30 novembro 2007

A Liga dos lampiões

Como virar o bico ao prego é tão fácil para as equipas do “quase” e o Chelsea mostra a Portugal que depois de um treinador bem sucedido sair há vida no futebol

Vão ver que, esvaziado o caso Bosingwa no alegado confronto com Jesualdo a quem se exigia chicote e racionamento de comida para o (in)subordinado que exprimiu em mau português (língua muito traiçoeira…) uma opinião sobre o que se passou na Amadora; ultrapassado o obstáculo V. Setúbal, que empatara em Alvalade e na Luz (eliminando depois o Benfica da Taça da Liga) e seguia imbatível nas provas domésticas; a derrota “à inglesa” que não belisca minimamente o FC Porto na Champions e um empate festejado em Lisboa que não tira sequer a equipa da iminência da derrocada europeia da “melhor equipa dos últimos 10 anos” a caminho do “colosso em 2011”, vai ser o suficiente para fazer atemorizar o líder da Bwin Liga no sábado na Luz.

De uma Liga a outra, a versão dos lampiões vai fazer encher manchetes e garrafões.

Ontem, no final dos jogos da Champions em directo na SportTV 1 e 2, as coisas terminaram como começaram, especialmente para os apreciadores de estatísticas líquidas que não requerem muitos raciocínios e qualquer burro entenderá.

O FC Porto perdeu em Anfield, continua em 1º do seu grupo, basta-lhe um empate na recepção ao Besiktas e se vencer, com alguma lógica, arrisca-se a terminar na frente do Grupo A.

O Benfica empatou na Luz com o Milan que só precisava de um ponto para se qualificar a uma jornada do fim. A euforia foi tal que, primeiro deu-se conta de que ainda havia hipóteses de seguir na Champions, sem cuidar de saber-se que o Celtic venceu, uma vez mais com sorte e aquela garra que lhe permitiu marcar sobre o 45º e o 90º minutos, arrumando o Benfica da fase seguinte; depois, o tal empate permite ao Benfica… hã, hum, hã, poder ainda continuar para a Taça UEFA mas tem mesmo de vencer na Ucrânia aos mineiros de Donetsk que sepultaram a Luz com bom futebol e 0-1 inapelável no jogo de cá.

A fanfarra teve as habituais honras televisivas. Arranca a emissão da noite e só se ouve Benfica. Primeiro, o Benfica do engano: pode seguir na Champions; depois, o Benfica da reparadora saída para a UEFA, hã, hum, hã, se vencer o Shakhtar que já provou ser a 2ª melhor equipa do grupo. Reportagem com o erro primário, depois reparado mas sempre reportagem, um empate com o campeão europeu que fez o serviço mínimo em Lisboa. Acabou a Champions para o Benfica, mas parece ser a Liga dos Lampiões…

Muda-se para a RTP. Começa com o Benfica. Esteve perto de ganhar, embora parecesse que esteve perto também de perder. Mas o resultado final, que até pareceu justo, não altera nada. Mas o alinhamento dos jogos é mais do mesmo. Porém, a RTP já decalca a TVI: mete jogos da véspera com Barca, Lyon, Inter, PSV, antes de jogos do dia. Salgalhada. Nem o Real Madrid mete mais respeito…

Anfield “rap”
O FC Porto perdeu e foi relegado para plano secundário. Acha-se justa a derrota, mas percebeu-se mal ou tem explicações pouco perceptíveis para resultado tão enganador. Leio os comentários nesta Bancada e fico estarrecido. Mas percebi: a culpa é do treinador porque mete mal o onze; só Jesualdo acredita em Stepanov e lhe devolve o lugar de central; e Jesualdo não arrisca.

O FC Porto sofreu dois golos de canto, qual deles o mais anedótico; sofreu um penálti que pensei só ao alcance dos árbitros portugueses, com falta do atacante transformada em castigo para Stepanov; sofreu um golo que o Liverpool não sofreria, pois um Mascherano haveria de dar uma trancada em alguém, como deu pelo jogo fora com a complacência da arbitragem, uma cacetada que um portista, nem cheguei a vislumbrar qual, não deu na linha do meio-campo quando a jogada se iniciou lá pela esquerda. Apesar desse lapso que qualquer Binya ou Petit resolveria, a verdade é que Kewell ganha dois ressaltos a Bosingwa, a sobra vai para Torres que ganha novo ressalto a Stepanov e marca. Uma inacreditável sucessão de meias-jogadas deu em golo aos 78’ que não se vislumbrava. Eu, pelo menos. E, creio que Jesualdo.

Mariano, erro de casting original, não jogou grande coisa e estava desgastado quando saiu. Mas dava-se pouco por Kazmierczak e ele fez um bom jogo. Impôs o seu físico, o que é importante nestes jogos, cruzou bem e Lisandro marcou. Kaz estava a sentir-se bem e saiu. Mal. Estava 1-1 ainda, lembre-se. Mas percebia-se que a equipa saía mal a jogar. O Liverpool vai atacar em massa mas Jesualdo não percebeu. Kewell num flanco é só o sinal do que vem aí. Alguém para romper, tirando Voronin que joga na frente com Torres mas a mobilidade de ambos não fez mossa na defesa portista.

Jesualdo arrisca, quer melhor saída da bola e transição correcta que a “ausência” de Quaresma não facilita. Está 1-1, sai Kaz entra Meireles, sai Benayoun e entra Crouch, adivinha-se o chuveirinho mas Jesualdo, que tirara Kaz, não compensa com Bolatti para reforçar o eixo defensivo e ganhar a 2ª bola, se não a primeira… O 2-1 nem devia existir, tal o encadeamento fortuito que lhe dá origem. Mas porque alguém não travou o portador da bola na zona morta onde se iniciou a jogada. Antes, porém, saiu Mariano, ainda e sempre mal a passar, como Cech tremido, como Stepanov aflitivo, e Tarik era a opção para esticar o jogo, colocar a pressão à frente, retirá-la da área portista onde a bola era bem cortada e mal jogada.

Aquele 2-1 foi caricato mas acontece. O penálti é digno de um qualquer João Ferreira ou quejando. O 4-1 acrescenta vinagre na ferida.

Foi por isto que o Porto, “fraquinho” para alguns mas que conteve bem o Liverpool e podia ter dado a volta ao resultado ainda na 1ª parte, perdeu. Mas nada está perdido.

Aposto, porém, que há empates valorizados como vitórias, derrotas sem consequências de maior que serão “valorizadas” como catastróficas e os três pontos de sábado, para outra competição, nunca valerão quatro, o FC Porto continuará líder, sereno, com o destino nas suas mãos, por muito que virem o bico ao prego nos próximos dias.

Circo, palhaços, bolos, tolos e coisas fora de horas
O circo, porque vem aí o Natal, teve mais uma antestreia leonina, a quem voltaram a não deixar marcar um golo ilegal e até Queiroz percebeu que a Filipe Soares Franco alguém devia dizer “por que non te callas” após certas horas do dia.

O circo, porém, com o outro clube de Lisboa, quis ser agradável, também aqui. Onde Queiroz falou em jogadores bons a seguir com atenção, como M. Veloso, Bosingwa, Quaresma, Bruno Alves (sic), só o menino da passarela apareceu e não foi na Imprensa Cor-de-Rosa. Este desfile de vaidades vai cansando e Queiroz até conheceu um caso Dani em Alvalade… Mas isso são contas do rosário de lamentações do clube chorão por excelência. Aquele que quando ganhou a Supertaça “da forma que todos viram” era o melhor do mundo e arredores, tem sempre altos objectivos e contenta-se com mínimos conseguidos graças a dínamo de baixa voltagem. Mas parece que ir à Taça UEFA é alto desígnio. Será, lembrando-se a derrocada da época passada. Mas talvez Liverpool e Bayern não consintam outra desfeita leonina.

Ainda na Europa, a qualificação do Chelsea não acabou realçada. Um eremita israelita, a quem condenaram a vaguear no deserto talvez por 40 anos, fez o que Mourinho não conseguiu. Um exemplo para Portugal, onde os profetas da desgraça não acreditam que haja vida para lá de qualquer salvador ou vendedor de banha da cobra…

Nesta semana só de episódios, o blogue da bola mais paradigmático do regime até se lembrou de dizer que o benfiquista Jorge Sousa, acolitado de resto pelo benfiquista de Valongo José Luís Melo, é má escolha para o clássico… Não há dúvida que palhaços não faltam e com papas e bolos se enganam os tolos.

29 comentários:

  1. Nós sabemos que é assim como diz o Zé Luis, estará tudo a tentar inclinar o plano do resultado de Sábado, mas isso não é nenhuma novidade, aqui todos sabemos que a luta é complicada e desigual. Não temos tratamento semelhante aos caramelos da 2ª Circular, apenas o PORTOCanal se esforça por tentar equilibrar um pouquinho as coisas...De resto é tudo "a pedir para o Pai que é cego", irrita, irrita solenemente. Mas para dar a volta à situação temos de ter coragem de admitir que só com um espírito MUITO FORTE poderemos consegui-lo! E esse espírito tem de ser moldado dentro daquelas quatro paredes, por quem tem voz de comando, por quem tem a incumbência de comandar a Nau. Vejam o exemplo de um jogador que nem Português é dá. Vejam como ele luta como um valente, sem desfalecimentos, sem virar a cara à luta, levando porrada em cada jogada, mas continuando a levantar-se, dar a cara e a correr atrás do seu objectivo! Sem vedetismos ou falsa modéstia, apenas munido do seu querer e da sua enorme coragem!...Acho que é "apenas isso" que eu pretendo ver neste meu Clube!

    ResponderEliminar
  2. Prefiro ver o Porto a ir jogar ao galinheiro com alguma pressão - podermos ficar apenas com um ponto de avanço e acabar com possíveis fantasmas da derrota de Liverpool - pois nestas alturas a equipa costuma acordar e dar uma resposta à altura.
    Assim, vou pensar que vamos ter em campo 11 Lisandros que vão deixar a pele em campo, vaõ jogar concentrados e à Porto com raça e atitude.

    ResponderEliminar
  3. Belo post, mas, � impress�o minha ou existe a� uma grande incoer�ncia? Primeiro cr�ticas quem cr�ticou o Jesualdo, e acabas a enumerar um grande n� de decis�es erradas que ele tomou?!No resto estou contigo.Ah, j� me esquecia, o �rbitro auxiliar para amanh� vai ser o c�lebre Jos� Lu�s Melo, o benfiquista de Valongo, � preciso muito cuidado.

    ResponderEliminar
  4. Se a televisão passasse a noite toda a exibir a humilhante derrota de Liverpool, queixavam-se.
    Se não a mostra, queixam-se na mesma.
    Enfim, vocês no vosso melhor...

    E já estão a pressionar o árbitro, que até vem do Porto.

    Eu deste árbitro só me lembro de ter roubado um penálti claríssimo sobre o Nuno Assis (agredido a cotovelo dentro da área) na primeira jornada com o Leixões no Bessa, e de em 2004-05 ter assinalado um penalti em Guimarães completamente ridículo por suposta falta de Luisão, que se limitou a saltar à bola com Romeu, e que quase ia custando dois pontos ao Benfica (não fosse o golo de Geovanni no último minuto).

    Do fiscal de linha, só sei que é um dos muitos da associação do Porto. Aliás entre os nove árbitros auxilares internacionais, não há nem um do Rio Douro para baixo.

    ResponderEliminar
  5. If??? o que é isso? Então um simples comentário é pressionar o árbitro? Eu nem falei no Jorge Sousa,foste tu que disseste que ele só vos prejudica. O auxiliar é da A.F.P. mas, é um benfiquista ferrenho, é uma constatação. Lembras-te do golo do Poborsky contra o Salgueiros?

    ResponderEliminar
  6. Sr. LF,
    1- o que nós nos queixamos é de:
    - o resumo do jogo do Porto ter passado depois dos jogos do dia anterior;
    - a Sportv2 deixar de dar os comentários ao jogo de Anfield para ir para entrevistas em directo na Luz que, só por mero acaso, já estavam também a dar na Sportv1.
    Se o senhor não entende estas lamentações nada se pode fazer por si.
    2- Quanto à derrota "humilhante" olhe que já vi bem pior por esses lados. Por acaso no dia 25 de Novembro até fez anos uma célebre cabazada...
    3- Falar em árbitros do Porto a dirigir o clássico... só pode ser uma grande lata! É que pela primeira vez em anos não são árbitros de Lisboa ou Lisboa2 (Setúbal). Se calhar queriam outra vez o slb (senhor lucílio baptista) ou então o vermelhão de camarote do ano passado. Era bom, não era? Deixe lá o árbitro em paz.

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar, acho que devemos dar as boas vindas ao "senhor" lf. Se se deu ao trabalho de vir aqui ao blog dos portistas é pq os blogs vermelhos não têm lá muita qualidade. Acho que é caso para dar os parabéns pela escolha!
    Em relação à crónica do Zé Luís, concordo em grande parte com o que foi dito. Penso que a entrada do Kaz acabou por justificar-se com o decorrer do jogo (e nem falo da assistência para o golo). Em relação ao Mariano, apenas valorizo o seu esforço defensivo, pois correu bastante e saiu de rastos. Penso que se justificaria a entrada do Bolatti para o seu lugar de forma a ganharmos o meio campo (como fizemos com o Marselha) e para termos alguém que ajudasse o Stepa e o Bruno a travar o Crouch.
    Eu sou daqueles que não vê grandes problemas em fazer mudanças aquando dos jogos da Champions (o ritmo de jogo e a qualidade dos adversários por vezes obrigam a isso) desde que elas sejam feitas com critério. O caso do Kaz para mim é sintomático. Parece-me um jogador claramente contratado para este tipo de jogo em que os adversários são mto fortes fisicamente. O problema está em que parece-me que é SÓ para isso que ele serve. Ora, se compramos um jogador para jogar de 15 em 15 dias ou apenas qd os adversários são mais fortes e mais altos do que nós, não podemos esperar que ele renda mto porque não tem ritmo competitivo. E nós bem vimos que o Kaz estourou na 2ª parte. Qual a solução? Não sei, mas se bem me lembro qd fomos campeões europeus não tínhamos uma equipa composta por vigas, antes pelo contrário!
    No que diz respeito ao jogo de sábado, lembro-me da exibição que fizemos o ano passado na 1ª parte do jogo da Luz e do Dragão. É só isso que peço. Se jogarem assim, saímos de lá com um bom resultado.

    Abraço portista

    P.S. Nós não costumamos enganar-nos quando se trata de descobrir centrais de qualidade. Temos muitos exemplos disso. Se se contratou o Stepa foi por algum motivo. Ele é novo, vai errar mto mas também vai evoluir mto (sobretudo no jogo com os pés, espera-se). É preciso é ter paciência. Dito isto, que jogue o Pedro Emanuel no lugar dele na Luz.

    ResponderEliminar
  8. A vantagem que temos em relação a quem eventualmente mora nas arribas do Tejo, é que conhecemos melhor quem mora ao nosso lado e as suas tendências...Sabemos bem o que significam os gritos de decepção escutados quando a bola passa ao lado da nossa baliza, ou os histerismos sonoronamente evidenciados se os "meninos" conseguem marcar!
    Sabemos bem quem é quem, elementar, mau caro Watson! Já agora e aproveitando esta constatação perfeitamente lógica e natural gostaríamos que o "lf" -se é que ele sabe alguma coisa- nos esclarecesse melhor sobre as tendências clubistas dos árbitros Lisboetas e zonas circundantes! Por exemplo: Lucilinho, é vermelho ou é verde? Qual das faces da nossa bandeira atrai mais o Pedro Proença ou o Olegário Benquerença?...Troquemos informação sem viciações!...Contribuamos para o esclarecimento Nacional.

    ResponderEliminar
  9. Gostaria também de convidar todos os convivas deste espaço -os que têm dúvidas ou os que não gostam delas- a entrarem no site do JOGO e lerem os comentários feitos -por quem é devidamente reconhecido- sobre o que se passou na quarta-feira! Se tiverem um pouquinho de paciência está lá tudo escarrapachado, mais aberta ou apenas levemente sussurrado!...

    ResponderEliminar
  10. Olá Nação Portista.
    Estou agora a viver no Brasil e este blog juntamente com o mundo azul e branco têm sido as minhas muletas.

    Qto à Comunicação Rasca já sabemos o que a casa gasta.

    O Porto sempre que joga sem pressão enfarda sempre, e isso mais uma vez aconteceu contra o Liverpool, apesar de o árbitro ter sido bem vermelho.
    Para o jogo contra o Benfica creio que irá ser diferente e que ganharemos lá tranquilamente, para mais, agora que eles tiveram "uma noite das antigas" e já são o melhor clube do mundo.

    Qto à saída de gente importante do clube é claro que há sempre vida no futebol e nós temos montes de casos, Futre, Jardel, Oliveira, Mourinho etc.
    Mas o que não podemos escamotear é que a saída de pedras fundamentais da estrutura de uma organização leva a perdas de tempo, senão veja-se o caso do Mourinho e a época que fizemos a seguir.

    Sds e muito obrigado pelo blog.

    ResponderEliminar
  11. o que não nos destroi torna-nos mais fortes!!
    já estamos habituados a este tipo de imprensa mas ao mesmo tempo ainda bem que assim é. É por isso que ser portista é muito mais do que simplesmente simpatizar com a equipa do porto, é estar em constante luta, superar tds as adversidades e no fim, depois de mt suor e lágrimas, rejubilar com as vitórias alcançadas!
    ainda há dúvida que somos melhores que eles? vitórias morais podem ser todas deles, no final o resultado é sempre o mesmo, nós somos melhores que eles!!

    "Allez Porto allez
    nós somos a tua voz,
    queremos esta vitória,
    conquista-a por nós..."

    FORÇA PORTO!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  12. Ó Meirelesportuense:
    qual é esse link para os comentários no Jogo?

    ResponderEliminar
  13. http://www.ojogo.pt/23-282/artigo673483.asp

    ResponderEliminar
  14. Vejam os números históricos do clássico Benfica-Porto e deixem o vosso prognóstico:

    www.rola-bola.blogspot.com

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  15. rui moreira na bola de hoje

    Que joguem os melhores

    Há dias em que é difícil escrever... Depois da humilhante goleada que o meu clube sofreu em Liverpool, confesso que passei horas de irrequietude, deambulando pela casa e adiando esta minha espinhosa missão. Para os observadores e alguns adeptos que olham o futebol com racionalidade, a derrota em Anfield Road não é um resultado anormal. Há, como é evidente, uma diferença enorme no orçamento e também na qualidade individual dos jogadores. Com alguma benevolência, haveria três ou quatro dos nossos jogadores que caberiam no plantel dos “reds”. Além disso, o Liverpool jogou tudo por tudo, já que não podia desperdiçar pontos, enquanto o FC Porto sabia que continuaria a depender apenas de si, qualquer que fosse o resultado. Nada está perdido e bastará vencer o Besiktas em casa para garantir não só o apuramento como também o importante primeiro lugar do grupo. Ainda assim, esta foi uma derrota que custa a digerir, porque me chegou a parecer evitável e porque - por culpa de Pinto da Costa - estou muitíssimo “mal habituado”.

    Como o jogo não era crucial e ocorreu em vésperas da importante visita à Luz, Jesualdo decidiu poupar algumas peças do seu xadrez habitual e rodar o plantel, tal como eu previra. Viu-se mais uma vez quão infelizes foram as contratações e porque é que Jesualdo não gosta de chamar reforços a tão triste safra. Ainda assim, e depois de um mau início, o magistral golo de Lisandro equilibrou a contenda e o argentino teve até uma boa oportunidade para colocar a equipa em vantagem mas, como tantas vezes acontece, esse desperdício viria a sentenciar o jogo, que na segunda parte, e à medida que o tempo se esgotava, foi tendo só um sentido. O que me impressionou, quando o árbitro resolveu inclinar o relvado e o Liverpool iniciou o vendaval ofensivo dos últimos minutos, foi a enorme dificuldade portista para travar a avalanche, por falta de uma voz de comando e por fragilidades individuais que se vão repetindo e que se repercutem no colectivo.

    Em vésperas do clássico da Luz, o jogo que os portistas mais gostam de ganhar ,não é altura de crucificar jogadores que só se devem lembrar dos disparates de Anfield para não os repetirem. Hoje é pois dia de dar alento à equipa e de lembrar a Jesualdo que este é um jogo em que nem pode fazer economias nem se pode deixar intimidar pelos nomes estampados nas camisolas. Este jogo, professor, é mesmo para ganhar, com aqueles que estiverem em melhor forma e em condições de bem jogar!

    ResponderEliminar
  16. Estou pronto para assistir à maior roubalheira desta 1ª volta. O silêncio do Orelhas vai no sentido do que afirmo. Está tudo pronto para as expulsões, para os foras de jogo mal assinalados, para os penalties e consequente inclinar do campo a favor do benfica.

    Em outras ocasiões conseguimos vencer contra 14. É o que com maior ou menor dificuldade vai acontecer amanhã.


    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Oh Meireles Portuense...
    Você vem falar no Benquerença ?Logo no Benquerença ?
    Com franqueza ! Ele até merecia um Dragão de Ouro !!

    O Lucílio Baptista é lagarto (tal como o Duarte Gomes), embora apareça no Apito Dourado, como quase todos os outros.
    O Pedro Proença diz que é benfiquista, mas disfarça muito bem. Basta lembrar a sua actuação em Penafiel em 2004-05, ou na Luz com o Sporting em 2003-04, ou ainda no Bessa em 2001-02. E foi ele também quem vos ofereceu o golo da vitória com o Sporting este ano.

    ResponderEliminar
  18. Agora mais calmo aproveito para pedir desculpas a todos.
    Como nao quero deitar mais combustivel para a fogueira, digo apenas o seguinte:
    Se Jesualdo for fiel ao seu sistema de jogo, se tentar impor o seu jogo, o Porto sera superior, porque tem melhores interpretes e um sistema mais solido. Se voltar a inventar o desfecho é completamente imprevisivel.

    Foi exactamente isto que escrevi antes do jogo de Liverpool.
    Em condiçoes normais (isto inclui campos inclinados e fiscais de linha vermelhos) ganhamos no galinheiro e arrumamos as galinhas de duas competiçoes na mesma semana.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  19. Os Bloggs Vermelhos devem estar pelas ruas da amargura!...

    If quizer aprender mais?!

    Então fique sabendo que desde 1930 até 1980 o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol era nomeado de 4 em 4 anos, pelos clubes do regime: Benfica, Sporting e Belenenses, que por sua vez nomeava o Presidente da, até então Comissão Central de Arbitragem. O último presidente a ser eleito nesse sistema( e que sistema!) foi Romão Martins, que até já tinha sido Presidente do Benfica...
    Dum rol infindável de Roubalheiras
    recordo aquela que ocorreu dois anos antes da 1ª eleição democrática para o cargo de Presidente da F.P.Futebol: O algarvio Mário Luís apita a finalíssima da Taça de Portugal entre o Porto e o Sporting, prejudica o Porto fortemente com a anulação de 2 golos limpos e a validação de um golo ao Sporting em claro fora de jogo. Assim o Sporting lá levantou o caneco para gáudio dos muitos benfiquistas, belenenses e até estorilistas que marcaram também presença com as suas bandeirinhas.
    ESCUSADO DIZER QUE EM TERMOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: TUDO BEM - JOGO SEM CASOS-E AS DECLARAÇÕES DOS JOGADORES DO PORTO FORAM ABAFADAS!
    No dia seguinte, Mário Luís, o ''chinês'' como ficou conhecido, acompanhou todo staff directivo do Sporting e respectivo plantel numa
    digressão à China! - isto para não falar nos irradiados Inocêncio Calabote e Reinaldo Silva ( por serem incompetentes, visto terem sido ladrões como são o Bruno Paixão e quase todos os outros, mas com a agravante de nem assim, e neste caso, o Benfica ter alcançado os seus objectivos!

    Mesmo que por hipótese o BENFICA E O SPORTING TIVESSEM SIDO, ( E NÃO FORAM), ESCANDALOSAMENTE PREJUDICADOS NOS ÚLTIMOS 27 ANOS SIGINFICAVA QUE AINDA TERIAM DE AGUENTAR MAIS 23, NO MÍNIMO! - ISTO PARA AS CONTAS FICAREM EM DIA!

    Mas se juntarmos todo facciosimo sulista e afectado da comunicação social, que desde sempre exalou de uma forma clara, ódio ao Porto então meus amigos podem multiplicar por 2 os anos de comer e calar, que muito justamente e principalmente o Benfica sempre beneficiou: o monopólio ultramarino (vidé caso Eusébio) que pôde formar com jogadores estrangeiros nos tempos de hoje,uma equipe ganhadora, é certo, mas baseada no esforço dum País Continental e Ultramarino. A pontos de Salazar impedir a ida de Eusébio para o Inter de Milão!- Não Basta?- quer mais? - até breve!
    Ah - eu POSSO-ME GABAR DE TER ASSISTIDO AO VIVO ÀS VITÓRIAS DA TAÇA UEFA E DA CHAMPIONS COM O MEU FILHO QUE AINDA SÓ TEM 12 ANOS, E VOCÊ?
    Se fôr sensível aos meus argumentos e pretender abandonar o islamismo e converter-se ao cristianismo, diga ok. e envie duas fotografias tipo passe social o nome completo, morada e data de nascimento, que eu lhe oferecerei a inscrição PARA SÓCIO!- no único clube portugu~es que é membro do G-14 E QUE FREQUENTA HABITUALMENTE AS FASES MAIS AVANÇADAS DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  20. Quis ser irónico, mas objectivo, uma vez mais, com o tratamento jornalístico/profissional dado aos jogos à mesma hora e para os quais devia haver mais "respeito": pela equipa e pelos adeptos que vêem.
    Os portistas viram o jogo do Porto, como sempre; quem quis viu o jogo do Benfica.
    Para começar, e até foi como acabou sem a tal reportagem em directo porque não tinha lá ninguém, a SportTV fez relato em estúdio, do inefável "parece-me claramente qure a bola entrou" Prates, e teve um comentador que nem me apercebi quem era mas ouvi vagamente dizer ao intervalo que "o Liverpool criou mais situações de golo". Eu pasmei, que não vi nenhuma, nem percebi a razão de Lisandro ter falhado o 1-2, até quando tinha Mariano a quem dar a bola, ali a seu lado.
    Ainda sobre as televisões, foi anedótico a desproporção das análises a um empate que foi como uma derrota e a uma derrota que não tirou o FC Porto do 1º lugar.
    Sobre o jogo, ao qual nem todos prestaram a atenção devida a avaliar pelos comentários furibundos mas sem frieza necessária, o Liverpool pressionou, sim, era o que lhe competia. Produziu ocasiões de golo? Não, nem na 2ª parte. O Helton não fez uma defesa. O FC Porto sofreu, lembre-se, dois golos anedóticos de canto: Lucho escorregou e Helton terá sofrido falta, nem me apercebi, mas o 4-1 já nem aquece nem arrefece. Pelo meio, um golo evitável de ressalto em ressalto e porque alguém, creio que Mariano mas não pude ver com clareza e ninguém quis reparar neste pormenor apesar de mandarem muita bitaitada a quente, não travou a jogada em falta, como devia ser, e a pressão cresceu e mais ressaltos e sorte levaram ao 2-1.
    Talvez o Soren pudesse adivinhar o resultado, eu pensei que aquilo ia acabar 1-1, mas vimos jogos diferentes...
    Não é para responder ao Soren, porque estive fora e até estive de luto, mas descrevi que o pior que se viu na 2ª parte foi a incapacidade portista de sair a jogar. Passava-se mal a bola de uma forma aflitiva. Aí sim, mas não era só Mariano e Cech, era até Lucho que vi falhar passes incríveis. Foram 15 minutos medonhos, não por o Liverpool ter ocasiões, eu nunca "vi" o golo a surgir. E Stepanov e B. Alves deram conta do recado.
    Mas Jesualdo quis ganhar, ainda que o Soren não tenha percebido. Com 1-1, mete Raul Meireles porque queria chegar com a bola à frente. E mete Tarik com o mesmo objectivo e aproveitando o balanceamento ofensivo que, na parte final, era de esperar do Liverpool.
    É bom pensar o que fazer naquele momento! Quem meter, quem tirar, que volta a dar àquilo? O Liverpool pouca mossa criava. Estranhei a entrada de Kewell e, como conheço o Liverpool razoavelmente, só entendia aquela entrada, um flanqueador nato a entrar por um ponta-de-lança móvel (Voronin), para entrar um ponta-de-lança fixo, por acaso com 2 metros (Crouch). Aí admirei-me, Soren, por Jesualdo tirar Kaz. Mas conquanto a equipa, com Meireles, pudesse ter melhor a bola e sair dali com ela, evitando aflições e pressão de cada vez que a perdia, entendi a ideia. OK, não resultou, mas ninguém garante alguma coisa em futebol, muito menos as substituições. A entrada de Tarik ia no mesmo sentido. Mas já Mariano, creio eu, tinha deixado correr uma jogada sem fazer falta.
    A equipa do FC Porto acabou por ser muito macia e jogar em Inglaterra assim tem custos.
    Mas aos 75 minutos, o 1-1 era justíssimo. A equipa estava bem, à parte a pecha da saída de bola. Uma equipa que podia ser olhada com desconfiança, à partida, mas que acabou a dar boa conta de si.
    O 2-1 é fortuito mas, insisto, alguém teria de dar uma cacetada a meio-campo para parar a jogada. O 3-1 e o 4-1 nem merecem ser mais comentados, tal a ilegalidade nos lances e por não adiantar nada ao resultado.
    Alguns acham humilhante perder 4-1 em Anfield, eu não, se me lembrar a forma e o tempo em que 3 golos foram marcados.
    Na análise que deixei nesta caixa de comentários não critiquei nem tenho de criticar o Jesualdo. Tento perceber sempre o que faz bem ou mal a uma equipa. Fez a sua opção e, tal como Rui Moreira, também acho que a equipa inicial tinha em conta estes aspectos:
    a)descansar alguns jogadores, com vista ao jogo da Luz, já que Anfield era só um apeadeiro no trilho da qualificação;
    b) ao mesmo tempo, dar oportunidade competitiva a sério a outros menos utilizados e que nesta altura da época bem precisam;
    c) o cariz nada relevante do jogo pra as aspirações da equipa permitia que assim fosse.

    Ora, nesta base, a equipa portou-se bem. Com lacunas, como a inconsistência de Mariano, a falta de qualidade de Cech que há muito denuncio e especialmente como lateral pois a médio disfarça muito melhor e sempre põe cruzamentos com perigo, por fim o azar que voltou a bater à porta de Stepanov que também já caracterizei (no jogo com o Belenenses, se quiserem ir ver) como jogador a pé fixo e que passa mal a bola, quando não a chuta à toa para a frente.
    A equipa pôs-se a jeito ao perder muitas bolas no seu próprio meio-campo, mesmo assim o Liverpool não criou situações e o jogo estava controlado. O resto da história já sabemos e inclui o capítulo fundamental de o Porto poder (dever!) acabar em 1º, além do pormenor não dispiciendo de a noite de Anfield ter sido caso único até agora nesta época.
    Espero que o Soren, entretanto a reconsiderar a sua posição de desistência, tenha gozado as minhas apreciações e lhe tenha feito bom proveito.
    Eu amanhã vou à Luz naquilo que para alguns será a pior fase da equipa por um jogo mal terminado e uma equipa de circunstância que não merecia nem tamanho resultado cruel nem tão áspera reacção dos críticos.
    Quando a equipa perde sinto-me na obrigação de dar o apoio, se não for o primeiro a fazê-lo sei que estou com muitos outros. Não contesto quem critica, acho que viram mal a coisa e a contundência do resultado ajudou à missa...
    Obviamente, acho que na Luz jogará a equipa normal, isto é a que venceu o Setúbal porque Stepanov está mesmo em crise de confiança e Mariano não tem estaleca para jogos de grande pressão. E em grande pressão, agora e não em Anfield, o FC Porto responde como um campeão. Que o é ao longo da época e bem merecia, como o Teixeira já anotou, mais comentários em dia de vitória do que em dia de derrota.
    Eu também não gosto de vitórias morais e até tiro moral de algumas derrotas. A fibra dos campeões é assim.
    Tenho pena que a Catarina desista, porque se a equipa seguisse esse modelo nunca o FC Porto teria atingido, contra tudo e todos, o nível que alcançou, muito acima da concorrência interna e capaz de ombrear com todas as equipas mais poderosas. Por isso alguns perguntaram quando foi a última vez dos 4 golos?
    E tanta pessoa exaltada, por aqui, não foi capaz de dar a informação. Também nem eu sei ao certo nem me preocupei em ir procurar. Porque é raríssimo. Lembro-me de 4-2 em Camp Nou em 2000 e o FC Porto até passou a 2ª fase de grupos a perder os dois jogos com o Barça de van Gaal e com Figo, e disputou os 1/4 com o Bayern. Qual é a diferença para 3-1 como em Turim com a Juve? E o FC Porto também passou essa fase de grupos no tempo de Octávio (2001).
    Isto está a ficar longo, mas queria deixar um desafio maior a que nem todos responderão: seja qual for o resultado da Luz, e eu acredito que estão reunidas as condições para vencer apesar do benfiquista de Paredes e o benfiquista de Valongo (mas no final far-se-á a análise da arbitragem), que os adeptos estejam no jogo com o Guimarães mais do que os 37 mil que estiveram no Dragão com o Setúbal e depois voltem a estar com a equipa frente ao Besiktas para o Porto acabar em 1º do grupo como só Oliveira fez em 1996-97 (só não ganhou um jogo, ao Milan, depois de vitórias em Milão, Trondheim e Gotemburgo), isto para esclarecer outra dúvida de um amigo ansioso.
    Acho que sobrem milhões de motivos para todos se sentirem orgulhosamente portistas e com raça de campeão. Se se lembrarem de tantas e tantas glórias, até de algumas derrotas, perceberão a minha razão de continuar na "maior".

    ResponderEliminar
  21. Estas nomeações (Jorge Sousa e José Luís Melo), são mesmo para deitar abaixo o Porto, a intenção do nomeador é mesmo essa. Maquiavélicas. Escolhem-se dois árbitros portuenses ("portistas, vejam lá, até nomeei 2 árbitros da cidade do vosso clube, não se podem queixar"), mas ambos benfiquistas ferrenhos, quem é das relações deles, sabe-o perfeitamente. E é um árbitro com quem o Benfica tem ganho quase sempre e quase sempre à custa de benefícios escandalosos (Nacional, com 1 golo duplamente irregular para o SLB, que deu a vitória por 1-0, Sporting, com 2 penalties por marcar contra SLB e Quim por expulsar, numa vitória do SLB por 2-0, só como exemplos). Portanto, o Porto vai ter de ser muito forte, como foi na época anterior, já que a roubalheira vai ser igual ou pior. Têm que voltar à titularidade Fucile, Pedro Emanuel, Raul Meireles e Tarik ou Adriano.

    ResponderEliminar
  22. Anteontemm as primeiras páginas dos Jornais Record, Bola, CM e 24 Horas voltaram a demonstrar a porcaria que sao, pelo menos ao nivel dos directores e editores dos RESPECTIVOS!
    O que vi escrito em todos eles, não foi digno de um verdadeiro jornal, que dá a noticia no sentido da palavra mas sim de um grupo de fanaticos e acefalos que andam a mando de outros tais e que tentar influenciar a opiniao publica com os comentarios do costume!
    Mouros bla bla bla..noite á antiga, exibição espectacular etc....tudo em formato A4.
    O nosso grandioso Bicampeao..teve como titulos: " Levaram Tareia ".. " Encalhados".." Atropelados "..enfim, só adjectivos para denegrir o unico representante portugues na champions e que tem tantos pontos(8) que os outros dois juntos!
    Para alem disto tudo verificamos que o clubismo destes jornais é tão doentio, que ontem mesmo o SP.BRAGA fez uma brilhante exibição frente ao gigante Bayern, mas honras de 1ª pagina ,nem vê-las! nada !Deviam era boicotá-los ou vendê-los só em lisboa!
    Haja paciencia!
    Este Sabado ,mais do mesmo. Portanto resta vencê-los dentro e fora do campo!
    Força BICAMPEAO de Portugal!
    Cump.

    ResponderEliminar
  23. Zé Luis - estou completamente em desacordo, com a apreciação, mas já não vale a pena dissecar mais o último jogo.

    REAFIRMO:
    QUE SE TORNE A MãE DE TODAS AS VITÓRIAS!

    Poooooorrrtttoooo!!!!

    ResponderEliminar
  24. Ze Luis:

    concordo absolutamente com a tua analise do jogo de quarta-feira.

    Infelizmente a tendencia e para comentar o resultado e nao o jogo.

    Boa sorte para amanha.

    ResponderEliminar
  25. Zé Luís,

    quem não fez falta no lance do 2-1 foi o Lucho. O Mariano já tinha saído e o Tarik estava mais no centro do terreno (na posição normalmente ocupada pelo Lucho).

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Foda-se tem toda a razão. Eu sou a favor de pelo menos Uma ou Duas grandes televisões nacionais trans ferir a sua sede para o Porto.

    A Bola e o Record puxam pelosa Lisboetas. Acho bem - são da sua terra.

    Oh rapazes, falem dos vossos compatriotas neste Blogue. O Desportivo da Corunha, jogou com quem? e o Celta? e o Compostela?

    Gozem com eles, piquem-nos! Força! Raio de destes Hunos-galegos do Porto!

    Deixem os clubes dos outros paízes em paz!

    ResponderEliminar
  27. países!

    Calma, calam - eu também vos considero Lusitanos.

    DEUS no perdoe os disparates Futebolísticos e nos Proteja.

    Há coisas mais importantes na vida.

    ResponderEliminar