17 maio 2011

Dublin: contagem decrescente (V)






Hoje é o dia das conferências de Imprensa. Nada de especial a esperar.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=263679


Amanhã é o grande dia. O Rascord lembra bem como tudo começou, a 18 de Maio de 1977, para o FC Porto, na final das Antas com o Braga onde eu estive e lembro o golo de Gomes a Fidalgo após ida à linha e passe atrasado de Seninho lançado a meio do jogo por Pedroto como viria a ser moda nos anos seguintes do bicampeonato e o começo, lento mas firme, da hegemonia portista.


É uma final europeia, a sério. Não a Taça Latrina que uns parolos subitamente valorizam para encher currículo ao clube do Guiness...

Os medíocres e invejosos acham que não há ambiente;


que os finalistas não puxam (puxavam mais o autoclismo se fosse o Benfica e os "com dor de corno" já se entretinham mais com o ambiente e os detalhes e reportagens dos enviados-especiais que têm cumprido bem o seu papel mesmo sem preponderância nas capas dos pasquins lisbonenses;

que a Irlanda não liga - como se o futebol fosse mais do que o 3º desporto favorito dos locais, depois do râguebi e do futebol gaélico, que puxam forte pelo Celtic ou o Liverpool e têm o campeonato de futebol local, amador, relegado para a 6ª feira para não estorvar quem segue ao sábado e domingo a Premiership inglesa.


É o que continua a sobrar, e muito, em Portugal. Entretanto, lá fora, o espectáculo é montado, mesmo sem interferência do momento histórico da visita de QEII e no fds de Obama à procura de uma qualquer raiz de um trevo que lhe marque a árvore genealógica, indiferente aos queixumes e mau perder cá da parvónia.


O costume, partanto...


A cobertura televisiva de tantos enviados espaciais, que vivem tanto no etéreo para onde transportam as trivialidades dos passeios em redor do hotel e da chegada ao aeroporto and so on, não ajuda quando mostram a relva e as cadeiras, os pubs e as zonas de peões de Dublin, as conversas com quem só vem a Portugal para as praias do Algarve.


Os jornais, apesar do esforço, caem na previsibilidade. Aqui http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1494581 é preciso recorrer à revista da UEFA para ouvir/ler Trapattoni a falar do FC Porto e de Villas-Boas.


Assim, de facto, não dá para mais. É o que há. Mas não quer dizer que no campo não seja uma final histórica, tão inédita como uma final entre equipas do mesmo país e que nas eurotaças já tem uma dúzia de episódios, aparentemente tão iguais mas todos diferentes e marcantes. Haja perspectiva.

5 comentários:

  1. Boas

    e agora algo completamente diferente, ou não:

    João Ferreira no jamor !

    Vai acabar a época como começou numa final com o FCP.

    Depois das escutas do orelhas, do túnel da luz e da aberrante arbitragem na Supertaça em Aveiro, entre outras, mais uma prova de confiança do sistema nesse palhaço.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas

    até arrepia. Somos Porto !

    http://vimeo.com/21698583

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Não sabia ainda, DD, do árbitro para o Jamor. Quer dizer, se é para respeitar o princípio que "defendem", deve ter sido o melhor do ano para ir à final da Taça...

    É uma perspectiva, prontos!...

    Mais uma vez, obrigado pela dica e a sempre atenta colaboração.

    Mas não vou perturbar-me por causa disso, guardo para o fds, amanhã é dia grande de uma final europeia para ganhar.

    E, nesta perspectiva da final, a malta portista está de barriga cheia, não mexe uma palha para participar.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado também pelo vídeo, muito bonito mas só surpreendente para quem não tem o Porto na alma e não nasceu, ou conheceu minimamente, no centro de tudo isso. E eu nasci e cresci nas entranhas deste Porto e não podia identificar-me com outra coisa qualquer, nem com outro clube.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    Amanhã os jogadores, equipa técnica e restante staff/direcção, podem ficar na história do clube, conquistando este ambicionado troféu da Liga Europa.

    Eu estou convicto que assim será. Somos favoritos e se estivermos ao nível que estivemos quando defrontamos CSKA de Moscovo, Sevilha e Villarreal, venceremos com maior ou menor dificuldade o troféu.

    O meu único receio é o Braga marcar primeiro. Não sou um apreciador do futebol praticado pelo Braga. É um futebol à "Jesualdo", muito construído de trás para frente, e a tentar sair para o ataque maioritariamente em transições rápidas. O Braga apanhando-se a vencer, tem uma organização defensiva muito boa, e uma capacidade de sofrimento tremenda. Basta recordar a forma como eliminaram Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica.

    Espera-se uma grande festa no estádio, e que os adeptos se respeitem. Penso que o grande problema de segurança desta final, vai ser o facto de alguns adeptos do Benfica irem ao estádio ver o jogo ... e apoiar o Braga, como ontem vi na TV testemunhos.
    Muitos destes benfiquistas nunca foram a uma final, e vão aparecer, para se inteirar do sentimento de lá estar.

    Que amanhã se faça história, e que o nosso Porto traga o caneco.

    Abraço e boa noite

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar