27 outubro 2006

Um Dragão de honra

Este é um dos jogos que os portistas mais esperam todos os anos. A rivalidade existente com o clube que nos vai visitar amanhã é das mais antigas do futebol português e assume (já assumiu mais que agora) uma rivalidade entre o Porto, cidade oprimida pela capital, e a própria capital, Lisboa, em termos mais gerais entre o norte e o sul. São também as equipas que mais títulos conquistaram em Portugal e de há uns anos para cá as duas equipas com mais adeptos do país.
Talvez por isso o anterior técnico, Co Adriaanse, nunca terá sido perdoado, apesar de ter ganho o campeonato e a taça. As derrotas que "Mister Co" obteve com o clube lisboeta ficaram sempre entaladas nas gargantas de muitos portistas.
Por ironia, o técnico actual do FCPorto, é (ou era) um antigo benfiquista e estará amanhã debaixo de fogo se a equipa não der o que os adeptos pretendem, uma vitória. Aliás nestes jogos para os adeptos só existe um resultado possível. E para Jesualdo, tal como para os adeptos, essa vitória tem mais importância do que os simples 3 pontos que dela resultam.
Depois de um clássico em que a equipa não correspondeu ao esperado pelos adeptos e pelo seu treinador, o FCPorto tem de regresso uma das suas “pedras chave”, Anderson. Sobre o novo mágico do Dragão estão depositadas grandes esperanças para fazer a diferença na equipa em relação ao último jogo. É verdade que todos confiamos que ele faça essa diferença, mas também é que verdade que estamos a falar de um jogador que por mais genialidade que tenha é um jovem de apenas 18 anos. Mas com o Dragão lotado a puxar por ele, tal como todos os outros jogadores, terá uma motivação que poderá até suplantar o que ele tem feito nos outros jogos.
As alterações na equipa serão sobretudo a troca de P. Assunção por Anderson, o que faz a diferença toda no meio campo e na forma como a equipa ataca, havendo assim uma grande ligação entre a defesa e o ataque. Meireles deverá continuar na equipa e sendo um trinco com boa técnica será a melhor opção apesar da sua forma não ser a melhor. Fucile, depois do bom entendimento que teve com Quaresma em Alvalade, parece ter ganho a confiança de todos e deverá ser titular, isto mesmo com o regresso do castigado Bosingwa.
Acima de tudo o que se pede à equipa é que ela seja digna, que honre os seus adeptos e que mostre ao adversário o significado dessa palavra depois de todos os enxovalhos de que somos vítimas durante todo o ano. Pede-se um público unido em torno da sua equipa e que mostre o orgulho de sermos dragões, porque assim a vitória não escapará.
FCPorto - Benfica, SportTv1 Sábado 19H45
PS: Destaco mais um troféu para o melhor guarda-redes de sempre no nosso futebol, Vitor Baía. Desta vez ganhou o troféu de melhor guarda-redes da época passada que tem em consideração factores estatísticos e é atribuído pelo Sindicato dos Jogadores. Pois é mesmo no banco supera, e com 37 anos, certos guarda-redes sempre muito sobrevalorizados. Parabéns Baía.
PS2: Na "Opinião da Bancada" desta semana em que estava a votação o melhor jogador do empate do clássico entre o Sporting e o FCPorto, Helton foi considerado o melhor jogador com 50% dos votos (17), seguido de Quaresma com 24% (8 votos) e Lucho com 15% (5 votos). A votação fica abeta até ao final do jogo de amanhã, por isso ainda pode ser alterada.

19 comentários:

  1. Amigo Zirtaev...
    A humilhação do ano passado, continua-me atravessado na gargante... este ano, quero vingança, quero sangue!!
    Quero ver aqueles 'rídiculos' a serem humilhados, trucidades, completamente atropelados no Dragão... admito, não faço a coisa por menos!!
    E um pedido a todos os Portistas que lá vão estar... para este jogo principalmente, mas tb para todos os seguintes, népias de roupas vermelhas, verdes, larajas ou amarelas... roupa AZUL only!!... ao menos, levem um cachecol, que aquilo não é um casamento... é um estádio de futebol!!!
    Por isso... peço a todos para amanhã, apenas, e apenas, 90 minutos NON STOP de apoio!
    Vamos esmagá-los... ;-)
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Mesmo jogando contra 14, temos tudo para ganhar o jogo! Este Benfica é uma equipa medíocre, que vive de um só jogador! Este ano, vamos mostrar-lhes a Fúria do Dragão! (embora aquilo que mais se parece com o Bruce Lee esteja do lado de lá...).

    ResponderEliminar
  3. Nunca gostei deste árbitro a apitar os n/jogos.
    A pressão dos vermelhos sobre ele já começaram há muito.
    Porém, tenho fé que a n/equipa superior como é, vai mostrar o quanto vale e vamos concerteza depenar a águia.
    Votos de um bom jogo e que somemos os trés pontos.
    Quanto à massa associativa, podes crer ZIRTAEV que vão dar todo o apoio de princípio ao fim.
    Também, e já agora para ajudar, porque não uma derrota dos leões já hoje?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Eis o jogo do ano para qualquer um de nós. Ganhar ao Benfica é viver, perder é quase morrer. PElo menos para mim. Tou extremamente confiante para o jogo de amanhã. Há jogadores que não esqueceram aquela derrota do ano passado... E eu ainda nao engoli estarmos 2 anos sem ganhar aos vermelhos!
    Não me vou alongar muito mais, espero só que o Porto jogue à Porto, e que cilindre os lampiões, como cilindrou o Hamburgo.

    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Eu ñ percebo pk é k determinadas "pesoas" andam por aki a bisbilhotar! Eu ñ sei, mas ñ tenho por hábito andar em blogs de outras equipas, até pk me pasa ao lado o k dizem ou escrevem.. Mas enfim! Deixa-os lá desabafar k tao tristinhos os desgraçados!
    Kuanto a assuntos sérios, concordo ctg Zirtaev, kuanto ao 11 inicial! E xpero sinceram/ k tds os Adeptos presentes amanha, demonstrem o seu Amor sincero por xte Grande Clube, e k aplaudam mt! E Tb xpero, k a equipa saiba recompensar! Vamx a eles!! =)

    ResponderEliminar
  7. infelizmente aguns portistas preferiam ter ganho ao slb do que ter vencido o campeonato....
    slb é 1 clube merdoso e insignificante que só merece desprezo

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. AMANHA INVASÃO AO TRIPANARIO!!!!

    SEMPRE PRESENNTES

    ResponderEliminar
  10. Ó nn1904 e já agora onde vais buscar os bilhetes? Fizeste-te sócio do FCP? É que se não for assim nada feito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev... não provoques o 'miúdo sem nome'... lol
    Mas 'os sem nome, sem alma, sem mistica, sem nada', vão invadir o quê?
    Não me digam que ainda acreditam no Pai Natal?... lol
    Era bom era... era bom era... que ele e os mitras da turma dele lá aparecessem... só paravam em Campanhã à chapada e ao pontapé!!!
    Mas pronto... deixa lá o 'sem nome' reinar a curtição dele... pq amanhã, ver o tripanário, só pela Sportv!!... e com um bocadinho de sorte, só no café da esquina!!
    Mas até que era bom eles aparecerem... iam ter a recepção do costume... com direito a fanfarra dos bombeiros e tudo... eheheheh
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Grande Zirtaev, parece-me que a tua opção para a equipa titular de amanhã é igual à grande maioria das opiniões. Eu apesar de tudo jogava com o Assunção em vez do Meireles. Parece-me que a grande vantagem de ter o Meireles em campo era o facto de ser um bom rematador de meia-distância, contudo isso não tem acontecido. Daí achar que a melhor opção, tendo em conta o meio-campo deles (Petit, Katsouranis...é porrada pela certa!!!) seja usar o Assunção. Dá mais confiança a nível defensivo e pode libertar um pouco mais o Lucho para missões ofensivas!
    Quem quer que jogue tem é que sentir bem o significado da camisola que veste e mostrar quem manda no futebol (dentro das 4 linhas) em Portugal!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  13. Caro Zirtaev,
    Quanto à (minha) equipa, mais do mesmo - com Assunção e Zé, saindo Meireles e Fucile.

    Quanto ao Dragão de Honra...estou com uma grande esperança que amanhã possamos brindar com um ...(FC) Porto da mesma estirpe...

    VAMOS GANHAR !!!

    ResponderEliminar
  14. Lá está a fixação no Assunção. Mas vocês têm assim tanto medo do Benfica?

    Reparem que eles vão jogar com um meio campo reforçado e os nossos médios qt mais recuados jogarem mais espaço lhe dão no meio campo. E o Assunção joga muito recuado, é um trinco que é quase defesa central e não é isso que quero para o FCPorto. Quero um FCPorto atrevido e que faça pressão na defesa deles.

    Acho que jogar com o Assunção é dar espaço ao adversáro.

    Hã!!! E o Sporting acabou de empatar com o Ricardo a ajudar, claro. Mais riscos podemos correr.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. É, o Benfica ganhou o seu campeonato na época passada ao vencer os dois jogos com o FC Porto. Pareceu o FC Porto de há 30 anos, feliz por ganhar aos mouros.
    O campeonato foi nosso e por causa do cheio ras tintas e do braulho das latas lá ganhámos a Taça também.
    Eu prefiro assim. E o Benfica ganhar 2 vezes ao Porto só de 30 em 30 anos. Como antes em 1976.
    A equipa só leva, agora, o Paulo Assunção em Alvalade ou Luz ou... Hamburgo. A partir do momento em que tem +1 atrás (B. Alves) e os mesmos à frente, falta 1 no meio. É o sistema de Jesualdo.
    Eu preferia o do Co. Apertávamos mais os adversários.

    ResponderEliminar
  17. Que esse anónimo se cale ou então se identifique claramente...É tempo segundo os conceitos que eu admiro em ti meu caro Zirtaev que estas vozes que não contribuem em nada para o debate se calem de vez...E que tu continues assim aberto ao diálogo como até agora tens feito sem no entanto abdicares dos teus princípios e de os defenderes com elevação...Muita e muita sorte.

    ResponderEliminar
  18. Caro Zirtaev:

    Hoje vai ser a desforra do ano passado...sem dúvida!!
    As galinhas já andam agitadas com o aproximar das horas.
    Vamos mostrar quem é o melhor. Vamos fazer engolir o orelhudo e o veigarista tudo aquilo que disseram ao longo desta semana.
    Vão se sentir ridicularizados.

    Todos para o Dragão, apoiar o Campeão!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar