18 outubro 2006

Dragão devorador

FCPorto 4-1 Hamburgo
(Lisandro, Lucho, Postiga, Lisandro, Trochowski)
Foi um FCPorto muito pressionante o que entrou hoje debaixo do dilúvio que se abateu sobre o Dragão. Com um verdadeiro temporal a cair sobre os jogadores, estes entraram com grande vontade de marcar cedo. Conseguiram-no por Lisandro, depois de uma excelente jogada do persistente Anderson, logo aos 15 minutos, dando a respectiva tranquilidade para fazer um bom jogo.
Jesualdo surpreendeu pela positiva ao colocar Fucile de início em vez de R. Costa como todos prevíamos. E deu-se bem já que o uruguaio, apesar de ser o seu primeiro jogo na Europa e logo um jogo para a “Champions League”, esteve muito certinho e mostrou a Bosingwa que não tem o direito de fazer “berreiros” só porque pensa que o lugar é seu.
Com Raul Meireles como o primeiro homem a ajudar a defesa e Lucho, que parece ter voltado às boas exibições, a fazer todo o meio campo (defensivo e atacante), foi com facilidade que o FCPorto controlou o jogo. Mesmo antes do fim da primeira parte e após uma mão na área de um alemão, Lucho acabaria por aumentar o marcador através de uma grande penalidade.
De salientar pela negativa a lesão de Anderson ao acabar a segunda parte. Esperemos que não seja nada demais, já que temos dois jogos importantíssimos para o campeonato e não estou a ver-nos fazer esses jogos sem ele. Para o seu lugar entrou Jorginho, que não tendo estado mal, não tem sequer comparação.
Para a segunda parte esperava-se um Hamburgo muito mais atrevido, já que para os alemães, tal como para o FCPorto, nem o empate servia para manter as esperanças de continuar na competição. E foi exactamente o que aconteceu. Com isso o FCPorto teve mais espaços e foi com alguma facilidade que chegou ao terceiro golo após um bom cruzamento do Quaresma, que esteve melhor que nos últimos jogos, a que Postiga respondeu com uma excelente cabeçada.
Para o fim, e já com Bruno Moraes em jogo, o FCPorto chegou ao quarto golo novamente pelo “guerreiro” e incansável Lisandro, com o brasileiro a fazer uma grande jogada e a assistir na perfeição o argentino. O Hamburgo que apenas tinha criado algum perigo por remates de fora da área, marcou o seu golo de honra exactamente assim já no cair do pano.
Em suma viu-se um FCPorto com a garra que sempre pedimos, a fazer pressão aos adversários muito à frente da sua defesa e com uma defesa relativamente segura, com dois jovens laterais a mostrarem-se muito boas opções. E talvez esteja também provado que poderá estar resolvida questão do ponta-de-lança, com o confiante Postiga, com o acutilante Lisandro e com o inconformado Bruno Moraes prontos para “facturar”.
A noite só não foi completamente “azul-e-branca” porque o resultado do Arsenal foi negativo, o que complica as contas do grupo para o FCPorto. Está agora em terceiro com 4 pontos, estando na frente o CSKA Moscovo com 7 pontos e em segundo o Arsenal com 6. A taça UEFA parece estar garantida e tive hoje um pensamento que vou partilhar «talvez ganhemos outra taça europeia esta época» (mas façam de conta que não disse nada).
PS: Está uma nova questão na "Opinião da Bancada", desta vez para se saber o que acham os portistas das possibilidades do FCPorto na Europa, agora que estamos a meio da fase de grupos. Aproveito para dizer que o Anderson foi considerado o melhor jogador do último FCPorto-Marítimo com 55% dos votos (17) contra os 32% dos votos (10) no Postiga.

17 comentários:

  1. Entramx xeios de pica!!!! =)
    Mas kual foi a do arbitro em marcar penalty e ñ dar cartão? A cd dia k pasa axo k percebo menos de futebol..
    Foi pena o Grande Anderson ter-se lesionado..xpero k recupere p/domingo! E k o Helton ñ tenha nd! Iso seriam grande sbaixas! :/
    E agora é acreditar k na 2ª Grande continuemx em grande!!!
    FORÇA FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. foi bom...mas nada de euforias..eles eram um pouco fraquinhos...mas foi um bom jogo

    ResponderEliminar
  3. weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! um porto seguro, encontrado, colectivo, um Jesualdo que não se recusa a aprender, e que o faz com gosto, e que inclusivé se começa a libertar e a fazer riscos calculados (FUCILE!!!!), o meu Postiguinha reencontrado (é desta que voltaste de vez, mor?:)), o Lucho em recuperação, e o Bruno Moraes a fazer uma excelente jogada e a ter a grandiosidade de oferecer um golo... ele, que não joga há ano e meio, que mais do que ng deve querer provar que voltou e está em forma e deve estar desesperado por marcar um golo, numa situação em que a equipa já ganhava 3-0, ofereceu um golo... és Grande, Bruno! tenho confiança que este Porto está no crescendo que eu previ... os erros estão a ser corrigidos, a equipa, aos poucos, vai-se entrosando. vieram-me as lágrimas aos olhos quando ouvi o speaker do estádio gritar "Lisandro..."... respondi baixinho "Lopez". não foi perfeito. mas o caminho é este. e eu vou para a cama consoladinha. con-so-la-di-nha!:)

    ResponderEliminar
  4. com a emoção quase me esquecia: o árbitro foi cabraozinho, sim senhor, já lá vai algum tempo que não via um destes na CL... vá que não comprometeu. mas se o penalti sobre o Quaresma é CLARO, a não amostragem do segundo amarelo ao jogador do segundo penalti é risível, de tão ridícula... acertou no golo do Postiga: ele NÃO estava fora de jogo!

    ResponderEliminar
  5. Grande exibição, grande resultado. Só foi pena o resultado do Arsenal, para a noite ser perfeita!

    ResponderEliminar
  6. Belo jogo passa pelo blog www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt e deixa a tua nota...do jogo

    Belo Jogo!!!! 4-1....

    Saudações Portistas

    Abraço de felicitações pelo blog esta fantástico .... cada vez melhor..Parabéns mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Ah carago! Esta ninguém nos tira!!!

    ResponderEliminar
  8. Admito k tava c/mt receio deste jogo..mas a prestação da equipa e o resultado superaram, e mt, as minhas expectativas!!! :)
    Enfim, correu MT bem e vamx xperar k continuem assim..
    Destaque para Fucille e Bruno Moraes k entraram mt bem!!
    Axo k td o conjunto xteve bem, mas há mt a trabalhar até pk as equipas k se seguem na Liga e dps n Champions, ñ são propriam/ equipas como o Hamburgo..
    Saudações Portistas a tds aqueles k aplaudiram e cantaram xta noite no Estádio e k sobreviveram à xuva, ao vento e à trovoada (plo k ouvi n tv)!!!

    ResponderEliminar
  9. Na Champions resultados destes são sempre invulgares e só conseguidos por equipas muito acima da média - como fomos hoje. Pode ser atípico jogar com uma equipa que ainda não tem vitórias à 7a jornada, mas para estarem aqui tiveram de fazer um bom campeonato. Depois, o Hamburgo apenas tinha sofrido 3 golos nos 2 jogos anteriores (casa com o Arsenal e Moscovo).

    As contas do grupo ficaram complicadas com a vitória do CSKA. Agora, mesmo 10 pontos podem não chegar para a qualificação - a menos que esses 10 pontos venham de uma vitória na Alemanha (que parece bem ao nosso alcance) e em Moscovo. No entanto, se isso acontecer - e já era a nossa "obrigação" antes deste jogo - chegaremos ao último jogo, em casa com o Arsenal, a disputar a vitória no grupo. Ou seja, a diferença entre o terceiro lugar e o primeiro lugar no grupo ficou pequena, de repente...

    Preocupa, para já, saber se temos o Andersen para Alvalade. Mas o jogo de hoje trouxe outra agradável surpresa. Saiu o Andersen pouco antes do intervalo (um dos jogadores mais influentes e com uma primeira parte brilhante) e a equipa não se ressentiu. Aliás, as trocas de jogadores não quebraram o ritmo e a postura da equipa. Sinal de que o sistema de jogo já está assimilado e que a equipa já funciona como tal. Uma excelente indicação para Alvalade.

    E por falar... Na Praça da Batalha já estavam a montar as luzes de Natal. Será que este ano o Natal é mais cedo (no próximo fim-de-semana)?...

    ResponderEliminar
  10. Grande, grande jogo, meus caros amigos...Gostei muito da forma como a equipa encarou a partida e mais ainda, por se perceber que o árbitro vinha bem "untado"...Atenção que o gajo é Luxemburguês que por sua vez -até rima- é o sitio onde domina o "Picapau Vermelhês"...Boas perspectivas para os jogos em Lisboa e Hamburgo, mas atenção, um jogo de cada vez..."Quantos são, quantos são?"...Boas exibições de Fucile, de Cech, Helton (ai aquele golo, temos que o pôr no esticador...),Meireles, Lucho, Quaresma, Jorginho...Excelentes as de Postiga,Lisandro,Bruno Morais -que entrada de Dragão- e Anderson (esperemos que não seja nada de grave)... Hoje estamos felizes com a nossa consciência, um abraço para todos...

    ResponderEliminar
  11. O Jesualdo pareceu ter-me ouvido,optou e bem pelo Fucile no lugar do R.Costa.E cinceramente que bem que ele jogou.
    Para além de todos que estiveram bem, há a lamentar a saída do n/puto maravilha.
    Esperemos que recupere a tempo do próximo encontro.
    Também não percebi aquela do árbitro não ter expulsado o jogador depois de uma mão dentro da área. Valeu o facto de não ter havido problemas por esse lapso.
    O n/Porto surpreendeu-me pela positiva e só foi bom para podermos encarar o Sporting com outra disposição.
    Parabéns e um abraço desportista para todos que fazem parte deste blog.

    ResponderEliminar
  12. O Porto de ontem já é o Porto que queremos: primeira verdade inquestionável.
    O Jesualdo Ferreira, afinal, também gosta de surpreender: segunda verdade inquestionável.
    O Fucile jogou bem melhor que o Bosingwa e deixou no ar a promesa de ainda conseguir melhor: terceira verdade inquestionável.
    Na Europa também há árbitros que nem nas Distritais: quarta verdade inquestionável.

    O Lisandro Lopez quer-se no coração da área e não nas laterais - primeira verdade sujeita a discussão.
    O Quaresma, apesar de uns lampejos, continua a não confirmar as promessas - segunda verdade sujeita a discussão.
    Continua tudo muito complicado, graças ao CSKA que conseguiu derrotar o Arsenal - terceira verdade que pode começar a passar a mentira já na próxima jornada.

    De qualquer modo: 4-1. Já tinha saudades de uma noite europeia assim. Não pelo resultado, mas pela exibição.

    ResponderEliminar
  13. Caro Zirtaev,

    Nem imagina o que me aconteceu !!! Não é que o "empregado" se enganou e em vez de dois (como eu tinha pedido) me trouxe quatro !!! E eu, com enorme sacrifício (como imaginará...) lá tive de os comer...Bolas, nos próximos ...14 dias não quero mais hamburger´s !!! Claro que ao 15º já estarei perfeitamente esfomeado outra vez !!
    Mas ontem foi tal a dose que para ajudar à digestão pedi um “scotch” com 3 pedras sequinhas... sequinhas, sequinhas...

    Falando em 3... aqui ficam 3 notas que me apetece dar - Grande Jesualdo !! Bruno Alves muito bem !! Fucile é nome de (para já não vou dizer mais) bom jogador. Não engana.

    ResponderEliminar
  14. Amigo Zirtaev... ka grande barrigada... até apetece dizer: "foi um consolo!!"
    Ai que saudades de uma noite destas... temos meninos, carago!!
    Desta vez, o Prof não inventou... colocou as pedras nos seus lugares... Fucile mto bem, sem inventar (Zé, põe-te a pau...)... mal-amado Bruno Alves a crescer, a crescer em maturidade... Postiga com a veia toda... Lisandro a roer os calcanhares dos adversários... etc, etc, etc... ahhh Ganda Noite!!
    Quero mais... quero mais!!!
    Venham agora os Escamas que até os comemos, carago!!!
    Que saudades desta alegria contagiante que me invade a alma... Ti Amo Portooooooo!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Obruno Alves tem estado bem, as pessoas é que já têm configurado no sistema que ele é um virus, mas para alguma coisa existem os anti-virus :-).
    O Jesualdo provou que se calhar não tem o medo que achamos que ele tem. O Fucile é uma muito boa opção.
    Concordo com o Quintino, o Quaresma não tem estado bem e ontem só disfarçou em lgimas jogadas. Precisamos de um Quaresma melhor.

    Sinceramente não estou confiante para passar a fase de grupos, isto devido ao resultado do outro jogo de ontem, mas a UEFA pode estar quase certa, há males que vêm por bem...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Foi simplesmente perfeito! Tão perfeito que nem vou fazer dos meus testamentos. O único factor negativo foi mesmo a lesão do anderson... a ver vamos se recupera.

    Agora temos que continuar a jogar assim, porque ontem, JOGÁMOS À PORTO!
    Por último, eu não disse que o Fucile, tal como o Cech, se ia estrear na Champions? cuidado com o gaijo... o Bosingwa disse adeus ao lugar.

    PORTO!

    ResponderEliminar
  17. Grande Porto, só tive pena em tar em espanha e não ter visto o jogo, nem relato nem nada, a unica coisa, oque já foi bom, foi o meu irmão a mandar-me mensagens a cada golo.
    Espero que continuem com a veia no jogo com o sporting.
    Abraço
    Malaicus

    ResponderEliminar