16 outubro 2006

O Capitão Porto

Jorge Costa fez no sábado 35 anos e recebeu uma bela homenagem da claque Colectivo95, tendo o público do Dragão o presenteado logo de seguida com um enorme aplauso. Hoje dá uma conferência de imprensa em que se despedirá do futebol profissional como jogador. Eu como portista só tenho o dever de prestar a homenagem ao homem que vi levantar mais taças dentro do FCPorto.
Fiquei desapontado quando o ano passado resolveu abandonar o FCPorto porque o treinador o afastou da equipa principal. Julguei que ele pensasse que o FCPorto seria mais importante que o treinador e que quisesse fazer tudo para ajudar a equipa apesar de estar afastado dela. Mas não. Resolveu abandoná-la e pensar mais em si próprio que no clube que diz que ama. Não o compreendi e ao contrário da maior parte dos portistas não lhe perdoei nessa altura o que achei ser uma traição.
Agora que tudo passou venho pelo melhor meio que tenho disponível (este blog) prestar a minha homenagem ao Capitão. Porque se não lhe perdoei foi porque o admirava muito e porque ele representa tudo o que pode existir da mística azul-e-branca. A raça, a vontade, o respeito que impunha em campo e a maneira como acordava a equipa quando esta se começava a desconcentrar é algo que nunca esqueceremos e de que agora cada vez mais sentimos saudades.
Jorge Costa parabéns pela belíssima carreira que tiveste em que os teus êxitos se confundiram com os próprios êxitos do FCPorto nos últimos anos. Que sejas muito feliz.
Bosingwa
Bosingwa ter-se-á exaltado com Jesualdo Ferreira ao intervalo do jogo com o Marítimo, daí a substituição por Ricardo Costa. O Bosingwa neste início de época tem estado em muito boa forma e tem sido um defesa direito como há muito não víamos no FCPorto, mas actos de indisciplina não se admitem num grupo de trabalho que se quer coeso. Por muito que custe ver o R. Costa no próximo jogo a defesa direito, ainda por cima um jogo tão importante, Bosingwa tem de ser castigado para bem do FCPorto e da sua equipa principal.

13 comentários:

  1. Zirtaev percebo a tua mágoa p/com o capitão, pk a partilho ctg! Só a força dele naqele balneário, msm k não a jogar, valia mt!
    Não sei se reparas-te, mas a tv aprofundou iso, foi visto o Baia a falar c o Bosingwa e dps, n inicio d 2ªparte, a falar c o Jesualdo, e vê-se bem k tenta estabilizar as coisas..nd justifica desrespeito p/com o treinador! Mas foi bom ver esa intervenção do Baia! Se Jorge Costa lá xtivese, tb seria uma + valia..
    Concordo ctg kuanto à luta contra à indisciplina, pk jamais poderá haver anarquia num balneário!
    Mas kuanto ao Capitão, agradeço-lhe toda a Força, Garra, Dedicação e Amor!! E já agora, Parabéns a ele!!!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Zirtaev...
    Sobre o meu/nosso Grande Capitão, só tenho uma palavra... OBRIGADO!!!
    És e sempre serás ENORME!!
    PS - $AD, para quando a devida homenagem?
    Quanto ao Zé... poix, acho mesmo que o Prof. andou a visitar o meu blog e apanhou-o com a "boca na botija"... em pleno Mineirão (nada de especial), mas muito mal acompanhado pelo "puto das tranças"... LOL... agora mais a sério!!!... não se sabe ao certo o que se terá passado, já oui várias versões, mas doa a quem doer, seja o Manel, seja o Joaquim... disciplina é para todos... TODOS, sem excepção!!... mas acredito que tudo se resolverá em breve e a contento de todos.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Mineirão, puto das tranças...
    Uma versão. Pelos vistos há outras.
    Alguém sabe quais?
    De qualquer modo, postas as coisas nos termos conhecidos, dou razão ao Jesualdo Ferreira.
    Era o que mais os faltava, agora, laivos de indisciplina.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, o Jorge Costa foi um exemplo de profissionalismo dentro e fora do campo. Quando houve o incidente da braçadeira, nunca ninguém viu o Jorge Costa a levantar ondas contra o Porto, nem mesmo contra o Octávio, pelo contrário, quando era um ídolo em Londres ao serviço do Charlton, só dizia que ansiava regressar ao Porto. Compreendo o teu ponto de vista pelo facto de ele abandonar a equipa às mãos de um holandês e deixar o papel de passar a mística ao Baía e ao Pedro Emanuel, mas entende que isso não é traição. Foi o bicho de jogar futebol a falar mais alto, e decerteza que o ambiente no balneário com o Adriaanse não era o melhor. Compreendi a sua postura, embora também tivesse ficado magoado, mas isso não imaculou a imagem que tenho dele. Serei dos primeiros a assinar um documento que sensibilize aos órgãos da direcção, uma homenagem ao Jorge Costa em pleno Dragão. OBRIGADO CAPITÃO.

    Quanto ao outro caso do dia, é realmente incrível a atitude de Bosingwa. Pelo que sei, ao intervalo, nas habituais correcções de campo, Jesualdo pediu ao Bosingwa para ser mais acutilante no ataque e este... atacou, mas na direcção errada. Desencadeou-se uma grande confusão da parte do Bosingwa, que não estava bem psicologicamente (incompreensivelmente, visto que tem sido um dos jogadores em melhor forma) e por ali ficou, nos balneários. Agora entendo as imagens que, posteriormente, vi na televisão do Baía a conversar com o Jesualdo. Sinceramente, e apesar de achar que o Bosingwa ia ser precioso no jogo com o Hamburgo, amanhã, creio que o Jesualdo faz bem, pois se houve indisciplina, tem que haver castigo.
    Disseste aqui, Zirtaev, que o Mourinho ganhou o respeito do grupo ao castigar o Baía, o Adriaanse ao castigar Léo Lima, agora esta pode ser a prova que o JEsualdo precisava de dar aos jogadores. Por outro lado, pode ser que o Fucile seja uma boa surpresa... lembram-se que o Cech se estreou ano passado contra o Inter com uma bela exibição?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Meus caros, eu também assinarei uma petição para que o clube preste a devida homenagem ao Jorge Costa. Aliás, devia ser a este e a muitos mais.
    Só que ando meio desconfiado que isso não vai acontecer a ser verdade que o Jorge Costa terá dito que o seu sonho era um dia ser Presidente do Porto acompanhado pelo Vítor Baía. Cá para mim, a esta hora, já muita cadeira naquela SAD começou a ranger de raiva...

    ResponderEliminar
  6. Prickams tb eu reparei no Baia a falar com o Jesualdo e acho que todos conseguimos imaginar a conversa. Baía esteve a chamar à razão o Bos e foi depois dizer ao treinador que ele estaria arrependido ao que Jesualdo terá dito que não admitia coisas daquelas. Mas nota-se a importância do Baía naquele balneário e a importância para o treinador que o Baía terá. Fico descansado com ele lá dentro.

    Pedroz tb eu compreendo a posição do JCosta, mas fiquei magoado e pensei que ele compreenderia a posição do treinador que tb tinha razão. Foi pena, mas já passou e tal como o Quintino e o BlueBoy tb eu assinaria a petição para lhe ser prestada a devida homenagem e sei lá, até colocá-lo como está o PBarbosa no Sporting. Não sei até que ponto a SAD estará assim tão mal com ele Quintino, o problema dele foi com o Adriaanse e a SAD deixou o JCosta livre para fazer o que bem entendesse, por isso ele não terá nada contra a SAD.

    Quanto ao Bos, poderá mesmo para mostrar a força do Jesualdo ao grupo, mas mesmo que não fosse, ele tem de ser castigado. O Fuccile não acredito que o Jesualdo arrisque pô-lo a jogar, é muito conservador para fazer essa experiência num jogo tão decisivo. Infelizmente será mesmo o RCosta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Quintino... LOL... a história do Mineirão foi no sábado anterior (dia 07)... e a tal muito má companhia do "puto das tranças" era o Nélson dos Ridiculos... nada de confusões... LOL... ou penso eu de que não tem nada a haver uma coisa com a outra... LOL
    Agora, que ele deve ter feito uma "birra das grossas" ao intervalo, ai isso deve ter feito... sinceramente, no Estádio passou-me completamente ao lado essa situação, até porque correu a versão pela bancada onde tenho o meu lugar anual que tal se tinha ficado a dever a uma indisposição... afinal, era uma indisposição «mental»... digo eu!!
    Contudo... meus caros Amigos... doa a quem doer... seja o Baía, seja o roupeiro... a disciplina é para todos... todos sem excepção... e já agora para amanhã, que metam outro qualquer no lado direito (para que contratarm o Fucile????), menos aquele enterra do Ricardo (B)osta... todos, menos esse, que só de olhar para ele e ver aquele número 2 mitico estampado naquela camisola, até dá vómitos... aquilo só pode ter acontecido por sorteio da moedinha, de outra forma, não entendo... ele pode ser mto bom rapaz, mas jogador não é concerteza... quanto mais o transportador da camisola nr. 2 mitica do nosso mágico FC Porto.
    Amanhã... até os comemos, carago!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o Blue Boy.
    Quando se fala em Jorge Costa, só há uma palavra..um grande OBRIGADO!!!
    Um símbolo do FC Porto que nunca será esquecido pelos portistas.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Amigo Zirtaev... só um aparte que tem e não a haver com este teu post... afinal, como eu já previa (de outra forma, nem lá estaria sequer para dar a ganhar uns troquitos aqueles papalvos escamosos)... o preço dos bilhetes mais baratos para Domingo são a 25€... afinal, se nada de anormal acontecer, vou/vamos lá estar para ajudar a invadir o WC XXI... LOL... agora, só falta a 'infiltrada' na $AD confirmar a reserva dos bilhetes... vai ser uma longa espera até 4ª feira... LOL.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente senti uma grande traição quando ele abandonou a equipa,e partilho da tua opinião.quanto a voltar ao FCP, já que o Oliveira também voltou ele também tem todo o direito de voltar e ser bem recebido. Mas só uma questão festas de homenagem ao Jorge Costa ? tudo bem..e ao Gomes?

    ResponderEliminar
  11. Caro Zirtaev,

    Se amanhã jogar o Bruno Alves e o Ricardo Costa, vamos ter de pedir a todas as alminhas...

    ResponderEliminar
  12. Situacionista não sejamos injustos, o BAlves não tem comprometido e ainda tenho fé que seja mesmo o Fucile.

    BlueBoy assim sendo, apesar de ainda ser um bilhete caro para um superior, já está um preço normal na nossa anormalidade.

    Menphis o caso do Gomes é um pouco diferente. Existem divergencias entre ele e o PdC e não consigo comparar esse caso com o do JCosta. O JCosta tenho a certeza que não quereria mais nenhum clube além do FCPorto. Já o Oliveira acho que houve tb algum interesse por parte do FCPorto já que o Oliveira tem outros poderes.
    De qq maneira o Gomes por mim tb merecia uma grande homenagem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Eu estava quase para dar um palpite, sobre quem deveria ocupar o lugar de defesa direito...Mas neste momento, será pouco adequado lançar mais poeira para a confusão e o que sair bem ao Jesualdo será bom para o FCPorto...Devemos portanto confiar e aguardar que a solução apresentada hoje, seja a mais indicada e feliz. Para todos muito Boa Sorte para mais logo...

    ResponderEliminar