24 maio 2011

«Mais do que competente»

Pinto da Costa revelou a cláusula de rescisão de André Villas-Boas: 15 milhões de euros. É pouco, muito pouco, o equivalente a um milhão de euros por cada um dos 15 anos que o fantástico treinador do FC Porto quer manter-se em actividade. AVB, portista até à medula, não quer sair. Volta a distinguir-se de Mourinho, a quem deu uma bofetada de luva branca ao nomeá-lo entre as personalidades a quem estava reconhecido pela carreira meteórica em que Mourinho apenas o lançou, não que o inspirou.
Hoje, com tantos e tantos parvos ainda a relacionarem AVB e Mourinho, Villas-Boas olha para a mais extraordinária época que alguma vez uma equipa portuguesa fez, e porventura não fará mais ou igual. Eu cito só um elogio que ele dedicou a outrém e dedico-lho porque o justifica mais do que tudo e do que todos: AVB é mais do que competente.
Não sei se entendem a alusão, para mais num dia em que se fala do treinador do 4º classificado que vai para o 3º classificado a 35 pontos do campeoníssimo AVB. E isso é conversa. Entretanto, o tolo Lobo repisou na TSF a "teoria do fracasso" de quem vai à Liga Europa por nem sequer ter passado pela Champions. E os que acham tudo fácil aguçam o dente crítico parolo de ver o FC Porto fraquejar na prova-rainha, preferindo medir a capacidade portista já na Supertaça europeia no Mónaco. O FC Porto causa engulhos sempre e cada vez mais a uma plêiade de comentadeiros snobs que gastam todos os adjectivos entre o desportivo e o recreativo lisbonenses.

Isto é, porém, o tributo a André Villas-Boas, ainda que respaldado na revelação do presidente portista à RTP, ontem à noite, onde debateu o quotidiano portista na convivência tanto com os títulos como com os pasquins. Só um "espelho" de quatro troféus nesta época dava a bonomia suficiente para aturar a Fátima Campos Ferreira que até a ler tem dificuldades: começou logo por dizer que, apesar da taça latrina, o Benfica ainda teria mais títulos do que o FC Porto.

A única, outra revelação de PdC subtendeu que vai votar PSD: "por um novo rumo para o País". O Xico Assis não deve rondar o Dragão desta vez. E Rui Rio pode fazer à vontade as corridinhas na Boavista...

4 comentários:

  1. O calimero Domingos vai para o clube certo com a jogada certa. E esse clube, aposto, vai na próxima época juntar-se aos seus vizinhos para juntos conseguirem gritar mais alto que só não ganham porque não há "verdade desportiva", que o clube lá do Norte mais uma vez irá ganhar por causa da fruta e etc. Percebe-se bem que essa tramóia está em marcha e vai arrancar em força no inicio da próxima época. Veremos se tenho ou não razão.

    O AVB está bem no FC Porto e não interessa se a clausula é alta ou baixa ou sequer se tem, não sai enquanto continuar a mostrar que sabe o que faz pois nem ele tem pressa de sair nem ninguém tem pressa que ele saia. Acho eu.

    Convido todos a darem um tirinho na minha barraca.
    Pode ser que acertem.

    ResponderEliminar
  2. O Miguel Guedes -que eu considero um muito bom representante do Clube- hoje foi às cordas com o APV, não é possível aguentar sempre de modo sereno o carácter corrosivo deste "senhor", é preciso uma enorme capacidade de embate em quem conviva com ele...Mas o Miguel tem a seu favor uma natural frescura que outros já não possuem, uma frescura mental e uma preparação em termos futebolísticos, que pede meças a qualquer um...E tem mais mais qualidades, é inteligente, educado e não aceita ser moço de recados...

    ResponderEliminar
  3. Meireles

    Queria dizer que o Miguel Guedes é que encostou às cordas o APV? Vi apenas uma parte pequena do programa e vi-o a dar uma ensaboadela ao APV. Até estava com pena dele! E pensei o mesmo que o Meireles disse, o Miguel Guedes é mais fresco (o APV parece um bocado passado), prepara-se bem e sabe o que diz.

    ResponderEliminar
  4. O que eu referia era que o Miguel hoje ficou lixado com a estratégia e com os comentários do APV e "decidiu" entrar a matar...Mais por revolta momentânea do que por opção consciente -pareceu-me- mas mesmo assim foi eficiente.
    O Miguel é um espectador atento do futebol e portanto não é facilmente apanhado desprevenido, coisa que outros dos nossos representantes não conseguem fazer...E é ágil nos argumentos, sem ser enfadonho ou demasiado repetitivo...

    ResponderEliminar