23 outubro 2006

Ponto de equilíbrio

Sporting 1-1 FCPorto
(Yannik, Quaresma)
Detesto enganar-me nestes casos, mas o que é certo é que o professor deu novamente avanço ao adversário ao colocar em campo uma equipa mais defensiva. Ao colocar dois trincos em jogo, os jogadores no seu inconsciente assimilam que é para ter medo e para defender, exactamente como fizeram em Londres e em Braga. Apesar de Paulo Assunção fazer de Meireles (trinco), Meireles não faz de Lucho e Lucho, apesar do excelente jogo que fez, não é construtor de jogo, para isso existem outros jogadores no plantel.
O que aconteceu na primeira parte deveria ser uma aula do que o treinador não deve voltar fazer. O meio campo a jogar com dois jogadores que são trincos por natureza tem tendência a encostar na defesa, criando um fosso enorme com o ataque. Por isso foi muito natural as bolas raramente chegarem jogáveis ao trio de ataque e com isso as ocasiões de perigo a favor do FCPorto terem sido quase inexistentes na primeira parte.
O Sporting é já de si uma equipa pressionante e com o esquema táctico do FCPorto, a equipa de Alvalade aparecia sempre a pressionar em cima da nossa área. Com frequência as oportunidades foram aparecendo sendo salvas pelo enorme Helton, até que quase no fim da 1ª parte aconteceu um golo, apesar de tudo, resultante de uma falha defensiva inadmissível a este nível, com a defesa a deixar completamente só na pequena área um adversário. Mesmo assim merecem destaque na defesa Fucile e os dois centrais, principalmente o Bruno Alves que fez um grande jogo.
Para a 2ª parte aconteceu a mudança esperada. Saiu o P. Assunção para a entrada do Jorginho, claramente um jogador que esticava muito mais o meio campo e assim dava profundidade ao futebol dos azuis-e-brancos. A equipa entrou a pressionar muito mais à frente e com clara vontade de serem eles a mandar, com vontade de conseguir o empate.
Logo no início da segunda metade apareceu o golo por Quaresma, numa excelente assistência do guarda-redes adversário. E assim o FCPorto controlou por completo o adversário na 2ª parte (algo que não tinha acontecido na 1ª) e apareceram algumas boas oportunidades. Isto claro está sem nunca o Sporting deixar de procurar também a nossa baliza. Mas notava-se que o jogo estava claramente controlado pelo FCPorto.
Perto do final do jogo Jesualdo Ferreira trocou os dois extremos, Quaresma e o apagado Lisandro Lopez, por Diogo Valente e Bruno Moraes, passando a equipa a jogar num claro 4-4-2, o que fez desequilibrar a equipa do Paulo Bento. Mas o jogo já estava perto do final e acabou precisamente com o FCPorto em cima da área do adversário.
O empate acaba então por ser um resultado justo, num jogo em que o FCPorto praticamente só jogou meia parte. É um resultado positivo se pensarmos que estivemos a perder e sobretudo é positivo já que continuamos na frente depois de jogar com um adversário directo em casa deste.
PS: Na "Opinião da Bancada" está uma nova pergunta, desta vez para elegerem o melhor jogador do FCPorto neste jogo. De salientar que à pergunta "Agora, onde acham que poderá chegar o FCPorto na Champions League?", a grande maioria (quase 80%) acha que passará aos oitavos de final.

25 comentários:

  1. Axo k foi justo 1empate! Na 1ªparte o scp dominou e xegou ao golo c/1 erro grave n defesa..mas n 2ªparte axo k o FCP dominou mt + e acabou por marcar msm!
    Axo k as assobiadelas ao Quaresma começam a dar fruto! Já n treme e desaparece do jogo, mt plo contrário! Marcou e festejou, e dedicou a Baia, mostrando k xte é uma base fundamental no balneário!
    Agora é pensar n proximo jogo contra o slb, k importa referir k n conta c/Miccolli! :p
    Cumprimentos portistas a tds os adeptos presentes hoje n wc, k n ganharam o euromilhoes, mas msm asim marcaram presença!!

    ResponderEliminar
  2. Resultado foi menlhor que a exibição, aquele meio campo ainda não me convence nunca conseguiram segurar a bola ou lançar o ataque,muito pontapé para o ar,a bola foi muito mal tratada,no final valeu o ponto conquistado

    ResponderEliminar
  3. Acho que ficou demosntrado que o FCP é mais forte do que o SCP bastando para isso que a equipa tenha alguma atitude. Infelizmente hoje a equipa voltou a ter falta dessa atitude em grande parte do jogo.
    Valeu pelo resultado!

    ResponderEliminar
  4. Para quem não teve hipótese de ver o jogo, aqui ficam os videos dos golos...


    http://futebol.sapo.pt/mframe_futebol_d … mp;id=4163

    http://futebol.sapo.pt/mframe_futebol_d … mp;id=4163

    ResponderEliminar
  5. [quote] E assim o FCPorto controlou por completo a 2ª parte e apareceram algumas boas oportunidades. Isto claro está sem nunca o Sporting deixar de procurar também a nossa baliza. Mas notava-se que o jogo estava claramente controlado pelo FCPorto [/quote]

    bem , se calhar há mesmo duas sportv's , pro que a que eu vi , nao mostrou nada disso !

    vá lá , podemos ser portistas , honestamente , e sinceros ... fomos dominados no jogo todo.

    é um bom resultado para nós , que temos muitos jogadores jovens e um treinador novo.

    mas essa do dominar-mos a segunda parte , para mim que leio este blog com muito respeito á bastante tempo , não tava á espera !

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa é dominar outra é controlar.
    O que quis dizer é que controlamos o adversário na 2ª parte, algo que não fizemos na 1ª parte.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Também concordo com o Zirtaev. Penso que controlamos o jogo na 2ª parte, apesar de o termos feito no nosso meio campo. Talvez por isso o Yagami diga que fomos dominados. Penso que a equipa conseguiu defender-se bem na 2ª parte e com mais algum discernimento podiamos ter marcado o golo da vitória. Se notarmos, tivemos várias ocasiões de ataque em que havia igual ou até maior número de jogadores do FCP do que do SCP, enquanto que o contrário raramente aconteceu.

    ResponderEliminar
  8. Desculpem-me pelos links dos golos... estes sim estão correctos:

    http://futebol.sapo.pt/mframe_futebol_directo.html?pid=30118&id=4163

    http://futebol.sapo.pt/mframe_futebol_directo.html?pid=30123&id=4163

    ResponderEliminar
  9. Bela leitura deste clássico! Sem dúvida que hoje se defrontaram duas equipas que estão num patamar bem diferente das demais na liga.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia a todos...
    Não dominamos, mas controlamos: foi, de facto, assim.
    O que, tendo em linha de conta os mesmos argumentos que muitos portistas têm aqui usado para defender o treinador, exibições e equipas, até se tem de aceitar. É a chamada teoria da limitação de estragos.
    Penso que em fio de jogo, equilíbrio entre sectores e entrosamento de jogadores o Sporting está um pouco melhor que o nosso Porto. Ontem, contudo, o Porto mostrou espírito de sacrifício e de entreajuda que ajudaram a colmatar algumas das lacunas que ainda revela.
    Acho justo o resultado.
    Fucile manteve as boas indicações dadas, Bruno Alves pelos ares está a revelar-se intransponível mas precisa melhorar bastante o domínio de bola com os pés, Lucho a subir de forma, Quaresma a mostrar que, se calhar, precisa de uns assobios para mostrar o que sabe.
    De qualquer modo, há ali um dilema: Paulo Assunção e Raul Meireles juntos, neste sistema, acabam por se encostar demasiado atrás e anulam-se. Um pouco (reparem que só digo um pouco) como acontecia com Paredes e Costinha.

    ResponderEliminar
  11. Já agora: viram as declarações do Ricardo no final do jogo?
    Então não é que o moço estava plenamente convencido (e ainda deve estar) que quem não devia estar naquele sítio era o Quaresma?
    Ele, pelo contrário, fez tudo bem... socou a bola para a frente (o que já foi uma proeza)...
    Ainda bem que é ele o titular da baliza do Sporting... mal mesmo é Scolari (que lá se dignou ir assistir ao jogo e assim já pode passar o resto da temporada sem ver o Porto) continuar a achar que não há mais nenhum guarda-redes em Portugal!!!!

    ResponderEliminar
  12. jogo trapalhão do nosso porto. o meio campo não constroi, não segura a bola, não faz 3 passes bem direcionados entre eles. o resultado é um porto sem fio de jogo à espera q alguem saque uma jogada individual e desiquilibre.
    os melhores: helton, b. alves, fucile e quaresma. piores: cehc (o pior), lisandro, lucho, postiga, raul meireles.

    ResponderEliminar
  13. Na 2ª parte o Porto realmente assumiu melhor o jogo e controlou-o mas o meio campo precisa de alguém com "corpo" para assumir e dominar melhor os acontecimentos...O Moutinho passou o jogo a distribuir fruta e ninguém repara pois é pequenino, mas não é por isso que pode despachar cacetada em tudo o que mexe...No amarelo a Lucho, ele (o Moutinho) faz falta dura o árbitro marca ao Lucho e ainda lhe mostra cartão...Bem sei que foi pelo protesto, mas o Argentino tinha razão...O Nani fez uma segunda falta merecedora de castigo logo a seguir ao primeiro amarelo, a maioria dos comentadores exceptuando no momento, nada mais disseram sobre isso e só salientaram o caso do Assunção...Não foi mau, concordo com o Jesualdo que refere que o resultado superou a exibição e no XXI qualquer coisa, não está mal, ao contrário do relvado que é uma grande porcaria...Também a grande chuvada que se abateu sobre a Mouraria e não só, chumbou o terreno tornou-o muito pesado e a bola prendia muito, exigindo mais coração que cabeça...

    ResponderEliminar
  14. De salientar que em ALvalade a qq falta é logo um grande "cagaçal", se o árbitros dessem amarelos por cada vez que aqueles adeptos pedem, não haveria nenhum que acabasse sequer a 1ª parte por falta de jogadores do adversário do SPorting.

    Quintino o GRedes do Sporting é um "must" LOL, a culpa nunca é dele. Mas deixem-no estar, ainda há-de dar o campeonato ao FCPorto se as coisas estiverem renhidas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. [quote] Uma coisa é dominar outra é controlar.
    O que quis dizer é que controlamos o adversário na 2ª parte, algo que não fizemos na 1ª parte.
    [/quote]

    pois , então para a proxima diz controlar :)

    agora , mesmo assim , não penso que foi muito bem controlado. houve lances muito perigosos. verdade , é que tb podiamos ter feito um golo.

    o meio campo realmente , falta-lhe capacidade de controlar a bola. não sabem ter posse de bola, fazem muitos passes errados. isto resolve-se com anderson ,mas eu não gosto nada de ficar dependentes de um unico jogador.

    gostei de ver o bruno moraes. do pouco que toca na bola , vê-se que ele tem alguma ideia na manga. tb gostei de ver diogo valente , talvez um 4x4x2 seja uma boa tactica para o fcp

    ResponderEliminar
  16. Concordo, a Jesualda anda-se a mostrar uma cobardolas de primeira - só arrisca quando o escalpe dela depende de uma victória e mesmo assim, só a jogar em casa! Depois da exibição segura contra o Hamburgo, vai meter o Meireles no lugar do Anderson pra quê? Para estarem ele e o Assunção enfiados entre os centrais que nem à bola saíam?? Cobardolas...
    Começámos a jogar aos 80 minutos, os lagartos não estavam a jogar nada e nós pura e simplesmente não quisemos aproveitar! No meio campo ofensivo estava o Lucho contra 3 ou 4 lagartos, assim não sai ataque nenhum, só bolas longas lá prá frente...
    O Fucille não convenceu também... estavam sempre 2 tipos sozinhos do lado dele, quase que diria que tanto o Lucho como o Meireles o andaram a queimar para ver se o Bosingwa volta depressa... nenhum dos dois ajudava a fechar o lado dele quando era preciso.
    Destaco o Postiga que de facto anda com garra, o Lisandro que mal tocou na bola mas vê-se que quer dar o litro, o Bruno Alves que não é jogador mas cada vez disfarça melhor e o Assunção que é sempre muito útil. Desde o intervalo que gritei pelo Moraes e o Vieirinha, mas a Jesualda não queria os 3 pontos...
    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Parabéns!
    Nasceu o http://craques-em-formacao.blogspot.com/ que será um espaço também virado para a formação neste caso de todos os clubes portugueses. Espero que gostem.

    ResponderEliminar
  18. o resultado é justo, o jogo foi equilibrado, o Anderson fez falta na equipa do porto, espero que defronte o benfica, pois este será um jogo bem mais complicado e emotivo.

    ResponderEliminar
  19. Sem dúvidas que concordo contigo ZIRTAEV quando dizes que o Jesualdo teve mais uma vez medo.
    Só quem não quisesse entender a que não via que ele jogou com receio do adversário. Depois, claro, a perder, felizmente teve o bom senso de fazer aquilo que já devia ter feito no início. Entretanto o resultado até se ajusta por aquilo que os n/jogadores fizeram na 2ª parte.
    Porém, é minha opinião pessoal, que faríamos ainda melhor se tem metido o Bruno Moraes e o Diogo Valente mais cedo. Mas está bem. Esperemos o próximo derby.
    Abraços amigos a todos quantos fazem parte deste blog.

    ResponderEliminar
  20. hmm... o melhor que tenho a dizer deste jogo era o que o meu avô costumava dizer: "antes empatar que perder". não foi mau, também não foi bom. já aqui tinha comentado antes que eu não poria o paulo assunção de início, não num meio campo onde já estão meireles e lucho... mas também a verdade é não consigo condenar de ânimo leve o Jesualdo. fa-lo-ia, se achasse que tinhamos uma alternativa fiável no plantel para o lugar de anderson, que não temos. o único jogador de raiz dessa posição é o Jorginho e... bem, pelo menos do assunção o Jesualdo sabe o que pode esperar.
    destaque para o Fucile: que grande jogador! e que força de braços!! lançamentos junto à linha de fundo marcados por ele são quase cantos!! é daquelas coisas... não sei até que ponto é que o Fucile teria passado despercebido o resto da época, não fosse o Bosingwa achar-se no direito de não reconhecer autoridade... convenhamos: aquele lugar era cativo dele. agora deixou de ser. espero.

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev,

    Meu caro, hoje discordo em grande parte do seu post. Ou melhor, da sua ideia essencial. No entanto, não é por isso que vou deixar de comentar. O problema é que não sei por onde começar...:-))
    Não... vou referir-me apenas ao aspecto essencial do seu post - para mim o Jesualdo esteve bem e não deu qualquer parte de avanço. Agora o que aconteceu é que o meio campo OFENSIVO na primeira parte não existiu. E não penso que a “culpa” seja do Anderson ou até do Assunção ou, se quiser, ainda, da ausência do Jorginho. E dizer que o Meireles e, SOBRETUDO, o Luxo não sabem construir jogo parece-me totalmente redutor das capacidades daqueles dois GRANDES jogadores. Basta recuarmos um ano e ver o poder que aqueles jogadores têm de criar. Agora, actualmente, é verdade que não têm. Porque estão em má forma. O Meireles então...
    Mas não deixam de ser grandes jogadores.
    Agora se juntarmos as más exibições do Meireles e do Luxo com a falta de ritmo do Assunção e o condicionamento deste a partir do amarelo, tudo somado dá uma grande trapalhada naquela parte nevrálgica do terreno. Isto não quer dizer que, atendendo a que estávamos a perder e que ele tinha o amarelo não concorde totalmente com a entrada do Jorginho.
    Quanto ao Jesualdo, tirando o erro de ter tirado o Quaresma da ala direita na segunda metade da primeira parte, esteve bem no antes, durante e pós jogo. Especialmente no pós jogo.
    De facto, foi melhor o resultado do que a exibição e nós temos obrigação de jogar muito mais.
    O resultado é mais do que justo.
    O que mais gostei foi do espírito de luta e entrega dos jogadores. Jogaram mal, mas deram tudo. E isso, para mim, vale muito.
    Para ganhar aos vermelhos há que jogar mais.

    P.s. – O melhor do jogo foi o Buraqueira do Montijo – uma assistência daquelas não está ao alcance de qualquer um...

    ResponderEliminar
  22. Caro Situacionista, o Lucho não é um construtor de jogo, pode fazê-lo, porque é um grande jogador, mas não é essa a sua função no jogo do FCPorto, é o chamado médio de transição. Meireles muito menos. O Meireles é na sua essencia um trinco com muito boas capacidades técnicas, se constroi é precisamente por isso, mas a sua essência não é essa, desde que me lembre. Jorginho é um nr.10 puro (talvez fraco) mas que o que sabe fazer é abrir espaços no ataque, distribuir bolas nos avançados e aparecer na área. É a minha opinião.

    É evidente que com o Lucho e Meireles a 100% a história poderia ser outra, mas já todos sabiamos que não estavam.

    Já antes do jogo discordavamos da equipa inicial, essencialmente na decisão entre P.Assunção e Jorginho.
    Eu preferia o Jorginho e terei visto o jogo sobre o ponto de vista da amplitude que ele daria à equipa na primeira parte. Se o jogo seria diferente nunca o saberemos. Já o caro Situacionista preferia o P.Assunção a reforçar o meio campo, o que de facto aconteceu, e quanto a mim revelou-se uma opção falhada, como se viu, e emendada com a "minha" opção na 2ª parte e quanto a mim acertada.

    De qq maneira e como "discuti" com o seu colega, o Eterno, é a magia do futebol. Dois portistas com visões diferentes da mesma coisa. Eu vejo um azul mais claro, o Situacionista vê um azul mais escuro, mas o essencial é que vemos uma e só cor, o Azul-e-Branco. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Zirtaev,fiquei um pouco triste com o resultado, pois penso ter-mos muito melhor equipa que o Sporting.

    Resalva-se o golo do Rei Quaresma!!!Allez, Allez, Quaresma,Allez!!!

    Grande abraço

    Pedro Sousa

    http://blogdoengenheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. Amigo Zirtaev...
    Só hoje 'acordei' da viagem e por isso, só agora vou comentar o teu post... como sempre aliás, concordo em quase tudo o que dizes, mas desta vez, sou obrigado a discordar, mas essa é só a minha opinião e nada mais que isso... Jesualdo não deu 45 min de avanço... fez o que seria de fazer para travar o ímpeto inicial dos lagartos... contudo, pelo que se viu, à posterior, não seria de o ter feito, porque não haveria necessidade, mas isso aconteceu porque o FC Porto não deixou e os lagartos não souberam mais... a partir do 1-0, Jesualdo foi mestre e mostrou-me que eu estava enganado quando dizia que ele demonstrava alguns tiques de 'medroso', mas está a aprender bem, muito bem...
    Repara que o jogo a caminho do fim, poderia ter tentado segurar o resultado com entradas de outros jogadores mais defensivos em detrimento de Bruno Morais e Diogo Valente, mas ele esteve bem, muito bem, mesmo que até viesse a perder, mas colocou achas para a fogueira para não deixar a defesa lagarta sair do seu buraco...
    Só neste ponto discordo com a tua análise... mas é como sempre digo... tu tens tanta razão quanto eu... só temos 2 visões diferentes da mesma situação, nada mais que isso.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Caro Zirtaev,

    Os (nossos diferentes) pontos de vista de que fala são verdadeiros.

    Mas sabe, quando considero o meu interlocutor intelectualmente sério e ainda por cima com interesses comuns (o FCPorto, no caso) gosto imenso de "discutir" ideias, por mais divergentes que sejam, ainda que versando sobre a "mesma realidade".

    Daí que também seja fã deste blog.

    ResponderEliminar