29 outubro 2006

Coração de Dragão

FCPorto 3-2 Benfica
(Lisandro, Quaresma, Katsouranis, Nuno Gomes, Bruno Moraes)
O 12º jogador
Foi num ambiente como nunca antes tinha visto no Dragão que se jogou o jogo de ontem. O público foi ontem sem dúvidas o 12º jogador de uma equipa que teve a alma, o coração e a garra que todos nós queremos no nosso FCPorto, pelo menos na 1ª parte, mas já lá vamos.
O Estádio do Dragão, perto de fazer 3 anos, registou talvez a sua maior enchente depois da inauguração. 50.223 adeptos quase todos do FCPorto viram o jogo e foram simplesmente extraordinários conseguindo tornar o ambiente para os visitantes sufocante. Parabéns a todos.
Exibição de Sonho
Com este fantástico ambiente foi também mais fácil aos jogadores se empolgarem e partirem para um primeira parte simplesmente sublime em que a equipa de Jesualdo encostou às cordas um adversário que pareceu chegar a um ponto que quereria apenas perder por poucos. Quaresma estava endiabrado, Postiga exuberante e Anderson, enquanto lá esteve, sempre empolgante. A pressão era feita à saída da área encarnada e as oportunidades sucediam-se umas atrás das outras, acabando o FCPorto por marcar num lance de felicidade, quando Postiga, que jogador que ele está, rematou de fora da área embatendo a bola em Lisandro e acabando por enganar o guarda-redes contrário.
Estava feito o primeiro golo aos 12 minutos e o FCPorto continuava numa toada muito ofensiva e parecia querer humilhar por completo um adversário que parecia não ter forças para reagir. Foi com naturalidade que aos 20 minutos Ricardo Quaresma resolveu “dar um nó cego” ao defesa contrário e enfiar a bola “na gaveta”, um golasso só ao alcance dos melhores. O público ficou completamente extasiado e a continuação da exibição dava a entender que a noite e a ser uma noite verdadeiramente memorável.
O pesadelo
Aos trinta minutos de jogo, um jogador grego adversário tem uma entrada dura que atinge Anderson. Imediatamente me lembrei de uma situação idêntica que acontecera no ano passado e curiosamente quase no mesmo sítio. Curiosamente essa entrada dura também não teve qualquer sanção por parte do árbitro, curiosamente também enviou o nosso jogador para o “estaleiro”. Curiosamente, e ao entrar R. Meireles para o lugar do Anderson, o jogo virou-se ao contrário e o adversário começou a equilibrar o jogo, criando até duas boas oportunidades ainda antes do intervalo, tendo Helton que mostrar o grande guarda-redes que é. E assim chegou o intervalo.
Na 2ª parte, a pressão que fazíamos na defesa dos encarnados começou a ser feita apenas perto da nossa defesa, o meio campo começou a ser dominado e quase não conseguíamos sair do nosso meio campo. E voltamos ao mesmo. A semana passada tinha escrito o seguinte: “Ao colocar dois trincos em jogo, os jogadores no seu inconsciente assimilam que é para ter medo e para defender, exactamente como fizeram em Londres e em Braga. Apesar de Paulo Assunção fazer de Meireles (trinco), Meireles não faz de Lucho e Lucho,(…) não é construtor de jogo, para isso existem outros jogadores no plantel.” Está mais que provado que Meireles e Assunção juntos só representa confusão. E está provado pelo quarto jogo consecutivo. Jorginho, apesar de não se poder comparar a Anderson, é o homem certo para o substituir e para continuar a manter o adversário em sentido e a defender no seu meio campo.
Assim, a equipa lisboeta conseguiu criar oportunidades e consequentemente o seu golo que fez a equipa portista se descoordenar em todos os sectores e o golo do empate adivinhava-se. Para piorar a situação, Jesualdo resoveu tirar o jogador mais criativo que ainda tínhamos em campo (Quaresma, que fez uma grande exibição) para entrar um jogador que nada acrescenta ao futebol do nosso clube (Tarik). Surgiu então o empate e o sonho tornou-se me pesadelo para as 50.000 pessoas que estavam naquele estádio. Faltavam apenas 10 minutos para o final e já ninguém acreditava na mudança do resultado estando o adversário satisfeitíssimo com o empate.
A alma portista
Muitos adeptos saíram então do estádio, mostrando a fraqueza do seu portismo e mostrando que não são necessários no apoio ao FCPorto. E os jogadores numa demonstração de crer, garra, atitude e esperança não desistiram e foram buscar forças para, depois já dos noventa minutos, darem uma enorme alegria aos excelentes adeptos que acreditaram sempre. Bruno Moraes fez o estádio do Dragão explodir como nunca antes tinha visto. Foi impressionante e eu tive o prazer de lá estar. Quebrou-se assim a “malapata” com o clube da Luz no Dragão e com o S.L.B. (Senhor Lucílio Baptista).
Esta vitória poderá ser um tónico para o resto do campeonato, fazendo sempre acreditar em todos os jogos até ao fim. Esta vitória e como bem dedicou o nosso presidente é dedicada sobretudo para o grande postista Pôncio Monteiro. Os meus desejos de rápidas melhoras para ele.
PS: Está uma nova questão na "Opinião da Bancada" na barra lateral. Tenta-se saber juntos dos portistas o que pensam da ausência de Anderson, se a equipa é ou não dependente dele ou se as tácticas é que não são as melhores com a sua saída, etc. Informo que Helton foi considerado o melhor em campo no jogo com o Sporting com 51% dos votos (21). Quaresma ficou em 2º lugar com 20% (8 votos) e Lucho em 3º com 15% (6 votos).

24 comentários:

  1. Zirtaev não percebes nada de claques e do mundo ultra por não fales já vi k és adepto de sofa mesmo!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó anónimo deves estar com um melão do tamanho da Torre dos Clérigos....Dasssseee, sofremos mas valeu a pena, até os comemos....Vou jantar um PetitBull bem passsadinho e um Lucilinho Batotista bem marinado....E por cima um bom tinto do Douro para desgastar esta cambada toda....Ide passear macacos para a Cordoaria....Seus corruptos do carago....E volto mais logo para mais dois dedos de conversa...

    ResponderEliminar
  3. eh...pá...que emoções...cum catano..vai buscar

    ResponderEliminar
  4. Cá estou de novo...Mais confortado mas nada contente com o Jesualdo...Não era necessário sofrer tanto...Dois a zero dava para gozar com eles e atirar-lhes mais uns tantos lá para dentro...Tirar o Quaresma e meter o "marretão" do Tarik que não deu um pontapé que se visse, francamente...Nem quero discutir o Lucílio Calabote...Está tudo mostrado e bem mostrado e não há dúvidas que o apartamento prometido foi-se pelo canudo...Mas marcar cedo e depois sofrer assim não dá para mim, qualquer dia caio da cadeira abaixo e lá vou eu para os anjinhos...Ó Jesualdo mete na cabeça: Tens que ter um médio mais raçudo que dê trabalhinho dos grandes aos adversários....Assim com o Meireles e o Assunção juntos é uma confusão tremenda e um sufoco.E mais uma vez um canto e ninguém a marcar o poste mais próximo?...Acho sinceramente que os meus Deuses estiveram comigo...Obrigado vos fico!!!!

    ResponderEliminar
  5. Podes descansar Zirtaev que eu continuo por ti...Estou com uma pedalada do caraças....Hoje saí-me dos carretos deitei tudo cá fora...Os meus vizinhos devem estar escandalizados...Foi de tudo para cima!!!!!...Até fiquei com uma enorme dôr na consciência...Ainda por cima eles gritaram com o 2º dos Milhafres...Eu não aguentei...Saíram-me os bofes pela boca fora e foi de Filhos da P...para cima até me cansar...E eles coitados devem estar com uma dôr nos c..... do tamanho da ponte Vasco da Gama...Amanhã vão passar por mim muito sorridentes, cheios de salamaleques...E eu a rir por dentro -ide pró c.....- seus papalvos...Se me perguntarem algo eu vou dizer....Dasssse!!!!Há prá aí um gajo malcriado comó caraças a morar no prédio, vocês sabem quem é?...

    ResponderEliminar
  6. MEIRELES TU TÁS LÁ....
    GRANDE PORTO.
    ESTOU FELIZ!!!
    http://forcaporto-2006.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Foi muito bom sim. O estádio quase foi abaixo com o 3º golo! Mas realmente o stress de ver o Benfica empatar o marcardor era perfeitamente dispensável, não habia nexexidade.
    A malta tem criticado muito o Jesualdo Ferreira; é verdade que não concordo com algumas das opções dele, mas temos que ter em conta que ele fez uma substituição colocando um jogador que viria a marcar um golo da vitória, no momento certo... ter-lhe-á corrido bem, mas não deixa de ter mérito.

    abraço portista

    ResponderEliminar
  8. Foi um jogo emotivo! Serviu para atestar a gloriosa incompetência do Fernando Santos e a necessidade de profissionalizar os árbitros em Portugal. Acho que o empate seria justo, penso que na lesão do Anderson o Katsouranis vai à bola primeiro, a lesão é uma infelicidade casual. Belo golo do Quaresma! Fico à espera do volte-face na Luz.
    Um abraço e boa continuação de blog.

    ResponderEliminar
  9. O jogo valeu pela 1ª parte e pelo terceiro golo, Mais uma vez o Jesualdo mostra um certo receio a jogar com os considerados grandes. Correu bem felizmente.
    Quanto a ti Meireles, gosto da tua maneira de ser. Anónimos que apareçam e que maltratem o ZIRTAEV por estar cansado, tu aplica-lhes das boas. E tu ZIRTAEV descansa que depois falamos.
    Um abraço Portista.
    Valeu os três pontos.

    ResponderEliminar
  10. excelente jogo...quanto aos portistas sairem antes do jogo são sempre os mesmos...mas os resultados e a exibição da equipa cala-os

    ResponderEliminar
  11. ai... que eu revi aquele Porto 2-Artmedia 3 vezes e vezes sem conta... foi duro... quando o Bruno Moraes marcou chorei, babei, berrei, saltei... bem...:D

    também não percebi a substituição de Quaresma, mas ouvi comentários que ele se terá dirigido ao banco pouco tempo antes com algumas queixas... assim sendo, entende-se.
    Lucho-Assunção-Meireles não funciona: definitivamente.
    uma palavra à equipa do Benfica: grande atitude. recuperar de uma desvantagem de dois golos só está ao alcance de quem tem grandes sonhos. mesmo que o Porto se tenha deixado adormecer, houve mérito da equipa do Benfica que acreditou até ao fim.

    mas, Moraes... tás de volta!!!:''''''))))))

    ResponderEliminar
  12. meirelesportuense percebo-te perfeitamente!!! No nosso 3º golo soube-me msm bem gritar em bom som para k os parvos dos meus vizinhos de cima e debaixo se calassem!!
    Vou ser sincera, kuando eles empataram, n acreditei k ainda conseguissemos ganhar! Fikei mt desiludida.. o k aconteceu akela equipa de 1 momento p o outro? Como é possivel sofremos asim 2golos? Mas acreditamx, e tivemx a sorte do noso lado e lá marcámos!
    Não kerendo tirar mérito à equipa, xpero k o Mister e os jogadores revejam o video do jogo e reflitam sobre algumas situações..iso sim, era 1 trabalho de casa bem feito!
    Um Bem Haja a tds os portistas k fizeram vibrar o Dragão ontem! Pla tv deu p sentir esa força e deu tb p ansiar mt por ser 1 de vós lá presentes! =)

    ResponderEliminar
  13. Eu Portuense "confesso" me confesso que pequei por pensamentos actos e omissões...Insultei, agredi e maltratei psicológicamente todos os Benfiquistas moradores num raio de quinhentos metros da minha residência...Confesso que desejei uma súbita desinteria a todos eles embora depois tivesse que suportar os inconvenientes resultados desses desarranjos intestinais...Que pensei em pôr a tocar em altos níveis a Portuguesa e o Hino do Futebol Clube do Porto logo após o fim do encontro...Confesso o meu profundo arrependimento e juro -não tentem duvidar- que vou tentar conter-me o mais que puder no próximo desafio...Não insultarei o árbitro, os juízes de linha o 4º e até o 5º árbitro se por acaso ele estiver no estádio...Vou tentar não sentir vontade de entrar em campo partir o Petit todo e depois passar-lhe a mão por aquele cabelo tão giro...Não mais pôr o anelar "espetado" como se fora um menir, bem na direcção desses grandes filhos das mãesinhas deles...Não mais mandar o anónimo para o "Tropical" nem o filho do Nené para Gonçalo Cristóvão...Ver todos os jogos em que intervenha o meu FCdoPorto muito sereno, de terço na mão, com os pézinhos metidos para dentro e sorrir como sorriem os eunucos quando os seus amos lhes batem desenfreadamente...Eu Portista "confesso", me confesso...

    ResponderEliminar
  14. Meireles aqui em casa foi o mesmo. Depois de ouvir as galinhas cacarejarem no segundo golo, ive que gritar no terceiro.
    Zirtaev o blog está óptimo.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  15. Começo o meu post pelo ambiente vivido no Dragão. Acreditem que desde a inauguração do estádio devo ter falhado uns 4/5 jogos, logo fui aos outros todos. Especialmente entre o final da época 2004/2005 e esta não falhei nenhum. No entanto, nunca antes vi o Dragão assim. Eu falo por mim, estava em êxtase. A coreografia, o pessoal a cantar o hino (já nao me lembrava de ver tanta gente a cantar o hino! até pensei que o pessoal se tivesse esquecido, mas eu sempre cantei), as pessoas a embalarem nos cânticos e não deixarem as claques sozinhas, o não ter havido assobios à equipa depois do 2x2, mas palmas e motivação. Soube pelo jornal hoje que esta assistência ficou a 600 pessoas do recorde (Porto x Deportivo), mas realmente houve momentos que me arrepiei como há muito não me arrepiava. Talvez o Benfica transcenda as pessoas, transcenda aqueles que nunca antes cantaram o hino e ontem lembraram-se... Por momentos pensei que estivesse a ver um jogo da Premier LEague tal o entusiasmo... Porque é que não é sempre assim?

    Agora o jogo.
    A primeira parte só não me encheu totalmente porque queria mais um golo, pelo menos. O Quaresma falhou dois, o Meireles um, Lisandro outro. Podíamos ter goleado. Fora isso, gostei de quase tudo. E quase porque o Fucile pareceu-me muito nervoso e o Raúl Meireles parece-me em baixo, não segurou o meio-campo e isso viu-se no fim da primeira parte e alongou-se na segunda parte.
    Na segunda parte, entrámos relaxados, a defender muito atrás e perdemos o meio-campo. Eu já estava a antever o golo do Benfica. Vi mil e um filmes. Vi o Porto x Artmedia na minha cabeça, vi o Porto x Olimpyakos (este mais antigo que de 2x0 para o Porto passou para 2x2) e vi muitos outros. No segundo golo do Benfica caiu-me tudo. Não estava em mim... Mas não desisti. Tal como o Porto, não desisti. E por muito mal que possamos dizer da atitude medrosa do Porto e de alguns jogadores, estes gaijos são novos, mas dão tudo em campo. Comem a relva como há muito não via. O lance do golo foi simplesmente perfeito. O timing, o jogador que marcou e que merecia, a atmosfera no estádio. É indescritível e só compreende as minhas palavras quem lá esteve a ver o jogo. Eu não cabia em mim, não estava em mim! Fiquei mais uma meia-hora no estádio depois do jogo. Não me continha, não disfarçava a alegria. Estava em êxtase como há muito não estava.
    Que o Porto deste ano me deixe assim mais vezes, e que no próximo jogo em casa contra a Académica estejam outra vez mais de 50 mil pessoas, que se crie um ambiente como o de ontem, antes, durante e após o jogo. Porque se a equipa ontem sentiu alguma coisa além de pressão, foi apoio.
    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  16. Por último, a lamentar a lesão do Anderson... Andaram estes palhaços dos lampiões a bradar há uns anos para «deixarem jogar o Mantorras» e fazem isto. Por muito que me digam que não, creio que era deliberado e intencional pôr o Anderson K.O. Foi o Katsouranis, como podia ter sido o Petit, o Ricardo Rocha ou o Luisão tal a impetuosidade com que jogaram sem que tivessem visto um único amarelo.
    É o Apito dourado...

    ResponderEliminar
  17. Afianl confirma-se o pior: Anderson vai ficar no estaleiro não sabemos quanto tempo e no Jogo a maioria dos comentadores da arbitragem parecem ignorar a entrada do Grego...Que se repita o que aconteceu há uns anos com o Paulinho Santos quando lesionou o João sempre no Chão em que esteve uns meses sem jogar...Se realmente é justiça que eles proclamam só têm que aceitar o castigo e mais nada...Mas não vai acontecer nada disso como fácilmente se perceberá: tudo aponta para que se passe uma esponja sobre esta agressão como se passou na entrada sobre o Ibson que o arrumou todo este tempo...Mas não nos calemos, proponho que façamos comentários em tudo quanto se possa falar para os obrigar a tomar medidas e a ter vergonha...Marco Aurélio, Eurico, etc, etc,etc, já lhes perco a conta são sempre os mesmos e é sempre sem querer...

    ResponderEliminar
  18. Alguém viu as imagens do Veiga a mostrar o dedo ordinário p os adeptos portistas akuando o golo do empate??!! Agora a ver as noticias n sic, é k vi as imagens! O Rui Santos dizia, e com td a razão, k se castigam os jogadores kuando têm ese tipo de atitudes, será possível ñ castigarem ele? E é preciso o clube apresentar queixa?? As imagens ñ falam por si??
    Essa gente só faz merda!! Desculpem lá, mas dps de ver as ultimas noticas da operação do anderson, de saber k ele só p/o ano é k xtará recuperado e dps d ver as imagens desas ordinarices lá do outro, fikei msm xateada!!!!
    Foi só 1desabafo!:/

    ResponderEliminar
  19. Caro Zirtaev,

    Antes de mais os meus parabéns por este espaço! Nota-se que por trás desta criação está com certeza a grande paixão que sente pelo nosso clube! Quanto ao jogo, gostaria de referir a tristeza pela lesão do Anderson que com certeza vai fazer muita falta nos próximos embates (parece que estará ausente nos próximos 3 meses)! Espero que o grego não saia impune fora do relavado uma vez que no jogo nem sequer o amarelo levou... A morisidade da 2ª alteração pelo Prof é algo decepcionante e inexplicável... Sinceramente não percebo como é que se deixa o adversário se superiorizar e chegar mesmo ao empate para efectuar a 2ª alteração... Felizmente o Bruno Moraes facturou o 3º...
    Quanto à nossa defesa, determinados erros clamorosos causam preocupação para os próximos jogos... Não se pode deixar o adversário cara a cara com o Helton ainda por cima mais do que uma vez...
    Mas ganhámos! Estamos à frente! Lideres isolados! Isso é o que interessa!
    Soldado Azul

    ResponderEliminar
  20. Se derem uma volta pelo blogue do Pedro Vermelho que esteve por aqui há pouco tempo, vão perceber o ridículo de eles se considerarem ainda prejudicados....Já lá deixei uma bicada...mas é evidente que o mal está feito e nada se pode remediar no que diz respeito ao miúdo...Isto é o que me desespera, um tipo bate com um carro num passeio, amassa-o todo, se tiver dinheiro tudo OK, tinta, chaparia, mais umas porcarias e tudo novo...Agora nós seres humanos, não somos assim, isto revolta-me bem fundo e aquela passividade do Calabote foi no que deu...Esse gajo é que devia ser castigado e deveria sê-lo de forma clara para servir de exemplo a casos futuros...Agora já percebem o porquê dos telefonemas a perguntar quem deve ou não ser o árbitro???

    ResponderEliminar
  21. Também nunca senti o ambiente assim no Dragão. Nunca ouvi cantar o hino do clube, participar das músicas e coreografias: mostra que há muito trabalho a fazer para puxar pelo público, fazer uma festa pois ganhamos tantas vezes, intimidar os adversários pois resultou logo à partida! Arrepiei-me e vieram-me as lágrimas aos olhos como no 1º de muitos títulos em 1978.
    A Catarina tem razão. Lembrei-me do Artmedia, de facto, mas por ver as asneiras de marcação e especialmente posicionamento dos médios.
    Mas o professor disse tudo sobre isso. Ele viu o que falhou:
    1) Deixar Fucile exposto contra 2 adversários, além de não lhe terem sido dadas instruções para encostar ao Simão (em vez de fechar no meio) que não pode receber a bola à vontade - e em caso de corrida 1x1 o Fucile não perderia tantos duelos. O Quaresma muitas vezes não defendia e o puto pagou caro atrás. Outro pormenor, o Bosingwa não seria batido no 1º golo, o Fucile mais baixo do que o Katsouranis a saltar e tardiamente, devia ficar no poste mas alguém teria de marcar o grego.
    2) Impossível segurar um jogo com os médios em linha a defender à frente e a serem comidos como infantis em jogadas de 2x1: tabela, passe, desmarcação. Como Meireles e Lucho entravam a par, a tabela servia a bola entre os dois e o 1º adversário escapava-se com ela até à área sem mais oposição.
    Revejam certos lances e lembrem-se das asneiras de principiantes do jogo com o Artmedia. Com o Mourinho o Porto ganhava jogos só por posicionamento dos jogadores, um "jogo de posição" que não é estático, só inibe as trocas de bola do adversário e deixa os nossos "em sequência alternada em campo" para se dar logo profundidade quando se recupera a bola.
    Como podem falar do Meireles-Assunção que não funcionam se na 2ª volta funcionaram? O sistema tem de ter equilíbrios em todo o campo: se metemos mais um atrás, tirámo-lo de algum lado à frente. Já o disse aqui, a equipa tinha já a rotina do 3x4x3 e a dupla de médios centrais funcionava perfeitamente. Nem sequer encostava atrás na defesa e fazia o filtro à frente. Quando um saiu e entrou o Bruno Alves, sofremos o 1-1 de penalti do Braga em Fevereiro (na altura bem gritei que não devia ter sido aquela a substituição, mas o Adriaanse aprendeu rápido).
    Jesualdo vê bem o jogo e tal como em Alvalade percebeu as mudanças necessárias. Com o Bruno Moraes era para ganhar ao Sporting e a má circulação de bola no final impediu-o. Desta vez deu para ganhar.
    De novo, e por fim, o êxtase foi impressionante. Não fosse o estádio, além de belo, ser bem construído e teria ido rio abaixo.
    Quanto à curiosa semelhança das iniciais usadas pelo Zirtaev com o nome do árbitro (slb), nada mais a dizer. Só lembrar que esse Lucílio Vigarista, além de ter fechado os olhos a faltas benfiquistas junto à sua área que obrigatoriamente dão amarelo (Luisão, R. Rocha, Leo) como fechou na final da Taça de 2004 à agressão de F. Aguiar a Derlei com 1-0 e 11x11 antes de expulsar Jorge Costa, há 10 anos que prejudica o FC Porto: até António Oliveira se ajoelhou junto à lateral, as mãos em prece aos deuses, quando o magano não marcou um penalti escandaloso sobre Zahovic na Luz (2-1, Jardel e Jorge Costa).
    É que nem tudo está bem quando acaba bem. Perdemos Anderson.
    a) Jorginho é a escolha, por dar profundidade ao meio-campo como nenhum outro, além de defender e sacrificar-se;
    b) Os equilíbrios do meio-campo devem ser assegurados consoante as alternativas disponíveis, sempre sabendo as posições a ocupar e as compensações que forem necessárias.
    O prof. sabe.

    ResponderEliminar
  22. Antes de mais obrigado a todos os novos visitantes por aparecerem, e os anónimos que se identifiquem, basta colocar um nick que não custa nada e é mais fácil dialogar com eles.

    Meireles o senhor é grande e obrigado pela sua contribuição neste espaço.

    Zé Luís, desculpa mas não estou de acordo contigo qd falas da táctica e da inclusão em simultâneo do Meireles e Assunção ao mesmo tempo comparando-a com o ano passado.
    Repara que no ano passado a linha defensiva apenas tinha 3 defesas e Assunção funcionava quase como o 2º cntral e Meireles era o verdadeiro trinco. Com isto o ataque estava bastante povoado. O que não acontece agora qd Meireles e Assunção jogam, acontecendo que a pressão do meio campo é feita muito atrás. O ano passado haviam logo dois médios a fazer essa pressão muito à frente no 3-4-3. E acho que aqui reside a questão principal.

    De resto concordo com todos qd dizem que foi realmente emocionante. Aquele hino cantado em uníssono por 50000, nem em jogos da selecção, qd a apoiava, me emocionei tanto. O arrepio na espinha foi tal que ontem ainda andava a cantar o hino e me emocionava qd me lembrava. E então aquele final apoteótico nunca mais vai sair da memória de qq portista que esteve no estádio e mesmo de todos os outros.

    Agora que festejamos resta ver o que esteve mal naquela 2ª parte para corrigir, já que o próximo dificil desafio é já depois de amanhã e sem o nosso puto vai ser complicado.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  23. Ah!! Obrigado a todos por contarem as vossas experiências no golo da vitória.
    Já agora conto uma curiosidade. No lançamento do Fucile, que foi mesmo à minha frente, eu disse para quem me quis ouvir à minha volta. O Porto vai marcar, vai marcar!!! E nem 5 segundos depois estava a delirar com o golo do BMoraes.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  24. Eu concordo com o Zirtaev quando ele justifica a ineficácia do duo Assunção/Meireles na nova tática do Porto...Realmente antes o Assunção era práticamente um quarto defesa vagabundo que ia tapando os buracos que iam surgindo...Agora ele está mais fixo na frente da defesa e aí surge o conflito: Meireles pisa os mesmos terrenos e acontecem hesitações nas marcações que na maior parte dos casos são fatais...Vejam o golo do Sporting, Assunção dá a noção de sair para marcar outro jogador e de admitir que o Djaló fica por conta do Meireles, o que não acontece de todo...É possível que com o apuramento do treino isto se anule e eles se consigam complementar bem, mas até lá...Eu sou um pouco sonhador mas já me puz a magicar o seguinte: Porque não experimentar o Quaresma na posição do Anderson? Ele, todos o sabemos é pouco rigoroso tácticamente, mas dada a sua qualidade criativa, poderá fazer uma posição de vagabundo no meio-campo e sair-se bem dadas as suas caracteristícas pessoais...Ibson entrando, dará mais consistência ao meio campo porque é uma formiguinha sempre a trabalhar e técnicamente é também um jogador superior...Confiemos que vamos conseguir superar a ausência temporária do pequeno génio...

    ResponderEliminar