20 maio 2011

Até parece fácil ganhar a Liga Europa e há quem fale em fracasso!

Para além de o FC Porto ter defendido, de novo, a integridade da Liga Europa/Taça UEFA, evitando triunfos de repescados e afins que tiram vantagens a serem eliminadas de vez para não se aviltar uma "contaminação" e até aviltamento da prova já de si secundarizada face à Champions, ainda há gente que não entende outras coisas intrínsecas à competição.


Vamos falar de lobos parolos e raposas ignorantes que, a dado ponto da prosápia e valor que se auto-atribuem, acabam a dizer: ah, mas são verdes...





O tema começa a ser recorrente. Remonta, por exemplo, a 2005. 2005? Sim, depois de o FC Porto ter conseguido "in extremis" continuar na Champions, para o que teve de bater o Chelsea de Mourinho (golos de Diego e McCarthy) e beneficiar da derrota caseira do Paris SG com o CSKA Moscovo que fez os russos seguirem para a Taça UEFA que viriam a conquistar, a teoria foi de que era fácil ganhar ao CSKA.


Logo no recomeço dessa edição da Taça UEFA, o Benfica foi eliminado pelos russos e só não perdeu os dois jogos porque um qualquer árbitro anulou dois golos limpos aos visitantes na Luz. Por fim, também em casa do adversário, o CSKA logrou virar o marcador (1-0 ao intervalo) para tirar o caneco das garras do Sporting (1-3).


Parece tudo fácil até quem o proclama, ou tem cicerones a sugeri-lo, se debater contra as suas insuficiências.

Agora é comum ouvir, como nos últimos dias, dizer que o FC Porto "pertence" e devia jogar na Champions, pois é do escalão maior do futebol europeu. Todos os que tornaram quase irrisória a equipa portista relegada para a Liga Europa andaram meses a fio a endeusar o Benfica campeão nacional e a secundar profetas falsos que advogavam que os encarnados podiam ser grandes na Champions.


Mesmo com derrotas comprometedoras, tais cicerones admitiam que o Benfica seguiria em frente. De "vitória" em "vitória" até à derrocada final em Telavive, ninguém ousava dizer que o Benfica não tinha estatuto para a Champions, depois confirmado com nova derrota caseira com o Schalke na despedida e que pressupôs mesmo o afastamento liminar da Europa, salvo o tal golo do suplente Lacazette que afastou os israelitas do Hapoel nos úlimos instantes. Foi o suficiente para tornar o Benfica um grande na Liga Europa, mesmo superando à rasca, a sofrer sempre golos, cada eliminatória.

Já sabemos o resultado. Mas, pelo meio, o FC Porto teve de afastar das melhores equipas em prova, como Sevilha e CSKA Moscovo, vencedores de três das edições em 2005, 2006 e 2007, até ter o Villarreal como obstáculo para a final. O Villarreal que em 2006 ganhou na Luz perdeu 5-1 no Dragão e está tão apurado para a pré-eliminatória da Champions de 2011-12 como o Benfica.


Deve ter sido por isso que um tal comentadeiro Luís Freitas Lobo - e juro que nunca vi sequer o programa da RTPN nem sei o nome e só em zapping apanhei ontem à noite a parte final quase à meia-noite - disse que ganhar a Liga Europa é pouco para o FC Porto, que na anterior presença na prova ergueu também o troféu no que se afigura como uma formalidade. E completou que ganhar a Liga Europa pressupõe um fracasso: o de não se ter apurado para a Champions.


Quem quiser comprová-lo procure na net o programa e veja apenas os minutos finais, que eu não minto nem me armo em parvo.


Já nem se diz coitado do Braga, ou mesmo do Benfica. Ser 3º em Portugal é de facto muito mau, apesar do êxito recente do Sporting em Braga. Deve ser por isso, ainda, que convém a uns quantos saber onde é a próxima final da Liga Europa, algo que tem passado despercebido. É em Bucareste, Roménia, e decerto vários clubes portugueses são desde já candidatos a ganhar o troféu, mesmo algum que não chegue sequer à Champions.

Com esta perspectiva das coisas, que importa se os poucos portugueses presentes na final europeia entre equipas portuguesas andavam ou não com bandeiras verde-rubras da Nação que dá tantos destes ilustres "crâneos" ao mundo? Alguns questionaram mesmo a razão de Rolando, cabo-verdiano de origem, não transportar a bandeira portuguesa sendo internacional por Portugal, como se não pudesse, numa final europeia, assinalar o seu país de origem e isso seja recriminado pelos broncos deste país.

Parece que, na discussão dos portugueses em campo, ninguém reparou antes que nem o Benfica tinha no onze mais portugueses do que o Porto e o Braga, em nenhuma eliminatória, nunca puxando o tema enquanto outro tema se impunha até desaparecer do radar...

E, pior, a maioria dos portugueses do FC Porto de 2003 a levantarem a Taça UEFA em Sevilha parece que tiveram um óptimo reconhecimento nacional, não fossem os hoje críticos acotovelarem-se para difundir notícias sem fundamento que punham em causa esse triunfo e o que se lhe seguiu em Gelsenkirchen.


Isto é tal e qual como as capas azuis de alguns jornais uma ou duas vezes no ano. Os elogios passam facilmente e vão para o lixo como papel de embrulhar peixe.

Voltamos à normalidade que tão bem conhecemos.

Esperemos que o FC Porto mantenha a sua "normalidade" no domingo, apesar de eu lhe ter visto algum cansaço, natural mas que andava bem dissimulado ao cabo de tantas batalhas ganhas até aos triunfos finais que nos enchem de regozijo e gozo. E o ambiente de festa, com o anulamento do treino de hoje, não comprometa mais uma atitude séria e conquistadora no Jamor para encerrar a época em beleza. Para ter direito a mais um dia de capas que depois vão para o museu, mesmo que no dia seguinte volte a normalidade dos imbecis, invejosos, tinhosos e manhosos cá da parvónia.

6 comentários:

  1. acabei de perder algum do respeito que tinha pelo Wolfman. não esperava isso dele, sinceramente.

    ResponderEliminar
  2. Não escutei isso do LFL, mas acredito que as suas simpatias o empurrem para esse tipo de considerações, no entanto é de lamentar que ele se esqueça do seu verdadeiro papel de "informador" e "formador" de opinião e se remeta ao de adepto...
    Amanhã espero que o Porto se apresente tranquilo e descansado após estes dias exaustivos, é possível que esta pequena paragem no treino seja benéfica.
    E que pensem que após esta final é apenas gozo o que os aguarda...

    ResponderEliminar
  3. O "lobisomem" foi capaz de dizer tamanha barbaridade ?

    Sinceramente , não esperava !


    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Estava a chegar ao Dragão -pelas 17.20- quando a comitiva do nosso Porto saiu em direcção a Lisboa...Coincidência engraçada.
    -Ali ao lado ia iniciar-se o desafio dos GlobeTrotters...
    Estacionei, corri e ainda os vi passar sob o Pavilhão, já na Via de Cintura Interna, rumo ao Sul...Que cheguem bem.

    ResponderEliminar
  5. Grande ZL continua, não te cales na defesa do nosso CLUBE

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar