passa nada, que não se viu nada, que não se escutou nada, que está tudo uma maravilha... quando na verdade, TODOS O SABEM, repito TODOS, o que vimos nos últimos 2 jogos, foi uma miséria total de atitude e luta em campo, um total desrespeito pelos sócios, adeptos e simpatizantes deste mágico clube... desculpem lá, mas se pedir e exigir isto é ser massa assobiativa, então admito, eu sou um desses... e com muito orgulho (apesar de não saber assobiar)!!
    Eu não exigo a vitória em todos os jogos, como nunca o exigi até hoje... mas EXIGO que se lute, que se corra, que se transpire, que se sinta aquele equipamento no corpo com aquelas cores mágicas do «azul e branco» em todos jogos... em TODOS, sem excepção!
    Se não é isto que temos que exigir... e a minha pergunta centra-se no anterior post do Zirtaev, para quê trazer à cola a imagem do Jorge Costa?... para quê?... se querem continuar a fazer flores com o que se tem visto, para a próxima que coloquemos nos nossos blogs, como sinal da mistica e da bravura dos nossos guerreiros azuis e brancos campeões, sei lá... o Alan... o Ezequias... o Tarik... o Sonkaya… o Pitbull… o Leandro… o Sandro… o Luís Fabiano… etc… etc…
    (PS: Zirtaev... a piada não é para ti pessoalmente, estou a falar para o geral e aproveitei a deixa da tua foto do último post… espero que não interpretes de outra forma, ok?)
    Por isso, pergunto: o que querem vocês como sócios, adeptos ou simpatizantes de tão bravo clube azul e branco… querem ser adeptos dos Jorge’s Costa’s ou dos Alain’s do nosso clube?... não tenham medo de se assumir como tal… eu já o fiz… quero 11 Jorge Costas em campo, nos 90 minutos, mesmo que se perca por 10-0, e sendo eventualmente rotulado como Sócio “assobiativo”… quero sair triste pela derrota , mas orgulhoso dos meus meninos… lutaram, correram, transpiraram, comeram a relva, mas pronto, foi um dia mau… e vocês, o que querem?
    Se tentar dar um abanão na casa e mandar todos para o c****** quando tem que ser, tal e qual como o Grande Capitão Jorge Costa fazia em campo no nosso relvado... todos concerteza sabiam ler os lábios, não sabiam?... também o escutavam (eu ouvi-o muitas vezes in-loco junto às redes da Superior Sul das Antas) junto aos seus companheiros de equipa nos momentos em que pareciam estar todos a dormir a sesta, a mandá-los para aquele sitio que vcs bem sabem , recordam-se?... eu recordo e bem!!
    Mas afinal que clube somos nós?... somos ou não o Mágico FC Porto?
    Se eu por exigir isso... e não admitir que "brinquem" com a minha inteligência, é ser massa assobiativa... ok, não me importo… colem-me o rótulo de Sócio Assobiativo.
    Mas lembrem-se… eu escolhi os Jorge’s Costa’s da minha equipa!
    Ahhh… e só mais uma coisa… eu reclamo aqui… e reclamo lá, no local adequado… dia 14, lá estarei, se nada de pessoal me impedir… e se as coisas não mudarem, podem ter a certeza, que o copo começa a transbordar… a ter que perder, que o façam de pé, como jogadores orgulhosos das mágicas cores que transportam e no final, apesar de triste com a derrota, colocar-me-ei em pé e baterei palmas em sinal de gratidão e agradecimento pelo esforço, amanhã, correrá melhor concerteza… agora, não tentem sequer perder, como simples cobardes e borrados de medo… senão, as orelhas de alguns vão começar a aquecer, podem ter a certeza disso!!
    De uma coisa, eu sei e tenho a certeza… serei Portista até morrer!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Zirtaev... desculpa o tamanho do comment, mas eu andava a precisar de desopilar... LOL... aliás, amanhã, com calma, vou preparar um post sobre este tema... da forma como eu sinto EMOTIVAMENTE o meu mágico FC Porto... maneiras de pensar diferentes... entre iguais!

    PS2 - Zirtaev... de novo, espero que entendas que a piada da massa assobiativa não tem nada contra ninguém em especifico, nem a ti em especial... generalizarei apenas o tema em si... espero que não o interpretes de outra forma.

    ResponderEliminar
  40. Depois da derrota de ontem (para a Catarina):

    (no futebol como na vida) Tudo são ensinamentos, mas com as derrotas aprende-se mais.

    (no futebol como na vida) Mais vale ser optimista e jogar ao ataque. Não ter medo de ser feliz.

    (no futebol como na vida) Ter boa "cabeça" é muito importante. Estabilidade emocional.

    (no futebol como na vida) É bom ter humildade e realismo mas também é bom ter muita ambição.

    (no futebol como na vida) Há mais marés que marinheiros, e se hoje perdemos, amanhã voltaremos a ganhar.

    Posto isto, vamos dormir em paz.
    Até porque, como dizia um grande escritor,
    Have courage for the great sorrows of life and patience for the small ones; and when you have laboriously accomplished your daily task, go to sleep in peace.
    Victor Hugo (1802 - 1885)

    Depois da derrota de ontem (para o Zirtaev:

    Gosto de futebol de ataque. Gostava do Robson. Gostei do Adriaanse. Confesso que em alguns jogos de campeonato com o Mourinho quase adormeci, mas Mourinho é um grande treinador. O número de adeptos de futebol cresce graças ao futebol de ataque. Barcelona, Bayern, Lyon... quem gosta do catennacio?
    O que é certo é que no ano passado estiveste com a equipa, mas este ano também estás com a equipa. A sério, parabéns, és um grande adepto.
    Eu não faço parte da massa assobiativa. O que mais me chocou ontem foi a falta de disciplina e a falta de "cabeça", conquistas tão difíceis da época anterior.
    Um grande abraço!!

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. Blue Boy, apesar de escrever "p'ra caraças" :) concordo com quase tudo o que disseste! Apenas acho que não deste o devido sentido ao termo utilizado pelo Zirtaev. Pelos vistos és do tipo de adepto que se habituou a ver uma equipa que lutava, e independentemente do resultado final, tinhamos a certeza que durante o jogo os jogadores tinham deixado a pele em campo...eu também sou esse tipo de adepto, e tenho muitas saudades do nosso grande capitão, Jorge Costa!
    E aqui está, penso eu, o teu erro. Parece-me que não é a isto que o Zirtaev chama de Massa "Assobiativa" mas sim àqueles adeptos que querem tudo perfeito, sempre vitórias se possivel goleadas, e quando há um passe errado desatam a disparatar contra os jogadores...pelo menos é a ideia com que fico do termo utilizado pelo Zirtaev! E diga-se, é um termo perfeito!!!

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  43. BlueBoy, pareces não ter entendido bem o termo que usei.
    Mostras ser um grande portista, um portista a 100%, e até parece que o que dizes vai contra o que eu e outros portistas pensamos. Estás completamente errado. Tudo o que dizes eu concordo, com certeza os outros concordam em absoluto, aliás penso até que já disse coisas muito parecidas. Todos nós nos habituamos a esse FCPorto de que falas e precisamente por isso se criou, depois destes 2 jogos, este ambiente de "ansiedade". Não por causa das derrotas mas precisamente pela atitude da equipa. Não estamos habituados a uma atitude tão passiva por parte de jogadores e técnicos, não estamos habituados a ver os jogadores andarem dentro do campo a fazer "fretes" como parece ter acontecido nestes jogos. Acho que aqui estamos entididos.

    Quanto à massa assobiativa, bem, o que eu critico tem a ver sobretudo com um péssimo habito que se criou de, talvez por os adeptos terem as pipocas na mão, em vez de aplaudir as boas coisas dos seus jogadores, assobiam por tudo e por nada. Em vez de fazerem pressão sobre adversários e árbitros, fazerem pressão sobre os seus jogadores e isto durante os jogos, o que penso só ser prejudicial para a NOSSA equipa.

    Ninguém diz que os nossos jogadores estão livres da crítica, qd o merecerem realmente devem ser chamados à atenção por isso. Devemos mostrar-lhes o que sentimos, mas nas horas certas e não por qq coisinha. Foi aí que quis chegar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar