23 maio 2011

Guardem lá outra vez que agora é só pó ano e não liguem aos da taça latrina

O desespero que faz alguns tirarem esqueletos do armário, com competições não oficiais em que na Europa nem sequer ainda existia a UEFA (criada em 1954), agora fazem avolumar os títulos ao clube do regime que há um ano não julgavam necessários, lançando a dúvida como quem atira para o ar um vídeo carolino ou com paixão.
À parte isso, guardem também estas que só pó ano terão oportunidade de rever tantas capas azuis em particular dos pasquins lisbonenses.

16 comentários:

  1. André Villas Boas: «Queremos ultrapassar o Benfica em número de títulos, se é que já não o fizemos»

    O vosso objectivo não é ser o clube com mais títulos em Portugal,mas apenas ter mais que o Benfica. Isso mostra o quão grande é o Benfica.Porquê a comparação sempre com o Benfica? É algum complexo que vocês têm? Porquê gritar SLB SLB quando o Benfica nem a jogar está? Mas que grave problema têm vocês que nas vitórias estão sempre a referir-se ao Benfica?

    ResponderEliminar
  2. ... imaginar as "reuniões" de Redacção destes pasquins, é de rir às lágrimas! Já viram a data de "desperados",tontos que nem baratas, a buscar "argumentação"?
    Nem aqueles tótos "cheirosos" conseguem promover tal quadro, eles que são "vizinhos"

    ResponderEliminar
  3. Boas

    O Rascord e a Bolha defendem a Taça Latina como competição oficial, logo apenas igualamos os lampiões.

    A "intelligentzia encornada" aliás já amestrou os seus paineleiros nesse sentido.

    Ontem o seboso do Gobern saiu com esta pérola " O Real Madrid também considera a taça latina no seu palmarés, logo deve ser considerada oficial" :)

    O JN de hoje explica porque não contabiliza esse prestigiado trofeu como oficial, já que se tratava de uma prova onde os participantes eram convidados e nunca representou os campeões dos respectivos países já que houve um ano em que o FCP foi campeão e não convidado e que clubes como o Belenenses, Lille e Lazio, por exemplo participaram na Taça Latina sem serem campeões dos seus países.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Latina

    um abraço

    PS: Em Agosto vão começar a contabilizar os torneios do Guadiana e as Eusébio Cup !!!

    ResponderEliminar
  4. Estas capas são um verdadeiro oásis, imaginando o que nos espera, já, já a seguir, no início da época...Houve momentos em que forrei as portas da minha casa com os sucessos do Porto expostos em 1ªas páginas da BOLA...Dava-me muito gozo mostrá-las logo à entrada, no Hall de acesso à casa...

    ResponderEliminar
  5. Grande época de uma grande equipa.
    Não sei se a próxima será de tantas conquistas como esta mas estou ansioso por ver.

    Agora, e como diz no seu post, depois de tanta vitória hão-de aparecer as tentativas de sujar o que foi ganho limpinho.
    Mas enquanto essas coisas feitas por outro lado aparecerem é bom sinal.
    É sinal que nós ganhamos e eles chafurdam na merda há procura de um cagalhoto para atirar aos olhos da populaça.

    Mas a época... bem foi uma época indelével.

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem o "insuspeito" RuiGelatinosoSantos" dizia que o troféu da Taça Latina nunca foi oficial, logo não pode ser reconhecido e contabilizado...Assim poderíamos também contabilizar o que conquistamos frente ao Arsenal no Lima.Aí seria a Taça Europa!

    ResponderEliminar
  7. ilha_man, é normal querer superar quem vai à frente. Obviamente, o objectivo para quem quer ganhar mais é destronar que tiver mais. É normal, menos para gente anormal que vê nisso um processo qualquer de dúvida existencial.

    Se tu e tantos outros, mesmo portistas, soubessem quão desproporcionada era a relação de forças e números há 34 anos, perceberias o sentimento que nos invade e que não é mal nenhum.

    Nunca na minha vida imaginei que o FC Porto obteria mais títulos do que o Benfica. Como nunca imaginei festejar duas Taças dos Campeões, nem duas Taças UEFA. Nunca imaginei, julguei praticamente impossível pelo menos enquanto fosse vivo e, afinal, assisti a tudo isto, sei de cor cada um destes triunfos, a maioria vivida ao vivo desde 18 de Maio de 1977 na final Porto-Braga.

    Só quem viveu, só quem entrou nisto na era do grande jejum percebe o alcance disto. E, afinal, em 1996 já superávamos o Sporting na tabela dos campeonatos. E, claro, com tudo isto, não tenho dúvidas que o FC Poto superará o Benfica em campeonatos nacionais, na tabela dos campeonatos e vou assistir a tudo isso de certeza.

    Tenho mais títulos festejados do que anos de vida e desde que nasci só não tenho a consciência da Taça de 1968, o único troféu do FC Porto desde que nasci.

    É esta conquista do Evereste que vos faz inveja, mas porquê? Porque vivemos em função do Benfica? Não, porque o FC Porto, com Pedroto e Pinto da Costa, apostou em recuperar terreno e conseguiu-o.

    Não é mais questão de nos medirmos com o Benfica. Isso já nem se põe, nem em modalidades, nem nos escalões jovens do futebol.

    É tão difícil perceber isso assim de forma tão simples?

    Afinal, vocês começam a ficar com o complexo de inferioridade. Já passámos por isso. Custa, mas custa muito mais ganhar o suficiente para superar esse trauma também. Chamaram-lhe o trauma da ponte, agora já vamos na Lua. Vocês ficam nos túneis...

    ResponderEliminar
  8. Sobre a Taça Latrina, não era oficial, não era organizada por ninguém, só alguns clubes combinavam um quadrangular entre si, sem jurisdição alguma e, portanto, um livre convívio que, hoje, não pode significar um livre arbítrio.

    Os totós que se medem pelo que julgam ser oficial no Real Madrid ganham esse estigma pelo que representam cá e lá. Farinha do mesmo saco.

    Mais importante do que a Taça Latina, naqueles anos, era a Mitropa Cup, sempre levava mais clubes, era já um grande torneio enre as principais equipas da Europa Central no auge do "futebol danubiano". Mas não havia sequer uma entidade tipo "Intertoto" de apostas mútuas, era uma forma de as grandes equipas preencherem o calendário.

    Repare-se que a UEFA nem sequer existia e quando nasceu em 1954 não oficializou a Taça Latina.

    A UEFA, precisamente para obviar a esss torneios ad hoc no Mediterrâneo ou na Europa Central, tal como havia antes da anexação a Taça do Báltico e outras competições do género pelos quatro cantos do continente, pensou nas taças europeias. Dizer que a Taça Latina é não oficial porque era só por convite não é justificação por si só, poque o 1º Mundial e a 1ª Taça dos Campeões também era por convites e não deixou de ser oficializada porque havia enidades supranacionais que geriam a prova e estabeleceram-na no calendário.

    É essa condição sine qua non para se considerar um torneio oficial, uma entidade que a organize e lhe dê vida indiferente ao humor dos clubes.

    A Taça Latina era um torneio de fecho de época de reduzida expressão em termos geográficos para poder ser considerada importante. Dela resultou por exemplo os veraniegos espanhóis, como o Ramon Carranza e o Teresa Herrera. Valem tanto como a Taça Latina...

    Mais importante de todas era, como disse, a Taça Mitropa e mesmo assim não é considerada por ninguém como troféu oficial.

    Os pequenos torneios ad hoc regionais, repito, é que conduziram à massificação em larga escala das grandes competições.

    Já o escrevi e até lembrei que, após a II GM, até o Wolverhampton se considerou a "melhor equipa do mundo" só porque ganhou ao Dínamo de Moscovo que era, sabe-se lá porquê, considerada a melhor equipa do mundo e os Wolves foram bicampeões ingleses...

    Como digo, argumentar com a taça latrina é mesmo tirar um esqueleto do armário. Ao menos que se saiba a sua origem como peça de museu.

    ResponderEliminar
  9. Caro Zé Luís e restantes portistas.

    Estive ausente durante bastante tempo do comentário no blog.

    Fui acompanhando, com grande regularidade, todos os posts ao longo da época.

    Errei redondamente quando, há cerca de um ano, fui contra a escolha de André Villas-Boas como treinador principal do nosso clube. Errei, volto a repetir e teria errado também mesmo sem a conquista da Liga Europa ou da Taça de Portugal.

    André Villas-Boas colocou o FC Porto a jogar como poucas vezes vi ao longo da minha vida como portista. Sim, tem grandes jogadores, mas há muito mérito na sua potenciação.

    Há um ano aqui escrevia que iria abandonar o meu lugar anual, em função da escolha deste jovem treinador. E abandonei, não tive o prazer de assistir a um único jogo ao vivo e não terei essa oportunidade na próxima época, por razões profissionais.

    Há já algum tempo que estou para escrever este mea-culpa, fui um dos que não acreditaram nesta escolha.

    Espero que nos continue a privilegiar com a sua presença à frente da equipa técnica (também ela a merecer grande destaque na minha opinião, nomeadamente os técnicos adjuntos) que temos.

    Quanto a esta questão, não devemos, em oposição à imprensa de Lisboa, fazer desta questão de maior número de títulos um cavalo de batalha. Até poderíamos ter menos dez ou quinze títulos em relação ao SL Benfica, os últimos 30 anos da história do futebol português e europeu são sintomáticos em relação á evidente diferença de categoria e prestígio.

    Um abraço a todos,

    FC Porto, sempre!!!

    ResponderEliminar
  10. Carlos Teixeira, esse é o risco de opinar, especialmente com o coração perto da boca, a paixão inquieta dos adeptos. O importante é que seja uma lição e não se volte a repetir.

    A propósito de AVB, eu não fui tão pessimista ou indignado, coloquei reticências pelas razões por todos partilhadas. Mas ao fim de dois meses já se percebia que tínhamos ali treinador e era dos nossos, dos puros, do coração.

    Isso é que interessa. Aliás, amanhã devo colocar o post mais simples de todos a marcar o ponto.

    Não quero por-me em bicos de pés como alguns que primeiro deram azo aos boatos de 1 de Abril e noticiaram, com crença em verdade fundamentada e contratação incontornável, que seria Paulo Bento o treinador. Eu apostava em Carlos Carvalhal, que tinha mais currículo do que AVB e também teve formação nas Antas. Não deu e não fiz disso cavalo de batalha nem aproveitei algum começo menos interessante do FC Porto para zurzir no treinador.

    A partir do momento em que é o nosso treinador merece todo o apoio.

    Da mesma forma, Jesualdo era digno e merecedor de mais respeito de alguns que também ameaçavam não voltar ao Dragão caso ele continuasse.

    Haja respeito, paciência e capacidade de avaliação que não pode ser estabelecida à pressa.

    ResponderEliminar
  11. Porra,

    no meio de tanta festa quase me esquecia de um pormaior delicioso:

    Ontem foi a despedida do grande El Mano Santos

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Ainda em resposta ao "ilhaman" acho que deveríamos lembrar ao "nosso amigo" que muita da suposta fixação no SLB tem a sua razão de ser na portofobia desses senhores desde os finais dos anos 80...A campanha de calúnia constante o envenenar sistemático de todos os nossos triunfos só poderiam conduzir a sentimentos deste tipo...Como poderiam pensar os benfiquistas a não ser por suposta ingenuidade, que nós iríamos ignorar tudo isso no momento das nossas vitórias?
    Infantilidade.

    ResponderEliminar
  13. DD, eu ia/vou fazer um post sobre isso. Porque é merecido.

    ResponderEliminar
  14. "@ilhaman":
    Ainda hoje o Rui Parvo da Silva veio com a mesma cantilena de sempre, as escutas, os restaurantes de Matosinhos, as esperas sem queixa apresentada -ele está a construir um dossier para entregar no momento da queixa (atenção aos prazos...)- mas O Dia Seguinte até às 23,00 -o programa começou às 22- ainda disse nada sobre a final de Oeiras.
    Esclarecido?

    ResponderEliminar